Seja Bem Vindo. Deus Te Ama

Seja Bem Vindo. Deus Te Ama

Eventos finais

05/09/2020

Resumo da Lição 10
Um modo emocionante de se envolver
Texto-chave: Gn 1:1-3
Foco de Estudo: 1Co 12:12-25; At 2:41-47; 6:3-7; 12:5, 12-18; 16:9, 10; 16:14, 15

ESBOÇO

Em algumas partes do mundo, pequenos grupos formam a base do cultivo e da ação evangelística da igreja, em outras, existem poucos pequenos grupos nas congregações locais, ou nenhum. Nas Escrituras, são descritos diversos tipos de grupos que podem ter semelhanças com os pequenos grupos modernos e que podem servir de inspiração para eles. No livro de Êxodo, pequenos grupos, sob líderes em diversos níveis, são descritos como parte do plano organizacional de Moisés para Israel. O trabalho por meio de pequenos grupos de pessoas na obra de Deus são um foco importante do testemunho no Novo Testamento, tanto no ministério de Jesus quanto na igreja do primeiro século.

Pequenos grupos cumprem múltiplas funções na Bíblia, e nem todos são organizados da mesma forma. Há diferentes tipos de grupos: alguns são principalmente grupos de instrução nos quais se enfatiza a oração e o estudo da Bíblia; outros são mais concentrados no testemunho e na divulgação, e outros ainda contribuem para a comunhão cristã e a solução de problemas. A característica mais comum nas Escrituras é que pequenos grupos misturam oração, estudo da Bíblia, comunhão e testemunho. Para serem bem-
sucedidos e sustentáveis, eles devem ter todos esses quatro elementos.

Os grupos que não conseguem ter um foco na missão geralmente não sobrevivem por muito tempo. Pequenos grupos com foco apenas na missão e pouca ou nenhuma oração, sem estudo da Bíblia e sem comunhão, com frequência “esgotam” seus membros em atividades incessantes. Na lição desta semana, examinaremos brevemente os pequenos grupos do Antigo Testamento, mas passaremos a maior parte do tempo examinando com atenção o ministério do pequeno grupo de Jesus, bem como os pequenos grupos dinâmicos e multifacetados no livro de Atos.

COMENTÁRIO

O primeiro verso da Bíblia: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1:1) usa a palavra plural para Deus. É o substantivo hebraico Elohim. Ao longo da história cristã, os estudiosos têm visto nesse verso o conceito de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Esse conceito é ainda mais claro em Gênesis 1:26. “Também disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança.” Aqui, o nome plural de Deus (Elohim) é combinado com o pronome plural “Nossa” para indicar mais uma vez a pluralidade da

Divindade. Gênesis 1, combinado com a revelação adicional das Escrituras, oferece evidências sólidas de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como três seres eternos separados, coexistiram em um sistema de liderança compartilhada e integrada para o ministério, numa unidade indivisível, e trabalharam juntos em vários papéis para criar este mundo e o Universo (Gn 1:1, 2; Ef 3:9; Hb 1:1-3; Cl 1:13-17).

A Bíblia ensina que Deus não existia sozinho. O Pai, o Filho e o Espírito Santo existem juntos desde a eternidade, em íntima comunhão e abundante amor entre as pessoas da Trindade. O amor refletido no relacionamento dos membros da Divindade e Sua cooperação na criação e redenção são um exemplo para todos os pequenos grupos de hoje.

Vemos essa verdade exemplificada no Novo Testamento, em especial no ministério de Jesus e de Seus discípulos. Lucas 6:13 registra Jesus selecionando os doze discípulos dentre Seus muitos seguidores. Antes dessa escolha, Ele “passou a noite orando a Deus” (Lc 6:12). Quando o Espírito Santo O impressionou, Cristo escolheu doze discípulos para fazer parte de Seu círculo íntimo. Dentro desse pequeno grupo, Pedro, Tiago e João tiveram contato mais próximo com o Mestre. Jesus orava com Seus discípulos e por eles. O Senhor compartilhava com eles a Palavra de Deus, costumavam comer juntos, desenvolviam laços duradouros de comunhão, compartilhavam da vida juntos e participavam da missão de Cristo.

Embora fossem homens de origens, personalidades, temperamentos e entendimentos diferentes, Jesus foi capaz de reuni-los após a ressurreição com o objetivo de alcançar o mundo para Deus. Juntos eram mais fortes do que se estivessem separados. Na unidade há força e, na divisão, há fraqueza. Quando os membros da igreja são organizados em pequenos grupos, unidos na missão, em que cada membro entende seu papel no corpo de Cristo, a igreja revela um poderoso testemunho para o mundo.

