Dra. Juliana Lacerda

Dra. Juliana Lacerda

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Dra. Juliana Lacerda, Medical and health, .

25/11/2022

Vamos reabastecer nossos estoques de sangue, o seu ato de amor pode salvar até 4 vidas.

Esses são os requisitos seguros para à doação, segundo o Ministério da Saúde, não deixe de procurar um hemocentro mais próximo, portanto documento oficial com foto e muita disposição para ajudar quem precisa!

Idade:

🩸Ter entre 16 e 69 anos: menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis;

🩸Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos;

Peso:

🩸 Pesar mais de 50 kg
Estar saudável:

🩸Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

🩸Caso queira doar após o almoço, aguardar 2 horas;

🩸 Ter uma noite de sono por no mínimo 6 horas nas últimas 24h;

Tempo entre cada doação:

🩸Homens podem doar de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano;

🩸Mulheres podem doar de 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações no ano.

Um gesto simbólico com duração de uma hora que pode salvar uma vida inteira.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

22/11/2022

Cada criança segue seu desenvolvimento natural isso não signif**a que seu bebê prematuro irá desenvolver problemas respiratórios ou digestivos, por exemplo. A verdade é que eles podem ser bem saudáveis.

O pediatra irá fazer uma avaliação do desenvolvimento, onde será diferenciada a idade cronológica e a idade corrigida para alinhar as expectativas de crescimento do bebê.

💜 Idade cronológica: o dia do nascimento do bebê.

💜 Idade corrigida: é ajustada conforme a prematuridade.

Se o bebê nasceu no dia 1 de março, com 32 semanas de gestação, na idade cronológica estará com 3 meses no dia 1 de junho, mas pela idade corrigida estará completando apenas 1 mês, tendo em vista que o bebê não completou as 40 semanas de gestação.

Mas fiquem tranquilos essa idade será corrigida apenas até os 2 anos e para crianças nascidas com menos de 28 semanas e 1 kg até os 3 anos.

Uma família bem orientada pela equipe multidisciplinar, conseguirá fornecer os melhores cuidados necessários para o bebê, como terapia ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapia evitando frustrações, medos e comparações desnecessárias em relação ao seu desenvolvimento.

Me conta aqui nos comentários como está o desenvolvimento do seu bebê!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

17/11/2022

O nascimento do bebê até a sua 37 semanas de gestação é considerado um bebê prematuro, ele pode necessitar de cuidados médicos especiais e pela sua fragilidade o risco de sequelas e até a morte é maior.

É muito comum perceber nas mães o sentimento de culpa por seus filhos não permanecerem até o final da gestação, mesmo alguns fatores causadores de
prematuridade possam ser diminuídos com educação e cuidados na saúde.

Sendo a principal causa global da mortalidade infantil antes dos cinco anos, trazendo um alerta para as consequências e diretos da família de bebês prematuros.

Nem sempre podemos identif**ar as causas do nascimento prematuro, mas algumas situações podem interferir nesta gestação como uso de álcool, dr**as ou tabaco, hipertensão crônica, pré-eclâmpsia, infecções no útero, má formação do útero ou do feto são os fatores mais comuns.

Nenhuma mãe quer passar por essa experiência e riscos, mas não dependerá somente dela, é muito importante realizar o pré-natal rigoroso com a equipe multidisciplinar onde receberam todas as informações necessárias sobre mudança no estilo de vida reduzindo as chances do bebê chegar antes da hora.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

14/11/2022

A diabetes mais comum entre as crianças é a Tipo1, destruindo as células produtoras de insulina a partir do pâncreas capazes de aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Os responsáveis devem f**ar atentos aos sintomas e procurar ajuda médica o mais rápido o possível quando a criança apresenta mudança de humor repentina, fome em excesso, cansaço, perda de peso repentina, constante vontade de beber água e urinar.

Para confirmação dos sintomas observados pela família, o pediatra irá solicitar alguns exames médicos, que em caso positivo, serão orientados para que a criança tenha uma equipe multidisciplinar para que ocorra a programação do tratamento.

