Fórum Permanente

Fórum Permanente

Fórum Permanente é uma Associação Cultural que opera como uma plataforma para a ação e mediação cultural, nacional e internacionalmente.

Fórum Permanente é uma Associação Cultural que opera como uma plataforma para a ação e mediação cultural, nacional e internacionalmente, em diferentes níveis do sistema de arte contemporânea. Sua estrutura é baseada em uma rede de parcerias com diversos agentes atuantes nos campos das artes e da cultura, instituições de arte e agências culturais estrangeiras.Em operação desde 2003, as principais i

Photos from Fórum Permanente's post 20/10/2023

Divulgação: Práticas discursivas para artistas - Curso ministrado por Arthur L. do Carmo, ex-artista residente do Fórum Permanente e mestre pelo PPGAV-ECA/USP tem vagas abertas e limitadas!

Organizar ideias visuais através de narrativas verbais pode ser um desafio significativo. Em quatro encontros online, o curso ministrado apresenta o conceito de práticas discursivas e a sua relevância para a produção artística, crítica e curadoria.

Através de um ambiente de aprendizagem teórico e prático serão investigadas diferentes estratégias de organização, comunicação e apresentação do seu trabalho. O objetivo é fazer com que o olhar sensível de cada participante encontre as melhores táticas verbais de expressão, sejam escritas ou faladas.

Faça já sua inscrição! Link na Bio!

Photos from Fórum Permanente's post 20/10/2023

Divulgação: Práticas discursivas para artistas - Curso ministrado por Arthur L. do Carmo , ex-artista residente do Fórum Permanente e mestre pelo PPGAV-ECA/USP tem vagas abertas e limitadas!

Organizar ideias visuais através de narrativas verbais pode ser um desafio significativo. Em quatro encontros online, o curso ministrado apresenta o conceito de práticas discursivas e a sua relevância para a produção artística, crítica e curadoria.

Através de um ambiente de aprendizagem teórico e prático serão investigadas diferentes estratégias de organização, comunicação e apresentação do seu trabalho. O objetivo é fazer com que o olhar sensível de cada participante encontre as melhores táticas verbais de expressão, sejam escritas ou faladas.

Faça já sua inscrição! Link na Bio!

10/11/2022

Nos dias 16 e 17 de novembro, o Centro MariAntonia, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, promovem duas conversas na exposição "Encantar na fronteira do conhecimento" da artista Sandra Boeschestein, em cartaz no MariAntonia até 20 de novembro.

O objetivo do encontro é discutir com o público as relações entre a ciência e a arte, e também sobre a prática e a poética do desenho no campo expandido, seja nas artes, como em outras áreas do conhecimento.

No sábado, 19 de novembro, haverá uma oficina prática de desenho por Sandra Boeschenstein, onde ela irá compartilhar os seus conceitos e técnicas de desenho para os alunos de forma criativa e instigante.

A entrada é gratuita para todas as atividades. Para a oficina, é necessário se inscrever previamente pelo link disponível na bio da página do

29/09/2022

Acompanhe o Dossiê da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, que acontece em 2023.

O coletivo curatorial foi anunciado em março de 2022, e a proposta de formar um grupo com uma relação horizontal, sem a figura de um curador-chefe, foi uma sugestão da própria equipe de curadores, sendo algo constituinte do projeto da 35ª Bienal. Hélio Menezes é curador, antropólogo e pesquisador; Grada Kilomba é artista multidisciplinar, escritora e teórica; Manuel Borja-Villel é pesquisador, historiador da arte e diretor do Museo Reina Sofía, de Madri e Diane Lima é curadora independente, escritora e pesquisadora.

Na seção de Dossiês no site do Fórum Permanente são reunidos artigos, notícias, reportagens, fotografias e acompanhamentos dos últimos acontecimentos do mundo dos museus, das artes e das políticas culturais no Brasil e no mundo. Tratando desde as crises institucionais dos museus brasileiros até as coberturas das diversas edições da Bienal de São Paulo, essa seção também funciona como um arquivo de registro histórico da área da museologia e das artes.

