Mestre Criativo
Design é nosso conteúdo!
Mestre Criativo ajuda Designers a iniciar ou evoluir em suas carreiras, orientando seu desenvolvimento profissional através de conteúdo de valor, para melhorar a qualidade de seus projetos de design e obter remuneração mais justa na sua carreira.
Serifas em Expansão - "Uma realidade que deve durar"
Fontes com serifa são como a pitada especial que transforma seu design em algo único.
Possuem delicadeza e energia, e são amplamente utilizadas em web design, projetos gráficos e criação de logotipos, trazendo um toque de classe e sofisticação para qualquer projeto.
Quando você opta por utilizar fontes com serifa, você tem a oportunidade de dar vida às suas ideias com grande destaque.
Elas representam uma forma de expressão muito versátil para diversif**ar seus projetos.
Deixe a criatividade fluir e transforme seus designs em verdadeiras obras de arte.
Você sabe escolher fontes para seus projetos?
Conheça o curso Fundamentos do Design Série PRO, e aprenda, entre outros conhecimentos, como escolher as fontes perfeitas para seus projetos, baseados em uma série de critérios, características, personalidade e expressões que as fontes possuem.
Quer saber mais?
Link do Curso na Bio
Referências das Imagens: Pinterest
O QUE O VÔLEI PODE NOS ENSINAR SOBRE DESIGN
Se imagine em um jogo de vôlei, jogando com seus amigos ou família. Enquanto joga, você mostra que sabe fazer uma boa recepção, um bom saque, um bom passe, uma boa defesa e uma boa manchete, mas isso, não faz de você um jogador profissional.
Qual é, então, a diferença entre você e o jogador profissional?
A diferença é que ele sabe profundamente os Fundamentos do Vôlei. Sabe a forma correta de tocar na bola, sabe montar uma estratégia de jogo com toda a equipe, sabe se movimentar na quadra conhecendo todas as regras e fundamentos, para executar suas jogadas de forma assertiva, visando sempre o melhor resultado.
Essa situação, se aplica ao Vôlei, ao Futebol, ao Basquete e a qualquer profissão, onde, os Fundamentos, são a base para que uma pessoa desenvolva de forma profissional, as habilidades exigidas na carreira escolhida, e busque excelência nos seus resultados.
E por que seria diferente com o Design?
Então, se você quer deixar de ser um Designer Amador, e se tornar um Designer Profissional, você precisa aprender em profundidade os Fundamentos do Design
Minha Sugestão: Aprenda os Fundamentos do Design, e só depois disso, procure cursos sobre os programas gráficos, sites de design ou aplicativos, mas se já começou, ainda dá tempo de mudar essa situação
Dessa forma você, assim como um jogador profissional, saberá os Fundamentos da sua profissão, e irá aplicar os princípios, as leis, as regras e as estratégias do Design, de forma a obter melhores resultados, sabendo exatamente que está fazendo, e tendo mais controle do seu projeto, exercendo sua profissão com mais criatividade, trazendo os melhores resultados para você e seus clientes.
Conheca o meu Curso Online Fundamentos do Design Série PRÓ.
Link na Bio - www.mestrecriativo.com/designer-profissional
**a
**a
Oportunidade para Designers desenvolverem Portfólio, e criarem autoridade no mercado. Na matéria completa compartilhada abaixo, há o link com o edital para a participação.
Pascom Brasil inicia concurso de identidade visual para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024 - CNBB A Pascom Brasil anunciou a abertura das inscrições para o concurso nacional que definirá a identidade visual a ser utilizada em todos os materiais relacionados ao 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais
De cartazes a logotipos, o design gráfico está em todo lugar, moldando nossa experiência visual diária! 🎨💼 Cada forma, cor e fonte escolhida desempenha um papel crucial na maneira como percebemos o mundo ao nosso redor. ✨💻 Seja nas redes sociais, em embalagens de produtos ou em anúncios na rua, o design gráfico nos convida a interagir e nos conecta com marcas, ideias e emoções. 🌟🖥️.