Devemos dar uma atenção também para a Diabetes Tipo 2 também, que muitas crianças estão sendo diagnosticadas devido a obesidade. Nestes casos uma atividade física e alimentação completa, além da medicação prescrita é fundamental para a saúde dos pequenos.

A Diabetes Tipo 1 não tem cura, mas seguindo as orientações da melhor possível a criança terá uma vida saudável e feliz, por isso a observação familiar é tão importante.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

11/11/2022

Neste mês de novembro entre os dias 13/11 ao dia 25/11 estarei férias para aproveitar ainda mais a minha família.

Será um prazer compartilhar com vocês alguns momentos do meu dia-a-dia, passeios e viagens.

Planejei tudo com muito carinho para que gerasse boas lembranças afetivas em todos nós.

Um abraço a todos vocês e até logo!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

10/11/2022

Puerpério, resguardo ou quarentena é o período que se inicia no momento em que a placenta saí do organismo materno.

Com a duração de seis semanas, é importante que todos os envolvidos busquem informações ainda no período da gestação, pois, a preparação antecipada e a rede de apoio são os melhores métodos para entender esse fase.

São inúmeras as mudanças que ocorrem no organismo materno como lóquios (secreção vaginal) que apresenta cor avermelhada intensa até f**ar transparente com o passar dos dias, cólicas, alterações hormonais, alteração no funcionamento intestinal e depressão pós-parto.

O ciclo menstrual depende de cada organismo, geralmente a primeira ovulação acontecerá 45 dias após o nascimento do bebê, mas se estiver amamentando esse período pode aumentar.

Converse com seu médico sobre contracepção adequada para o pós parto, realizar planejamento familiar é fundamental.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

09/11/2022

No mês de novembro estamos celebrando a vida de nossos pequenos prematuros, então irei escrever vários posts sobre o tema sempre deixando um livre espaço para tirar dúvidas nos comentários, caixinhas de perguntas ou direct.

Para dar início a essa série vamos falar sobre as categorias da prematuridade.

É considerado um bebê prematuro, aquele que nasce antes das 37 semanas da gestação e quanto mais antecipado acontece esse nascimento mais prematuro será, sendo necessário utilizar mais recursos médicos para concluir seu desenvolvimento.

Vamos entender quais são as fases da prematuridade:

1) Prematuro tardio (34 semanas a 36 semanas e 6 dias).

2) Prematuro moderado (32 semanas a 33 semanas e 6 dias).

3) Muito prematuro (28 semanas a 31 semanas e 6 dias).

4) Prematuro extremo (menos de 285 dias de gestação), este necessita de maiores cuidados médicos.

Estes apresentam baixo peso, pele e orelhas mais finas e delicadas, a cabeça será maior que o corpinho, com reflexos mais lentos e passaram maior parte do tempo dormindo.

Se for indicação médica a estadia do bebê na UTI neonatal, não se assustem, lá será o setor onde seu filho terá um desenvolvimento seguro, acompanhado da equipe multidisciplinar pelo tempo que for necessário garantindo saúde e vitalidade duramente essa fase de desenvolvimento.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

08/11/2022

Confiar nos instintos do bebê não é dar liberdade total sobre a vida dele, mas se começar a olhar com mais atenção para as atividades realizadas pelos pequenos perceberá que o mundo das crianças f**am mais incríveis.

Dar liberdade de expressão e opinião desde cedo faz com que a criança cresça mais confiante, capaz de realizar boas escolhas, entender qual a sua missão na vida o que trará a independência.

Lembrando que a construção de um adulto funcional, capaz e bem-sucedido começa a partir do nascimento, então o que acha de dar mais ouvidos para o que as crianças têm a te dizer?

Me conta nos comentários como você constrói a independência dos seus pequenos!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

07/11/2022

As visitas estão liberadas a partir do terceiro mês de vida do bebê, pois, ele já estará imunizado com as primeiras doses das vacinas e a família adaptada com a nova rotina.

Muitos acham exagero quando os pais delimitam o limite e optam por fazer exigências pensando na saúde do bebê e o conforto da mãe, mas não estão errados.

O ideal é o visitante conversar com a família com antecedência, estar saudável, limpo, chegar no local e fazer a higienização correta das mãos, utilizar álcool em gel antes de tocar no bebê ou algum pertencente pela casa.

