Exporvisões

Exporvisões

Miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins

12/11/2024

Novembro é o mês da Consciência Negra, um momento para refletirmos sobre a história, a luta e a resistência do povo negro. Como bem disse Elza Soares: "O povo negro sempre foi oprimido, mas nunca se calou. Ele canta, ele dança, ele resiste."

Essa frase traz a força e a resiliência de um povo que, apesar das adversidades e da opressão, nunca deixou de se expressar e de lutar. A música, a dança, a arte, a cultura, a agência política, científica e também social e a luta cotidiana são formas de resistência que atravessam gerações e nos lembram da importância de celebrar sua vida, sua identidade e sua história.

Neste mês, vamos não só refletir, mas também agir para promover um mundo mais justo e igualitário. Que a voz e a força do povo negro ecoem em todos os espaços, lembrando-nos que a resistência está no presente e será sempre um legado para as futuras gerações.



: trata-se de um card em fundo amarelo com parte da logo do Exporvisões aparecendo ao lado esquerdo em azul. Ao centro no fundo num tom de cinza um punho fechado, símbolo de resistência da população negra. Na parte superior central em letras azuis a frase "- mês da consciência negra -". No centro a frase " O povo negro sempre foi oprimido, mas nunca se calou. Ele canta, ele dança, ele resiste." de "Elza Soares" em letras brancas.

O ferro como elemento de progresso e simbologia ancestral - EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins 05/11/2024

TEXTO NOVO NO BLOG! 💙💛

O texto de hoje é de Ian Valentin, paraibano, sonoplasta, produtor cultural, designer gráfico, fotógrafo e colaborador de memórias e acervos. Neste artigo, intitulado "O ferro como elemento de progresso e simbologia ancestral" Ian utiliza o ferro para iniciar sua narrativa e suas observações sobre como, a partir de uma perspectiva poética, é possível citar o ferro como um elemento da natureza que interage com o ser humano para o progresso do trabalho no mundo, no campo material e imaterial. A partir desta perspectiva, o autor realiza uma análise sobre o tema "Grades e Portões", apresentado na exposição permanente "Mundos do Trabalho" nas salas de número 1 a 5 do 1° andar do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga). Através deste artigo podemos visitar e refletir sobre a exposição "Mundos do trabalho", pensando sempre em novas análises a partir de diferentes perspectivas, que caracteriza o museu como o espaço de estudo, pesquisa e reflexão que sempre deve ser.

O ferro como elemento de progresso e simbologia ancestral - EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins por Ian Valentin   Partindo de uma perspectiva poética, é possível citar o ferro como um elemento da natureza que interage com o ser humano para o progresso do trabalho no mundo, no campo material e imaterial, “abrindo caminhos” para o suprimento das diversas necessidades que um povo pode ap...

Azul igual ao manto de Nossa Senhora - EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins 22/10/2024

TEXTO NOVO NO BLOG! 💙💛

O texto de hoje é de Aline Antunes Zanatta, historiadora e educadora no Museu Republicano de Itu, vinculado ao Museu Paulista da USP. Neste artigo, intitulado "Azul igual ao manto de Nossa Senhora", Aline relata a trajetória e o processo de acordar o bumbo que pertenceu ao Mestre Osvaldo Caetano. Assim, a autora nos conta sobre o projeto de acordar o Samba de bumbo de Itu, que neste ano de 2024 foi reconhecido como patrimônio pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desejamos uma excelente leitura desse texto que traz à tona um tema de importantíssima discussão para mobilizar e manter vivas estas memórias.

Azul igual ao manto de Nossa Senhora - EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins Aline Antunes Zanatta   “O azul do bumbo é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida”, disse Dona Bene, ao lembrar como o seu pai, Mestre Osvaldo Caetano, justificava a cor de seu bumbo. No dia dessas lembranças, o bumbo saia da casa do Mestre Osvaldo Caetano em Itu/SP – atual residência d...

15/10/2024

TEXTO NOVO NO BLOG! 💙💛

O texto dessa semana é de William Bittar, professor livre docente em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e companheiro do blog na exploração de monumentos, cidades e territórios. No texto intitulado "Itinerários de Getúlio Vargas no Rio, antiga Capital Federal", o autor nos convida a um percurso visual por alguns cenários que Getúlio Vargas frequentou no Rio de Janeiro durante diferentes momentos de sua carreira política. Por meio de palavras e imagens, podemos percorrer os vestígios da memória do político e ditador, bem como nos inspirar a conhecer e explorar mais a cidade.