Acesse: http://www.forumpermanente.org/imprensa/35a-bienal-de-sao-paulo/35a-bienal

19/09/2022

Projeto “demonumentaRA” inaugura no dia 19 de setembro de 2022, segunda-feira, às 18 horas, uma experiência em realidade aumentada. A intervenção na Praça do relógio da USP utiliza um aplicativo original e gratuito, com audioguias para acessar modelos 3D de 22 monumentos da cidade, que foram, em sua grande maioria, inaugurados durante datas comemorativas de nossa história. “demonumentRA” integra o projeto demonumenta, idealizado pela artista professora da FAUUSP Giselle Beiguelman e o artista Bruno Moreschi, e tem concepção e direção geral do designer Luís Felipe Abbud. O projeto demonumenta propõe um debate sobre a colonialidade embarcada no patrimônio e acervos públicos da cidade de São Paulo por meio de experimentos com novas tecnologias e processos colaborativos de pesquisa e produção.

Serviço:

Exposição: “demonumentaRA”, idealizada por Giselle Beiguelman
Abertura: 19 de setembro, segunda-feira às 18 horas
Período expositivo: de 19 de setembro a 19 de dezembro de 2022
Local: Praça do Relógio, Cidade Universitária, USP

Entrada gratuita.

Acesse: http://www.forumpermanente.org/noticias/2022/09/demonumentara-propoe-discussao-coletiva-sobre-o-patrimonio-historico-a-partir-de-22-monumentos-de-sao-paulo

12/09/2022

Emanoel Araújo e a mão negra que talhou o Brasil

Um dos maiores artistas do Brasil, Emanoel Araújo conseguiu demonstrar que o afro-brasileiro poderia ser a chave para entender o país. O Museu Afro-Brasil, que ele criou e dirigiu até o fim da vida, é seu maior legado.

Acesse: http://www.forumpermanente.org/rede/museu-afro-brasil/emanoel-araujo-e-a-mao-negra-que-talhou-o-brasil

Foto: Carlos Ebert/CC

NOTA DE FALECIMENTO - EMANOEL ARAUJO — Fórum Permanente 08/09/2022

Nota de falecimento - Emanoel Araujo

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, lamenta informar que o seu curador, o artista plástico e escultor Emanoel Araujo, faleceu nesta quarta-feira (7/9), aos 81 anos.


Acesse:

NOTA DE FALECIMENTO - EMANOEL ARAUJO — Fórum Permanente O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, lamenta informar que o seu curador, o artista plástico e escultor Emanoel Araujo, faleceu nesta quarta-feira (7/9), aos 81 anos.

02/09/2022

Em cerimônia no dia 5 de setembro às 14h30, a escritora Conceição Evaristo tomará posse como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência da USP. Conceição Evaristo apresentará o programa de sua titularidade, baseado no conceito de "escrevivência". Oficialmente, ela já está à frente da cátedra desde junho, substituindo o antropólogo Néstor García Canclini.

Conceição Evaristo é uma das mais influentes literatas do Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio. Como pesquisadora-docente, seus trabalhos focavam na literatura comparada.
Conceição já foi homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti de 2015 e 2019, além de ser contemplada, em 2018, com o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra.

Para Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra e ex-diretor do IEA, a presença da primeira pessoa negra e a primeira artista a ocupar a cátedra é “fundamental nesse instante em que a cátedra pretende explorar mais o ato criativo". Ele defende que a poética possibilita uma transformação no entendimento das coisas.

A Cátedra Olavo Setubal é um projeto do IEA em parceria com o Instituto Itaú Cultural, sendo um espaço de discussão e promoção de atividades voltadas ao universo das artes, com foco na gestão cultural. Seu objetivo é fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

Conceição Evaristo tomará posse como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência no dia 5 de setembro, às 14h30.

O evento terá transmissão online através da página do IEA no Youtube.

Foto: Lis Pereira

Photos from Fórum Permanente's post 29/08/2022

Imagens da visita guiada dos alunos da disciplina Introdução à Museologia ao Centro Universitário Maria Antonia da USP.

Os alunos puderam conhecer a exposição permanente “Mariantonia: por uma memória ativa a serviço dos direitos humanos”, composta por obras de artistas que se debruçam sobre os 21 anos de ditadura no Brasil (1964-1985) e por fotografias de Hiroto Yoshioka e Orlando Brito. E também a exposição temporária “Encantar na Fronteira do Conhecimento (Grace at the Boundary of Knowledge)”, da artista suíça Sandra Boeschenstein.

