CientificaMente USP

CientificaMente USP

Você gostaria de passar um dia num laboratório fazendo uma experiência científica de verdade? Então venha participar das atividades do CientificaMenteUSP!

Olá curiosos de todas as idades! Se você chegou até esta página é porque gosta de ter uma explicação para tudo. É muito legal saber o por que das coisas. Melhor ainda quando esta explicação faz sentido e pode ser comprovada CIENTIFICAMENTE! Você gostaria de aprender como os cientistas descobrem os por quês das coisas?

Inundações no Rio Grande do Sul: as três ondas de doenças previstas - BBC News Brasil 25/05/2024

Um bom artigo explicando as três ondas de doenças que acontecem após enchentes. A maioria delas trocadas entre humanos e animais, o que por si só justificaria o resgate e cuidado com os animais. Se não se resgata por empatia, então que se faça para proteger a saúde humana.

Inundações no Rio Grande do Sul: as três ondas de doenças previstas - BBC News Brasil As experiências com outras grandes inundações ao redor do mundo permitem entender como esses eventos climáticos alteram as dinâmicas de transmissão de vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. Médicos e autoridades se organizam para lidar com um aumento nos casos de diversas enfermidad...

Photos from Associação Mata Ciliar's post 10/05/2024

Alimentar animais silvestres não é uma boa ação. Humanos transmitem muitas doenças aos animais silvestres. Se encontrar um animal silvestre em situação de perigo ou necessidade, não o toque. Ligue para o 190 e peça ajuda para a Polícia Florestal.

17/04/2024

Nasceram a 2a e a 3a filhotes de ferrets clonadas a partir de células que estavam congeladas há décadas!
Esta espécie de ferret está a beiras da extinção porque os animais que sobraram na natureza são todos aparentados e com baixa diversidade genética.
A fundação &Restore financia as pesquisas que obtiveram até o momento 3 filhotes clonadas que possuem maior diversidade genética. Quando voltarem para vida livre, elas ajudaram a melhorar a genética da espécie, dando a ela uma chance de sobrevivência.
A Ciência salva vidas.

No, you're not seeing double! We're excited to announce the successful cloning of TWO new black-footed ferrets: Noreen and Antonia!

Noreen was born at the National Black-footed Ferret Conservation Center, while Antonia resides at the Smithsonian’s National Zoo & Conservation Biology Institute in Virginia. Both are healthy and cloned from the same genetic material as Elizabeth Ann, the world's first cloned black-footed ferret.

The USFWS and research partners plan to proceed with breeding efforts for Noreen and Antonia once they reach reproductive maturity later this year. These clones can help restore genetic diversity lost from the living gene pool of this endangered species.

Learn more: https://tinyurl.com/2mykyvuz

17/03/2023

Microbiota são os microrganismos, como bactérias, fungos e vírus que colonizam diferentes regiões corporais e são extremamente importantes para a proteção do organismo, vivendo de maneira harmônica e equilibrada, distribuídos nos diferentes sistemas e órgãos de humanos e outros animais.

Esses microrganismos auxiliam no metabolismo e na absorção de nutrientes, regulam o sistema imunológico e contribuem na proteção contra agentes nocivos ao organismo.

Conheça mais sobre as funções da microbiota no vídeo “Microbiota e desenvolvimento do sistema imune em ruminantes”. Acesse em:

https://youtu.be/iXx92ZeyuOk

10/03/2023

🐴❤Você sabia que os potros nascem sem anticorpos? Após nascer, eles demoram para produzir as suas próprias proteínas, por isso o colostro tem papel essencial na construção do sistema imune desses animais.

Para entender mais, assista ao vídeo “A importância do colostro para potros recém-nascidos”, disponível em:

https://youtu.be/zYFkRVzfMKc

Photos from CientificaMente USP's post 03/03/2023

A Leishmaniose é transmitida pela picada de mosquitos e causada pelo protozoário Leishmania Infantum. A doença afeta os cães, no entanto, algumas raças apresentam melhores respostas imunes, como “Ibizan Hound”, em comparação com outras mais suscetíveis, como "rottweiler","boxer" e “pastor alemão”.