Evite também perfumes, permanecer na residência por mais de 40 minutos para não atrapalhar a rotina da criança, não pegue no colo ou tire fotos sem a autorização prévia dos pais e evite dar beijos, essa atitude pode transmitir algum vírus ou bactéria para o recém-nascido.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

04/11/2022

Com duração de até três horas por dia, a cólica causa um choro persistente ou incômodo que aparece na terceira semana de vida e melhorando de forma natural até os três primeiros meses.

Exclua outros fatores que possam fazer o bebê chorar como fome, frio, calor, hora da troca da fralda. Se o choro continuar é o momento de realizar práticas simples, mas que podem ajudar o recém-nascido:

1) Fazer compressas mornas e colocar na barriguinha do bebê, fazendo massagem

2) Flexione as pernas do bebê em direção ao abdômen

3) Evite locais movimentados ou com barulhos. Deixe o ambiente o mais tranquilo e sereno o possível.

As cólicas aliviam com o passar do tempo, mas não deixe de consultar o pediatra responsável se o choro persistir.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

01/11/2022

Saber o que acontece na sala de parto reduz muito a ansiedade dos pais, mas ter calma nesse momento é fundamental, os primeiros 60min de vida do bebê é importante. Logo após o nascimento, alguns cuidados médicos são indispensáveis:

1) Aquecimento: o bebê é enxugado pela pediatra e coberto e levado para a mãe.

2) Respiração: geralmente os bebês respiram sem estímulos, não se usa dar tapinhas no bu**um deles, o choro na sala de parto é o primeiro contato dele com o ambiente.

3) Cordão umbilical: enquanto a pediatra está aquecendo o bebê, o obstetra tem entre 1 a 3min para realizar o corte do cordão. Não é recomendado apressar ou adiar esse tempo.

4) Teste de Apgar: Esse teste avaliará todos os dados vitais, respostas motoras e reflexo, sendo feito no primeiro minuto de vida do recém-nascido e repetido no quinto. É a primeira nota que a criança recebe!

5) Aspiração do líquido amniotico: Atualmente, a aspiração das vias respiratórias só é realizada quando necessária. Se o bebê está respirando, sem dificuldade, pular essa etapa.

6) Medidas e peso: Após termos a certeza de que está tudo bem com o bebê, chegou a hora de realizar as medidas de estatura, peso, perímetro cefálico, torácico e abdominal.

7) Administração de Vit K: Esse procedimento é obrigatório, realizada de forma intramuscular, na coxa direita, tem como objetivo evitar/prevenir a Doença Hemorrágica do Recém-nascido.

8) Colírio: Atualmente o uso do colírio de Nitrato de prata a 1% é contraditório, pelo risco da conjuntivite química causada pelo mesmo. Sendo reservado mais para partos vaginais, hoje em dia, tendo como segunda opção o uso de Eritromicina pomada oftalmológica também.

9) Amamentar: É orientado que o bebê amamente na primeira hora de vida, isso ajuda a criar anticorpos. Além disso, é nesse processo que se produz ocitocina que auxilia na contração uterina.

Como vimos, os procedimentos são rápidos e simples, mas todos indispensáveis para garantir a saúde do bebê, converse com seu médico, não deixe de tirar as dúvidas, esse é o momento importante da vida do seu filho.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

31/10/2022

Hoje a segunda amanheceu ainda mais especial, quem me conhece de perto sabe o quanto esse dia do ano é importante para mim, meu aniversário!
O momento de encerrar ciclos, de reflexão e principalmente de GRATIDÃO!

Obrigada Deus, por mais um ano que se encerra e pelas novas 365 oportunidades que o Senhor me presenteia! No final de cada ano só uma certeza permanece: a de ser sempre luz e alegria em meio a QUALQUER circunstância!

Um brinde a doce liberdade de sermos quem somos!

E por ai, alguém mais adora comemorar o seu dia?!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

26/10/2022

É uma virose que afeta a mucosa dos olhos causando conjuntivites virais que podem evoluir para infecções bacterianas.

