Matheus Lange - Consultoria Financeira

Matheus Lange - Consultoria Financeira

Te ajudo a ter mais dinheiro e felicidade, melhorando o seu relacionamento com os dois. Sou Consultor Financeiro e Investidor Profissional.

Possuo a Certificação CEA (Certificado de Especialista em Investimentos ANBIMA). Tenha uma carteira feita no detalhe para você!

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 20/09/2023

Seja bem-vinda ao mundo Sofia💙
E a garotinha que estava prevista pra nascer em 21.09, com personalidade decidiu por conta própria que queria vir ao mundo no dia 20.09!
Um parto perfeito, na hora certa, tudo lindo e maravilhoso… e agora papai, mamãe e Sofi já estão juntos no quarto!
Obrigada Deus por mais esse milagre 🙏🙏 amor transbordando por aqui!

01/04/2023

Família aumentando! A Helô foi promovida a irmã mais velha, vai ter uma irmãzinha para compartilhar toda a vida. Sofia, você já é muito amada, minha filha. Você vai trazer muita felicidade e terei muito orgulho de ser seu pai. Te amamos ❤️

19/05/2022

Hoje essa princesa faz 2 aninhos. 2 anos de noites mal dormidas, de incontáveis fraldas trocadas, de muita bagunça, e principalmente, de muita alegria e felicidade.

Tem quem acredite que ter filho tira a liberdade, tira autonomia, tira poder de decisão do que fazer com o próprio tempo…

A verdade é que um filho de tira da solidão, te tira de uma vida mesquinha, arranca o egoísmo de dentro de você e faz você enxergar o real propósito da vida.

E aqui, eu tô falando de propósito de verdade, não aquele propósito que as empresas querem vender pra você e fazer você trabalhar 18 horas por dias achando que tá tudo certo, não.

E essa baixinha me mostrou isso é mais um pouco. Mostrou que eu não preciso impactar a vida de milhares de pessoas. Se puder impactar, ótimo! Mas se não puder, impactando de uma forma excelente a vida da minha família, já está ótimo. Já terei cumprido o meu propósito aqui.

A verdade é que eu já devo muito à ela, por conta de tudo isso. Pra compensar, a única coisa que tenho a fazer é tentar ser o melhor pai do mundo pra ela. E isso posso garantir que ela sempre terá de mim.

Te amo minha filha ❤️

08/12/2021

Já se foram 2 anos, e foi um tempo que passou muito rápido. Infelizmente o tempo passou muito rápido… esse tal de tempo, insiste em passar rápido em tudo que é bom.

Como o tempo ao teu lado é o melhor possível, ele realmente passa voando, mas que aproveitamos cada pedacinho desse tempo com muito amor, carinho e respeito.

Te amo e obrigado por fazer esse meu tempo aqui muito mais feliz.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 14/11/2021

Dinheiro pelo dinheiro, não vai te deixar mais feliz. Agora, a forma que você gasta seu dinheiro, seja 10 milhões, 10 mil ou 10 reais, impacta diretamente.

Você sabe como usar o dinheiro para te trazer mais felicidade?

2 psicólogos fizeram uma série de te**es científicos para entender a relação entre a utilização do dinheiro e a nossa felicidade.

O resultado eles apresentaram no excelente livro Happy Money.

Veja nesse carrossel quais são as 5 formas de você usar seu dinheiro para obter mais felicidade!

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 06/11/2021

Fechando o mês de outubro, vamos fazer agora por mês fechado.

Com o resultado da carteira até então, quero te perguntar: como você lida com a volatilidade?

Volatilidade é essas altas variações nos ativos, como ir de -3,3% em Setembro a +5,3% em Outubro.

O que mais existe são pessoas querendo os +5,3% de Outubro, mas não querem nem pensar em ter -3,3% em um mês.

A realidade é que é impossível ter um sem o outro. Simplesmente impossível.

Então se você quer uma rentabilidade diferenciada, você tem que ter estômago e tranquilidade para saber que passará por maus momentos. E tá tudo certo.