Entenda o porquê das diferenças de resposta imunológica de cada raça no vídeo “Raças caninas e a susceptibilidade à Leishmaniose”, no nosso canal do youtube.

https://youtu.be/9XN8Lovp4V8

24/02/2023

🧪🐴No novo vídeo do CientificaMente, entenda o que é o Mormo equino e como o teste ELISA identifica a doença nos animais.

Acesse em:

https://youtu.be/X5YlNxAqBKM

17/02/2023

🧪🧬Imunossenescência é o processo de deterioração gradual do sistema imunológico, decorrente do envelhecimento natural do organismo. Ou seja, é a perda da capacidade do corpo de responder a infecções.

Uma das marcas desse processo é a involução do timo, órgão responsável pela maturação dos linfócitos T. Ocorre a substituição do tecido linfoide do timo pelo tecido adiposo, de forma que a capacidade de produzir linfócitos é diminuída. Além disso, o material genético dos linfócitos também são prejudicados, o que implica em falhas nas funcionalidades dessas células.

O resultado desse processo é um sistema imune menos preparado para lidar com infecções.

Saiba mais dos detalhes no nosso canal do Youtube:

https://youtu.be/QPves0wjhEI

10/02/2023

O Complexo Principal de Histocompatibilidade (ou MHC) funciona como um centro de comunicação para o sistema imune, avisando sobre o organismo sobre invasores.

🧬🧪Entenda a relação entre esse complexo do sistema imune e a Atrofia Acinar Pancreática, doença acometida em cães, no nosso canal do Youtube:

https://youtu.be/EMl4U9H2EEk

03/02/2023

No CientificaMente, já descobrimos como funciona a imunologia em cães, marsupiais e pinguins. Agora é hora de entender a imunologia dos répteis, como crocodilos, tartarugas e lagartos!

🐊🦎🐢Fique por dentro do nosso novo vídeo no YouTube "Imunologia de répteis"

https://youtu.be/f8qHOkZV_0g

www.youtube.com

03/01/2023

❤️🐧Para entender a história de amor dos pinguins, primeiro é preciso entender a imunologia!

O Complexo Principal de Histocompatibilidade, mais conhecido como MHC, codifica grupos de genes que estarão presentes na superfície celular e que serão responsáveis pelo reconhecimento de antígenos para as células do sistema imune. O MHC funciona como um centro de comunicação para o sistema imune, avisando sobre invasores. A porção variável desse mecanismo, que permite identificar e comunicar sobre os diferentes antígenos, varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com os genes.

Assim, MHC também participa do processo de seleção de parceiros se***is em diferentes espécies, isso porque quanto maior a variabilidade genética, maior será a gama de reconhecimento do MHC e, logo, maior a proteção do sistema imune.

Os Pinguins de Magalhães são animais monogâmicos que, por viverem em colônias densas e com maior transmissão de doenças, encontraram no olfato uma forma de reconhecer dos parceiros e variar o MHC da sua prole. Funciona da seguinte maneira: tudo a que o complexo não se liga é excretado no suor, atribuindo características diferentes ao suor. Indivíduos com odores diferentes tendem a se atrair sexualmente, enquanto aqueles com odores semelhantes, não. E assim acontece a história de ‘amor’ dos pinguins!

Conheça todos os detalhes no nosso canal do YouTube, no vídeo “MHC e seleção sexual em pinguins”. Link na bio!

Como os mamíferos podem se defender contra patógenos com os quais nunca tiveram contato? 09/12/2022

Já se perguntou como os animais mamíferos podem se defender contra patógenos com os quais nunca tiveram contato?

O sistema imune desses animais pode parecer complexo, mas o novo vídeo no canal do CientificaMente te explica direitinho como funciona.

Assista em:
https://youtu.be/_44J0mtPFm0

Como os mamíferos podem se defender contra patógenos com os quais nunca tiveram contato?