O tratamento consiste em medicar os sintomas virais, realizar a lavagem nasal, utilização de colírios e compressa fria para aliviar o incômodo nos olhos.

A indicação para não aumentar o número de casos é manter o afastamento social por 7 dias para que a criança tenha uma boa recuperação e que não contamine outros a sua volta.

Estou recebendo inúmeros casos de crianças com sintomas gripais, irritação ocular com vermelhidão, inchaço e secreções podendo apresentar tosse, febre e diarreia.

Não deixe de comunicar o pediatra responsável pelo seu filho se ele apresentar alguns desses sintomas, o combate contra o Adenovírus começa de dentro de casa.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

25/10/2022

O coto umbilical é um pedacinho de pele que f**a no umbigo do bebê após o nascimento. Ele é uma parte do cordão umbilical, que ligava o bebê à mãe e que irá cair entre uma ou duas semanas.

A limpeza deve ser feita a cada troca de fralda e após o banho utilizando álcool 70% e um algodão ou cotonete. Siga os passos a seguir para fazer uma boa higienização:

1) Lave bem as mãos, higienizando das unhas aos punhos com sabão neutro.

2) Molhe o algodão com o álcool 70% passando por toda a região em volta do umbigo. Não se esqueça de levantar o coto para limpar por todas as partes, o bebê da não irá sentir dor!

3) Seque o umbigo bem, não use faixas, moedas ou qualquer outro objeto sobre o umbigo para evitar infecções.

Os cuidados na hora de limpar e secar bem vão ajudar nesse processo. Se demorar a cair, investigue o atraso com o pediatra que acompanha o bebê.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

24/10/2022

A maternidade é responsável por fazer uma mãe desenvolver dons que ela nem imagina e um deles é de expressar o amor em inúmeras formas.

É um amor que nos da força, virtude e esperança que o mundo irá ser melhor e percebemos que nosso filho é um presente que Deus nos enviou para provar que somos capazes de cuidar, educar e ser a melhor companhia para nossos filhos.

Me conta aqui nos comentários qual foi a sensação de experimentar esse amor tão puro que é o de mãe.

Uma semana incrível para todos nós!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

21/10/2022

Hoje quero alertar a todas vocês que um toque pode salvar sua vida, que quanto mais cedo for descoberto as chances de cura são bem maiores.

Como o câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres no Brasil, é muito importante incentivar a realização do autoexame que deve ser feito uma vez por mês, do terceiro ao quinto dia após a menstruação ou caso você não menstrua, é indicado escolher um dia fixo para realizar.

Você é quem escolhe a posição, em pé ou deitada, o importante é que fique confortável o suficiente para fazer o passo a passo:

1 — Observe as mamas com os braços relaxados e levantados;

2 — Veja se há alguma alteração na pele;

3 — Coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe o seio esquerdo com a mão direita;

4 — Faça movimentos no sentido horário e anti-horário, buscando sentir alguma protuberância;

5 — Por fim, pressione bastante e verifique se há saída de líquido com coloração anormal.

Fazer o autoexame é o maior ato de carinho que você pode ter, não tenha medo, você sempre foi forte e corajosa!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

20/10/2022

A comunicação do bebê começa muito antes das primeiras palavras e quanto mais estímulos os pais realizarem melhor será para o desenvolvimento do bebê.

Lembrando que cada criança tem um ritmo e que linguagem não é apenas a fala propriamente dita, nos primeiros meses de vida por exemplo, o bebê utiliza os gestos e as expressões faciais para se comunicar.

Os nove meses ela já consegue reconhecer algumas palavras e imita os sons, com um ano a criança começa a falar suas primeiras falas, cada uma no seu tempo, mas é importante observar se ela entende o que se pede.

Aqui vou dar algumas dicas para fazer um bom estimulo verbal com a criança, são atos simples e que garantem um resultado, já que os pequenos tem os pais como referência e sempre vão tentar imitar suas atitudes.

Você pode contar histórias e incentivar o hábito da leitura, cantar músicas, estimular a conversa demonstrando interesse e acrescentar palavras novas no dia a dia da criança.

Agora me conta aqui nos comentários qual foi a primeira palavra do seu bebê!

