Educativo Flip
Ações da Festa Literária Internacional de Paraty para crianças, jovens, suas famílias e educadores.
Mediação de leitura, 23 de julho.
Livro "Gosto de poesia"
O livro incentiva a criatividade e a brincadeira com as palavras, trazendo temas do cotidiano. "Gosto de poesia" apresenta uma coletânea de poemas que tratam de amizade, brincadeiras, família, natureza e sentimentos, levando a criança a perceber relações entre sons e imagens, entre o que vê e imagina, entre o que sente e pensa.
Mediação:
Imagem: .scf
Programação especial de férias, 23 de julho.
Mediação de leitura com atividade de recorte e colagem.
Livro "Se eu abrir esta porta agora..."
Toc-toc, o que há atrás da porta?
Para as crianças, há animais, florestas, monstros e muito mais. E para você?
Mediação:
Imagens: .scf
Nesta semana a Casa Flipeira segue com a programação especial de férias e convida toda a família para visitar o espaço cultural do Educativo Flip!
Nas férias escolares a Casa Flipeira tem programação especial para toda a família. Venha participar!
Água é palavra que cotidianiza as ruas do Centro Histórico de Paraty. Maré alta, maré baixa. Chuva grossa ou fina. Em desvios ou travessias de canelas molhadas, as pessoas se deslocam e se reorganizam pelo movimento das águas.
Na semana da Programação Itinerante da Casa Flipeira, as mediadoras "Sementes" Vivian Faria e Ciele Rodrigues de Souza encantaram quem passava pelas ruas de pedra com 'Palavra Água'. Uma intervenção que distribuía poemas em gotas, escorridas das pontas de um guarda-chuva.
Gotas de poemas de André Gravatá, autor que esteve em uma das formações de professores em parceria com a - Sementeira de Leitura- e na Operação Flipinha deste ano. Há tempos ele ouviu o chamado de sua mãe dizendo "fala em Palavra-Áaagua, meu filho", escorre teus versos. André encharcar um tantão os nossos trabalho de inspiração.
E você, se deixou molhar por nossa Palavra-Água?
As ações da Casa Flipeira são uma realização do Educativo Flip em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty.
📝 Júlia Schmidt
#
Programação itinerante da Casa Flipeira
Ontem, 16, crianças e jovens participaram da ação da Casa Flipeira com doação de livros na Quadra poliesportiva do Condado. A proposta 'Responda e ganhe' foi conduzida por Clélia Oliveira e Ciele Rodrigues Souza, mediadoras "Sementes".
Acompanhe nossas redes sociais e participe das atividades especiais nas férias escolares!
Convite
Nesta semana a Casa Flipeira, em Paraty, realiza diversas ações de mediação de leitura e doação de livros em vários lugares da cidade. A programação itinerante movimenta encontros com o público infantil, jovem, adulto e na melhor idade como proposta de celebrar a literatura.
Na quarta-feira, 17 de julho, a equipe do Educativo Flip convida para o primeiro Sarau da Casa Flipeira, localizada na Avenida José do Patrocínio, 93 - Ilha das Cobras (na rua do Cais de Pesca).
A Casa Flipeira é uma realização do Educativo Flip em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty e a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty.
Nas férias escolares temos essa programação especial para você!