Aproveitamos o dia de hoje para homenagear o Prof. William Bittar e, por meio dele, desejar nesta terça-feira, dia 15 de Outubro de 2024, um feliz dia dos professores para todos os nossos colegas de vida, academia e profissão. O/a professor/a é em todos os momentos de nossa vida uma referência que não apenas nos ensina uma disciplina, mas também compartilha inúmeros momentos e trocas de aprendizado. Como assinala bell hooks, a educação é política, coletiva e traz ética para a vida.

Feliz dia dos/as professores/as! Que tenhamos melhores condições de trabalho e reconhecimento! Que sigamos, como o Prof. Bittar, reencantando o olhar sobre o mundo.



: trata-se de um card em fundo azul com a logo do Exporvisões no canto superior esquerdo em letras brancas. Abaixo da logo uma imagem preto e branco retirada do Jornal Última Hora com a frase "nos braços do povo o corpo de vargas!", com a legenda em letras brancas " Última Hora, 27 de agosto de 1954" abaixo da imagem. No canto superior direito a frase "texto novo no blog!" em letras amarelas. Na parte central direita em fundo amarelo e letras azuis o título do texto "Itinerários de Getúlio Vargas no Rio, antiga Capital Federal" e "seção pedagogia do pedestre". No canto inferior direito uma foto do autor com a legenda "escrito por William Bittar" em letras brancas.

11/10/2024

Que tal uma dica cultural para conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo em comemoração ao Dia do Teatro Municipal (11/10/2024)?

No Expordica de hoje, apresentamos as visitas educativas gratuitas organizadas pelo Theatro Municipal de São Paulo.

O Theatro Municipal de São Paulo, localizado na Praça Ramos de Azevedo, é uma das mais icônicas casas de espetáculo do Brasil, conhecido por sua rica história e arquitetura deslumbrante. Inaugurado em 1911, o teatro foi projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, tornando-se um símbolo cultural da cidade.

É palco de diversas manifestações artísticas, como óperas, balés, concertos e recitais, sendo a casa da Orquestra Sinfônica Municipal e do Corpo de Balé. Além das apresentações regulares, o teatro também se destaca por eventos especiais e festivais, enriquecendo a cena cultural paulistana e brasileira.
Quem quer saber um pouco mais e ver com detalhes sua rica arquitetura, precisa somente acessar o endereço eletrônico . Os ingressos são disponibilizados gratuitamente no site, onde a reserva deve ser feita no dia anterior à visita a partir das 10h (no Dia do Teatro Municipal 11/10/2024 não haverão visitas educativas). As visitas acontecem às terças, quartas, quintas, sextas e sábados, com duração de 75 minutos.

Estas visitas educativas proporcionam uma oportunidade de estudar, entender e participar do Theatro, estimulando o diálogo e convidando a população a conhecer esse marco histórico e cultural que muitas vezes apenas conhecemos pelo lado de fora.

: trata-se de um card com uma fotografia da fachada do Theatro Municipal na parte superior. Vê-se algumas de suas janelas, colunas e esculturas, com o escrito Theatro Municipal de São Paulo.
Abaixo, a logo azul em fundo amarelo está no canto direito do card, com a informação de que as visitas ocorrem às terças, quartas, quintas, sextas e sábados com o endereço do Theatro: Praça Ramos de Azevedo - República. São Paulo

08/10/2024

TEXTO NOVO NO BLOG! 💙💛

O texto dessa semana é de Dora da Silva Quirino Ribeiro, aluna da Escola Superior de Desenho Industrial no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No texto intitulado "Relatório poético a Tiradentes" a autora realiza um artigo sobre uma visita de campo a cidade colonial, situada em Minas Gerais. Em formato de narrativa poética, Dora procura transmitir as suas emoções, sensações e percepções, convidando-nos também a vivenciar esta sua viagem.