Foram mais de 2 horas com comentários iniciais e debate final no saguão do edifício Joaquim Nabuco. A visita foi especial sobretudo por permitir a análise do uso da arte contemporânea na exposição histórica em relação a sua natureza "gráfica" nas duas galerias do JN.

A visita aconteceu no dia 20 de agosto de 2022, e faz parte do cronograma de atividades da disciplina optativa de graduação da ECA-USP “Introdução à Museologia”, que é ministrada pelo professor Martin Grossmann do Departamento de Informação e Cultura - CBD, sempre no 2º semestre do ano letivo.

A exposição “Mariantonia: por uma memória ativa a serviço dos direitos humanos”, tem curadoria do professor Márcio Seligmann-Silva e do pesquisador Diego Matos, e os curadores da exposição ”Encantar na Fronteira do Conhecimento (Grace at the Boundary of Knowledge)”, são do professor Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA, e Britta Padberg, diretora-executiva do ZIF.

As entradas para as exposições no Centro Universitário Maria Antonia da USP são gratuitas.

Serviço:

“Mariantonia: por uma memória ativa a serviço dos direitos humanos”, a partir de 3 de novembro de 2021, de terça a domingo, e feriados das 10 às 18 horas.

“Encantar na Fronteira do Conhecimento (Grace at the Boundary of Knowledge)”, em cartaz até 20 de novembro, de terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas.

Local:

Centro Maria Antonia, Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô).

Imagens por Martin Grossmann.

Photos from Fórum Permanente's post 18/08/2022

Sandra Boeschenstein

Nascida em Zurique, na Suíça, estudou filosofia e história da arte na Universidade de Zurique. Foi selecionada para diversas exposições na Alemanha, França e Suíça, entre outros, incluindo mostras individuais. Destacam-se ainda bolsas e prêmios em sua trajetória artística. Além de residências artísticas em instituições de arte, Sandra foi convidada também por instituições relacionadas ao universo da ciência, como o Hanse-Wissenschaftskolleg em Delmenhorst, Alemanha; pelo New Europe College em Bucareste, Romênia; assim como pelo ZiF, Zentrum für interdisziplinäre Forschung em Bielefeld na Alemanha.

A exposição "Encantar na fronteira do conhecimento" (Grace at the boundary of knowledge), da artista Sandra Boeschenstein acontece até 20/11, e a visitação é de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas. Entrada gratuita.

Local: Centro MariAntonia USP

Endereço: R. Maria Antônia, 258. Ed. Joaquim Nabuco.

Curadoria:
Professor Martin Grosmann da Escola de Comunicações e Artes - ECA USP, e Britta Padberg diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020 na Alemanha.

Acesse a bio completa de Sandra Boeschenstein:
http://www.forumpermanente.org/convidados/sandra-boeschenstein

Photos from Fórum Permanente's post 08/08/2022

Inauguração da exposição "Encantar na fronteira do conhecimento" (Grace at the boundary of knowledge), da artista Sandra Boeschenstein.

O evento aconteceu no último sábado 06/8 no centro MariAntonia USP, e contou com uma conversa bastante instigante entre Sandra e o público acerca de seu trabalho.

A exposição acontece até 20/11, e a visitação é de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas. Entrada gratuita.

Local: Centro MariAntonia USP

Endereço: R. Maria Antônia, 258. Ed. Joaquim Nabuco.

Curadoria:
Professor Martin Grosmann da Escola de Comunicações e Artes - ECA USP, e Britta Padberg diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020 na Alemanha.

Acesse: http://www.forumpermanente.org/event_pres/exposicoes/encantar-na-fronteira-do-conhecimento-grace-at-the-boundary-of-knowledge/encantar-na-fronteira-do-conhecimento-grace-at-the-boundary-of-knowledge

05/08/2022

A artista Sandra Boeschenstein nos últimos preparativos da exposição "Encantar na fronteira do conhecimento" (Grace at the boundary of knowledge).

A exposição será inaugurada amanhã, 6 de agosto, a partir das 11 horas, no Centro MariAntonia da USP.