Agenda
Convidamos você a participar conosco do Sarau na Casa Flipeira! Venha conhecer nosso acervo e participe 🌱
Programação especial de férias:
🗓 3º feira 16/07
6h30 - Palavra água (intervenção poética)
Rodoviária
10h - Revoada das pipas
Praça da Paz
14h - Responde e ganhe (doação de livros)
Quadra poliesportiva do Condado
14h - Histórias de Zezito
Praça do Chafariz
📅 4º feira 17/07
10h - Mediação de leitura
APAE
10h - Palavra Água (intervenção poética)
Centro Histórico
14h - Grude Poético (oficina + intervenção)
Quadra poliesportiva da Mangueira
14h - Histórias com traca-traca
Avenida Roberto Silveira
18h a 21h - Sarau na Casa Flipeira
🗓 5º feira 18/07
10h - Zé Delivro
Praia do Jabaquara
10h - Poema ao pé do ouvido (intervenção poética)
Rodoviária
10h - Pé de brincadeira
Praça da Matriz
14h - Contos do mar
Praça da Bandeira
14h - Mediação de leitura
Associação de Caridade São Vicente de Paulo
🗓 6º feira 19/07
10h - Poema ao pé do ouvido (intervenção poética)
Feira do Produtor Rural
10h - Responde e ganhe (doação de livros)
Cais de Pesca
14h - Mediação de leitura
Praia do Jabaquara (Parquinho)
14h - Grude Poético (oficina + intervenção)
Quadra da Chácara
14h - Zé Delivro
Patitiba
🗓 Sábado 20/07
10h - Pé de brincadeira
Quadra do Pantanal
10h - Poema ao pé do ouvido (intervenção poética)
Largo de Santa Rita
14h - Palavra água (intervenção poética)
Ônibus - Linha Jabaquara
14h - Mediação de leitura
Praça da Paz
14h - Zé Delivro
Avenida Roberto Silveira
Flipinha / FlipZona
Ontem e hoje o Educativo Flip realizou na Casa Flipeira, em Paraty, o ciclo de encontros para a Curadoria Participativa da Flipinha e FlipZona, convidando as "Sementes" e equipes da rede municipal de ensino para debater os livros recebidos por meio da Chamada Aberta às editoras, autoras, autores, ilustradores e ilustradores.
A iniciativa acontece desde a criação do Percurso Formativo Sementes em 2021 e tem como objetivo criar de maneira colaborativa e coletiva a programação educativa da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty.
As obras em destaque trazem devem contemplar as novidades do mercado editorial, bem como relações com o ambiente, temas perturbadores e diversidade de vozes. Júlia Schmidt, coordenadora da Casa Flipeira, ressalta os critérios para as escolhas. "Literatura com diversidade de território, de repertório, de vivência, de corpos é o que queremos encontrar dentro tantos títulos".
Denise Col, coordenadora pedagógica do Educativo Flip, explica o tema deste ano: ponto de encontro. "Estamos continuando a narrativa que pensamos ao longo dos anos com essa proposta de celebrar os encontros, e acredito que cada vez mais a nossa curadoriatem uma poética", declara Denise.
Em 2024 a Flip acontece de 9 a 13 de outubro. Acompanhe as novidades!
Mediação de leitura, não é só contação de histórias. É afeto e diversas expressões culturais com professor para com os alunos. 💚🌱
Mediadora:
Fotógrafa:
TBT do dia que a casa flipeira abriu as portas 💜
Escritora convidada:
Fotógrafa:
Casa Flipeira
Venha participar das nossas atividades: às terças recebemos estudantes de escolas públicas e particulares mediante agendamento prévio, de quarta a sexta-feira as ações com nossas mediadoras "Sementes" acontecem das 10h às 18h e aos sábados o horário de funcionamento é das 10h às 14h.
📍 Endereço:
Avenida José do Patrocínio, 93
Ilha das Cobras (na rua do Cais de Pesca)
A Casa Flipeira é uma realização do Educativo Flip em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty.
Max trabalhando poesia, movimento e fala, com os alunos da escola: Municipal da mangueira
🌱💚
Mediação:
Fotografia:
O Educativo Flip celebra o trabalho realizado na Casa Flipeira pela equipe de mediadoras e mediadores "Sementes" com recepção a estudantes das escolas públicas e particulares de Paraty e convida para as atividades gratuitas do espaço cultural, localizado no bairro da Ilha das Cobras. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Educativo Flip, conforme o Termo de Colaboração n° 002/2023 – Processo n° 24.377/2023 firmado pela Prefeitura Municipal de Paraty e pela Associação Casa Azul em 22 de novembro de 2023.
