Victor Carteiro

Victor Carteiro

Carteiro Curitibano há 20 anos. Sindicalista e gremista
Twitter/Instagram: @victorcarteiro

17/02/2024
17/02/2024

FELICIDADE E GRATIDÃO É O QUE ESTOU SENTINDO NESSE MOMENTO, TAMANHO O NÚMERO DE FELICITAÇÕES POR MAIS UM ANIVERSÁRIO! 🙏🙏🙏🙏

JAMAIS CONSEGUIREI RESPONDER A TODOS, MESMO VISUALIZANDO CADA POSTAGEM E MENSAGEM AQUI NA LINHA DO TEMPO E NO MESSENGER!

DEUS ABENÇÕE A TODOS! O MEU MAIOR PRESENTE É CADA UM DE VOCÊS!
GRANDE ABRAÇO!

17/10/2023

VOCÊ SABIA? CLÁUSULA 16 - Licença Maternidade. Acordo Coletivo 2023/24 dos Correios

03/10/2023

DESCONTO ASSISTENCIAL: Onde encaminhar, prazo de recusa, regras para empresa e sindicato...

SAIBA MAIS

30/09/2023

Uma reflexão sobre o acordo coletivo 2023/2024 dos Correios.

POR UM SINDICATO DE LUTA: INDEPENDENTEMENTE DE GOVERNO E DA DIREÇÃO DOS CORREIOS

15/09/2023

PRECIPITAÇÃO OU SUBMISSÃO??

Por acreditar que não ocorreu em tempo hábil uma análise jurídica e financeira da minuta apresentada pela empresa nesta última quinta-feira, dia 14 de setembro, discordo veementemente da decisão tomada pela direção do SINTCOM/PR nesta Assembleia.

Faço o meu desagravo em relação ao posicionamento da Secretária Geral de ser favorável à aprovação da última proposta. Com toda a certeza, existem, muitos trabalhadores ali que saíram insatisfeitos com o resultado final. É constrangedor, no mínimo, ver diretores, sindicalistas experientes e representantes na mesa de negociação, se omitindo e concordando com a falta de habilidade de negociação desta atual gestão, que fracassa mais uma vez.

É importante lembrar que a FINDECT, a Federação que representa o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e outros sindicatos filiados realizarão suas Assembleias no dia 21 de setembro, e a própria federação que representa nosso sindicato nacionalmente, a FENTECT, por meio de vários diretores, se recusaram a aceitar a minuta apresentada pela empresa por acreditarem que poderiam ter mais avanços nas cláusulas sociais e econômicas. Infelizmente, perdemos a oportunidade de nos mantermos no jogo pela inabilidade e intransigência desta gestão desastrosa.

NOS AJUDE CURTINDO E COMPARTILHANDO NOSSO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS
Victor Carteiro

11/09/2023

O MENSAGEIRO
11 de setembro de 2023

A nova e a velha tática - vencer pelo cansaço
Cinco questões que são importantes, na minha opinião:

1. TIRO NO PÉ
Os representantes da empresa na mesa de negociação apostam na tática de vencer pelo cansaço, prorrogando o acordo coletivo até o dia 30/09/2023, enfraquecendo assim o movimento grevista que está marcado para o próximo dia 12, nesta terça-feira. Ou caso a paralisação venha a acontecer, vislumbrar levar isto para o dissídio, junto aos velhos conhecidos do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

2. DISPUTA NOCIVA
É interessante alertar que existe uma disputa nociva entre duas federações que representam a nossa categoria nacionalmente. Elas buscam um protagonismo na possível assinatura do Acordo Coletivo 2023/2024. Trata-se de uma disputa entre a FENTECT X FINDECT que deixa milhares de trabalhadores perdidos entre a guerra de informações.

3. DESCASO
Sem nenhuma agitação na base neste momento tão importante para a classe trabalhadora (algo próximo do zero), estamos em um clima de abandono e desinteresse. Nesta falta de informações, muitos trabalhadores f**am perdidos. E f**am ap***s na memória alguns momentos históricos de nossa luta.