A curadoria é do professor Martin Grosmann da Escola de Comunicações e Artes - ECA USP, e de Britta Padberg diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020 na Alemanha.

A artista Sandra Boeschenstein apresenta obras que buscam o conhecimento por meio do desenho, explorando a fronteira entre tangível e intangível, imagem e linguagem, informação e poesia.

A exposição é aberta ao público com entrada gratuita.

Data de inauguração: 06/8, a partir das 11 horas.

Local: Centro MariAntonia USP

Endereço: R. Maria Antônia, 258. Ed. Joaquim Nabuco.

Acesse: http://www.forumpermanente.org/event_pres/exposicoes/encantar-na-fronteira-do-conhecimento-grace-at-the-boundary-of-knowledge/encantar-na-fronteira-do-conhecimento-grace-at-the-boundary-of-knowledge

01/08/2022

O Centro Maria Antonia da USP inaugura, no dia 6 de agosto, a exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the boundary of knowledge, da artista suíça Sandra Boeschenstein. As obras buscam o conhecimento pelo desenho, explorando a fronteira entre tangível e intangível, imagem e linguagem, informação e poesia. A curadoria é de Britta Padberg, diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020, na Alemanha, e de Martin Grossmann, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

A mostra acontece em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), na Alemanha.

O curador Martin Grossmann destaca a centralidade da interdisciplinaridade em um Instituto de Estudos Avançados e a importância da presença da primeira artista visual visitante no IEA da Universidade de São Paulo, produzindo uma obra in situ, instalativa. “O Centro Maria Antonia da USP neste caso se torna uma extensão em interação desta plataforma interdisciplinar ao propiciar a ambiência e a necessária complementaridade para sua realização.

Na abertura da exposição, 6 de agosto, a partir das 12 horas, a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann recebem o público para uma conversa sobre a exposição no edifício Joaquim Nabuco.

Encantar na fronteira do conhecimento conta ainda com o apoio do grupo de pesquisa do IEA - Fórum Permanente: Sistema Cultura entre o público e o privado, da fundação suíça para a cultura Pro Helvetia através do programa Coincidências e do Consulado Suíço em São Paulo.

Serviço

Exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the Boundary of Knowledge
Abertura 6 de agosto - a partir das 11 horas

Conversa na exposição com a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann às 12 horas

Onde | Centro Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 6 de agosto a 20 de novembro de 2022

Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas (obrigatório uso de máscara de proteção individual e apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 com pelo as duas doses ou dose única no caso da vacina da janssen e dose de reforço)

Classificação | Livre

Quanto | Grátis

Acesse o site do Fórum Permanente pelo link da bio ou confira o link para o evento nos stories!

Photos from Fórum Permanente's post 23/12/2021

O Fórum Permanente, com seu projeto de exposição online About Academia, em parceria com o , foi eleito por leitores e colaboradores da como um dos destaques do ano de 2021, na categoria de Projetos de arte online.

Agradecemos a todes que votaram pelo reconhecimento do nosso trabalho, e também parabenizamos e nos sentimos honrados de estar ao lado dos outros projetos contemplados, o .co e , sinais de resistência e memória, fundamentais.

Photos from Fórum Permanente's post 14/12/2021

AMANHÃ DIA 15/12 - 15h BRT conversa sobre a exposição online About Academia pelo ZOOM https://zoom.us/j/99251466731

Promovida pelo Arts Santa Mònica em Barcelona, a conversa integra a exposição e ciclo de conferências chamado “Exponer · No exponerse · Exponerse · No exponer”

Posted • Mañana miércoles 15 de diciembre a las 19h CET ¡online! cerramos el ciclo de conferencias “Tres interpretaciones sobre las maneras de presentación” con la participación de Martin Grossmann.

Bajo el título de “Lo expositivo en la virtualidad: algunas consideraciones sobre About Academia de Muntadas como interpretación online”, Grossmann reflexionará sobre el espacio expositivo, sus características y configuraciones, y la virtualidad como un espacio sideral a partir de un caso de estudio: ‘About Academia’ de Muntadas.