Conheça os Cursos de Design Gráfico do Mestre Criativo, clicando no link da Bio.
"
Olha que interessante esta reportagem sobre o estudo realizado por uma designer, acerca das tipografias utilizadas nas pichações de rua.
Designer elabora estudo sobre tipografia tradicional de rua de São Paulo A paulistana Raquel Euzébio fez um guia didático sobre os pixos que tomam conta da capital paulista
Não resisti e entrei na brincadeira. Não me contentei com uma. Fiz várias! Amei! Aiaiai! Esse IA!
Aprendendo todos os dias! Sempre!
Uma pequena reflexão sobre seus projetos de design, vindas do grande Gilberto Strunk.
**a
O Dia Mundial do Livro, não tem como passar em branco.
Essa não é a primeira vez que recomendo essa Bíblia da História do Design.
"Como fazer design sem conhecer as origens, as influências, as pessoas, movimentos, e as obras de arte e design que nos trouxeram ao momento que vivemos hoje.
Não há Design sem história e nao há história que se construa sem Design."
Esse é um dos meus livros favoritos.
E para você? Me conte nos comentários quais são seus livros de Design que fizeram diferença na sua carreira.
E aguarde! Meu livro digital tá saindo do forno, e você vai saber de tudo em primeira mão, aqui no Mestre Criativo!
Todos os dias minha motivação se renova ao receber feedbacks como esse! Quer saber mais sobre o Curso Designer Gráfico Completíssimo, acesse o link na Bio.
Quantas vezes vc sorriu para o seu design, se orgulhando dele?
Quantas vezes vc foi capaz de criar um design que realmente o fizesse se sentir "f**a"!
Então responda mais uma pergunta:
Quantas vezes executou uma peça gráf**a, apenas se apropriando dos recursos do Photoshop, Illustrator, Corel ou qualquer outro programa ou de um modelo pronto, sem pensar no projeto.
Ahhhh, não chame isso de design! Design é projeto. Design é pensamento crítico, tem metodologia, tem pesquisa, tem fundamentos. Design é forma aliada à função.
Abra-se para o conhecimento geral e irrestrito, para que sua criatividade desabroche.
Conheça profundamente o mercado do seu cliente, afim de compreendê-lo, e só depois comece a colocar elementos visuais na peça.
Sem saber os "porquês" e os "resultados" que seu design tem ou pode provocar no público-alvo e no resultado do seu cliente, não há design.
Recheie seu trabalho com o verdadeiro design, é claro, se vc quer se diferenciar no mercado.
Pense sobre isso. Sobre o que quer ser e representar na sua profissão, no seu mercado, na sua categoria e para os seus clientes, ou, seja só mais um em um mercado de muitos
Direito de imagem
Conheça nossos Cursos de Design, Branding e Marketing para Designers. Link na Bio ou perguntas via Direct 📩
🌐 www.mestrecriativo.com
**a
Diante de tantas incertezas, muitos caíram e muitos se reinventaram.
Sem dúvida, 2021 foi melhor que 2020, mas ainda assim foi desafiador.
2022 também chega da mesma forma, porém, estamos mais preparados que antes. Nós crescemos em diversos sentidos... Amadurecemos!
A guerra promove dor, mas também o crescimento, a renovação, só que pra isso, precisamos ser resilientes, pra cair, levantar e recomeçar melhor do antes, mais firmes e seguros.
Pra mim, profissionalmente falando, 2022 promete! E pra vc?
Tenha um 2022 incrível, onde vc toma pé da sua vida e se transforma no grande CEO das suas vontades e realizações.
E o Mestre Criativo continua crescendo. Iniciamos novembro com 7000 alunos matriculados. Meu maior orgulho, é ver a satisfação dos alunos com meus cursos. Todos os meses recebo centenas de feedback positivos.
Gratidão a todos os alunos que estão permitindo, que eu faça parte do seu crescimento profissional.
...
As três formas geométricas básicas que podem gerar todas as outras, mediante as variações dos seus componentes, são o que chamamos de trilogia do design: o quadrado, o círculo e o triângulo.