Se você não tem estômago pra isso, não espere ganhar um 5,3% no mês. E tá tudo certo.

O que realmente importa são seus objetivos e o que você quer fazer com o dinheiro lá na frente. A rentabilidade é só uma ferramenta que te ajuda ou te atrapalha, dependendo da forma que você usa.

Siga seu plano.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 16/09/2021

📊Atualização da Carteira da Helô!

Comecei a carteira da Helô em 10/08 e quero trazer pra vocês um update desse pouco mais de um mês.

Eu sei, 1 mês não quer dizer nada num universo de 20 anos. Mas quero trazer como uma carteira diversif**ada e agressiva pode ser interessante até mesmo no curto prazo.

Vejam que no período, o Ibovespa, que é um reflexo das empresas mais negociadas do Brasil, caiu -6,47%! E o dólar, também caiu -0,38%.

Ainda assim, a carteira da Helô conseguiu subir 1,59% no período, superando até o IPCA que foi 1,11% e superando tranquilo o CDI.

Isso quer dizer que continuará assim? Tenho a menor ideia.

Quer dizer que você deve copiar? Com certeza NÃO.

Isso foi muito o acaso, pode ser que no próximo mês não seja assim. Pode ser que comece a perder do Ibovespa. Pode ser, eu não sei o futuro.

Nesse mês deu certo. Mas o que importa, são os próximos 20 anos.

O que importa nesse começo, é manter os aportes consistentes. É seguir o plano.

Você já tem um plano para seu filho? Seu afilhado? Seu sobrinho?

Juntando 100 ou 150 por mês, você pode mudar a vida dessa criança que você tanto ama.

Tenha
Um
Planejamento.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 07/09/2021

Um dos melhores livros que já li. Numa daquelas maravilhosas surpresas.

Eddie conta a sua história, um sobrevivente do Holocausto, um judeu alemão nascido em 1920. Em 1938 foi retirado à força de sua casa e separado da sua família, para somente em 1945 ter sua liberdade de volta. 7 anos sendo tratado como lixo, como escória.

Impossível não se comover com a sua história.

E também traçar um paralelo com nossa situação atual. Nos desesperamos com a pandemia, de ter que f**ar em casa, de não poder sair, de saudades dos rolês e etc. Tem até quem ache que estamos vivendo o período mais difícil da história do mundo…

Se pra você é ruim f**ar em casa, imagine então ser arrancado aos pontapés dela. Você perder todas suas posses, do dia pra noite. Você ser separado da sua família. Você ver seus pais subindo num trem com passagem direto para a morte.

Imagine você ser obrigado a trabalhar, num frio de -20 graus. Comendo um copo de café com um pedaço de pão durante o dia. Você não sabe se morre de frio, de fome, ou espancado por um nazista.

O que estamos vivendo não é nada.

Somente agradeça por estar vivendo nessa época, onde nossa maior preocupação é quem será o 💩 que nos governará.

O mais louco da história do Eddie é que as pessoas que tratavam os judeus como escória, eram pessoas que cresceram com eles, estudaram com eles, trabalhavam com eles… eram pessoa comuns, como eu e você, dominadas por um ódio cegante. Um ódio sem sentido.

Um ódio enorme por quem pensa diferente de você.

E como ele mesmo diz, são pessoas fracas. Quem se deixa levar pelo ódio, que entra na onda desse discurso, são as pessoas fracas.

E é isso que acontece hoje, em pleno 2021. Milhares de pessoas tomadas pelo ódio. Seja ódio pelos “bolsominion” ou ódio pelos “lulalivre”.

“Mas Matheus, se não mostrar esse ódio o PT volta”. “Mas Matheus, se não tiver ódio o Bozo continua..”.

Leia a mensagem que o Eddie, seu futuro novo amigo, tem para você. Você entenderá que esse ódio é sem sentido.

Eddie, com seus 100 anos, sabe o que é o mal de verdade. Ainda assim, se considera o homem mais feliz do mundo.

