GPSA - Preservação da Serra da Argemela
Nearby government services
8th Avenue
B
8th Avenue
8th Avenue
8th Avenue
8th Avenue
8th Avenue
8th Avenue
Rua Ó, São Lourenço da Mata
8th Avenue
8th Avenue
8th Avenue
Jl. Kusuma Bhakti
8th Avenue
8th Avenue
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from GPSA - Preservação da Serra da Argemela, Nature Preserve, 421 8th Avenue, New York, NY.
Associação de direito privado, sem fins lucrativos, enquanto depositária dos valores que inspiraram o grupo informal de cidadãos que, de forma espontânea, se agregaram na luta pela preservação da Serra da Argemela, tem como objeto social a preservação e o desenvolvimento sustentado da serra onde se localiza a Argemela, localmente mais conhecida como a Serra da Argemela, bem como do Rio Zêzere, atr
Missão cumprida!
Levámos a Causa da Argemela e das suas Populações ao Festival da Cherovia e foram MILHARES as PESSOAS que, durante 4 dias, ficaram a conhecer ou quiseram saber mais e participar, ao dizer NÃO À EXPLORAÇÃO MINEIRA NA ARGEMELA, assinando a nossa PETIÇÃO. (https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT113507)
Tentámos responder a todas as perguntas e demos conta das muitas preocupações que partilharam connosco.
A TODOS, O NOSSO PROFUNDO AGRADECIMENTO.
Igual AGRADECIMENTO à ORGANIZAÇÃO do FESTIVAL, por ter proporcionado às Associações esta oportunidade de promoção da respectiva missão e actividade.
Festival da Cherovia - Covilhã
Estamos aqui
Festival Da Cherovia - Covilhã
📍 R. 6 de Setembro 16, 6200-036 Covilhã https://g.co/kgs/P7e9xoK
Levámos a Causa da Argemela e das Suas Populações ao FESTIVAL DA CHEROVIA.
PELA VIDA, VENHA TAMBÉM DIZER NÃO À EXPLORAÇÃO MINEIRA NA ARGEMELA!
Queda da população de morcegos impulsionou mortalidade infantil nos EUA — e as coisas vão piorar
Queda da população de morcegos impulsionou mortalidade infantil nos EUA — e as coisas vão piorar A queda da população de morcegos na América do Norte levou a um aumento do uso de pesticidas por agricultores como método alternativo para proteger as suas culturas dos ...
‼️Pela a Preservação da Serra da Argemela e de toda a região envolvente ‼️
Reportagem 02 de Setembro
Vejam, como a extração mineira pode envenenar regiões inteiras.
Mais Mundo: como a extração mineira pode envenenar regiões inteiras Aos poucos, a terra, os rios e o ar começaram a ser envenenados pela extração mineira, que tomou conta da paisagem e tornou a vida insuportável. A situação piorou quando concessão das minas foi entregue em 2018 a uma empresa chinesa.
No passado dia 24 de Junho, o Barco acolheu uma conferência subordinada ao tema “Mineração e seus impactos nas comunidades – Diálogos entre Brasil, Chile e Portugal”, levada a cabo por um grupo de Investigadores Universitários para partilha de Informação Científica e de Experiências sobre as consequências da mineração, deixando claras as gravíssimas consequências para os concelhos da Covilhã e do Fundão, caso a exploração se viesse a concretizar.
Pela disponibilidade e pela partilha quer de Conhecimento Científico quer de conhecimento baseado na Experiência, o GPSA vem expressar um PROFUNDO AGRADECIMENTO aos Drs.: Ananda Martins Carvalho, Lúcia Fernandes, Miguel Artur de Ávila Carranza, Viliina Kaikonnen (Investigadores do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra), Paula Zanardi (coordenadora executiva do Projeto “Mariana Território Atingido”, da Cáritas) e Pablo González (da Pontificia Universidad Católica de Chile).
Agradecemos, igualmente, a presença e participação do Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis; a presença da Exma. Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Silvares, Cláudia Pereira; e da Exma Sra. Presidente do Núcleo de Castelo Branco da Quercus, Graça Passos; a presença on-line do Exmo. Sr. Coordenador da Iniciativa Liberal de Castelo Branco, Pedro Roque; a colaboração do Exmo. Sr. Presidente da Junta da União de Freguesias de Barco e Coutada, Vítor Barata Fernandes; bem como, a sempre pronta colaboração da ARPAZ, na cedência do auditório que acolheu esta iniciativa.
Finalmente, bem-hajam as muitas pessoas, moradoras e não moradoras, que compareceram e participaram, em sala e on-line.
E, pedindo emprestado um dos lemas da ARPAZ, «JUNTOS SOMOS MAIS FORTES»!
𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚, 𝐝𝐢𝐚 𝟐𝟒, à𝐬 𝟏𝟖𝐡𝟎𝟎
📍Auditório da ARPAZ, Barco
Investigadores da Universidade de Coimbra (Centro de Estudos Sociais) vão realizar, uma
𝐒𝐄𝐒𝐒Ã𝐎 𝐃𝐄 𝐄𝐒𝐂𝐋𝐀𝐑𝐄𝐂𝐈𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐎𝐒 𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐞 𝐌𝐎𝐑𝐀𝐃𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐧𝐚 𝐳𝐨𝐧𝐚 𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐞𝐧𝐭𝐞 à 𝐀𝐑𝐆𝐄𝐌𝐄𝐋𝐀, tendo por objetivo um debate amplo e aberto sobre os impactos da mineração na vida dos habitantes que moram junto a estas explorações.
A sessão constará de uma pequena apresentação feita pelos convidados, que darão conta das suas experiências e transmitirão o seu conhecimento sobre o assunto, seguindo-se um debate onde qualquer pessoa presente poderá fazer perguntas sobre o tema que considerar mais importante esclarecer.
A qualidade, as experiências vividas e conhecimentos dos interlocutores presentes, convidam-nos a todos nós, cidadãos, a estarmos presentes para aprendermos sobre os contornos e efeitos deste tipo de explorações no ambiente e na vida das pessoas.
𝐎 𝐒𝐀𝐁𝐄𝐑 É, 𝐄 𝐒𝐄𝐌𝐏𝐑𝐄 𝐒𝐄𝐑Á, 𝐔𝐌𝐀 𝐕𝐀𝐍𝐓𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐐𝐔𝐄𝐌 𝐎 𝐓𝐄𝐌.
𝐏𝐄𝐋𝐀 𝐒𝐔𝐀 𝐒𝐀Ú𝐃𝐄 𝐄 𝐃𝐎𝐒 𝐒𝐄𝐔𝐒, 𝐏𝐄𝐋𝐎 𝐁𝐄𝐌 𝐃𝐀 𝐍𝐎𝐒𝐒𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄, 𝐍Ã𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐏𝐄𝐑𝐃𝐈𝐂𝐄 𝗘𝗦𝗧𝗔 𝐎𝐏𝐎𝐑𝐓𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 .
Link:
https://meet.google.com/tyc-mcqf-qkb
JÁ TEMOS NOVA DATA!!
DIA 24 DE JUNHO AS 18H00.
ESTEJA ATENTO. BREVEMENTE, VAMOS COMUNICAR UMA NOVA DATA!
Dado que esta sessão é de muito grande importância e que várias pessoas nos pediram que fosse realizada noutra data, permitindo uma maior divulgação para que mais pessoas pudessem ter acesso aos esclarecimentos, vemo-nos obrigados a corresponder ao pedido e adiar.
Pedimos desculpa, pelo transtorno que esta alteração possa ter causado.
Investigadores da Universidade de Coimbra (Centro de Estudos Sociais) vão realizar, SÁBADO, DIA 15, às 16 HORAS, no AUDITÓRIO da ARPAZ, aldeia do BARCO, uma SESSÃO DE ESCLARECIMENTO PARA OS RESIDENTES e MORADORES na zona envolvente à ARGEMELA, tendo por objetivo um debate amplo e aberto sobre os impactos da mineração na vida dos habitantes que moram junto a estas explorações.
A sessão constará de uma pequena apresentação feita pelos convidados, que darão conta das suas experiências e transmitirão o seu conhecimento sobre o assunto, seguindo-se um debate onde qualquer pessoa presente poderá fazer perguntas sobre o tema que considerar mais importante esclarecer.
A qualidade, as experiências vividas e conhecimentos dos interlocutores presentes, convidam-nos a todos nós, cidadãos, a estarmos presentes para aprendermos sobre os contornos e efeitos deste tipo de explorações no ambiente e na vida das pessoas.
O SABER É, E SEMPRE SERÁ, UMA VANTAGEM PARA QUEM O TEM.
PELA SUA SAÚDE E DOS SEUS, PELO BEM DA NOSSA COMUNIDADE, NÃO DESPERDICE ESTA OPORTUNIDADE .
🇵🇹 Com a NOVA RUBRICA “SABIA QUE”, vamos ficar a saber por que razão a REGIÃO DA ARGEMELA (Cova da Beira) pode vir a ser uma REGIÃO DE SACRIFÍCIO, se nada for feito!
🇨🇵 Sous la NOUVELLE RUBRIQUE "SAVIEZ-VOUS QUE", nous allons découvrir pourquoi la RÉGION D’ARGEMELA (Cova da Beira) peut devenir une RÉGION SACRIFIÉE si l’on ne fait rien!
🇬🇧 Under the NEW HEADING "DID YOU KNOW", we'll find out why the ARGEMELA REGION (Cova da Beira) could become a SACRIFICE REGION if nothing is done!
Sabia que
VIZINHO INSUPORTÁVEL
Reportagem - Investigação Sábado -
Sexta-feira (26 de janeiro às 21h26), na CMTV.