Consideremos alguns exemplos de ministério em pequenos grupos no livro de Atos. O capítulo 2 registra que três mil pessoas foram batizadas no dia de Pentecostes. Como esses primeiros cristãos foram nutridos após a conversão? O que manteve forte a igreja cristã? O texto declara: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2:42). Essa passagem é extremamente instrutiva.
Os novos conversos foram nutridos em pequenos grupos por meio da oração, comunhão social e renovação de sua fé por meio do estudo da Bíblia. A vida deles foi preenchida com “alegria” e “louvor”. A comunidade ao seu redor se emocionava com o testemunho de suas palavras e de sua vida. Esse testemunho foi tão poderoso que “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (At 2:47). Uma igreja unida, organizada para o serviço, é uma testemunha poderosa na comunidade.

Em 1 Coríntios 12, Paulo usou a imagem do corpo de Cristo para descrever a estrutura orgânica e a unidade da igreja na missão. Cada membro tem uma contribuição valiosa para o corpo. Ao pensarmos no corpo, reconhecemos que os diferentes membros, ou partes do corpo, são organizados em sistemas. Os membros não funcionam de forma independente. O corpo humano é composto de 11 sistemas vitais para seu bom funcionamento. Alguns exemplos são o sistema digestório, o sistema circulatório, o sistema nervoso e o sistema respiratório.

Imagine o sistema respiratório como um pequeno grupo com diferentes membros fornecendo oxigênio para as células, incluindo nariz, boca, laringe, traqueia e brônquios. O sistema respiratório traz vida por meio de suas passagens aéreas para todo o corpo. Consegue entender por que o Espírito Santo impressionou o apóstolo Paulo a usar o corpo como uma ilustração da igreja?

Ele declarou: “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” (1Co 12:27). Os membros, organizados em pequenos grupos, cada um contribuindo com seus dons individuais para o todo, criam um ambiente saudável para o crescimento espiritual e para que a igreja cresça numericamente. Quando se pensa no corpo humano, todo membro tem uma função, não há espectadores ociosos, cada membro tem um papel a desempenhar. 1 Coríntios 12:20-22 deixa esse ponto bem claro: “O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários”.

Todo membro da igreja é de vital importância. Cada um foi habilitado para uma função dentro do corpo. Pequenos grupos se tornam o veículo que Deus usa para focalizar o testemunho de cada membro para o bem de todo o corpo. Esses grupos inter-relacionados, com funções e responsabilidades variadas, são o fundamento de uma igreja saudável. O envolvimento em um pequeno grupo promove o compromisso, a responsabilidade e a prestação de contas dos cristãos. O cristianismo não é um ato solitário. Somos cristãos em uma família espiritual, contribuindo e usando nossos dons na comunidade e para a sociedade ao redor.

A seguir estão alguns exemplos práticos do livro de Atos. No capítulo 6, surge um problema dentro da igreja em relação à alimentação das viúvas pobres. Houve “murmuração” porque as viúvas gregas estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimentos. Essa questão poderia ter se tornado tão controversa a ponto de destruir a igreja. Como o problema foi resolvido? Um pequeno grupo de diáconos foi estabelecido para promover o bem do corpo e encontrar uma solução. Como resultado dos dons unificados desses homens piedosos, o problema foi resolvido. Aqui está outro exemplo da eficácia de pequenos grupos no livro de Atos. No capítulo 12, Pedro foi preso por Herodes. Parecia que a desgraça de Pedro estava selada. A igreja se reuniu em um pequeno grupo de oração em um lar, e seus membros buscaram sinceramente a Deus. De maneira miraculosa, Pedro foi liberto. Pequenos grupos de crentes comprometidos, orando, fazem uma diferença eterna.

Em Atos 16, o apóstolo Paulo organizou uma equipe missionária médico-evangelística, incluindo o jovem protegido de Lucas e Paulo, Timóteo, para evangelizar a Grécia. As igrejas estabelecidas em Filipos, Tessalônica e Corinto testemunharam a eficácia de seu trabalho. Aqui estão três tipos de pequenos grupos: o grupo de Atos 6, que trabalhou principalmente dentro da igreja, o grupo de oração de Atos 12 e o grupo evangelístico de Atos 16.

Quanto à organização de pequenos grupos, deve-se cuidar para não pensar que todo grupo deve ser o mesmo. No Novo Testamento, havia grupos diferentes, atendendo diversas necessidades, realizando variados ministérios para o bem do todo.

