Manuel de

Manuel de

Manuel de Araujo e o actual edil do Municipio de Quelimane, capital da provincia da Zambezia. O municipio tem 250.000 habitantes.

08/08/2024
08/08/2024
01/08/2024
28/07/2024

Candidato Chapo! I Moçambique com que sonhas é este onde não é permitido fazer educação cívica eleitoral?

Recebemos o apelo do “Bispo”, Presidente da CNE para fazermos educação cívica! Mobilizamos recursos, fizemos das tripas coração e pusemo-nos a rua! Mas a Polícia Partidária da Republuca de Moçambique em Mopeia deteve a nossa caravana e está neste momento a proibir a nossa caravana de educação cívica de trabalhar alegadamente porque não temos autorização! Afinal há lei ou não há lei? Para fazer educação cívica precisamos de outra autorização para além da autorização dada pela Lei? Vamos ser sérios “camarada Chapo”! Estamos a voltar ao monopartidarismo!

Onde anda o Freddy Jamal que tem o mandato constitucional para impor a legalidade? Onde anda o Procurador Distrital de Mopeia! Onde anda a Mana Bia? A espera da renovação do Mandato!!?

Queremos justiça e que os agentes sejam levados a barra da justiça por violação da Lei Eleitoral e da Constituição da República!

Convocamos para hoje, Domingo dia 28 de Julho de 2024, a todos os munícipes da cidade de Quelimane, capital da Província da Zambézia para uma manifestação de repúdio a detenção ilegal e inconstitucional dos nossos colegas em Mopeia. A concentração será as 13.00 horas de hoje na sede do Partido na cidade de Quelimane!

A partir de amanhã marcharemos em todas as sedes distritais e depois de amanhã em todas as sedes de Localidade!

A Zambézia vai parar…!

Amandlaaaaaaaaaa!

Manuel de Araújo

Cabeça de Lista do Partido Renamo as Eleições de 09 de Outubro de 2024

12/07/2024

Dois Sportinguistas de gema…!

12/07/2024

No dia 17, o Centro do Comércio Internacional (ITC) vai acolher um webinar que vai ajudar preparar o seu negócio para o sucesso em exportações.

🔗 Registe-se : http://bit.ly/3KAEQFi

Esta iniciativa é parte do Programa da Commonwealth+ SheTrades, financiado pelo Reino Unido.

30/06/2024

Foi com profunda dor e consternação que recebi a triste notícia do falecimento súbito do Primo Emílio Lopes de Araújo. Filho de Américo Lopes de Araújo, irmão mais velho do meu pai (por sinal o mais novo dos 5 irmãos : Américo, Susana, José, Joaquina).!Primo Emílio, como sempre o chamei não foi apenas um familiar mas também amigo, conselheiro e patriarca da família.

Conheci-o quando num belo dia veio a nossa casa no Bairro Coalane II, para deixar o seu carro pessoal com o meu pai, carro que nunca veio levar de volta mesmo quando anos a fio depois da sua formação andava a pé em Maputo! Era um Volkswagen (tipo sapo), deixou-o porque ia à Maputo e depois a República Democrática Alemã onde se ia formar em documentação e arquivos. Na altura, se a memória não me falha, era director da Escola Primária ou Secundária de Mocuba.

Filho Mais Filho de uma família de 14 irmãos, era para nós não só o primo mais velho, como o representante da família nos eventos sociais.

Regressado da Alemanha foi nomeado Director da Bibliiteca Nacional, cargo que exerceu até ser nomeado Conselheiro do Presidente Armando Emílio Guebuza.