: trata-se de um card com fundo azul com a logo do Exporvisões em letras brancas no canto superior esquerdo. No canto superior direito a frase "texto novo no blog!" em letras amarelas. Na parte central esquerda uma foto (aparecem os dois tênis da pessoa, parte das duas pernas da calça e o chão que compõe o fundo. A foto se posiciona como se a pessoa estivesse olhando para os próprios pés) com a legenda "Eu deixo e recebo um tanto" em letras brancas, logo abaixo da imagem. Na parte central direita em fundo amarelo com letras azuis o título do texto "Relatório Poético a Tiradentes" e "Seção Por onde andamos e Janelas". Na parte inferior direita a foto da autora Dora da Silva Quirino Ribeiro com seu nome em letras brancas ao lado direito da foto.

03/10/2024

TEXTO NOVO NO BLOG! 💙💛

O texto dessa semana é da Renata Aparecida Felinto dos Santos, artista visual, pesquisadora e professora da Universidade Regional do Cariri (URCA).
No artigo intitulado "Fascínio e terror: Museu Paulista/USP e os ecos mudos sobre a população negra e sua contribuição para a construção da cidade" Renata faz uma análise sobre sua visita no Museu Paulista/USP, descrevendo as impressões causadas desde a arquitetura do edifício até as discussões presentes em cada exposição.

Nesta escrita, a autora não apenas nos convida a visitar o museu, mas também a enxergar de forma crítica a disputa de narrativas sobre como a cidade nasceu, cresceu e se mantém até os dias de hoje.



: trata-se de um card com fundo azul com a logo em letras brancas do Exporvisões no canto superior esquerdo e a mensagem "texto novo no blog!" em letras amarelas no canto superior direito. Ao centro, do lado esquerdo, uma foto do "interior do Museu Paulista/USP" com esta mesma legenda em letras brancas logo abaixo da imagem. Ao centro, do lado direito, o título do texto "Fascínio e terror: Museu Paulista/USP e os ecos mudos sobre a população negra e sua contribuição para a construção da cidade" e "Seção: Por onde andamos e janelas" em letras azuis com fundo amarelo. Na parte inferior direita a foto da artista visual Renata com a legenda "Escrito por Renata Aparecida Felinto dos Santos" em fundo azul com letras brancas ao lado direito da imagem.

01/10/2024

Ficamos muito felizes em divulgar que recebemos o selo do Fórum Saberes Históricos! 🎉
O selo reconhece iniciativas de divulgação de conhecimento histórico e historiográfico, reforçando nosso compromisso em promover e comparthilhar reflexões e experiências no campo da história e áreas afins. Seguimos juntos nessa missão de construir pontes entre o passado e o presente, trazendo à tona saberes que transformam e inspiram!



Trata-se de um card com o símbolo do selo Saberes Históricos, em cor verde clara e o desenho de duas caixas de texto. Ao lado, o grafismo do Õ em azul escuro e amarelo. Abaixo, a legenda de Reconhecimento: Recebemos o selo Saberes Históricos

Photos from Exporvisões's post 26/09/2024

Novos bolsistas e despedidas! 💙💛

Hoje é um dia muito especial para o Exporvisões! Temos a alegria de dar as boas-vindas a quatro novos alunos bolsistas que se juntam a nós, trazendo novas ideias e energia para o nosso projeto de extensão. 💙



Ao mesmo tempo, queremos expressar nossa profunda gratidão aos três alunos que estão se despedindo. Seu trabalho, dedicação e contribuições foram fundamentais para a manutenção do Exporvisões. Agradecemos por tudo! Vocês deixaram um legado inspirador. 💛





: tratam-se de quatro cards com fundo azul e detalhe com traço amarelo na parte inferior. Na parte superior em letras amarelas a mensagem “ - relembrar é viver no exporvisões”. No primeiro e segundo card a mensagem em branco “Projeto Exporvisões de cara nova! Conheça os novos bolsistas.” com as fotos dos alunos Mateus Andrei, Bianca Silva, Mariana Gil e Ludmila Calderucci com os respectivos nomes em branco abaixo de cada foto. No terceiro e no quarto card a mensagem em letras brancas “O projeto também se despede dos bolsistas anteriores, por toda dedicação.” com as fotos dos alunos Cauan Rabello, Laura Onuki e Nivea Maria com os respectivos nomes abaixo de cada foto. Ao lado direito da foto da aluna Nivea Maria no quarto card o símbolo do Exporvisões (grafismo da letra Õ em azul com ponto amarelo no centro).