Momentos em que caminhões de som estavam presentes junto à boletins, barracas de convencimentos e diretores na base. Onde havia o esclarecimento à população sobre o real motivo de nossa paralisação e o contato com a imprensa e todos os meios de comunicação. Tudo isso hoje em dia está resumido à algumas lives nas redes sociais, que possuem um alcance limitado. Lives que até possuem um certo discurso inflamado, mas que infelizmente possuem pouco poder de alcance.

4. POSIÇÕES DO SINDICATO
Qualquer posição da atual direção do SINTCOM/PR e da Federação Nacional de protelar a negociação até o dia 30 de setembro, colocará em cheque à postura representativa destes diretores. E se isto acontecer, TERMINOU PARA NÓS! O último que sair, que apague a luz!

5. MESA DE NEGOCIAÇÃO
Acreditamos no bom senso e que iremos avançar! Conseguimos recuperar várias cláusulas importantes que foram perdidas no desgoverno Bolsonaro, e tivemos avanços signif**ativos nas cláusulas sociais. Contudo, 3.18% na cláusula é um aumento que chega a ser algo menor que o índice da inflação. E ainda por cima, será pago ap***s no ano que vem. A RESPOSTA É NÃO! É GREVE!

CONCLUSÃO
Para concluir, companheiros e companheiras, é necessário reforçar que precisamos melhorar e muito o número de companheiros na assembleia da próxima terça, no dia 12 de setembro. Precisamos lembrar que estiveram presentes na sede do sindicato, na última assembleia, cerca de 100 trabalhadores. Estes 100, de um universo de 1500 na Capital e Região Metropolitana, e cerca de 3.500 em nível estadual. Este momento depende de nós, nos locais de trabalho; precisamos convencer o colega ao lado da importância de se lotar as assembleias, e irmos a luta.

Nesta caminhada difícil, ou você se corrompe, se omite OU vai de fato para a guerra.
NOS AJUDEM CURTINDO E COMPARTILHANDO NOSSO TRABALHO NAS REDES SOCIAIS

O Mensageiro
11 de setembro de 2023

14/05/2023

Um feliz dia das mães para todas que nos seguem e nos acompanham nas redes sociais. Para as mães que muitas vezes fazem o papel de também serem pais de seus filhos. Vocês são guerreiras, batalhadoras e a base de nosso país. ❤️❤️❤️

Photos from Victor Carteiro's post 09/03/2023

Tomando um chopp e aproveitando a noite no Karaoke com o Josué

08/03/2023

Um Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas que acompanham a nossa página!

15/02/2023

O MENSAGEIRO
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

NAS RUAS E NAS REDES, BANCÁRIOS PROTESTAM POR REDUÇÃO DOS JUROS
O criador do plano Real, André Lara Resende, o economista e ex-diretor do Banco Central, classif**a como profundamente equivocada a manutenção da taxa de juros em 13,75%. O presidente Lula considera esta alta na taxa de juros uma vergonha e critica a atuação do Banco Central.
Infelizmente o Banco Central é inimigo do povo brasileiro, sempre massacrado. Só no Brasil existe essa taxa absurda de juros, que chega a ser uma aberração à saúde financeira dos mais vulneráveis de nosso país.

Roberto Campos Neto é mais um marajá que ganha um salário mensal altíssimo e deixa explícito que o seu objetivo é servir aos milionários, ao mercado financeiro e a seus investidores. Infelizmente ainda convivemos com uma imprensa golpista que é serviçal do grande mercado capitalista. Não nos surpreende que estes grandes veículos de mídia insistem em dar espaço para economistas de direita que são meros fantoches de banqueiros. Estes mesmos economistas que sempre fazem análises medíocres e insistem nessa tecla de que o mercado f**a nervoso com as criticas de Lula ao Banco Central e sugerem que o presidente deve moderar em suas criticas à esta política absurda de juros.