A sua residência na Avenida Vladmir Lenine e 24 de Julho foi a primeira casa que visitei em Maputo, por recomendação do meu pai. Levaram-me a casa do primo Emílio os primos Álvaro Lopes e Francisco Nostado, respectivamente filhos do Tio Roncone da tia Susana. Foi amor a segunda vista! Iniciamos uma relação de amizade que perdurou e resistiu as várias provações e tentações porque passou, como aquela em que, quando em 2011 anunciei a minha candidatura a liderança da autarquia de Quelimane, lhe obrigaram a dar uma entrevista acusando-me de “batido” na minha mãe! Recusou firmemente e as más línguas dizem que isso lhe valeu algumas “sevicias” promocionais como ter cessado funções como Conselheiro para assumir ao carro de Administrador de Derre! Mas isso são coisas de más línguas comuns nos partidos políticos! Coisa dizem ainda as más línguas inventada pelos “estratégias” do Partidao no tempo do Mais Velho Veríssimo na Zambézia!

Durante a minha formação no ISRI, era uma das 4 casas que mais frequentava, para além da do Primo Bruno, Francisco, Maria e Agostinha. Uma vez em cada dois fins de semana, passava por uma dessas casas de forma “programada” para fugir a alimentação do lar.

Como Director da Biblioteca Nacional facilitou me a consulta de várias obras e literalmente fiz o meu curso de licenciatura graças as fotocópias que me facilitava.

Quando terminei o curso ofereceu-me uma vaga na biblioteca nacional. Aceitei, assinei o contrato mas na altura o Ministro José Mateus Muaria Katupha mandou desfazer o contrato e chamou-me para trabalhar com ele na criação da primeira Direcção Nacional da Juventude (DNAJ) na companhia do Director José Maluleca, Avelino Milito e Hipólito Hamela. Tinha uma terceira oferta no ARPAC dos Mais Velhos Matusse/Gabriel Simbine.

Mesmo a trabalhar na DNAJ ia colaborando de forma ad hoc na Biblioteca Nacional.

O Presidente Armando Emílio Guebuza nomeou-o Conselheiro e mesmo assim a nossa amizade manteve-se! Sempre que viesse a Quelimane visitar a mãe, com quem tinha uma relação especial, vinha a residência onde moro e ficávamos a conversar horas a fio!

Primo Emílio, o General Gruveta, Carlos Reis, o antigo Secretário Geral do PALMO, António Muedo e o pai do Penducha foram as pedras angulares na minha ligação e amor à cidade de Quelimane e a Zambézia!

Depois de cessar as funções de Conselheiro do Presidente Guebuza, aceitou a nomeação como Administrador do então recém criado Distrito de Derre. Vindo de onde vinha, e pelo seu feitio atípico, não se “deu” com o Governador Razak e depois de um ano cessou as funções!

Aos filhos e a prima Rosa ficam aqui registadas as minhas mais sentidas condolências pela perda do nosso Pai!

Descanse em paz primo! Lá no Alto terás tempo suficiente para as intermináveis conversas com os tios Américo, José, Joaquina e Victoriano Lopes de Araújo

24/06/2024

Parabéns ao quatro (4) candidatos aprovados pelo Conselho Constitucional: Daniel Chapo, Ossufo Momade, Lutero Simango e Venâncio Venâncio António Bila Mondlane! Para o bem da democracia, que vença o melhor!

Boa sorte,

Manuel de Araújo

20/06/2024

Senhor Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, meu colega! Senhores membros da Assembleia Munivipal da Cidade de Maputo,

Estarei equivocado! Durante o ano passado chegou-me a notícia de que o Presidente Embalo mandou retirar o nome de Eduardo Mondlane de uma rua em Bissau! Terá sido fake News? Ou é verdade?

Já que não temos embaixada na Guiné Bissau nem em Cabo Verde e muito menos na Costa do Marfim ou no Senegal, será que o Mano Sérgio Mathe, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Leonardo Simão, ou o mano José Sulemane “exilados” e com responsabilidades internacionais naquela região podem ajudar-nos a aferir a veracidade deste informação? Se for verdade …!