Photos from Exporvisões's post 26/09/2024

Novos bolsistas e despedidas! 💙💛

Hoje é um dia muito especial para o Exporvisões! Temos a alegria de dar as boas-vindas a quatro novos alunos bolsistas que se juntam a nós, trazendo novas ideias e energia para o nosso projeto de extensão. 💙



Ao mesmo tempo, queremos expressar nossa profunda gratidão aos três alunos que estão se despedindo. Seu trabalho, dedicação e contribuições foram fundamentais para a manutenção do Exporvisões. Agradecemos por tudo! Vocês deixaram um legado inspirador. 💛





: tratam-se de quatro cards com fundo azul e detalhe com traço amarelo na parte inferior. Na parte superior em letras amarelas a mensagem “ - relembrar é viver no exporvisões”. No primeiro e segundo card a mensagem em branco “Projeto Exporvisões de cara nova! Conheça os novos bolsistas.” com as fotos dos alunos Mateus Andrei, Bianca Silva, Ludmila Calderucci e Mariana Gil com os respectivos nomes em branco abaixo de cada foto. No terceiro e no quarto card a mensagem em letras brancas “O projeto também se despede dos bolsistas anteriores, por toda dedicação.” com as fotos dos alunos Cauan Rabello, Laura Onuki e Nivea Maria com os respectivos nomes abaixo de cada foto. Ao lado direito da foto da aluna Nivea Maria no terceiro card o símbolo do Exporvisões (grafismo da letra Õ em azul com ponto amarelo no centro).

Texto-reação sobre a exposição “Leonilson: agora e as oportunidades” - EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins 24/09/2024

TEXTO NOVO NO BLOG! 💙💛

O texto dessa semana é do Cauan, aluno do curso de Ciências Sociais da FFLCH-USP. Nessa escrita, ele mostra como que a exposição "Leonilson: agora e as oportunidades" o atravessou: tanto pela forma que certo público lidava com as obras expostas, quanto pelo sentimento presente nas produções artísticas de Leonilson. Além disso, ao final desse texto, o autor faz um convite aos leitores, para que visitem a exposição, que estará no Museu de Arte de São Paulo (MASP), até o dia 17 de novembro. Esperamos que gostem da leitura dessa semana e que se sintam convidados(as) a ir até a exposição!

+

Texto-reação sobre a exposição “Leonilson: agora e as oportunidades” - EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins Por Cauan da Silva Rabello No dia 05 de setembro fui à exposição “Leonilson: agora e as oportunidades”, essa mostra está disponível no Museu de Arte de São Paulo (MASP) até o dia 17 do mês de novembro deste ano. Tendo a curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, a exposiç...

Escritas do terreiro, cruzos de memórias – EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins 17/09/2024

Está no ar o primeiro texto da retomada do Exporvisões! 🧡🎉💙

Convidamos você a mergulhar em uma reflexão sobre a ancestralidade, o tempo e as conexões sagradas, inspirada pela potente coleção do Memorial de Mãe Menininha do Gantois.

Neste texto inaugural de Carina Martins, compartilha vivências e saberes que atravessam culturas, memórias e espiritualidades, tecendo uma conversa com os Orixás e as encruzilhadas da vida.

Escritas do terreiro, cruzos de memórias – EXPORVISÕES: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins Published in: Tomando nota Escritas do terreiro, cruzos de memórias Author Exporvisões Published on: 17/09/2024 Compartilhar Facebook Twitter Pinterest Linkedin Por Carina Martins Costa “Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje” Peço licença a toda ancestralidade para esc...

16/09/2024

Celebramos 5 Anos do Exporvisões! 💙💛

Este é um ano muito especial para nós, pois comemoramos os 5 anos do projeto de extensão Exporvisões!

Há cinco anos, começamos essa jornada com a missão de explorar, inspirar e transformar o campo do patrimônio, e graças ao apoio de todos - professores, colaboradores, estudantes, leitores, interessados e curiosos - chegamos até aqui com muito orgulho e perseverança.

Queremos agradecer a cada um que fez parte dessa linda história. Que venham mais anos de descobertas, aprendizados e conquistas!

Não se esqueçam de acessar o novo blog do Exporvisões que está de cara nova e repleto de conteúdo!