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

19/10/2022

Por volta de 6 a 10 meses de vida surgem os primeiros dentinhos e os responsáveis devem f**ar atentos para começarem uma nova rotina no dia a dia da criança: a escovação.

É aconselhável o acompanhamento com o dentista pediátrico onde ele irá indicar uma escova de dentes macia e o creme dental ideal para a escovação.

Também será necessário fazer a higiene duas vezes ao dia de acordos com as orientações do profissional. Essa fase é muito importante para evitar cáries.

Com o passar do tempo, a escovação deve ser realizada três vezes ao dia, nas principais refeições. Seguir as orientações do dentista desde cedo garante uma saúde bucal adequada, já que esse será o hábito que o bebê fará pelo resto da vida.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

17/10/2022

A Poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, sendo transmitida através da ingestão de água, alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada pela tosse e espirros. Alguns fatores facilitam a transmissão do vírus, como a falta de saneamento básico, más condições habitacionais e a higiene pessoal precária.

A doença pode ser assintomática, na forma mais grave como a paralisia ou até mesmo a morte. Os sintomas mais comuns é febre, dor de cabeça, vômitos, espasmos musculares, rigidez na nuca e meningite.

A única forma de prevenção é através da vacinação disponível no SUS, onde todas as crianças devem ser vacinadas aos dois, quatro e seis meses com mais duas doses de reforços aos cinco anos.

Vacinar seu filho é um ato de amor, mas vai muito além, é cuidando da saúde dele que outras crianças estarão protegidas também.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

15/10/2022

Como venho dizendo durante a semana, cada bebê irá se desenvolver mas dentro dos próprios limites, são capazes de evoluir no momento que se sentem prontos então não os compare, as vezes é só questão de tempo.

No entanto, se vocês notarem qualquer sinal desses, é recomendado procurar o pediatra de costume para ele avaliar e realizar te**es onde serão capazes de identif**ar algum problema.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

Photos from Dra. Juliana Lacerda's post 14/10/2022

E para finalizar nossa série sobre O marco do desenvolvimento dos bebês os de 13 a 18 meses tem os sentidos mais desenvolvidos e qualquer detalhe se torna uma grande descoberta.

Esse é o momento de muita alegria, pois é quando se escuta as primeiras palavras.

Conseguiram identif**ar qual a fase do seu bebê? Me conta aqui nos comentários.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

Photos from Dra. Juliana Lacerda's post 13/10/2022

Continuando a série sobre desenvolvimento do bebê, de 7 a 12 meses já reconhece os familiares através do olhar, entendem gestos e começam a apoiar nos objetos para dar os primeiros passos.

É nessa fase que os pais f**am felizes porém preocupados.

Agora me conta aqui: estão gostando dessa série sobre o bebê?

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

Photos from Dra. Juliana Lacerda's post 11/10/2022

Hoje iremos iniciar uma série sobre as formas de desenvolvimento do seu bebê. Saber isso é importante principalmente para evitar frustrações e comparações com outras crianças, porém é preciso lembrar que cada bebê tem seu próprio tempo.

Os bebês de dois meses são mais ativos que os recém-nascidos, mesmo necessitando de mais horas de sono e interagir poucos os pais.

Ao completar os seis meses de vida, eles reconhecem tanto seus pais, quanto pessoas estranhas e necessitam cada vez menos de dormir durante o dia.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

Photos from Dra. Juliana Lacerda's post 10/10/2022

A sociedade pediátrica recomenda que as consultas sejam até os 18 anos, porém a frequência é reduzida conforme a orientação médica. O acompanhamento deve ser periódico e é necessário para manter a saúde da criança e do jovem em dia.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

Photos from Dra. Juliana Lacerda's post 07/10/2022

Não se culpe por não conseguir cumprir todos os objetos ou tarefas do dia a dia. Descansar, respirar e se cuidar é essencial para sua saúde física e mental. Antes de ser mãe você foi uma mulher incrível e isso não pode ser apagado jamais.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

05/10/2022

A pele do bebê é muito sensível e delicada nos primeiros anos de vida, as chances de aparecer assaduras são grandes, mas não se assuste, isso é normal.