Com todo o respeito! Que eu saiba, o Professor Doutor Eduardo Chivambo Mondlane é nosso herói nacional, e seus restos mortais repousam na nossa Praça dos Heróis em Maputo. Mondlane foi assassinado durante a luta de libertação nacional e proclamado Herói Nacional!

Que forma é esta de comemorar a passagem de mais um aniversário de Mondlane, que se celebra exactamente a 20 de Junho (1920), entregando as chaves da nossa cidade capital, a uma pessoa que mandou retirar o nome de Eduardo Mondlane, que havia sido atribuído a uma das avenidas da Guiné Bissau!?

Mondlane deve estar com certeza absoluta a rebolar na sua tumba! Que Frelimo é esta que nao lê os dossiers, não se informa e não honra os nossos heróis? Que eu saiba temos no MINEC não uma mas duas direções que ligam com a África, nenhuma destas pode assessorar o nosso edil-mor?

Que eu saiba o antigo edil da cidade de
Maputo, Éneas Comiche, pessoa que respeito bastante, apesar do seu background profissional, partidário e de serviço público, tinha um assessor diplomático, o dr e Ministro Conselheiro Zaqueu, que lhe fora “emprestado” pelo Ministério dos Negovios Estrangeiros e Cooperação, em Comissão de serviço, exactamente para evitar este tipo de “gaffes”!

Meus senhores, se Mondlane foi despromovido da categoria de “Herói Nacional” digam-nos para sugerirmos outros nomes para as escolas e avenidas que pululam pelo país ostentando o seu nome!

Será que no âmbito da dita austeridade orçamental, e do crónico défice e despique das contas, o Colega de Maputo mandou embora o Ministro Conselheiro Zaqueu?

Ou estarei equivocado, e o nome de Eduardo Mondlane não foi retirado de uma rua na Guiné Bissau? Se for o caso as minhas sinceras desculpas pelo equívoco!

Celebremos a memória do “Pai” da Unidade Nacional com dignidade!

Manuel de Araujo
São Paulo, Brasil

20/06/2024

Carta Aberta ao Presidente Filipe Jacinto Nyussi,

Excia, venho por este meio rogar a Vossa Excelência para que conceda autorização a mãe Verónica Macamo para mandar emitir 20 passaportes de serviço se não der para dar passaportes diplomáticos aos jogadores da nossa seleção nacional!

Excia faço esse pedido porque vi e vivi in loco anodisseieia que os jovens passaram em Lisboa, Luanda, Jhb!

Não faz sentido Excia que aqueles que carregam a nossa bandeira passem por aquilo que eu vi e passaram durante esta viagem! Vinha eu de Roma em trânsito por a Lisboa para apanhar o voo da LAM!

Excia, como deve saber há um provérbio que diz algo parecido: “a pedra depende do que fizeres dela! David usou-a para “matar” o Gigante Golias …! Etc

Isto a propósito da falência técnica da LAM que me menos de 24 horas pendurou-me duas vezes! A primeira no voo Lisboa-Maputo e a segunda no voo Johannesburg Maputo! É obra…!

Porque tenho compromissos inadiáveis quando cheguei ao aeroporto de Lisboa e caiu a bomba “voo da LAM à Maputo cancelado”.
O céu desabou sobre a minha cabeça pois tinha reuniões e um Memorando de Entendimento por assinar em Maputo, e uma saudação aos munícipes da cidade de Quelimane!

Felizmente a senhora Ana e o Pitersburfo da LAM fizeram me o favor de colocar-me no voo da TAAG via Luanda e Johannesburgo! Ou seja no lugar de chegar à Maputo às 06.50 de hoje, 14 de Junho a tempo das duas reuniões e a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento só chegarei à Maputo ao fim do dia! A única consolação é a oportunidade de cumprimentar meus brothers no ”Opium” hoje a noite! Obrigado LAM.