A Casa Flipeira está aberta desde 22 de maio e na cerimônia de boas-vindas recebeu Luciano Vidal, Prefeito de Paraty; Ruth Yamada, representando Alza Gama, Secretária de Educação de Paraty; e demais autoridades. Na ocasião Belita Cermelli, Diretora de Cultura e Educação da Flip, reforçou o compromisso da Casa Flipeira com moradoras e moradores de Paraty. "Nós temos como propósito ser espaço de encontro, estando no cotidiano das pessoas que habitam o território", destacou Belita.
É por meio do convívio que o Educativo Flip busca incentivar o acolhimento das múltiplas leituras presentes nos territórios, promovendo trocas e experiências que fortaleçam as identidades, o pertencimento comunitário e a irradiação de valores diversos de cidadania cultural. O trabalho de curadoria das “Sementes”, como chamamos a equipe responsável pela coordenação e condução das ações do Educativo Flip, foi pensado para preparar a Casa Flipeira com muito carinho.
🗓 Casa Flipeira – Horário de Funcionamento
Terça-feira, das 9h às 17h (Escola na Casa)
Quarta a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábado, das 10h às 14h
📍 Endereço:
Av. José do Patrocínio, 93, Ilha das Cobras (na rua de acesso ao Cais de Pesca)
Programação Casa Flipeira
de 25 a 29 de Junho
Venha participar das atividades e conhecer nosso espaço cultural em Paraty!
📍 Endereço
Avenida José do Patrocínio, 93
Ilha das Cobras
Casa Flipeira
O Educativo Flip realiza ações permanentes no município de Paraty e neste ano inaugurou a no bairro Ilha das Cobras. O espaço cultural tem programação gratuita para o público e recebe escolas com agendamento prévio toda terça-feira na Escola na Casa.
Hoje estudantes da Escola Municipal Domingos Gonçalves de Abreu vieram de barco do Currupira, no Mamanguá, e participaram das mediações de leitura pela manhã com Vivian Faria e Mariana Barreto, mediadoras "Sementes".
De tarde as crianças da Creche Municipal Alzira foram recebidas por Vivian e por Júlia Schmidt, coordenadora da Casa Flipeira, que foram surpreendidas por mediações feitas pelos pequenos.
A Casa Flipeira é uma realização do Educativo Flip em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty e a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty.
Muita leitura e pintura 📚🎨
Mediação de leitura com a Maia, e atividades de pintura ❤️
Imagens:
Mediação de leitura:
A escritora: Carmem Garcia Discutiu com os alunos da escola do campinho, sobre a origem das gírias populares que atravessam gerações, e mudam conforme o passar dos anos
Ela propôs que os alunos explicassem como eles se comunicam entre si em determinadas situações, e foi realizado então uma lousa com todas essas gírias populares que a nova geração usa diariamente
Foi colocada em papel a gíria, e a explicação da gíria. Foi uma aula de muito aprendizado sobre como o nosso vocabulário muda conforme o tempo.
20 de junho de 2024
Autora: .cia
Imagens:
Quilombo do Campinho
Hoje o Educativo Flip realizou os encontros da artista e educadora Carmen Garcia e do poeta e educador André Gravatá com estudantes da Escola Municipal do Campinho, em Paraty. A Operação Flipinha acontece em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty e tem como objetivo principal reunir autores e autoras com crianças, jovens e adultos em conversas que celebram a literatura.
André esteve com as turmas do 3º, 4º e 5º anos para contar como nascem seus poemas e saber de onde vem a histórias contadas pelas crianças.
Com o 6º e 9º anos, Carmen criou um dicionário do território do Quilombo do Campinho e registrou palavras do cotidiano.
Em breve a reportagem completa a respeito das experiências estará publicada no site da Flip.
