Outra Cena

Outra Cena

Grupo de Teatro Amador de Vila Nova de Cerveira

Photos from Município de Vila Nova de Cerveira's post 27/05/2024
15/05/2024

𝙵𝙴𝚂𝚃𝙸𝚅𝙰𝙻 𝙸𝚃𝙸𝙽𝙴𝚁𝙰𝙽𝚃𝙴 𝙳𝙴 𝚃𝙴𝙰𝚃𝚁𝙾 𝙰𝙼𝙰𝙳𝙾𝚁 𝙳𝙾 𝚅𝙰𝙻𝙴 𝙳𝙾 𝙼𝙸𝙽𝙷𝙾
𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 𝗮 𝟮𝟵 𝗱𝗲 𝗷𝘂𝗻𝗵𝗼
🏠 Para preparar esta 14º edição do FITAVALE, todos os grupos de teatro amador passaram o ano a pensar sobre a palavra CASA. Refletiram em conjunto com os atores das Comédias do Minho, que criaram e encenaram os espetáculos. Como se constrói um espaço de sonho, de pertença e de significado?

🛖 A abertura do festival faz-se no dia 25 de maio (21h30), no recém-inaugurado Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, com “Como se Não Houvesse Amanhã”. Tânia Almeida aborda a noção de comunidade através da desconfiança que se instala num bairro, entre vizinhos. O espetáculo do grupo 'Outra Cena' é uma adaptação do episódio “The Monsters are Due on Maple Street”, da série “The Twilight Zone”, de Rod Serling.

🕌 No dia 31 de maio (21h30), ‘Os Simples’ estreiam “Jacqueline, a Fatalista”, na Casa da Cultura de Melgaço. É uma adaptação do texto “Jacques, o Fatalista, e o seu amo”, de Denis Diderot. Rui Mendonça criou este espetáculo para refletir sobre o destino. A nossa vida será traçada pelo grande arquiteto, ou será folha em branco? O espetáculo conta com uma segunda apresentação no dia 1 de junho (21h30), no mesmo local.

🏛 O grupo de teatro amador do Cine Teatro João Verde, de Monção, estreia em casa própria “A Porta, o Coração e a Alma Livre”, no dia 8 de junho (21h30). A criação original de Cheila Pereira é um espetáculo que cruza teatro e movimento para explorar o inconsciente, a identidade e o amadurecimento, através da metáfora da casa. A alma dança entre a escuridão da cave e a luz do sótão para descobrir-se como uma Casa Nova.

🚚 Em Valença, o grupo de teatro ‘Verdevejo’, da AC Verdoejo, interpreta “1º Direito”. Sara Costa criou o espetáculo a partir do texto original de Sara S, que escreveu sobre as questões do direito à habitação. Se no passado era possível sonhar com uma casa ideal, hoje desejamos apenas ter um quarto para poder dormir e sonhar. O grupo estreia no espaço associativo do miradouro de S. Tomé, em Verdoejo, Valença, no dia 15 de junho (21h30).

⛺️O encerramento do 14º Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho faz-se no dia 29 de junho, no Centro Cultural de Paredes de Coura. A partir das 15h, inicia-se uma maratona teatral, com a repetição de todos os espetáculos apresentados e com uma estreia. Em tom de celebração, o grupo ‘+ TAC Mais Teatro Amador Courense’ apresenta a criação de Luís Filipe Silva. Em “Trama” assistimos à construção conjunta de uma estrutura arquitetónica para refletir sobre os alicerces de uma comunidade. Portugal é uma casa de democracia há 50 anos e as Comédias do Minho são uma casa de teatro há 20 anos. Luís Filipe Silva e o ‘+ TAC’ quiseram assinalar o aniversário dessas duas edificações comunitárias no espetáculo de encerramento.

Cada uma das estreias, em cada concelho, será encerrada com uma festa pública, oferecida pelos grupos de teatro amador.

Toda a programação é de entrada livre.

18/01/2024

🎭 A comédia e o drama são a vossa praia? Não se acanhem. O Grupo de Teatro Amador "Outra Cena", de Vila Nova de Cerveira, está à procura de novos atores. Não há limite de idade e não é preciso inscreverem-se. Basta que apareçam no dia 𝟯𝟬 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 no 𝗖𝗶𝗻𝗲𝘁𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 de Vila Nova de Cerveira, às 𝟮𝟭𝗵.
🎭 O grupo integra o Projeto Comunitário das Comédias do Minho e tem o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira. É encenado pela nossa atriz Tânia Almeida, que está a iniciar o processo de criação de um espetáculo a estrear em maio. Preferem ficar em casa?

Ensaios semanais >> 3ª feira • 21h - 23h • Cineteatro de Vila Nova de Cerveira

Photos from Comédias do Minho's post 15/05/2023
27/04/2023

O FITAVALE - Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho chega com um novo fôlego! De 5 a 7 de maio, fazemos esta grande festa do teatro nos nossos cinco municípios de atuação. Há comédia, drama e uma farsa para ver!
Os espetáculos são interpretados pelos grupos CTJV (Monção), Os Simples (Melgaço), Mais Teatro Amador Courense (Paredes de Coura), Outra Cena (Vila Nova de Cerveira) e Verdevejo (Valença), e encenados pelos atores das Comédias do Minho - Cheila Pereira, Rui Mendonça, Luís Filipe Silva, Joana Magalhães e Sara Costa.

👉 Consulte o programa detalhado aqui: www.comediasdominho.com/fitavale-2023/

22/12/2022

❤️

Dia de recordar Samuel Barclay Beckett, dramaturgo e escritor irlandês (13 de abril de 1906 — 22 de dezembro de 1989).

Em diante. Dizer em diante. Ser dito em diante. Dalgum modo em diante. Até de modo nenhum em diante. Dito de modo nenhum em diante. Dizer por ser dito. Desdito. De ora em diante dizer por ser desdito. Dizer um corpo. Onde nenhum. Mente nenhuma. Onde nenhuma. Ao menos isso. Um lugar. Onde nenhum. Para o corpo. Estar lá dentro. Morrer-se lá dentro. E sair. E voltar lá para dentro. Não. Sair nenhum. Voltar nenhum. Só entrar. Ficar lá dentro. Em diante lá dentro. Parado. Tudo desde sempre. Nunca outra coisa. Nunca ter tentado. Nunca ter falhado. Não importa. Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor.

Samuel Beckett, in Worstward Ho
(Tradução de Miguel Esteves Cardoso)

20/04/2022

Website