29/08/2021

4:50 da manhã. Você escuta um chorinho do quarto do seu nenê. F**a alerta. O choro para. Você volta a dormir. O chorinho volta. F**a alerta de novo. Para. Dorme. Agora o choro volta com tudo, num berreiro, você levanta rápido e vai pro quarto.

5:00 da manhã. Você pega o nenê no colo para acalma-lo. Continua chorando. Você o balança. Começa a cantarolar uma música de ninar. Anda de um lado pro outro. Tudo junto. O choro continua. Do nada: seu nenê levanta com os olhinhos arregalados. fe*deu.

5:10 da manhã. Seu nenê, acordadão, aponta para a porta do quarto: quer ir pra sala brincar. Você diz que não é hora de brincar. Choro. Você balança ele, cantarola, anda de um lado pro outro, tudo junto. Nada. Choro. Você vai pra sala. Choro parou. Ele aponta para um brinquedo. Você dá o brinquedo para ele. Ele ri. Fofo. Fe*deu de novo.

5:20 da manhã. Você tá brincando com o nenê. Nenê vai de um lado pro outro brincando. Eis que surge a oportunidade: nenê começa a caminhar em direção ao quarto.

5:30 da manhã. Seu nenê chega no corredor. Você pega o nenê no colo. Ele estranha. Você entra no quarto. Ele desconfia. Você fecha a porta pra deixar o quarto mais escuro. Ele sacou. Choro. Bastante. Balança o nenê, se balança, etc.

5:40 da manhã. Choro diminuindo, há esperança. Você pega uma girafa. Coloca no seu colo junto com a nenê. A nenê gosta. Abraça a girafa. O choro para. Você pensa: yes!! Continua o balanço e tudo. Nenê dorme. Você quer comemorar, mas sabe que ainda é cedo. Você senta na poltrona.

5:50 da manhã. O nenê tá dormindo no seu colo. Com a cabeça no seu peito. A mãozinha no seu pescoço. Você sente o arzinho quente sair do narizinho. É hora de comemorar a vitória. Nem Steve Jobs conseguiria fazer tudo isso.

6:00 da manhã. Coloca o nenê no berço. Cobre o nenê. Olha o nenê por uns 30 segundos. Não liga pro cansaço. Só f**a ali presente. Com um sentimento maravilhoso que tudo faz valer a pena. Que aqueles minutos com o nenê no colo compensam horas de sono perdido. Você está investindo para o longo prazo. Investindo no relacionamento mais lindo que há.

27/08/2021

“É culpa do Lula, é culpa do Bolsonaro, é culpa do fulano”… o governo brasileiro, nos últimos 10 anos, foi excelente em destruir e aniquilar a nossa economia.

E o que isso f**a de lição? Não importa quem vai estar lá na cadeira mais alta do governo. Para ocorrer uma mudança de verdade, o Brasil precisa de uma mudança cultural. Dos cidadãos mesmo, para que isso reflita na política.

Mas esse não é o foco aqui. Se você quiser saber um pouco mais minha opinião sobre isso, me fala aqui nos comentários.

O que importa com essa informação é: independente de quem esteja na presidência, independente se você apoia ou não o governo, você precisa focar na sua vida.

Houveram pessoas que prosperaram na época do regime militar, no FHC, no Lula, no Temer, no Bolsonaro e até na Dilma...

Então antes de reclamar, de brigar, de protestar, pense se você está fazendo o seu máximo para melhorar a sua qualidade de vida. Para melhorar sua vida financeira. Para aumentar sua felicidade.

Não espere o milagre. Não culpe quem está no governo pela sua vida não estar do jeito que você quer.

Se você está lendo isso aqui, você não depende de ninguém “de lá”. Você depende de você mesmo e de como você se planejar.

“Ah Matheus, mas alguém precisa pensar nos mais necessitados”. Sim, precisa. E é muito mais fácil você mesmo fazer algo, com as suas mãos, via voluntariado ou filantropia, do que f**ar reclamando nas redes sociais esperando que algum político realmente queira ajudar a população. A coisa que o político mais se preocupa é sua eleição. A segunda coisa, é a sua reeleição.