📝 Débora Nobre Monteiro
📷 Gabriel Tye
Formação em mediação de leitura
O Educativo Flip realizou hoje em Paraty o terceiro encontro da "Sementeira de leitura: a mediação na prática docente" e convidou dois poetas e educadores para conversarem com professoras e professores da rede municipal de ensino: Carmen Garcia propôs às pessoas escreverem cartas que compõem a investigação da etimologia poética e do afeto nos relacionamentos; André Gravatá declamou poemas e construiu dinâmicas com as palavras, movimentando o encanto no gesto coletivo da escrita e da escuta. As mediações rechearam as propostas da formação em mediação de leitura do Percurso Sementes, que em 2024 acontece em colaboração com a Secretaria de Educação de Paraty (SME) e a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty.
Para conduzir as atividades, os livros recebidos na Chamada Aberta do Educativo Flip foram novamente disponibilizados aos participantes e circularam em diferentes grupos na companhia de mediadoras e mediadores "Sementes". A oportunidade de conhecer os títulos e debater a respeito das narrativas, percepções e sentimentos após a leitura fazem parte do movimento da Curadoria Participativa, que ganha novos contornos na criação de resenhas e escolha das obras e autorias - seja de textos ou ilustrações - que irão compor a programação da Flipinha e da FlipZona nos dias da Flip.
Denise Col, coordenadora pedagógica do Educativo Flip, celebrou o trabalho consolidado no município e trouxe reflexões para o encerramento desse ciclo. "A escola é espaço para o uso criativo das palavras, independente da área de estudo. Ao ensinar matemática, física, biologia, história, podemos pensar a mediação de leitura e a potência da literatura", declarou.
📝
📷
💟 Casa Flipeira 💟
Programação de 18 a 22 de Junho
Terça 18/6
⏰ 8h30 a 17h
🟣 O dia todo: Escola na Casa
Quarta 19/6
⏰ 10h a 18h
🟣 10h30: Mediação de leitura com Mariana Barreto. Livro: “O jogo de ler o mundo”, de André Gravatá. Público: a partir de 6 anos.
🟣 15h: Mediação de leitura com Maia Pigot. Livro: “Menino, cadê você?”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Público: a partir de 5 anos.
Quinta 20/6
⏰ 13h a 18h
Excepcionalmente, neste dia não abriremos pela manhã.
🟣 15h: Oficina artística com Ana Carolina. Livro: “Discórdia”, de Nani Brunini. Público: a partir de 5 anos.
Sexta 21/6
⏰ 10h a 18h
🟣 10h30: Mediação de leitura com Mariana Barreto. Livro: “Outros mundos”, de Anabella López. Público: a partir de 5 anos.
🟣 15h: Mediação de leitura com Day Silva. Livro: "Mãe não é uma só, eu tenho duas", de Nanda Mateus e Raphaela Comisso. Público: a partir de 6 anos.
Sábado 22/6
⏰ 10h às 14h
🟣 10h30: Mediação de leitura com Ana Carolina. Livro: “Os três lobinhos e o porco mau”, de Eugene Trevizas. Público: a partir de 3 anos.
🟣 13h: Roda de leitura com Mariana Barreto. Livro: “Jogador nº1”, de Ernest Cline. Público: a partir de 12 anos.
📍 Av. José do Patrocínio, 93 - Ilha das Cobras - Paraty.
ℹ Saiba +
Insta e Face:
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KXQ9E1XhQ6n7ugGAcmUWKW
Boa tarde!