Restaurantes universitários agora podem ser pagos com PIX-USP 08/12/2022

Esqueceu de recarregar o RUCARD? Não precisa se desesperar, já está habilitado o PIX-USP (ou seria USPIX) no app Cardápio+, assim os créditos caem direto na sua conta na hora do bandeco ;)

Saiba mais sobre a ferramenta aqui:

Restaurantes universitários agora podem ser pagos com PIX-USP Fácil e rápido, o sistema PIX-USP permite que o crédito seja utilizado imediatamente após a realização do pagamento

CientificaMente - MHC e seleção sexual em pinguins 26/11/2022

Sabia que a imunologia também pode ser uma história de amor? 🐧❤️

Conheça mais o caso do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) e a seleção sexual de pinguins no novo vídeo do nosso canal do Youtube!

CientificaMente - MHC e seleção sexual em pinguins Sabia que a imunologia também pode ser uma história de amor? Conheça mais o caso do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC) e a seleção sexual de pi...

22/11/2022

Hoje (22), o Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero abre a exposição “Anatomia: Futebol e Arte”. As peças são trabalhos dos alunos de artes visuais da Escola de Comunicação e Artes da USP em parceria com especialistas sobre a anatomia humana.

A entrada é gratuita e as peças ficarão expostas até o dia 23 de dezembro (terças e quintas: 13h às 16h / quartas e sextas: 9h às 16h)

Photos from CientificaMente USP's post 18/11/2022

Saiba mais sobre o sistema imune dos peixe teleósteos no nosso canal do Youtube.

Assista o vídeo "A importância do CD4 nos peixes teleósteos": https://youtu.be/ElR-hI4ENZw

Carta aberta ao novo governo Lula pelo resgate da dignidade dos jovens cientistas brasileiros 18/11/2022

Carta aberta, organizada por professor da Faculdade de Medicina da USP, pede ao novo governo Lula pelo resgate da dignidade dos jovens cientistas brasileiros.

Para ler o conteúdo e assinar a carta, acesse:

Carta aberta ao novo governo Lula pelo resgate da dignidade dos jovens cientistas brasileiros Como formadores de pessoal de nível superior convidamos o(a) colega a considerar assinar esse documento que será atualizado mediante o recebimento de assinaturas e posteriormente encaminhado ao novo Governo Lula. Kleber Del Claro, Valério De Patta Pillar, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, José...

Consciência Negra | Atividades culturais gratuitas na USP 10/11/2022

A PRCEU da USP preparou atividades culturais para celebrar o mês da consciência negra. Concertos, sessões de cinema e palestras estão no cronograma. Confira os eventos no site:

Consciência Negra | Atividades culturais gratuitas na USP A USP traz ao longo do mês de novembro diversos eventos em celebração ao mês da Consciência Negra. Saiba mais...

CienitificaMente - Reatividade da IgE aos componentes do leite em cães 08/11/2022

Você sabia que o leite de vaca é um dos alimentos que mais causa reações alimentares cutâneas em cães?

Entenda a importância da Imunoglobina E, ou IgE, para casos de reações alimentares em cães no novo vídeo do CientificaMente no Youtube!!

https://youtu.be/h3qQ4AV0pJA

CienitificaMente - Reatividade da IgE aos componentes do leite em cães

21/10/2022

🌱🐨🦘A imunidade inata é a primeira reação dos organismo quando alguma ameaça é detectada, ela ativa células sentinelas para a eliminação de invasores.
No estudo de Rebecca Odewahn, foi analisado as respostas inatas de diferentes espécies de marsupiais australianos (coalas, cangurus, diabo da tasmânia) para testar o impacto da evolução do sistema imune, monitorar a saúde dessas populações e os riscos de zoonoses. A bactéria utilizada no estudo foi a Escherichia coli, comum na microbiota dos animais.

Os resultados mostraram que a dieta é um fator muito importante na capacidade imunológica inata. Os animais com dieta à base de folhas tem uma capacidade menor de destruir bactérias, enquanto aqueles com dieta à base de gramíneas possuem maior capacidade. O tamanho dos animais não diferenciou muito na eliminação da bactéria.