O governo brasileiro é especialista em se autodestruir e jogar a conta pro cidadão brasileiro pagar.

Por isso, se preocupe com você primeiro e com aqueles que você ama. Se conseguir isso, ajude quem realmente necessita.

Assim você realmente faz a diferença é tem uma boa vida.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 19/08/2021

Os gráficos mais importantes da sua vida e que você deve estar atento.

Você se planeja?

Sabe como será seu dia, sua semana… planeja suas viagens? Se planeja financeiramente?

Eu aposto que esse planejamento não consta como estará dividido o seu tempo no futuro.

Como estará sua vida daqui a 30 anos? Quem você enxerga do seu lado? Como será o seu dia? O que estará fazendo? Com quem?

Você está preparado para a solidão? Essa é uma das maiores queixas das pessoas de idade: a solidão.

Num mundo onde as pessoas tem cada vez menos filhos e família menores, ela será ainda mais presente.

Pense como será o seu futuro. Isso é importante.

Num post futuro, vou provocar um pouco mais isso com algumas coisas que faço na minha consultoria.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 16/08/2021

Dados da sobre o mercado financeiro e renda variável. O principal ponto aqui é você entender um pouco mais do mercado aqui no Brasil e como ele está evoluindo.

Se você já está investindo, saiba que tudo ainda é muito novo por aqui. Isso signif**a que tudo é novo,obviamente. E como tudo novo, você deve tomar cuidado. Cuidado com informações incorretas, golpes e etc.

Se você ainda não investe, tá esperando o que? Uma boa parcela dos brasileiros estão entendendo que renda variável não é cassino, mas sim, o seu futuro.

Você ter um futuro mais tranquilo, uma velhice sem problemas financeiros. Ter mais liberdade. Isso tudo sem mudar muito sua vida hoje, simplesmente organizando-a. É sobre isso o mercado financeiro.

Quanto antes você acordar para essa realidade, melhor para você. O tempo é um grande aliado na composição do capital no longo prazo.

E me fala aqui nos comentários, quando você começou a investir? Qual ano e com quantos reais?

E se você não investe, me fala o motivo. Quero te ajudar a começar!

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 30/06/2021

Muitos investidores iniciantes erram algo muito simples: esperam a ação ou o fundo que compraram “voltar” pro preço que pagaram para se livrar dele.

Sabe? Comprou um fundo por 1.000 e de repente cai para 900. Você pensa “alá, sabia que não devia ter investido nisso… quando voltar pros 1.000 vou vender”.

Isso é muito comum e é puramente psicológico, pois não tem lógica nenhuma!

Só há duas coisas que importam na hora de vender: o preço atual, e o preço que você espera que esse ativo esteja no futuro. Em nada importa o preço que você pagou!

Tome decisões racionais. Não é porque um ativo caiu 50% ou subiu 100% que você vai vender! Se não fizer mais sentido o que você comprou pro que se espera no futuro, venda! Independente do quanto foi pago.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 30/06/2021

A boa e velha vontade de “segurar até voltar ao preço. Muitos investidores iniciantes se preocupam demais com a “recuperação” de investimento. Explico.

Sabe quando você compra uma ação ou um fundo e esse ativo cai? E você fala pra você mesmo “assim que voltar pro valor que paguei, vou vender”.

Esse é um erro grande! O preço que você pagou não quer dizer nada sobre o ativo!

O que importa mesmo é o valor atual e o preço que você acha que ele valerá no futuro, comparado com outras opções no mercado! Isso, obviamente, dentro de uma boa carteira de investimentos.

Se você não acredita mais no ativo, não enxerga um bom futuro pra ele, venda! Independente se está perdendo 50% ou ganhando 200%. Deve ser uma decisão racional, sempre.

Se você está perdendo dinheiro em um ativo, saiba que você pode recuperar esse valor com um outro ativo! Não necessariamente precisa ser no mesmo!!