Cada grupo estava envolvido em oração, comunhão, estudo da Palavra e serviço. Mas as formas, estrutura e ministério deles variavam, com base nos dons dos membros. Alguns grupos eram predominantemente de assistência e ministravam dentro do corpo de Cristo, enquanto outros eram em grande parte grupos de missão, que se concentravam em conquistar pessoas para o Senhor.

Aplicação para a vida

Além da possibilidade de testemunhar para Cristo, os pequenos grupos oferecem a oportunidade para que os dons combinados de cada membro sejam usados em sua capacidade máxima. Nem todos são chamados a fazer a mesma coisa, mas todos são convidados a usar os dons concedidos pelo Senhor. Pequenos grupos são uma forma empolgante de se envolver na vida da igreja. Aqui estão alguns dos vários tipos de pequenos grupos para compartilhar com sua classe:

1. Unidades de Ação da Escola Sabatina: classes da Escola Sabatina de adultos se reúnem para orar juntos, ter comunhão, compartilhar uma refeição, estudar a Palavra e planejar atividades evangelísticas. Em algumas partes do mundo, essas unidades de ação da Escola Sabatina são a própria base para o crescimento da igreja.

2. Grupos de ministério: pequenos grupos de 6 a 12 membros da igreja com dons e interesses semelhantes se unem para realizar uma tarefa específica do serviço cristão. Um exemplo pode ser o alcance do ministério da saúde por meio de escolas de culinária, seminários sobre gerenciamento de estresse, seminários sobre estilo de vida, etc. Outros exemplos podem ser o ministério da vida familiar, ministério da juventude, ministério de estudo da Bíblia e ministério da literatura, em que o Espírito Santo conduz membros com interesses semelhantes a formar pequenos grupos nos quais os dons são usados para para alcançar a comunidade.

3. Grupos de cultivo: São pequenos grupos de 6 a 12 membros cujo objetivo principal é cuidar da fé dos membros da igreja e fortalecê-los espiritualmente. Esses grupos geralmente se reúnem nos lares por um período de três a seis meses para compartilhar as alegrias e tristezas, lutas e triunfos dos irmãos enquanto oram, compartilham, estudam a Palavra e se socializam.

A seguir estão três possibilidades práticas para você se envolver mais ativamente na obra de Cristo:

A. Você já pensou em iniciar um pequeno grupo de cultivo em sua casa?
B. Existe algum grupo do qual o Espírito Santo está impressionando você a se tornar membro?
C. Você pensou em tornar sua classe de Escola Sabatina uma unidade de ação que se reúne uma vez por mês para orar, ter comunhão, estudar a Palavra e planejar uma atividade missionária?

Na igreja cristã do Novo Testamento não havia espectadores. Então, vamos nos envolver. Cresceremos em Cristo, e outros serão abençoados, ao usarmos nossos dons para o serviço no contexto de um pequeno grupo.

23/03/2020

Estava lendo em Apocalipse, nos últimos capítulos, onde está se cumprindo a profecia. Ela fala que irá se alastrar uma praga que irá matar muitos, e irá chegar aos poucos. E tudo que está na Bíblia coincide com o histórico da doença porque quando você pega ela, mesmo morto, a praga permanece no seu corpo por quatro dias, e depois sai. E a Bíblia ainda fala que, mesmo morto, você irá sentir dor por causa dessa praga. Mas essa dor que a Bíblia fala, na verdade é prisão eterna, isto é, a doença permanece se você não herdar o reino dos céus. E você sofre eternamente. Alguém viu a reportagem, que a água do planeta está acabando? Várias empresas de São Paulo fecharam porque não têm água para produzir. Algumas de Recife também fecharam. Tudo isso está na Biblia; "que muitos irão procurar algo para molhar a boca e não acharão".

22/03/2020

QUE TIPO DE LUZ É VOCÊ?
PARA REPARTIR COM OUTROS?
OU VOCÊ É UM POUCO TÍMIDO?
VOCÊ ILUMINA A PALAVRA?
VOCÊ ENCORAJA SEUS AMIGOS A BRILHAR?
OU VOCÊ É A ÚNICA LUZ NA ESCURIDÃO?
VOCÊ ASCENDE A PAIXÃO NOS OUTROS?
OU VOCÊ SÓ ESTÁ PASSANDO O TEMPO?
É A SUA LUZ BRILHR Á DISTÂNCIA?
UO VOCÊ COBRE SUA LUZ?
ESTÁ VOCÊ EM CHAMAS POR DEUS?
A SUA LUZ ILUMINA O MUNDO?
OU VOCÊ SE SENTE APAGADO? DEIXA BRILHAR A SUA LUZ DIATE DOS HOMENS,
PARA QUE VEJAM AS SUAS BOAS OBRAS, E GLORIFIQUEM A SEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS. (MATEUS 5:16)

21/03/2020

(Atos 1:8)
O Santo Espírito desceu do Céu,
Em plenitude de poder,
E o pentecoste fes brilhar a luz,
E multidões puderam crer.
Fiés em Cristo, sem qualque temor,
Saíram todos a pregar,
E conseguiram, mesmo em luta e dor, final vitória conquista.