Convite especial da semana 💫
Programação da Casa Flipeira - 11 a 15/junho
*11/06 (3ªfeira)* - Escola na Casa
*12/06 - (4ªfeira)*
9h30 - Escola na Casa
11h - Roda de leitura com Ana Carolina
Livro: “Namarama” de Fanta Konatê
Público - a partir de 5 anos
15h - Mediação de leitura com Maia Pigot
Livro “Cartas de amor” de Maria Cristina Bragança
*13/06 - (5ªfeira)*
10h30 - Mediação de leitura com Júlia Schmidt
Livro: “Ninanão”, de Daniela Galanti
Público - a partir de 5 anos
15h - Contação de história com Day Silva
“História na cabaça”
Público - a partir de 5 anos
*14/06 - (6ªfeira)*
10h30 - Oficina artística com Júlia Schmidt
Pintura a partir do Livro Aves de Paraty
Público - a partir de 3 anos
15h Roda de leitura com Ana Carolina
Livro: “Abaixo o bicho papão” de Walcyr Carrasco
Público - a partir de 5 anos
*15/06 - (Sábado)*
11h - Oficina artística com Ana Carolina
Pintura com barbante a partir do livro “Discórdia” de Nani Brunini
Endereço: Av. José do Patrocínio, 93 - Ilha das Cobras - Paraty
Educativo Flip
O segundo encontro da formação 'Sementeira de leitura: a mediação na prática docente' teve a participação da escritora Simone Mota e aconteceu em 20 de maio na Escola Municipal Pequenina Calixto, em Paraty, reunindo professoras e professores da rede municipal de ensino. A ação é uma realização do Educativo Flip, resultado da cooperação entre a Secretaria de Educação de Paraty e a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.
Movendo o debate a respeito da potência do trabalho em mediação de leitura, o grupo foi convidado a dialogar com visões diversificadas a respeito da leitura e ideias sobre o pensamento pedagógico e as visões histórica e social para a função fundamental dos livros.
"A gente educa na vida o tempo inteiro. Devemos questionar: qual é a história que a História não conta e como podemos atuar como cidadãs e cidadãos antirracistas? O nosso entendimento histórico negro movimenta as nossas escolhas nas mediações de leitura e no trabalho na educação, em especial com as crianças", pontuou Simone.
Na fala de Denise Col, coordenadora pedagógica do Educativo Flip, a mediação atua para trazer do livro diversas possibilidades de sentido, movendo em quem lê os sentimentos e as subjetividades do mais íntimo. “Em vez da leitura instrumental escolhemos a perspectiva artística que a literatura nos pede, e a mediação nos ajuda a compreender o caráter essencial da leitura”, declarou.
Leia nossa reportagem em: https://www.flip.org.br/educativo-flip-convida-autora-simone-mota-para-encontros-com-professores-e-estudantes-de-paraty/
📝
📷 Débora Monteiro e Vitória Eni de Castro Mello
Sementes na Escola
Hoje pela manhã a Praça da Matriz em Paraty recebeu a ação "Sementes na Escola" e as crianças tiveram a oportunidade de participar das mediações de leitura com Vivian Faria, mediadora "Semente" que colabora com o Educativo Flip.
Estudantes da Escola de Educação Infantil e Creche Municipal Dercyneide Olivieira Duarte Coelho Medeiros, no Parque da Mangueira, foram convidadas pela direção e coordenação a acompanharem as atividades com professoras, professores, pais, mães e cuidadores. As propostas incluíram uma linda ciranda conduzida pelo cirandeiro Fernando Alcântara, que apresentou a rabeca e tocou no pandeiro melodias tradicionais caiçaras.
As "Sementes" conduzem mediação de leitura com o público em geral na Casa Flipeira, localizada na Avenida José do Patrocínio, 93, Ilha das Cobras. Nesta semana o espaço cultural está aberto hoje até às 18h, na sexta-feira das 10h às 18h e no sábado das 10h às 14h.
A Casa Flipeira e a "Sementes na Escola" são uma realização do Educativo Flip, resultado da cooperação entre a Secretaria de Educação de Paraty e a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty.
📷 Débora Monteiro
28 de maio - dia internacional do brincar
Celebramos a data apresentando a Casa Flipeira, espaço cultural do Educativo Flip em Paraty com programação diversa de atividades artístico-culturais para o público em geral e recepção a estudantes das escolas municipais e particulares mediante agendamento prévio.
Profundamente conectada às questões do território, com especial atenção a educadores da rede municipal de ensino e moradores do bairro Ilha das Cobras e entorno, a Casa Flipeira está de portas abertas para consulta de livros com foco em literatura produzida para crianças e jovens, promovendo mediação de leitura e interações multidisciplinares, multimídia e multigeracional e mantendo como estrutura viva e dinâmica a função pública de um espaço de encontro.