Parece loucura de tão simples o que estou falando, mas a grande maioria dos investidores tem medo de assumir um prejuízo. Bobagem!

Tome decisões racionais. Sempre. Faça as contas, análise, estude. Tenha uma estratégia!

No longo prazo, uma carteira bem gerida vai lhe dar ótimos retornos.

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 26/06/2021

A reforma tributária vai MUITO além da tributação de dividendos, como tem muita gente falando. Há alguns pontos sim que poderão ajudar no desenvolvimento do país.

Além de que dividendos, por enquanto, está ainda isento para até 20.000.

Alguns pontos é que há isenção para quem trabalha CLT e ganha até 2.500 mensais, antes era menos 2.000 já pagava IR.

Empresas pagarão 5% menos de IRPJ (aqui deveria ser uma redução maior, foi pouco). Isso compensa um pouco a tributação de dividendos.

O incentivo de diminuir IRPJ e tributar dividendos, é que você faz a empresa reinvestir nela mesma, ao invés de pagar os sócios.

Tem também alguma alterações no recolhimento de IR, que passa a ser obrigatório, sem mais a isenção de 20.000.

A reforma tributária é necessário, e ainda deve mudar algumas coisas quando transita pelo congresso.

Mas ainda não ataca o foco do Brasil, que é a pessoa forma que nosso governo gasta nosso dinheiro.

O problema do Brasil não é a baixa receita, é a despesa enorme. Isso que deveria ser tratado, mas ninguém tem coragem de mexer. Nem Lula, nem Bolsonaro, nem ninguém.

Timeline photos 30/05/2021

Você viveu a sua vida até este momento e seguiu o seu caminho. Esse caminho fez você ter uma carreira, ter um relacionamento (ou não), morar na cidade que você mora, ter as suas conquistas materiais que te trouxeram até aqui.

Agora, há uma realidade que você deve saber: tudo que te trouxe até aqui, não precisa definir em nada os seus próximos caminhos.

Se você mora numa cidade ou até país que não gosta e quer se mudar, pq não se planeja para se mudar?

Se você está num relacionamento que não gosta, que não se sente bem, que é abusivo, você pode mudar seu caminho, independente do que você passou, você pode mudar.

Se você não está contente com a sua situação financeira, está sob o seu controle mudar seus hábitos de consumo, seus gastos, reorganizar seu orçamento e até mesmo procurar um aumento de renda.

Eu vejo muitas pessoas se prendendo no passado, no que já fez ou no que se dedicou.

“Fiquei 4 anos na faculdade, preciso me dedicar para o que estudei.”
“Já estou há 6 anos com aquela pessoa, é muito tempo.”
“Nunca consegui economizar para realizar meus sonhos, tenho que me contentar com isso.”

Adivinha só: tudo isso é simplesmente passado. Você não deve f**ar preso a uma profissão que não gosta só pelo tempo que ficou na faculdade. Nem preso em um relacionamento que te faz mal.

Tem muita gente que não decide mudar sua vida, pois encararia a faculdade ou o tempo de relacionamento como “tempo perdido”. O tempo já foi perdido de qualquer maneira, continuando ou não a fazer. A única coisa que você vai permanecer aumentando é este “tempo perdido”. Cada dia que passa será mais “tempo perdido”.

Quando você opta pela mudança, você não ganha um monte de “tempo perdido”. Você na verdade tem muito tempo ganho. Você ganhará todo o tempo em que estará vivendo a vida que você realmente quer. O “tempo perdido” servirá como aprendizado e vivência de vida.

Obviamente, nada é da noite para o dia. Planeje-se, adquira o conhecimento, junte o dinheiro necessário. Tenha um plano.

Com um bom planejamento e o tempo necessário, quase tudo é possível. Corra atrás e comece a ganhar tempo, ao invés de somente “evitar perder”. A vida passa rápido demais.