Central de Biomassa do Fundão nasceu para produzir energia verde, mas o barulho e o pó que produz está a transformar a vida dos moradores num inferno e a pôr em risco a sua saúde.
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/o-pesadelo-de-ter-uma-fabrica-como-vizinho-veja-agora-na-cmtv
AMG Associação de Moradores do Sítio da Gramenesa
O pesadelo de ter uma fábrica como vizinho. Veja agora na CMTV Central de Biomassa do Fundão nasceu para produzir energia verde, mas o barulho e o pó que produz está a transformar a vida dos moradores num inferno e a pôr em risco a sua saúde.
‼️HOJE ÀS 17h30‼️
➡️Edifício da Junta de Freguesia do Barco
ARGEMELA ABRIGO de IMPORTÂNCIA NACIONAL de MORCEGOS - PALESTRA
Venha conhecer estas espécies e saber porque são tão valiosas para nós!
No âmbito da visita do ICNF e da monitorização a este abrigo,a Dra. Luísa Rodrigues, especialista em morcegos, dará uma Palestra, onde ficaremos a conhecer mais esta vida a proteger e onde poderemos fazer perguntas.
Esperamos por si!
❗️IMPORTANTE ❗️
Vai ser exibido hoje, dia 10 de novembro, na CMTV, pela 21h 20m, a seguir ao Grande Jornal, um documentário investigação "A luta de um veterinário contra um crime ambiental".
O GPSA recomenda que veja este documentário porque o conhecimento é fundamental para termos consciência do que pode vir a acontecer se a exploração mineira da Argemela for avante.
Investigação SÁBADO. A luta de um veterinário contra um crime ambiental Há sete anos que Filipe Pereira luta contra um atentado ambiental. O foco poluidor tem origem no complexo mineiro de Aljustrel explorado pela Almina. A não perder no Investigação SÁBADO esta noite, na CMTV.
O grito de um povo
"As comunidades em redor dos coutos mineiros estão sujeitas aos efeitos do ruído das máquinas assim como dos rebentamentos e consequentes vibrações do solo, emissões de gases e poeiras, assim como da contaminação dos solos e das águas superficiais e subterrâneas que impedem a prática da agricultura e das regas, além das águas de consumo humano estarem contaminadas."
Dia Naciona da Água
A Água é a fonte da vida de todos os seres
A Água é tudo para a vida
Sem Água não há vida
Se houver exploração mineira na Serra da Argemela, esta fonte de vida será posta em causa
A qualidade da Água da Argemela e do rio Zêzere será afetada
O enorme reservatório de Água da Argemela desaparecerá e a qualidade do Rio Zêzere será afetada.
"...os sulferetos existentes nos jazigos mineiros dão origem ao surgimento de ácidos e compostos químicos que afetam sucessivamente, as águas, os solos, a fauna, a flora, ..."
Pela Preservação da Serra da Argemela
Pela Preservação do Rio Zêzere
ESTAS EXPLORAÇÕES, PELOS IMPACTOS NEGATIVOS QUE CAUSAM, NÃO PODEM SER FEITAS EM QUALQUER LADO E A QUALQUER CUSTO!
São conhecidos de há muito os graves impactos das explorações mineiras na saúde das pessoas, na água, ar, biodiversidade, solo, subsolo e paisagem, pelo que, não existindo mineração verde (“green mining”), a escolha dos locais onde esta atividade pode ser autorizada tem de ser avaliada, de modo sério, em função da proximidade de localidades e dos danos que pode provocar no ambiente.
“Todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.”
A Argemela, o Zêzere e o Barco.
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT113507
NA DEFESA DA ARGEMELA E DAS SUAS GENTES
"Porque é uma zona ventosa, o que facilitará a dispersão das poeiras por grandes distâncias; porque se situa, literalmente, em cima da aldeia do Barco, o que afetará radicalmente a sua qualidade de vida, com o surgimento de doenças associadas e com o empobrecimento dos residentes (resultante, por exemplo, da desvalorização do património imobiliário decorrente da desertificação e despovoamento da região); e porque a sua destruição secará as reservas de água e poluirá o rio Zêzere, que abastece de água a grande região de Lisboa. "
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT113507
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA SOBRE A EXPLORAÇÃO MINEIRA SOLICITADA PARA A ARGEMELA O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Click here to claim your Sponsored Listing.
Videos (show all)
Category
Contact the organization
Address
421 8th Avenue
New York, NY
10001
32-43. 47th Street
New York, 11103
This is my country which I love most. The most beautiful country in the world. The most beautiful la
68P
New York, 10001
The story of life, from the first primitive cells to the plants and animals that now live around us.
New York, 10003
If you picked the wrong note, play on so that no one notices your mistake!
New York
This site is open to all people who adore and love nature. See the beauty of the world.🌍🏞️🏜️☃️