Conceitualmente, a forma é uma relação que permanece constante, mesmo que a gente mude os elementos visuais onde ela está aplicada.
Cada uma das formas básicas tem características que são específ**as, e a cada uma delas se atribui uma grande quantidade de valores psicológicos. Alguns por associação, outros por uma vinculação arbitrária ou ainda através das nossas próprias percepções psicológicas ou fisiológicas. Veja no post os principais signif**ados da psicologia da forma.
Crédito das Imagens: Freepik
Designers pouco experientes, podem não saber, mas um dos preceitos fundamentais do design, é proporcionar qualidade de vida para o público.
E a tipografia é um dos componentes do projeto, que exige maior cuidado, pois, uma escolha equivocada, pode comprometer toda a mensagem a ser transmitida, por conta de aspectos que a tornam ilegíveis ou até mesmo, impossíveis de serem reconhecidas pelo leitor. Por isso, conhecer as fontes, seus atributos, signif**ados, suas estruturas e aplicações no projeto, são as ferramentas para uma boa escolha tipográf**a, e que permita ao público, fazer uma leitura perfeita do ponto de vista do reconhecimento da forma, da rapidez da leitura e ter total conforto visual ao ler uma peça, seja ela qual for.
Todos os dias, marcas se conectam a seu público de diferentes formas, e o design tem um papel fundamental, para que essas experiências sejam positivas e crie ou fortaleça vínculos emocionais para que essa relação se tornem cada vez mais "leve, positiva e especial". Então segue um pouco de inspiração para você criar projetos pra lá de originais! 💜💙
Muitos designers não acham que devem desenvolver a habilidade interpessoal da Liderança, mas pode ser surpreendido com um convite ou uma convocação para ser um Líder de Projeto. Então, pra tornar esse assunto mais suave, e diminuir a ansiedade, acompanhe no post algumas características desejáveis para ser um bom líder de projetos.
Post inspirado no artigo "7 habilidades de um bom líder " da Zup
Cuidar da sua rede de clientes, está no centro de uma carreira bem sucedida de um Designer Freelancer, afinal, como diria Philip Kotler -é muito mais barato manter clientes, do que prospectar todo dia um novo cliente.
Cuidar do cliente, é estar próximo, ser pro-ativo, demonstrar interesse.
Então cuidado! Se não Cuidar do seu cliente, outro vem e cuida.
Na próxima quarta-feira dia 05 de maio, estarei participando como palestrante no evento .athon. Um evento de comunicação da faculdade Athon de Sorocaba. Este é um evento aberto, e qualquer interessado poderá se inscrever. Todas as palestras que você participar, serão certif**adas. Um evento que vale à pena participar porque os palestrantes são profissionais do mercado, e trarão temas super atuais.
Interessados, poderão se inscrever nas palestras, se cadastrando no site http://www.connectathon.com.br
Link também estará disponível na Bio.
Na vida, existem muitas coisas valiosas, e para mim a família, o amor, a saúde e o trabalho, são os aspectos mais importantes, mas nada f**a fortalecido, se não estiverem entrelaçados à fé, à oração, à meditação e ao equilíbrio emocional.
Por isso aqui, no meu dia a dia, todas as atividades diárias estão sempre entrelaçadas a tudo o que me fortalece.
Tudo na vida vem a mim, com facilidade, alegria e glória!
Hoje é dia de Gratidão ao Consumidor aqui do Mestre Criativo.
Acredito que uma relação se constrói com muita confiança, comprometimento e entrega.
E é nisso que eu foco quando desenvolvo dos meus cursos, me comprometendo em COMPARTILHAR um excelente conteúdo;
Entregando MAIS do que meu aluno espera;
E criando CONFIANÇA e laços de amizade, para dar continuidade na entrega de valor, seja através das redes sociais, ou, através de mensagens diretas, os amparando em suas dúvidas e necessidades.
E de volta, eu recebo mais do que o valor pago por meus cursos... eu recebo RECONHECIMENTO... um VALOR tão importante para uma marca, e que muitas empresas ainda não experimentam ou demoram anos e anos para obter.