Timeline photos 06/05/2021

Quantas vezes você já se comparou com outras pessoas? Sabe aquele momento que você fala para você mesmo “nossa, fulana com menos idade que eu já tem um cargo melhor que o meu, fez intercâmbio, fala 3 línguas e eu aqui parada no tempo”.

Talvez seja alguma comparação diferente. Pode ser salário, cargo, patrimônio, condição de vida, saúde física… são tantas as coisas que nos comparamos com os outros, e isso piora ainda mais com instagram e outras redes que f**amos sabendo do dia a dia de quase qualquer pessoa.

Você entra num usuário do instagram e vê uma pessoa 7 anos mais jovem que você com um cargo maior que o seu, ganhando mais que você, sendo que você não consegue evoluir.

Entra em outro usuário e vê uma pessoa 10 anos mais velha que você com um corpo totalmente definido, e você jurando que vai parar de comer chocolate e fazer exercícios.

Entra na conta daquela pessoa que se formou contigo na faculdade e que hoje está super bem na carreira, enquanto você sabe que sempre foi melhor que ele na faculdade, mas está estagnado.

Entra na conta daquele influenciador que ganha a vida viajando o mundo, pensando que poderia ser você e que esse é o seu sonho. Além disso, você sabe que seria muito melhor que esse influenciador!

O fato é que isso é extremamente sem sentido.

Primeiro que você não tem ideia de toda a história dessa outra pessoa. Que tipo de vida levou, qual o biotipo dela, quais os estímulos recebeu durante a vida, qual a condição financeira da família… e você resume tudo isso por 1 fator, como idade, ou faculdade que cursou, ou o atual estilo de vida.

Ainda há o grande fator que desconsideramos: a aleatoriedade. Nassim Taleb comenta no livro “Iludidos pelo Acaso” como esquecemos de contar com a aleatoriedade, que nada mais é que a sorte mesmo.

Às vezes a pessoa tem aquele cargo por sorte, lugar certo na hora certa. Às vezes a pessoa tem aquele corpo, pois tem uma condição física natural que lhe dá uma grande vantagem.

Isso é para você parar de se comparar com os outros. Compare-se somente consigo mesmo! Procure ser melhor do que você foi ontem, não do que outra pessoa é. O jogo é você contra você mesmo.

Sempre!

Timeline photos 06/05/2021

Quantas vezes você já se comparou com outras pessoas? Sabe aquele momento que você fala para você mesmo “nossa, fulana com menos idade que eu já tem um cargo melhor que o meu, fez intercâmbio, fala 3 línguas e eu aqui parada no tempo”.

Talvez seja alguma comparação diferente. Pode ser salário, cargo, patrimônio, condição de vida, saúde física… são tantas as coisas que nos comparamos com os outros, e isso piora ainda mais com instagram e outras redes que f**amos sabendo do dia a dia de quase qualquer pessoa.

Você entra num usuário do instagram e vê uma pessoa 7 anos mais jovem que você com um cargo maior que o seu, ganhando mais que você, sendo que você não consegue evoluir.

Entra em outro usuário e vê uma pessoa 10 anos mais velha que você com um corpo totalmente definido, e você jurando que vai parar de comer chocolate e fazer exercícios.

Entra na conta daquela pessoa que se formou contigo na faculdade e que hoje está super bem na carreira, enquanto você sabe que sempre foi melhor que ele na faculdade, mas está estagnado.

Entra na conta daquele influenciador que ganha a vida viajando o mundo, pensando que poderia ser você e que esse é o seu sonho. Além disso, você sabe que seria muito melhor que esse influenciador!

O fato é que isso é extremamente sem sentido.

Primeiro que você não tem ideia de toda a história dessa outra pessoa. Que tipo de vida levou, qual o biotipo dela, quais os estímulos recebeu durante a vida, qual a condição financeira da família… e você resume tudo isso por 1 fator, como idade, ou faculdade que cursou, ou o atual estilo de vida.

Ainda há o grande fator que desconsideramos: a aleatoriedade. Nassim Taleb comenta no livro “Iludidos pelo Acaso” como esquecemos de contar com a aleatoriedade, que nada mais é que a sorte mesmo.