A outra consolação foi a oportunidade que a LAM me ofereceu de poder conhecer e conviver durante quase 24 horas com a seleção nacional de futebol vulgo Mambas!
Estivemos juntos no aeroporto de Lisboa, viajamos juntos de Lisboa a Luanda. Ficamos as quase três horas de espera e seca em Luanda, viajamos juntos a Johannesburgo e também apanhamos a seca devido ao segundo cancelamento do voo da LAM de Johannesburgo à Maputo!

04/06/2024

Mano Carvalho Geraldo Carvalho,

Como Mandatário faça chegar ao Boss uma ideia: já que a F não quer o Caifadine Manasse, não podemos reservar um lugar para ele numa das nossas Listas?

Fui….!

09/05/2024

A Comissão Política não saída o Camarada Daniel Chapo pela eleição como candidato da Frelimo?

MA

*COMISSÃO POLÍTICA*

*COMUNICADO DE IMPRENSA*

Sob Direcção do CamaradaFILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar no dia 08 de Maio de 2024, na Sede Nacional da FRELIMO, a 26a Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país.

1. A Comissão Política saúda o Camarada Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, FILIPE JACINTO NYUSI:

Pela forma sábia e didáctica com que conduziu os debates da I Sessão Extraordinária do Comité Central, que teve lugar de 3 a 5 de Maio do corrente ano, na Escola Central do Partido, na cidade da Matola, Província de Maputo e faz um balanço positivo do nível de preparação e realização da sessão e congratula os quadros, militantes e simpatizantes a todos os níveis, pelo dinamismo, união e coesão, manifestados neste exercício político interno, que culminou com a eleição do Camarada Daniel Francisco Chapo, à Candidato do Partido para o cargo de Presidente da República, nas Eleições Gerais de 9 de Outubro próximo. A Comissão Política considera o Camarada Daniel Francisco Chapo um Candidato à altura de representar os valores históricos, culturais e identidade de um povo, com ampla visão para o futuro e que reforça ainda mais, a união e o patriotismo entre todos os moçambicanos.

Pela Cerimónia de Abertura do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares 2024, que se realiza sob o lema: “Desporto Escolar Inclusivo, Preservando a Biodiversidade”, uma iniciativa do Governo com a finalidade de promover e massificar a prática da actividade desportiva a nível nacional.

2. A Comissão Política saúda ao Camarada Roque Silva Samuel pela dedicação e empenho na direcção do Secretariado do Comité Central e pelo facto de ter defendido sempre a causa da FRELIMO, conduzindo com sucesso as acções do Partido desde 2017, interagindo com diferentes extractos sociais e a implementação de acções que concorrem para a estabilidade e sustentabilidade do Partido.

3. A Comissão Política foi informada sobre o acto de inscrição da candidatura da FRELIMO à Comissão Nacional de Eleições, no dia 6 de Maio, tendo em vista a participação nas Eleições Gerais de 9 de Outubro do ano em curso e assume o acto como um momento de reforço da cidadania e da consolidação da democracia multipartidária no país.

4. A Comissão Política exalta o forte engajamento das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, da Missão da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral, do Ruanda e da Força Local, no combate ao terrorismo em algumas zonas da Província de Cabo Delgado.

5. A Comissão Política congratula os órgãos eleitorais pela condução, com sucesso, do processo de recenseamento eleitoral que decorreu em todo o país e na diáspora, de 15 de Março a 28 de Abril do ano corrente, com vista a realização das Eleições Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais, agendadas para 9 de Outubro do presente ano.

6. A Comissão Política foi informada sobre o decurso dos trabalhos da IX Sessão Ordinária da IX Legislatura da Assembleia da República e enaltece o empenho da Bancada da FRELIMO nos debates para a aprovação de leis em defesa dos interesses da Nação.

60 ANOS CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL, PROMOVENDO A
PAZ E DESENVOLVIMENTO.

*FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!*

07/05/2024

Boa tarde,

Tenho estado a receber várias mensagens querendo saber a minha posição sobre as eleições à Presidência da Renamo.