O direito ao “brincar” está assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo artigo 227 da Constituição Federal Brasileira de 1988. É por meio do convívio que buscamos promover o acolhimento das múltiplas leituras presentes nos territórios, promovendo trocas e experiências que fortaleçam identidades, o pertencimento comunitário e a irradiação de diversos valores de cidadania cultural. Temos um compromisso com a formação de leitores críticos e reflexivos e com o fortalecimento da compreensão e do aprimoramento da escrita na sua função social.
A Casa Flipeira é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Educativo Flip, conforme o Termo de Colaboração n° 002/2023 – Processo n° 24.377/2023 firmado pela Prefeitura Municipal de Paraty e pela Associação Casa Azul em 22 de novembro de 2023.
🌱 Casa Flipeira - Horário de Funcionamento
Terça-feira, das 9h às 17h
Quarta-feira a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábado, das 10h às 14h
📍 Endereço: Av. José do Patrocínio, 93, Ilha das Cobras (na rua de acesso ao Cais de Pesca)
📝
📷
O autor e educador Caio Zero trouxe mediações de leitura e atividades artísticas para estudantes da Escola Municipal Pequenina Calixto na primeira Operação Flipinha desde ano, e emocionou professoras e professores do município com a obra “Aqui e Aqui” durante a formação "Sementeira de leitura: a mediação na prática docente". As ações são uma realização do Educativo Flip, resultado da cooperação entre a Secretaria de Educação de Paraty e a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.
Leia a reportagem: https://www.flip.org.br/caio-zero-professor-e-autor-de-aqui-e-aqui-participa-de-acoes-do-educativo-flip-em-paraty/
🌿 Caio Zero é carioca, artista-educador, pós-graduado na área de educação e artes visuais e autor de livros. Publicou 25Páginas, XPTO n°1 e Rumi, finalistas do prêmio Hq Mix; além disso, foi selecionado por dois anos consecutivos no edital “Minha Biblioteca” e venceu o concurso Chatrone+Perifacon. Suas mais recentes publicações “Aqui e Aqui” e “Cavaleiro Macunaíma” participam da exposição Karingana e foram indicadas como leitura na Revista Crescer. Atualmente integra o coletivo XPTO e Subúrbio Zero e ministra aulas de arte no município do Rio de Janeiro.
Fotografia: Gabriel Tye
reportagem
A primeira Operação Flipinha deste ano teve como convidado o paleontólogo e escritor Luiz Eduardo Anelli, que esteve em Paraty para conversar também com as equipes da Secretaria Municipal de Educação na "Sementeira de leitura: a mediação na prática docente". As ações são uma realização do Educativo Flip, resultado da cooperação entre a Secretaria de Educação de Paraty e a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty.
Luiz Eduardo Anelli é paleontólogo, escritor, professor livre-docente do Instituto de Geociência da USP (Universidade de São Paulo) e atual diretor da Estação Ciência da USP. É autor de diversos livros sobre a vida dos dinossauros e a pré-história brasileira, incluindo o Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, Novos dinos do Brasil, ABCDinos, Dinossauros e outros monstros e ABCDarqueolgia, pela Editora Peirópolis. Foi curador de diversas exposições temporárias como “Dinossauros na Oca e outros animais pré-históricos” e “Patagotitan, o maior do mundo”, ambas no Parque Ibirapuera, São Paulo; e curador de exposições permanentes como “Dinos do Brasil – realidade virtual” no Catavento Cultural, São Paulo, e “Dinossauros – A Era Mesozoica”, no Sabina – Escola Parque do Conhecimento, Santo André, onde montou o único esqueleto completo de Tyrannosaurus em exposição na América do Sul. Em 2018 foi vencedor do Prêmio Jabuti de literatura infantojuvenil com o livro “O Brasil dos Dinossauros”.
Leia a reportagem: https://www.flip.org.br/luiz-eduardo-anelli-paleontologo-e-escritor-conversa-com-estudantes-e-educadores-de-paraty/
Fotografia: Gabriel Tye