Então hoje meu RECONHECIMENTO vai para vocês, meu clientes:
"GRATIDÃO aos meus 6000 alunos, pela parceria e por estarem ao meu lado até nesses dias tão difíceis que estamos enfrentando nessa pandemia.
Gratidão, Gratidão, Gratidão!"
Um pouco de ilustração digital pra relaxar.
O universo das marcas, vai muito além da criação de um logotipo ou símbolo.
São muitas as estratégias para a criação e a gestão de uma marca de sucesso.
Este é um mercado que tem revelado muitas oportunidades para profissionais de design, comunicação e marketing.
Que tal conhecer um pouco mais dessa habilidade e aproveitar as oportunidades desse mercado em crescimento?
Assista ao vídeo degustação e acesse o link na bio do .
DESIGN DE MARCAS - PARTE 6
Uma série de aplicações da marca, devem ser normatizadas logo após a definição da forma, da tipografia, da paleta e das assinaturas visuais.
Hoje no post, trouxe duas aplicações da marca, uma positiva e outra negativa, demonstrando como a marca deve ser utilizada, quando as versões coloridas não f**am legíveis, ou, quando a peça gráf**a for P&B (preto e branco).
Essas variações, garantem que a legibilidade seja garantida.
Outro aspecto que envolve a legibilidade é o limite de redução permitido para o logo e o símbolo, de forma a manter a sua leiturabilidade. Isso porque algumas mídias como o cartão de visitas, e alguns brindes, podem ser demasiadamente pequenos para representar o logo com legibilidade, então, é necessário prever, qual o tamanho mínimo em que o mesmo pode ser representado.
Mas a identidade visual, não pára por aí. Um Manual, pode se transformar em um BrandBook, que descreve todas as estratégias de uso da marca, como a Idebtidade Corporativa, o Naming, a Hierarquia da Marca, a Arquitetura da marca, as regras de uso para Licenciamentos e Cobranding, e a normatização de embalagens, mídias, ponto de venda, materiais promocionais, fachadas, frota de automóveis e muito mais.
Esse é um universo complexo, mas cheio de oportunidades no mercado, basta estar disposto a aprender e evoluir profissionalmente.
DESIGN DE MARCAS - PARTE 5
O post de hoje traz a normatização da paleta de cores 🎨
A cor é um dos códigos visuais mais relevantes na identidade visual. Basta pensar em marcas famosas como Itaú, Netflix, Heineken, Coca Cola, que as cores do logo, já vem na nossa lembrança.
As paletas podem ser padronizadas a partir das cores institucionais, que englobam as cores do logotipo e símbolo, e as aplicações na papelaria; e também, pode-se criar o padrão da Paleta de Comunicação.
A escolha das cores, deve ser feita com base nos signif**ados e associações que seu cliente quer vincular à marca.
A cor, de forma isolada, possui uma série de signif**ados "pré-definidos", e muitos podem até achar que por isso, é simples escolher as que irão representar a marca... mas não é!
A cor, não age de forma isolada. Outras cores vão conviver com ela, fazendo parte de uma rede de signif**ados.
Na composição e combinação da paleta, aspectos como Contraste e Harmonia, precisam ser considerados, porque transmitem sentimentos e emoções distintos, e as cores, precisam ser escolhidas, respeitando-se essas diferenças. Afinal ou se tem Contraste, ou se tem Harmonia. E você descobre qual variável utilizar, ao ler no briefing as diretrizes da identidade corporativa do seu cliente.
Observando um pouco as imagens do post, você vê que na paleta institucional do Mestre Criativo, as cores escolhidas para o simbolo - um verde quase Thifany e um amarelo intenso - criam contrastes, facilitam a aplicação da marca em diversos fundos, além de juntas, transmitirem jovialidade para a marca e reforçarem o "valor" da comunicação, que é essência da marca.