A medida que recebo as mensagens respondo-as pontualmente, mas está ficando insustentável responder a todos.

Respeito e agradeço a preocupação mas permitam-me que use esta plataforma para clarificar o meu posicionamento.

Tomo a liberdade de informar que não sou candidato à Presidência do Partido Renamo!

Aos que desapontei apresento as minhas sinceras desculpas.

Desejo boa sorte e sucessos a todos os candidatos à liderança do Partido Renamo! E que vença o/a melhor!

Aproveito o ensejo para congratular e desejar boa sorte aos candidatos dos Partidos Frelimo, Daniel Chapo e do MDM, Lutero Simango.

Atenciosamente,

Manuel de Araújo

25/04/2024

Hoje, dia 25 de Abril 2025 teremos o início da revolução no Conselho Conselho Autárquico de Quelimane! Termos o julgamento da agora famosa Dra Telma, observadora eleitoral e docente da Universidade Carolica de Mocambique, que é acusada de ter sido encontrada com vários boletins de voto na Escola Primária de Sinacurra mas que por milagre não foi julgada! Aliás o processo dela havia "sumido" na Primeira Esquadra, a mesma que a deixou em liberdade por razões que só o tribunal poderá explicar!

A Justiça sob a batuta do venerando e meu vizinho Cinco Reis vai ser julgada de novo e terá que mostrar que não tem dois pesos e duas medidas e que é cega!

Que Deus nos abençoe!

18/04/2024

Eureka: O Clube de Leitura de Quelimane é o vencedor do prêmio da Câmara de Comércio Portugal Moçambique!

10/04/2024

Caros munícipes da Cidade de Quelimane,

Meus irmãos e minhas irmãs,

Venho por este meio informar que ontem, 09.04.24, Terça feira, tivemos um incidente/acidente de viação quando faziamos a “Consignação e entrega” aos empreiteiros de 10 obras na nossa urbe, nomeadamente a reabilitação das Avenidas da (1) Liberdade, (2) Ruas 3040 (Linda Eventos a Sococo), (3) Rua 3042 (FIPAG a Binda/Victor Duarte), (4) 7 de Setembro e Karl Marx, (5) Avenida Paulo Samuel Kankhomba, e as Pontes para (6) Inhangome, (7) Ilalane, (8) Padeiro/Namuinho, (9) Ivagale e (10) Mugarura (Icidua).

Quando terminamos com a “Consignação das Obras” a empresa EMAMIZ, e eram cerca das 15.30 horas, saíamos da Ponte de Ilalane em direcção a Ponte de Padeiro/Namuinho, onde faríamos a Consignação e entrega da obra ao empreiteiro.

Entre a Sagrada Família e o Mercado da Floresta, vulgo, Mercado do Lixo, sentimos algo de anormal na viatura, pois o carro estava a perder equilíbrio. Por precaução reduzimos a marcha e paramos! Para nosso espanto, verificamos que a roda da trás, exactamente do lado onde me encontrava sentado, estava desapertada, ou seja havia perdido todos os parafusos com excepção de dois que se encontravam também em situação irregular.

Por precaução, mudamos de viatura e continuamos com a visita e consignação das obras, nomeadamente as pontes de Namuinho, Ivagalane e Muarrua (Icidua).

Indagado o motorista, afirmou que a três dias atrás havia pessoalmente verificado o estado das quatro rodas, pois havia mandado efectuar a mudança dos quatro pneus e não notará nenhuma anormalidade!

Tomamos de imediato as devidas medidas administrativas e não só, com vista a apurar as reais causas e circunstâncias do incidente/acidente (?) e tomaremos as precauções indispensáveis. Como nos ensina a nossa tradição africana, “ekossile kakara, eupanguile Malago!