A causa é simples: a fralda causa o aumento de temperatura e umidade local, causando a irritação da pele com o contato das fezes, urina e até a limpeza frequente.

O objetivo é sempre previnir! Ao invés de utilizar lenços umedecidos, prefira discos de algodão e água morna. Outro cuidado é com a fralda, que deve ser trocada sempre que estiver suja ou suada. Em dias quentes, coloque o bebê sem a fralda por uns minutos para a pele respirar.

Mesmo cuidando a assadura apareceu? Então é hora de levar no pediatra para ele indicar o melhor tratamento. Muito se ouve sobre utilizar talco ou amido de milho nas assaduras, porém fazer isso pode causar o ressecamento da pele agravando a ferida. Mantenha sempre a pele hidratada e uma troca de fralda mais rigorosa.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

03/10/2022

O intestino da criança é diferente do adulto sendo necessário um cuidado especial. Dificuldade para evacuar, fezes ressecadas/amolecidas e flatulências são mais frequentes, nestes casos é necessário observar com mais atenção o funcionamento intestinal da criança.

Não é normal o bebê f**ar por muitos dias sem evacuar. Barriguinha inchada, cólicas frequentes e fezes com textura diferentes são sinais de desarranjo intestinal e algumas medidas podem ser tomadas:

1) Alimentos indicados para intestino preso: em caso de crianças que já iniciaram a introdução alimentar, pode ser inserido na dieta um mamão, laranja, ameixa preta, quiabo, brócolis e lentilha.

2) Alimentos indicados para intestino solto: sucos coados de goiaba, maçã, pêra, sopas de mandioquinha, mandioca e inhame.

Mas nunca tome uma decisão sem consultar o pediatra responsável, ele irá indicar qual a melhor forma de introduzir esses alimentos ou qual fórmula de leite é a mais indicada para seu bebê.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

30/09/2022

Os índices de autolesão entre jovens e adolescentes são altos, representando a terceira causa de morte na adolescência! Isso acontece pois, na maioria dos casos, eles não são tratados e sim punidos! Essas lesões são chave de partida para a busca de profissionais da saúde para prevenir as tentativas de suicídio.

Entenda de uma vez por todas que não é frescura muito menos atitudes para chamar a atenção, na verdade, muitos adolescentes querem se tornar invisíveis perante o mundo.

Precisamos refinar nossos sentidos para lidar com jovens e adolescentes que apresentam mudanças no comportamento e assim como uma doença carnal a saúde mental precisa ser tratada sem preconceitos!

Fiquem atentos a sinais como mudanças marcantes de personalidade e hábitos, comportamento ansioso, agitado ou deprimido, piora no desempenho escolar, no trabalho e em outras atividades que costumava manter, descuido da aparência, perda ou ganho inusitado de peso, comentários autodepreciativos persistentes ou negativos em relação ao futuro, desesperança.

Converse com o pediatra se a família notar alguma dessas mudanças e ele irá fazer o encaminhamento para psicólogos e psiquiatras de confiança para realizar o tratamento completo e salvar uma vida que pode estar pedindo socorro.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

29/09/2022

Muito comum nos prontos-socorros infantis, a urticária é o terror dos pais que tem medo de que a alergia evolua para algo mais grave, portanto é importante f**ar atento a tudo que a criança consome principalmente corantes alimentícios e medicamentos.

É classif**ada em aguda ou crônica e tudo depende da sua duração, onde se permanecer por mais de 6 semanas é considerada como crônica e é a forma que mais afeta na qualidade de vida da criança devido à reincidência.

As causas variam entre alimentos como nozes, algumas carnes, laticínios, insetos como pernilongos, moscas, formigas, medicamentos, produtos de higiene ou limpeza.

São inúmeros fatores capazes de provocar a urticária, o ideal é sempre observar na hora do banho, por exemplo, se a criança está coçando apresentando alguma manchinha alta, vermelha e quente pelo corpo é interessante levar ao médico para poder analisar a causa dos sintomas e dar início ao tratamento adequado.

Dra. Juliana Lacerda
CRM 7945 | RQE 3966
Pediatria e Neonatologia

Website