A paleta de comunicação do Mestre, tambem é contrastante, porque o design é uma área multidisciplinar e dinâmica; o público é composto de jovens e adultos, pessoas de opinião e com múltiplas convicções estéticas, e este tipo de paleta, permite criar destaques, chamar atenção e passar signif**ados como comunicação, jovialidade, dinamismo, alegria e boa energia no que se faz.
Tá gostando do meu conteúdo? Então não deixe de dar apoio ao meu perfil. CURTA, SALVE, COMENTE e COMPARTILHE meus posts.
DESIGN DE MARCAS - PARTE 4
Mais normas precisam ser estabelecidas no Manual de Identidade Visual, agora ligadas à tipografia.
Ao se pensar na identidade corporativa, várias tipografias podem ser normatizadas.
A tipografia:
- do logotipo;
- do slogan da Marca (quando houver);
- institucional usada na comunicação interna e papelaria;
- e as utilizadas na comunicação externa, através das peças de comunicação e diferentes mídias.
Uma atenção especial deve ser dada, à legibilidade e à leiturabilidade, aspectos fundamentais a serem considerados em todas as aplicações citadas.
A normatização da tipografia, auxilia na manutenção dos padrões que são criados e reconhecidos pelos públicos da marca.
Em manuais mais completos, a tipografia da comunicação e institucional, detalha o uso em títulos, subtítulos, textos corridos, legendas, entre outros componentes da escrita nas peças de comunicação interna e externa.
Quanto mais minuciosa for a descrição. Mais padrão e reconhecimento desses códigos visuais, se cria para a marca.
E por último, é muito importante reconhecer que tipografia transmite signif**ados. Tem personalidade, e contribuem fortemente para se criar associações para uma marca. Então, em hipótese alguma pode ser negligenciada.
Tá gostando do meu conteúdo? Então não deixe de dar apoio ao meu perfil. CURTA, SALVE, COMENTE e COMPARTILHE meus posts.
No próximo post vamos falar sobre a Paleta de Cores da Marca.
DESIGN DE MARCAS - PARTE 3
A cada dia, as empresas enfrentam novos desafios em relação às suas estratégias de branding. Como por exemplo, compreender como as representações visuais da marca, se adaptam às novas mídias; às tendências de design; e como criar formas para aproximar as marcas do público, criando novas experiências.
Com isso, algumas empresas estão implantando diversas assinaturas visuais para suas marcas, com variações de cores, aplicações 3D, Flat, com Neomorfismo, a traço, além das formas tradicionais de representação.
Mas, ainda que ocorram essas mudanças e adaptações, elas precisam ser normatizadas.
Cabe ao designer orientar seus clientes sobre essas adaptações, de forma, que as características essenciais e seus códigos visuais sejam preservados, e a identidade da marca seja mantida para ser reconhecida pelo seu público.
Dessa forma, as Assinaturas Visuais, permitem uma aplicação mais adaptável às mídias diferentes, ou a diferentes formatos, como muitos brindes ou peças de papelaria, garantindo sua legibilidade e leiturabilidade.
As imagens do post, mostram que o Logotipo e o Símbolo do Mestre Criativo, podem ser representados juntos ou separados.
No caso do logo, o "ponto colorido" de ligação entre as palavras, pode ser representado tanto na cor amarela, como a verde, que fazem parte da Paleta Institucional.
O logotipo também pode ser representado em branco ou cinza, com os pontos coloridos, sempre que o fundo a ser sobreposto, comprometer a legibilidade.
Já no Simbolo, as variações f**am por conta dos degradês, formando uma versão 3D, ou, na ausência deles, a versão Flat.
Conhecendo a realidade do seu cliente, as mídias em que ele está presente, suas características e seu público, o designer poderá sugerir Assinaturas Visuais que sejam compatíveis com a realidade dele.
DESIGN DE MARCAS - Parte 2
Dando continuidade ao post anterior, vamos entender, mais uma etapa do Projeto Visual da Marca.
Muitos empresários, ainda não possuem tanta consciência da importância do logotipo e símbolo para o seu negócio, e muitas vezes, negligencia e desvaloriza a etapa da criação da sua identidade visual, desvalorizando inclusive, o trabalho do Designer.