De lembrar que a menos de um mês, o Ajudante de Campo (ADC) afecto a minha protecção pela Unidade de Protecção a Altas Individualidades (UPAI) teve um acidente de viação, teve vários ferimentos graves incluindo uma fractura do braço esquerdo (tendo sido engessado) e ficado internado no Hospital Central de Quelimane por vários dias.

Agradecemos a Deus, ás orações dos munícipes da Cidade de Quelimane e aos nossos antepassados pela protecção e pelo Dom da Vida!

Não recuaremos um milímetro na luta pela defesa das nossas convicções e do bem estar dos munícipes da Cidade de Quelimane.

Manuel de Araújo

MA

09/04/2024

Sua Excia Senhor Presidente da República,

Desde que recebi a fatidica notícia do naufrágio na Ilha de Moçambique que levou a morte a mais de 90 pessoas, não me sai da cabeça uma pergunta básica: Sua Excia não deveria estar em Nampula a consolar as famílias?

Esta pergunta faz-me questionar sobre o Legado que Vossa Excia quer deixar para o povo moçambicano! A de um presidente distante, que não se importa com o sofrimento do povo que jurou servir e prometeu que seria seu empregado?

Que empregado é esse que quando o seu patrão tem um acidente onde perdem a vida mais de 90 pessoas não “corre” para consolar o patrão? Que empregado é esse que quando se regista uma tragédia dantesca destas fala ao mesmo tempo que o presidente de Portugal?
Que empregado é esse que reage 48 horas depois quando quase uma centena de seus empregados desaparecem “por negligência” de agentes do seu Governo?! Lembra-se Excia do artigo 51 da Lei Mãe?

Que empregado é esse que já não tem dinheiro para alugar uma avioneta e se dirigir imediatamente ao local da ocorrência da tragédia mas tem dinheiro para alugar helicópteros, avionetas para inaugurat casas de administradores, tribunais, casas de banhos públicas e sanitários municipais e outras quinquilharias!

No lugar de gastar dinheiro para inaugurar tribunais distritais que o Primeiro Ministro, a Ministra da Justiça, os Secretários de Estado, Governadores Provinciais e Administradores Distritais para além do do Venerando Presidente do Tribunal Supremo, dos Juizes-Presidentes dos Tribunais Regionais de Recurso, dos Juizes-Presidentes dos Tribunais Judiciais Provinciais e Distritais da “dona da mola dos tribunais” o Cofre, não seria esta uma oportunidade soberana de Vossa Excia demonstrar que no seu coração cabem todos os moçambicanos?

Como é que o Antigo Presidente da Republica Armando Guebuza reage 24 horas antes da reação do Chefe do Estado? Afinal quem tem melhor informação sobre o país, Guebuza ou vossa Excelência? A quem o Administrador do distrito, Governador, Secretário de Estado, Ministro dos Transportes, Director do INAMAR, Director distrital, provincial e geral do SISE dá informação privilegiada ? Quem é o cliente número um do SISE? Como é que o Chefe é o último a saber, como denota a inaceitável tardia reacção de Vossa Excelência? Não deveria já o Conselho de Ministros ter se reunido de emergência e já declarado Luto Nacional de 5 pelo menos 5 dias?

Não deveria já uma Comissão de inquérito ter sido criada? Cade a detentora da accao penal e criminal a nossa PGR a nível distrital, provincial e Geral? Ja agora para que serve o Primeiro Ministro no nosso país? Na impossibilidade de Vossa Excia se deslocar a Nampula não deveria ter despachado o primeiro Ministro!

É que o competente e simpático do Ministro Magala, que respeito e preso, que foi destacado para Nampula, carrega a prior, o peso deste acidente porque é o responsável da área dos transportes e segurança dos passageiros, pelo que não pode o nosso empregado ser representado por ele, pelo menos nesta ocasião! Não se manda á “cena do crime” alguém que tem responsabilidades hierárquicas no dolo ou na negligência que podem ter sido causas da tragédia!