GANÂNCIA E SEDE INSACIÁVEL DE LUCROS
O povo brasileiro não suporta mais pagar tantos juros à banqueiros, mega empresários, investidores e especuladores do mercado financeiro, que sempre estão unidos em defesa da manutenção desta política de juros altos. É bíblico - em Mateus 19:23, Jesus disse aos seus discípulos. "Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus". Campos Neto, atual presidente do Banco Central, apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro é uma verdadeira bomba-relógio, instalada no atual governo pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes.

Um abraço.
Victor Carteiro

Photos from Victor Carteiro's post 12/02/2023

O MENSAGEIRO - C**A 2023
12 de fevereiro de 2023

Comunicamos que estão encerradas as inscrições de candidatos à C**A na Gestão 2023. A eleição para novos cipeiros em várias unidades se realizará em breve.

ATRIBUIÇÕES DA C**A (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES)

A C**A solicita, planeja, implanta e mantem medidas preventivas capazes de eliminar ou reduzir risco de acidentes. Estas são as suas princ**ais atribuições. É ela que é o braço direito da segurança dos trabalhadores na empresa. Devem partic**ar da C**A representantes dos empregados e da empresa, e estes terão um mandato com duração de um ano.

RESPONSABILIDADES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA HORA DO VOTO

Devemos eleger representantes com os perfis mais próximos das lutas do povo trabalhador e que sejam capazes de conduzir um bom debate em prol da melhora do ambiente de trabalho e da redução de riscos. E infelizmente existe uma cultura equivocada e irresponsável de ainda elegermos cipeiros pelo grau de amizade e relacionamento pessoal, o que compromete toda a unidade caso este eleito não seja atuante.

Uma situação que jamais entenderei nos Correios, é que em eleições para delegado sindical, os mais combativos da unidade são sempre lembrados na escolha para representá-los. Mas no caso da C**A, não se utiliza o mesmo critério e método de valorização. E todos nós sabemos que esta é uma enorme responsabilidade para os trabalhadores e empregados. Sabemos da importância de elegermos bons representantes.

Por isso que no dia da eleição, faça uma análise e reflita! Muitos dependem de sua escolha, e queremos que ela seja ser a melhor possível. O cipeiro eleito pela categoria é um porta-voz do sindicato, uma mão amiga que precisa estar sempre a disposição do interesse dos trabalhadores. A prevenção de acidentes, o combate ao assédio moral dentro da empresa e a ajuda na preservação da saúde mental e física de nossos companheiros são pontos que honram um bom cipeiro.

Um grande abraço
Victor Carteiro

**a **a

Photos from Victor Carteiro's post 30/01/2023

O MENSAGEIRO - 30 de janeiro de 2023
Segunda-feira

QUAIS SÃO AS REAIS NECESSIDADES DA CATEGORIA DOS CORREIOS?

Devido a extensão do texto, o mesmo será postado na forma de imagem nesse post.

Um abraço.
Victor Carteiro

30/01/2023

O MENSAGEIRO - 30 de janeiro de 2023
Segunda-feira

QUAIS SÃO AS REAIS NECESSIDADES DA CATEGORIA DOS CORREIOS?

Nossa empresa, que acaba de completar 360 anos, fechou o ano de 2022 com um lucro de 1,5 bilhão de reais. E com isso, cai por terra aquele argumento repetitivo, repetido como um mantra por alguns que acreditam que o serviço público só traz prejuízo ao país. Muito pelo contrário, nossa empresa teve seus lucros triplicados nos últimos anos.

Porém, existe um paradoxo que precisa ser analisado e bem refletido sobre estes bons números. E é a questão dos custos e dos benefícios, afinal de contas, nenhum sindicato ou categoria quer que sua empresa, a fonte de sua renda, quebre ou trabalhe no prejuízo.