Às vezes a pessoa tem aquele cargo por sorte, lugar certo na hora certa. Às vezes a pessoa tem aquele corpo, pois tem uma condição física natural que lhe dá uma grande vantagem.

Isso é para você parar de se comparar com os outros. Compare-se somente consigo mesmo! Procure ser melhor do que você foi ontem, não do que outra pessoa é. O jogo é você contra você mesmo.

Sempre!

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 27/04/2021

O dinheiro traz felicidade? Acredito que não, mas ele é um ótimo meio para trazer.

Veja nessas fotos alguns pontos que ajuda a entender isso.

O dinheiro não vai te dar um belo sono, mas ele pode te comprar uma bela cama, que ajuda nisso. Ou seja, não é a garantia de um bom sono, mas ajuda muito em ter esse bom sono.

Assim como o dinheiro vai conseguir comprar pessoas. Pode até contratar, pagar festas... mas amigos mesmo, o dinheiro não vai te trazer.

Então dinheiro vai poder te ajudar a criar situações para ter mais amigos. Frequentar lugares bacanas, poder até mesmo pagar algo para alguém, mas a amizade você conquista de outra maneira.

E é assim para tudo. O que realmente importa, o dinheiro não consegue comprar, mas ele consegue criar situações. Por isso ele deve ser visto como meio.

Um meio para conquistar o que você realmente quer e vai te deixar feliz.

Cada vez mais você focar no que você quer fazer e menos no que precisa. Aos poucos, você cria essa situação. @ Curitiba, Brazil

Photos from Matheus Lange - Consultoria Financeira's post 25/04/2021

Uma manhã de domingo só nós 2. Deu pra passear, brincar, comer pera e sentir saudade da mamãe

Sem a mamãe não tem muita graça, mas deu pra aproveitar um pouco.

A cara de sono na última foto tá ótima. @ Vila Izabel

Timeline photos 23/04/2021

O risco nos investimentos, normalmente está atrelado ao tempo que você carrega seus investimentos!

Há muita teoria falando que o risco de um ativo está atrelada a sua volatilidade, ou seja, o quanto o preço dele sobe e desde diariamente.

Mas isso serve muito mais na teoria que pra prática. Os dados são estes das imagens.

Em um dia, você tem 52% de probabilidade de ter um retorno positivo em uma ação.

Em uma década, você tem 95% de chance de ter um retorno positivo. Isso são dados.

Por isso que acredito que o risco advém de quando tempo você vai segurar o ativo. Quando vai precisar se desfazer da sua posição.

Pense no longo prazo, tenha paciência. Invista aos poucos e sempre. Mantenha a constância.

Pense sempre no futuro.

Veja outro conteúdos como este no meu perfil!

Timeline photos 16/04/2021

A história e a estatística mostram que se você mantiver seus investimentos no mercado de ações no longo prazo, seu retorno será altamente positivo.

Esse é o motivo da minha insistência em falar para você focar no longo prazo. Invista uma parte da sua receita pensando no futuro, em como você estará daqui a 20, 25 ou 30 anos.

O gráfico da imagem representa o seguinte: em média, quanto poderia ser o seu retorno em % ao ano se você segurar seus investimentos.

Então, se você investir no mercado de ações e f**ar durante 1 ano, a estatística nos fala que seu retorno será algo entre -37% e +53%. Ou seja, é algo completamente sem previsibilidade. Pode dar muito certo ou muito errado.

Agora, se você mantiver por 10 anos, a probabilidade é que você obtenha um retorno entre 1% e 20% ao ano! Veja bem, é o retorno anualizado, ou seja, seriam 20% em cada um dos 10 anos.

Quando esticamos para 25 anos, seu retorno f**aria entre 8% e 17% ao ano. Retornos excelentes.

Por isso a minha insistência: mantenha seu foco no longo prazo. O mercado pode não fazer sentido em períodos de 1 ou 3 anos.