Excia, para que servem o Secretários de Estado, os Governadores Provinciais, os directores de SISE?

Excia se já está cansado melhor ir descansar! Se tivesse escolhido o seu sucessor na reunião do Comité Central da semana passada teria arranjado tempo para ir ao Lumbo! Mas como adiou e quer controlar esse processo está amarrado à Maputo e não se pode dar ao luxo de forma expedita!

Adiar decisões Excia tem o seu preço! E escreva Excia está não será a última tragédia da sua governação! Os próximos dias podem vir a ser complicados !

Por favor livre-se desse peso e vá descansar em paz! Nos te queremos bem! Fizeste a tua parte, o resto deixe para os outros!

Me desculpe o desabafo Chefe! Dói a ausência do Estado e a ineficiência da acção governativa! Durante o seu mandato Excia o nosso país virou um marco estado! Apanha se droga em qualquer esquina! A guerra em Cabo Delgado iniciou no seu consulado! As dívidas ocultas começaram quando o senhor era o titular da defesa! Quel mal lhe fizemos Excia? Por favor vá vá vá vá…!

Excia a nossa costa está escancarada! Em Janeiro fui à Angoche e o que vi assusta a qualquer alma viva!

Há coisas que não se delegam Excia!

E mais não disse,

Manuel de Araújo

06/04/2024

[O PENSAR]
Blog: Sociologia & Análise

03/04/2024

Habemus Justiça...! Fomos ilibados...!

O Meretissimo Juiz Crimpelho, do Tribunal Judicial Distrital de Quelimane acaba de proferir a sentença que iliba Manuel de Araújo e o senhor Baptista, Secretário do Bairro, do crime de difamação e calúnia, intentado pelo Presidente da Comissão Distrital de Eleições (CDE). A acusação sobre o Secretário Baptista enquadrava-se no pretendo "crime de ameaça a integridade física do queixoso e sua família" e exigia uma indemnização de cerca de 250 mil meticais!

Está de parabéns a Justiça Moçambicana (Tribunal Distrital e PGR) no Distrito de Quelimane!

Agradeço a minha equipa jurídica chefiada pela Dra Kiara, bem como o apoio incondicional que recebi do Delegado Distrital da Renamo no Distrito de Quelimane, senhor Latifo Xarifo, bem como dos Drs Saimone Macuiana e Isequiel Molde Gusse do Conselho Jurisdicional Nacional do Partido Renamo.

Agradeço de forma carinhosa e especial as minhas mães que não arredaram pé, tendo acompanhado in situ, as duas sessões de julgamento e leitura da sentença! Dinoutamaalelani Amamaayaga!

Agradeço também com carinho o apoio, o calor que a juventude municipal emprestou no decurso das duas sessões!

Contem comigo e estamos juntos na libertação e desenvolvimento da nossa terra!

Dinoutamaalelani Abaalaaga...!

Aos órgãos de comunicação social e aos internautas, amigos, membros, simpatizantes e munícipes da cidade de Quelimane e não só, aos moçambicanos nos diversos cantos de Moçambique e na diáspora que seguiram todos os momentos deste julgamento vai o nosso abraço especial.

A todos que nos enviaram mensagens de encorajamento o nosso muito obrigado.

Aos jornalistas, juristas, advogados e aos diplomatas que tem acompanhado a evolução da democracia moçambicana e nos tem encorajado anprosseguir com a luta, o nosso muito obrigado.

Lembrar que no dia 5 de Abril 2024, próxima Sexta feira, pelas 09.30 minutos teremos a leitura da sentença do caso "Telma Gonçalves, Observadora Eleitoral e docente da UCM versus Manuel Araujo, a altura dos factos, Cabeça de Lista do Partido Renamo as eleições locais de 11 de Outubro 2023 na Cidade de Quelimane, no crime de difamação, e injúria.