Um logo, faz uma conexão concreta entre aspectos intangíveis de empresas, seus produtos / serviços, e o público, que interpreta, relaciona e associa aspectos positivos e negativos, simplesmente ao ver o nome da marca representado graf**amente.
Daí a importância de se contratar um bom profissional de design, para criar uma Identidade Visual, baseada em todos os valores, posicionamento, personalidade e associações definidas pela empresa.
Mas, de nada adianta, se ter o logo e simbolo mais incrível, se não houver padrão que garanta a consistência da representação visual da marca.
O padrão e a consistência são aspectos inegociáveis para a marca, porque só assim, a empresa garante que sua marca será reconhecida e interpretada da forma correta, em todos os seus pontos de contato.
Daí a importância do Manual de Identidade Visual, que normatiza todos os aspectos estéticos que envolvem a marca. E ao se definir "a forma", define-se também a Malha Construtiva e outras variáveis, que permitirão criar esse padrão de uso da marca.
Como você vê nas imagens do post, a "malha construtiva" traz as proporções do logo e simbolo, as regras de distanciamento e as áreas de proteção da Marca, para que seu uso e aplicação, sejam seguidos criteriosamente pelos fornecedores de comunicação, ao aplicar a marca em todos os pontos de contato.
Então criar a forma, é só uma das etapas da normatização.
E explicar isso para seu cliente, é importantíssimo, para que ele entenda "a forma e a função" da representação visual da marca, e quem sabe assim, ele passe a valorizar mais seu trabalho, e veja que nossa função é estratégica para o crescimento da sua marca, dos seus produtos e empresa.
Tá gostando do meu conteúdo? Então não deixe de dar apoio ao meu perfil. CURTA, SALVE, COMENTE e COMPARTILHE meus posts.
DESIGN DE MARCAS
Conceber uma marca, vai muito além de criar uma forma que vai representá-la visualmente.
Antes da "Forma", uma série de decisões estratégicas darão subsídios para o futuro projeto que irá incorporar e expressar todos os signif**ados que deverão ser transmitidos pelo Logotipo e/ou Simbolo, em todos os pontos de contato que impactam os públicos de uma empresa.
A Criação e Gestão de uma marca envolve 3 grandes áreas: Marketing, Comunicação e Design.
Nós, os designers, podemos contribuir em diversos momentos desse processo, não só através do projeto gráfico da marca.
Nossa metodologia de projeto é uma preciosa ferramenta, que ajuda empresas a entender o mercado e desenvolver alternativas e soluções, que estejam em consonância com as necessidades emocionais, racionais ou experienciais do público.
Após o Planejamento da Identidade da Marca, é hora de debruçar sobre todas as informações, e iniciar dezenas de esboços, que te levarão a diversas propostas gráf**as para representar a Marca.
Definida a forma, ainda em esboço, inicia-se a etapa mais técnica, que compreende: o desenho final da marca, seguindo padrões de tamanho, tipografia, proporções, grid, cores e muitos outros aspectos do projeto.
Nessa semana, vou utilizar meu Manual de Identidade Visual para explicar as principais etapas da criação do Projeto Gráfico da Marca.
Acompanhe todos os posts, a aprenda um pouco mais sobre Projeto de Identidade Visual.
Tá gostando do conteúdo que compartilho Não? Então não deixe de dar apoio ao meu perfil, curtindo, salvando, comentando e compartilhando esse e outros posts, me ajudando assim, a levar mais longe as informações que compartilho.
Nossa história
Mestre Criativo nasceu da ideia de gerar conteúdo de qualidade sobre Design, Criatividade, Direção de Arte e Branding, atendendo especialmente aos Designers que buscam iniciar ou evoluir em suas carreiras, e principalmente, ajudando-os a melhorar a qualidade de seus projetos, oferecendo, a possibilidade de obter, através da informação e da qualif**ação, uma remuneração mais justa para seus projetos e ajudando também, a melhorar a imagem da nossa categoria profissional.
Diante dessa ideia, surge então o nosso posicionamento: Mestre Criativo é o seu professor de Design online.