: trata-se de um card com a mensagem em letras brancas "O projeto Exporvisões completa 5 anos! Confira agora nosso novo blog." com fundo azul na parte central superior. Na parte esquerda os dizeres " - lembrar é viver no Exporvisões". No centro ocupando a maior parte do card fotos que marcam a trajetória do projeto.

Call for Papers: Museums, Memory, Politics (Museums and Memory WG) - Memory Studies Association 06/09/2024

Divulgamos este evento do grupo de Museus, Memória e Política que será virtual, em janeiro de 2025. As inscrições estão abertas até dia 16/9. Participem!

Call for Papers: Museums, Memory, Politics (Museums and Memory WG) - Memory Studies Association Call for Papers: Museums, Memory, Politics MSA Museums and Memory Working Group 24 - 25 January, 2025 - Virtual The Memory Studies Association's Museums and Memory Working Group welcomes proposals for its first-ever conference, to be held virtually on 24 and 25 January

#2 Por dentro do patrimônio: o restauro da Sala do Café no Palácio Rio Negro em Petrópolis 12/07/2024

Através da série de curtas "Petrópolis Sob Lentes" produzida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UERJ (DAU-UERJ) temos a segunda produção audiovisual que mostra o trabalho de restauro da Sala do Café no Palácio Rio Negro. As intervenções ocorreram entre 2022 e 2023, após as chuvas que devastaram patrimônios históricos as margens dos rios de Petrópolis, ainda no início de 2022.

Assista ao segundo episódio da série e também entenda sobre a história do Palácio e a sua relação com a Cidade Imperial.

#2 Por dentro do patrimônio: o restauro da Sala do Café no Palácio Rio Negro em Petrópolis No segundo vídeo de uma série de curtas-metragens produzidos pelo Petrópolis Sob Lentes a convite do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ sobre o ...

Painel: Manto tupinambá do século 17 que estava na Dinamarca chega ao Brasil 11/07/2024

O manto sagrado do povo Tupinambá retorna ao Brasil após três séculos na Dinamarca! Desde 2000, o povo Tupinambá luta pelo retorno desse manto sagrado ao Brasil, e em julho de 2023, esse sonho se tornou realidade. Agora parte do acervo do Museu Nacional, essa peça histórica simboliza a luta e a resistência indígena. Além da matéria publicada pela Folha, convidamos todos para a leitura do texto no blog da professora Aline Montenegro, que realiza uma análise sobre a representação dos povos indígenas em museus brasileiros. O texto “Histórias indígenas em museus...para além de Martim Afonso Tibiriçá”, que se encontra na seção “Por onde andamos”, discorre sobre novas perspectivas que possibilitam o (re)conhecimento da história dos povos originários.

Painel: Manto tupinambá do século 17 que estava na Dinamarca chega ao Brasil Peça considerada sagrada deve integrar o novo acervo do Museu Nacional, destruído por um incêndio há seis anos

02/07/2024

Atenção pessoal!
Comunicamos que o Exporvisões está passando por algumas mudanças. Em breve teremos novidades! Aguardem!
Quem quiser matar a saudade de artigos já publicados, ainda pode acessar o blog www.exporvisoes.com
Abraços!

08/11/2023

ENCONTRO IRMANDADES NEGRAS E(M) MUSEUS

Serviço:
Data: 17 e 18/11
Local: Museu Republicano Convenção de Itu e Museu do Ipiranga
Inscrições: Até 16/11. Clique aqui.
Público-alvo: interessados em geral

Inscrições
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtHZTq5NCGjEnFzxJXng9ENMBUio8XtB_Zz_DbXk3tnZwZWw/viewform

Programação
https://museudoipiranga.org.br/eventos-museu/

Videos (show all)

Estamos em manutenção
🎊🎉EXPORVISÕES EM FESTA 🎉🎊Como forma de celebrar que o nosso projeto está entre os finalistas do Prêmio de Extensão na 31...
#Repost @patrimonio.uerj with @make_repost・・・Por uma Petrópolis antirracista!Hoje, 14 de maio, dá-se inicio aos diálogos...
CHAMADA DE TEXTOS!O Exporvisões chama a todos/as/es a compartilhar, em nosso espaço do blog, suas impressões sobre museu...
Encontro Bate Papo Sobre Ensino de História
Salvador - 472 anos
Apagaram tudo...