A Luta Continua na consolidação da democracia e da descentralização em Moçambique. Somos soldados rasos mas determinados a erguer a bandeira de justiça e da democracia! Estamosnpreparadosnpara sacrificar nossas vidas pela causa da democracia! De facto, juramos que "nenhum tirano nos irá escravizar!"

Apelamos a todos os moçambicanos residentes e ma diáspora a recensearem-se para que continuemos a consolidar a democracia em Mocambique!

Dinoutamaalelani Abaalaaga!

Quelimane Rumo aos Bons Sinais,

Mano Mané
(Manuel de Araujo)

03/04/2024

Sentença(primeira) de Araújo é lida hoje
ZACARIAS MUEIA DEVE ESTAR A ESFREGAR AS MÃOS

O Tribunal Judicial da Cidade de Quelimane, profere esta quarta-feira(03), a primeira das duas sentenças do caso em que o Presidente da Autarquia de Quelimane, Manuel de Araújo, é o réu, através de processos movidos pelo Presidente da Comissão Distrital de Eleições de Quelimane, Zacarias Mueia e Docente da UCM, Telma Taula.

Hoje, o Tribunal começa com a sentença de Zacarias, que por estas aturas, pode estar a esfregar as mãos, porque, conforme a acusação, ele exige uma indemnização de 200 mil meticais, alegando que teria sido difamado pelo edil durante o período das marchas, quando gritavam “abuduwe dimone” ou seja, “sair para lhe vermos”.

Já a da Telma, será proferido na sexta-feira, em que ela pede 250 mil meticais, por causa dos beijos que Araújo mandava que lhe causaram doença.

O DZ estará no Tribunal e acompanhe aqui, as incidências.

03/04/2024

Caros Munícipes da Cidade de Quelimane!

Venho por este meio informar que esta manhã, 03 de Abril 2024, quando forem 09.30 horas, o Meretissimo Juiz Crimpelho, do Tribunal do Distrito de Quelimane proferirá à sentença do caso Zacarias Inácio Muheia, Director da Comissão Distrital de Eleições, versus Manuel de Araujo. No processo Muheia acusa-me de difamação, alegadamente porque circulou nas redes sociais uma imagem que dizia que “Procura-se o Director Distrital do STAE Wanted Alive or … , e Procurado vivo ou … e exige uma indemnização de que ronda os 250 milhões de meticais.

Se o Meretissimo Juiz permitir transmitiremos ao vivo a sessão nas nossas redes sociais.

Apelamos a calma de todos os munícipes da cidade de Quelimane! Neste momento de expectativa sugerimos a leitura da Carta do Conselho Episcopal de Moçambique emitida a 02 de Abril de 2024!

Aguardamos pacientemente a decisão/sentença do Juiz da Causa.

Manuel de Araújo

03/04/2024

Hoje, Terça feira, dia 03 de Abril de 2024, quando forme 09.30 horas no Tribunal Distrital de Quelimane, o Meretissimo Juiz Crimpelho, procederá a leitura da sentença do Caso Presidente da Comissão Distrital de Eleições (CDE) contra Manuel de Araújo l, Cabeça de Lista do a partido Renamo nas eleições de 11 denOutribro de 2023 e actual Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (CMCQ).

Se o Juiz permitir transmitiremos em directo..!

Independentemente da sentença do Juiz, peço e apelo a calma aos munícipes da Cidade de Quelimane! A construção de um Estado de Direito Democrático exige muita responsabilidade e paciência!
E não nos esqueçamos que temos responsabilidades acrescidas neste processo, por sermos os Pais da Democracia Moçambicana!
Há lições e ilações a extrair de todo este processo desde o recenseamento eleitoral, a campanha, ao dia da votação até ao anúncio dos resultados!

Neste momento de expectativa, uma leitura A Carta dos Bispos da Conferência Episcopal de
Moçambique de 02 de Abril 2024 recomenda-se!

Até lá…!
Do vosso,
Mano Mané (Manuel Araujo)

Videos (show all)