A compreensão dos sistemas dos marsupiais australianos é importante para a diversidade e biossegurança animal e humana nas regiões onde estão presentes.

Quer saber mais curiosidades? Assista o vídeo “Imunidade inata de marsupiais australianos” no canal CientificaMente USP.

Photos from CientificaMente USP's post 14/10/2022

Você sabia que cães também podem ter rinite? Para ficar por dentro de todos os detalhes, confira o vídeo "Rinite Alérgica em cães" no nosso canal do Youtube!!

11/10/2022

__ Sem nós vocês ainda estariam reverenciando o Sol!
__ Cara... o Sol existe.

Happy Indigenous Peoples’ Day

Orca é baleia ou golfinho? Pesquisador responde 42 perguntas sobre mamíferos marinhos 06/10/2022

A Orca: baleia assassina ou golfinho assassino?

Orca é baleia ou golfinho? Pesquisador responde 42 perguntas sobre mamíferos marinhos Em seu terceiro e-book gratuito sobre os cetáceos, pesquisador da USP esclarece para o público geral dúvidas recorrentes relacionadas a esses animais

Nobel de Medicina 2022 vai para pesquisas sobre evolução humana 03/10/2022

Estamos muito felizes que o Nobel de Medicina deste ano seja dado para a área de arqueologia molecular e ainda mais, para um sujeito tão bacana feito o Svante Pääbo. :-)

Nobel de Medicina 2022 vai para pesquisas sobre evolução humana Svante Pääbo, que desvendou os genomas de hominínios extintos, receberá prêmio de 10 milhões de coroas suecas, uma medalha e um diploma

Pré-finalistas de Artes Visuais | 29º Nascente - NASCENTE USP 17/09/2022

Nosso artista-residente do CientificaMenteARTE, o Felipe Rizzi, foi selecionado para a 2a fase do Projeto Nascente USP com obras realizadas a partir de suas visitas ao MAH. Parabéns, Felipe!
Nota e fotos aqui: https://prceu.usp.br/nascente/pre-finalistas-de-artes-visuais-29o-nascente/

Pré-finalistas de Artes Visuais | 29º Nascente - NASCENTE USP 1945 ou Retrato de um jovem kamikaze

17/09/2022

Ei, você aí! Está pensando em fazer pós-graduação em Imunologia? Gostaria de aprender mais sobre o assunto? Inscreva-se no Curso de Férias do ICB-USP.

08/09/2022

Descobertos numa caverna no Borneo, ossos de uma canela humana com cicatriz de amputação. Os ossos apresentam cicatriz (calo ósseo) que sugere que a criança que teve o pé amputado sobreviveu por 6-9 anos após a cirurgia, falecendo com cerca de 18 anos. Junto aos ossos foram encontrados restos de pigmento ocre, utilizado nas pinturas de mãos humanas encontradas dentro da mesma caverna.
O que tem de novo nisso?
Os ossos possuem 31.000 anos de idade. Isto significa que a espécie humana realizou uma cirurgia de amputação de membro antes de inventar os potes de cerâmica.
https://www.nature.com/articles/d41586-022-02849-8?utm_source=Nature+Briefing&utm_campaign=33ca11e5c9-briefing-dy-20220908&utm_medium=email&utm_term=0_c9dfd39373-33ca11e5c9-43280313

Painel: Pesquisadores e cientistas terão cerca de 60 candidatos ao Legislativo 04/09/2022

São várias opções, em partidos de todos os lados. Escolha um cientista para chamar de seu.

Painel: Pesquisadores e cientistas terão cerca de 60 candidatos ao Legislativo Acadêmicos buscam criar uma 'bancada do conhecimento' para discutir políticas públicas

10/08/2022

Venha fazer parte da equipe do CientificaMente em projeto de extensão em 4 estados brasileiros!

Living Sentinels 07/08/2022

O que doenças zoonóticas tem a ver com conservação de animais em extinção?

Living Sentinels