Porém, no longo prazo, ele vai ser o reflexo dos resultados das maiores e melhores empresas do país.

Lembrando, isso não é nenhuma garantia, é história e estatística que resultaram neste gráfico. Como diria Mark Twain “a história pode não se repetir, mas ela rima”.

Foque no longo prazo.

Curtiu? Tem muito mais conteúdo no feed.

Timeline photos 18/03/2021

Você deve ter um destino certo para todo valor que entra na sua conta. Toda sua receita deve sim ter um destino, assim como você deve encarar tudo que sai da sua conta como um pagamento, inclusive os investimentos.

Talvez você estranhe encarar o investimento como um pagamento, mas é algo totalmente coerente e que terá ligação com todo seu objetivo.

Comentei anteriormente que antes de qualquer decisão, você deve ter sonhos e objetivos, os quais serão os guias de todo o seu planejamento financeiro. Quando você tem um objetivo e sabe quanto deve poupar por mês para chegar nele, f**a claro que isso também é um pagamento. Vou explicar abaixo o motivo disso.

- Dívidas: são pagamentos para uma qualidade de vida no passado, que você já usufruiu e arca com isso, como o financiamento da sua casa ou a prestação do carro. Por mais que você pense que “ainda estou usufruindo” a compra da casa já foi feita. Você poderia ter agora um Gasto com aluguel ao invés de uma Dívida e isso poderia mudar completamente seu orçamento.

- Gastos: são os pagamentos que você faz para ter qualidade de vida no presente, como aluguel, supermercado, gasolina, academia, entre outros. São os mais comuns e são gastos que você tem para ter qualidade de vida agora.

- Investimentos: são pagamentos para uma qualidade de vida futura. Você deixa de consumir agora para que no futuro você tenha uma qualidade de vida melhor. Seja na realização de um sonho, seja na liberdade financeira, seja na concretização de um objetivo. Você literalmente paga, tira da sua conta, para que o futuro seja mais prazeroso, tranquilo e com menos surpresas desagradáveis.

Você deve encarar como um pagamento, até mesmo para que você não tenha a tentação de usar o dinheiro no curto prazo.

Muitas vezes as pessoas investem o dinheiro e o utilizam para qualquer necessidade. Até mesmo com objetivos definidos, há quem use o dinheiro investido para comprar uma roupa, um celular, algo que não condiz com os sonhos dela.

Enxergue o investimento como um pagamento, deverá ser sacado e utilizado para a realização de um objetivo, até lá, esse dinheiro não é mais seu para usar com o que bem entender. Só assim você chegará onde sonha

Timeline photos 14/03/2021

Só queria tirar uma foto dela de moicano, ela oferece o siri dela emprestado.

A Helô não completou 10 meses ainda, e uma das coisas que ela mais gosta é dar os brinquedos dela pra mim e pra Su. Ela estica a mãozinha, com um brinquedo entre seus pequenos dedos, e olha no nosso olho, como querendo falar “pode pegar”.

Depois que pegamos, ela bate palma e f**a toda alegre. Ela gosta de dividir e compartilhar as coisas. Provavelmente nem saiba o que este ato de compartilhar signif**a, mas por natureza, ela gosta e a faz feliz.

Nós todos nascemos com o “código” da felicidade “programado” no nosso cérebro. Todos.

Alguns de nós se perde no caminho.

Alguns dão mais valor à bens, aparelhos, viagens para o exterior... enquanto que a felicidade natural, a felicidade que vem “programada” no nosso cérebro e na nossa biologia, vem do mais simples, vem do compartilhamento, vem de querer o bem do outro, de estar presente com quem você ama.

Bens, viagens e aparelhos são felicidades que a sociedade, a mídia, um influenciador ou algo do gênero programou no seu cérebro. Ela não é natural. Ela foi feita para você consumir algo.

Se você quer ter mais felicidade e mais dinheiro, saiba diferenciar o que “veio de fábrica” e o que instalaram no seu cérebro sobre felicidade.