Martin Grossmann es catedrático de la Escuela de Comunicación y Artes de la Universidad de São Paulo (USP) desde 2006. También es "culturador" -especialista en estudios y poéticas de la cultura. Es el co-creador y coordinador del Fórum Permanente, plataforma especializada en analizar y discutir la relación entre el arte y la cultura contemporánea y sus espacios de acogida social e interfaz, como los museos, centros culturales, centros dirigidos por artistas, etc. En 2021 fue el curador de la exposición Muntadas. About Academia, una interpretación online, exposición en la virtualidad, IEA-USP: https://aboutacademia.iea.usp.br/

Miércoles 15 de diciembre, 19h CET
Enlace a ZOOM https://zoom.us/j/99251466731

Esta actividad forma parte de la exposición “Exponer · No exponers e · Exponerse · No exponer”, que abre una serie de preguntas sobre los procesos de deconstrucción y reconstrucción de un centro de artes en los ámbitos institucional, arquitectónico y simbólico.

                         

Photos from Fórum Permanente's post 29/11/2021

AMANHÃ// Olhar estrangeiro sobre os Museus em São Paulo

Mesa redonda internacional debate a política cultural voltada aos museus em São Paulo tendo como referência o livro Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus; conceitos, políticas, redes, ações, público e memória

O Fórum Permanente (FP) em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM-Portinari) e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) convidam para o terceiro evento de lançamento do livro Panorama Reflexivo: 11 anos de Encontro Paulista de Museus; conceitos, políticas, redes, ações, público e memória.

A mesa redonda internacional, contará com a participação de Muthoni Thang´Wa (Quênia), Ana Rosas Mantecón (México) e Clara Frayão Camacho (Portugal), todas especialistas em museologia em seus respectivos países. A mesa ainda contará com a mediação de Renata Vieira da Motta, presidente do Conselho Internacional de Museus Brasil (ICOM-Brasil) e de Martin Grossmann, professor titular da USP e culturador do Fórum Permanente.

O encontro que acontece na virtualidade no dia 30 de novembro a partir das 10h pelo canal de Youtube do IEA e pela plataforma do Fórum Permanente tem como objetivo trazer um olhar crítico dessas especialistas, a partir de suas experiências profissionais, sobre a política museal paulista e a realidade dos museus no Brasil e inseri-las em um contexto internacional plural.

Mesa redonda virtual: Olhar estrangeiro sobre os Museus em São Paulo
Data: 30/11/2021 das 10h às 12h30
Transmissão: canal de youtube do IEA e Fórum Permanente
Participantes:
Muthoni Thang´Wa (Quênia)
Ana Rosas Mantecón (México)
Clara Frayão Camacho (Portugal)
Renata Vieira da Motta (Brasil - moderação)
Martin Grossmann (Brasil - moderação)

27/11/2021

Correspondências e confluências singulares e coletivas:
o percurso da 34ª Bienal Internacional de São Paulo (2018-2021)

MESA ONLINE // 29 de novembro 2021 das 10:00 às 12:30

Mesa redonda idealizada pelo Fórum Permanente no Instituto de Estudos Avançados da USP debate o percurso da 34ª Bienal de Artes de São Paulo —Faz escuro mas eu canto— em cartaz até 5 de dezembro de 2021 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera.

Este debate terá a presença de membros da equipe de curadores, arquitetos, designers e educadores que a conceberam. Dentre os membros da equipe da 34ª Bienal confirmados estão a artista-curadora Carla Zaccagnini, o curador Paulo Miyada, os arquitetos Marcelo Maia Rosa e Anna Helena Villela, as educadoras Luciana Alves e Elaine Fontoura e o artista-designer Vitor César. O encontro será moderado por Martin Grossmann, professor titular da USP e culturador do Fórum Permanente. Contará também com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente do IEA-USP.

A A 34ª Bienal se destaca das demais por um trabalho colaborativo, coletivo e transdisciplinar que envolve os curadores, arquitetos, designers, educadores bem como os artistas convidados, produzindo um resultado singular que será debatido por esse grupo plural.

O encontro será realizado no Instituto de Estudos Avançado de forma híbrida: os palestrantes estarão presencialmente no auditório Alfredo Bosi do IEA e os debatedores virtualmente por meio da plataforma Zoom. A platéia acompanhará o debate pelo canal youtube do IEA, por meio do site do próprio instituto como também da plataforma Fórum Permanente.