ORDEM DO DIA: ELA VEM DO EX-PRESIDENTE DOS CORREIOS, FLORIANO PEIXOTO, UM ENTREGUISTA BOLSONARISTA

Peixoto defendia a privatização dos Correios e a implantação de uma série de mudanças estruturais e radicais durante a sua gestão, que começou em 2019 e acabou recentemente com a posse do presidente Lula. Esta era a visão de um subordinado do capital, que acreditava que isso fortaleceria a empresa e sua estabilidade financeira. E como sempre, somos nós, trabalhadores, que pagamos as contas dessas medidas. A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.

PACOTE DE MALDADES
Também se discutiam questões como a judicialização do nosso acordo coletivo, algo que tiraria dos trabalhadores e seus representantes o poder de negociação, jogando o nosso direito legítimo a terceiros, o congelamento de aumentos salariais, e com isso a perda do poder de compra dos trabalhadores. Também tivemos sucateamento em diversas áreas operacionais, retiradas de vários direitos e cláusulas históricas que beneficiaram os quase 90 mil funcionários dos Correios.

Um verdadeiro desleixo e falta de zelo com a saúde de nossa categoria e seus familiares. Ainda por cima, nosso plano de saúde foi um dos mais afetados por esta gestão bolsonarista e macabra. Inúmeras denúncias de perda de vários convênios hospitalares e especializações médicas. Tudo em nome da ganância e em resposta ao mercado escravagista e explorador. Vemos uma falta na abertura de novos concursos públicos, com os quais a falta de contingente humano em vários setores da empresa seria amenizado. E o resultado foi dado ao mercado financeiro e à imprensa golpista, tudo isso graças às duras p***s e os sacrifícios de nossa categoria, que terminou pagando essa dura conta.

NADA VEM DE GRAÇA À CLASSE OPERÁRIA E AOS TRABALHADORES EM GERAL

Então, qual seria o nosso papel? O que pode ser feito?
Bem, quanto maiores forem as mobilizações dos trabalhadores, mais força terão as nossas entidades sindicais e os movimentos sociais. São estes que esclarecem à sociedade a importância de termos um Correios público, que exerce o seu papel social. É preciso deixar claro que a empresa tem de ter em seu caráter o retorno financeiro e a competitividade, mas sem deixar de lado os seus princ**ais colaboradores, a nossa categoria dos Correios.

Um forte abraço à todos
Victor Carteiro

Videos (show all)

VOCÊ SABIA? CLÁUSULA 16 - Licença Maternidade. Acordo Coletivo 2023/24 dos Correios #licencamaternidade #acordocoletivo ...
DESCONTO ASSISTENCIAL: Onde encaminhar, prazo de recusa, regras para empresa e sindicato...SAIBA MAIS #sindicato #sintco...
Uma reflexão sobre o acordo coletivo 2023/2024 dos Correios.POR UM SINDICATO DE LUTA: INDEPENDENTEMENTE DE GOVERNO E DA ...
PRECIPITAÇÃO OU SUBMISSÃO??Por acreditar que não ocorreu em tempo hábil uma análise jurídica e financeira da minuta apre...
DEU RUIM! 😮😮😬😬  Empresários e PATROCINADORES de Bozo🤡🤡 enquadram o desaparecido e ordenam o fim dos protestos dos badern...
AMANHÃ SERÁ UM LINDO DIA! LULA PRESIDENTE!
Que neste domingo tão importante para a nossa democracia, possamos votar em paz e tranquilidade.A Vitória de Lula neste ...
Nessa reta final, cada voto é importante. PRECISAMOS DE ADESÃO TOTAL DE NOSSA CATEGORIA!Neste domingo, dia 30 de outubro...
Um videozinho especial que gravei neste dia tão importante para a nossa democracia aqui em Curitiba, na nossa zona eleit...
Estamos na reta final de campanha. E você, já escolheu o seu candidato a deputado federal?Eu já. E ele é o Zeca Dirceu, ...
A campanha de Zeca Dirceu está a todo vapor por Curitiba e pelo estado do Paraná! Neste dia 2 de outubro, não se esqueça...
Ele sempre esteve aqui e já provou o que faz. Basta de ódio e violência.O povo quer um país de oportunidades, e com Zeca...

Website