Data: 29/11/2021 das 10h às 12h30
Transmissão: canal de youtube do IEA e Fórum Permanente

Participantes:
(curador adjunto)zaccagnini (curadora convidada)
(projeto arquitetônico)
Anna Helena Villela (projeto expográfico)
Elaine Fontoura (coordenação mediação)
Luciana Alves (coordenação ações pedagógicas)
Vitor Cesar (identidade visual)

Mediação:
Martin Grossmann

Photos from Fórum Permanente's post 24/11/2021

REEDIÇÃO E LANÇAMENTO // A reedição do livro "Arte contemporânea brasileira (1970–1999): texturas, dicções, ficções, estratégias" organizado por (VOL.01) passa a se tornar uma coleção acompanhada de "Arte contemporânea brasileira (2000–2020): agentes, redes, ativações, rupturas" organizado por (VOL.02).

Os dois volumes serão lançados dia 27/11, na 34ª Bienal de São Paulo.

MAIS SOBRE AS EDIÇÕES

VOL.01:
"Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias" reúne 39 ensaios de artistas, críticos de arte e historiadores da arte contemporâneos. Os artigos se concentram nas produções artísticas realizadas nas últimas três décadas do século XX, de 1970 a 1999. Apesar das diferenças entre os textos — que seguem o caráter heterogêneo da arte — seus autores propõem um recorte que configure uma intervenção sobre o objeto analisado.

VOL.02:
"Arte contemporânea brasileira: agentes, redes, ativações, rupturas" reúne 40 ensaios de artistas, pesquisadores, críticos e curadores de arte contemporâneos, abrangendo a arte produzida no Brasil durante as duas primeiras décadas do século XXI. O período, de forte turbulência política no Brasil e na América Latina, reflete a diversidade dos textos aqui enfeixados: a cada momento, a produção artística brasileira debruçou-se sobre muitas de suas próprias questões e desenvolveu respostas a seus problemas específicos, expandindo seu campo de influência e atuação.

24/11/2021

CADERNOS DE PESQUISA // Néstor García Canclini apresentará resultados da pesquisa sobre institucionalidade da cultura

O antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini, atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, apresentará os resultados já atingidos na pesquisa “A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais”, trabalho que vem desenvolvendo desde setembro de 2020, com a colaboração dos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela. A atividade terá a mediação de Lucia Santaella, titular da Cátedra Oscar Sala.

De acordo com Canclini, a pesquisa trabalhou com dados do Brasil, México e outros países latino-americanos. Uma das constatações é que, diante das incertezas de muitas pessoas sobre a finalidade das instituições culturais, “alguns setores vêm realizando mudanças na concepção, na estrutura e nas relações com os públicos, enquanto outros pensam que os espaços em que vale a pena trabalhar são os comunitários e as redes solidárias potencializadas em tempos digitais”.

Leia mais e acompanhe o evento no dia 25, às 15h no site do IEA-USP]
A Cátedra é uma parceria do IEA-USP com o
INFORMAÇÕES IEA-USP]

18/11/2021

MESA REDONDA // Encontro debate a inclusão da arte nas políticas e ações institucionais acadêmicas

O Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realizam no dia 19 de novembro, às 10h o encontro virtual “About Academia e o debate do STEM & STEAM na universidade", que faz parte da série de encontros para contextualizar a exposição About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas à realidade brasileira e latino americana.

O encontro visa trazer para o contexto universitário o debate crítico sobre o papel da arte neste âmbito, em particular diante da prevalência do STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em suas políticas e ações institucionais. Contando com a participação do artista, a mesa será composta por Soraya Soubhi Smaili (professora Titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e Reitora desta mesma universidade de 2013 a 2021); Marcos Buckeridge (Biólogo e Diretor do Instituto de Biociências da USP, coordenador do programa USP-Cidades Globais no IEA-USP). A introdução e mediação do evento será conduzida pelo diretor do IEA-USP, Guilherme Ary Plonski.

“About Academia e o debate do STEM & STEAM na universidade" - Encontro virtual transmitido pelo canal do IEA e pelo Fórum Permanente

Data: 19 de novembro, às 10h-12h30

Photos from Fórum Permanente's post 10/11/2021

EXPOSIÇÃO PRORROGADA // A exibição digital de About Academia, do artista catalão Antoni Muntadas, com produção do Fórum Permanente foi prorrogada até o final do ano. Não perca!

About Academia propõe uma reflexão através da arte sobre o sistema acadêmico e universitário estadunidense, mais especificamente sobre a dualidade público/privado, assim como as complexas relações que existem entre a produção do conhecimento e os interesses econômicos que influenciam a educação em suas diferentes formas de pedagogia.

Para fazer uma circulação proveitosa do projeto em universidades que não sejam norte-americanas, Muntadas propõe mesas de debates que contextualizam os conflitos e dificuldades próprias do sistema universitário que o hospeda.

A exposição está disponível através do endereço aboutacademia.iea.usp.br, assim como os registros das mesas-redondas que foram realizadas no primeiro semestre deste ano. Os debates iniciais versaram sobre:

I. Que Universidade Queremos? // realizada no dia 30/04 com a participação do artista Antoni Muntadas, Aílton Krenak, Macaé Evaristo e Néstor Garcia Canclini.

II. Intercontinental Academia // realizada no dia 10/05 com a participação de Nikki Moore (EUA), Érica Peçanha (Brasil), David Gange (Inglaterra) e Mariko Murata (Japão).

III. Universidade e Contexto // realizada no dia 10/05 com a participação de Naomar de Almeida, Helena Nader, Renato Janine Ribeiro e Guilherme Wisnik

About Academia
Um projeto por Muntadas

Realização Fórum Permanente e Governo de São Paulo. Em parceria com Instituto de Estudos Avançados da USP e Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin.

aboutacademia.iea.usp.br
Até 31/12

Photos from Fórum Permanente's post 03/11/2021

Jaider Esbell (Roraima, 1979 - São Paulo, 2021)

Hoje, dia 02/11, se encantou o artista Makuxi Jaider Esbell, catalisador da grande revolução em curso batizada por ele de AIC-Arte Indígena Contemporânea. Aos 41 anos, a partida precoce do artista deixa um grande legado para as futuras gerações, símbolo da mediação, desestabilização e trânsito entre os mundos branco e indígena. O artista nasceu na região de Normandia, no estado de Roraima, e acompanhou a demarcação jurídica definitica de parte do seu território em 2009, a Terra Indígena Raposa do Sol. Dentre diversas manifestações, seu posicionamento político era claro e inegociável: "Democracia é demarcar todas as terras indígenas"

"Somos os filhos e netos do demiurgo Makumaimî, uma de nossas “divindades”. Os Makuxi têm uma complexa cosmologia. Ainda na primeira infância recebi do meu avô parte dessa “mitologia” e desde esse momento considero meu encontro com a ideia de arte.
(...)
A energia das cores me alimenta a alma. Minha alma é plenamente colorida, pois assim me mostra meu avô ancestral Makunaimî. Somos de uma linhagem que tem na transformação as bases de nossa forma." (JE., em entrevista ao Contemporary And América Latina-C&AL, mai.21)

"A minha geração tem nas mãos a grande passagem e o meio ambiente grita sua urgência com fatos catastróficos claros. (...) Estamos loucos de vontade de viver uma vida boa e nos fazemos cegos para estar em festa no ato do fim do mundo?
(...)
Há um grande despertar nas bordas de mato virgem que ainda restam nos sertões, nos rincões, nos livros velhos que estão sendo reabertos. Muito a compreender sobre o assunto, por hora estamos sentindo seus primeiros sinais. (...) Meu trabalho é inteiro para o outro e o outro é um lugar imaginado, mas a natureza é de todos e eu luto pela natureza maior.
(...)
Devemos ouvir o conselho dos velhos, pois eles já souberam o que é perder a esperança e tentam manter a vida em seu melhor, em nós." (JE, em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos-IHU, em ago.2018)

O Fórum Permanante se solidariza com os familiares, parentes, amigos e amigas de Jaider Esbell na sua passagem.

Videos (show all)

Panorama Reflexivo - 11 Anos de Encontro Paulista de Museus
Seminário: Quilombo e Campesinato Negro no Brasil com Prof. Flávio Gomes
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Feminismo Negro e Interseccionalidade - AO VIVO 29/11/2018 às 15h
Dado Fomento ao exercicio da arte