20/03/2020

Porque haverá uma tribulação
Muito grande, como nuca hove desde o princípio do do mundo até agora,nem jamais haverá
Deus diz acarpelaivos filhos meu não a oque temer porque o noso Deus jesus cristo ja venseu o mundo

Quem e corona viru.

06/03/2020

Ellen G White

A graça só pode florescer no coração que está sendo preparado continuamente para as preciosas sementes da verdade. Os espinhos do pecado crescem em qualquer solo; não precisam de cultivo especial; mas a graça necessita ser cultivada cuidadosamente. A sarça e os espinhos estão sempre prontos para germinar, e a obra de purificação precisa avançar continuamente. Se o coração não for guardado sob a direção de Deus, se o Espírito Santo não refinar e enobrecer incessantemente o caráter, serão...

06/03/2020

Eventos Finais".

Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará. Certo?! a bíblia é unanime em dizer muitos e não todos. Queridos irmãos, estamos num regime de absoluta falta de consolação de uns para com os outros, num regime em que o amor não é suficiente, porém, quero lembrar que o amor é o fundamento das coisas boas e divinas, alias o Livro de Mateus 5:7 diz - Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão...

27/02/2020

TEMOS QUE APRENDER A ESTUDAR A BIBLIA.
É APRENDER O QUE DEUS
QUER QUE NOS FAÇAMOS.AMEM

24/02/2020

CAROS SERMÃO TEIAO BASTANTE CUIDADO: CADA VÊS MAS Ò SINAL DA VINDA DE DEUS ESTA MÁS PERTO🙀. OS CRISTÃOS ESTÃO SENDO DESPREZADO POR GUARDAR A FÉ. CUIDADOS PARA QUE NÃO SEJAO ENGANADOS.(MATEUS 24::6,8

21/02/2020

O QUE FAS UM HOMEM MENOS DIGINO DE ERDER AVIDA ETRNA ?

21/02/2020

ES TI HINO150 EU GOSTO PORQUE ELA FALA DA ESPERANÇA TENTA OVILA VAIS ADORAR PORQUI ELA E MUINTO ES PESIAL

21/02/2020

PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NILE CRÊ, NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETRNA. PORQUE DEUS MANDOU O SEU FILHO PARA SALVAR O MUNDO PARA JULGÁ-LO (JOÃO3:16,17🌏🌏🌏🌏🌏🌏

Timeline photos 09/12/2019

Amor de DEUS e maior

09/12/2019

jeus respondendo au seus diseplo. Dise cuidado paraque ningué vos engane. Porque virão muintos em meu nome, dizendo eu sou o cristo; e enganarão a muintos. E uvireis falar de guerras e rumores de gerras; não fiques alarmados; pois enecessario que assim acontesa; mas ainda não é o fim. MATEUS 24.4,14

09/12/2019

Pormas que vose peca não esconda esó de DEUS porque DEUS sabe o coração de cada un. Porque DEUS e a solução do nosus pecado porque DEUS e amor

19/09/2019

Não pertobes o teu coração.
Vose ainda tem quem tê ama
Amém

19/09/2019

Não há o que temê contigo DEUS esta
🌴🍃🌺🌺🍃🌴
💛🌻🌻🌻🌻💚
🌻🌻 😍 🌻🌻
🌻 Love YOU 🌻
🌻🌻 🌹 🌻🌻
💚🌻🌻🌻🌻💛
🌴🍃🌺🌺🍃🌴🕘❌⭕💋❌⭕💋❌⭕💋❌⭕💋❌⭕💋
☀☀☀☀☀☀☀
☀🌹🌹☀🌹🌹☀
🌹☀☀🌹☀☀🌹
🌹MISS ☀ YOU🌹
☀🌹☀☀☀🌹☀
☀☀🌹☀🌹☀☀
☀☀☀🌹☀☀☀
🍀🍀 HAPPY 🍀🍀
VALENTINE'S DAY
🌙🌙🌙🌹🌙🌙🌙
🌙🌙🌹🌙🌹🌙🌙
🌙🌹🌙🌙🌙🌹🌙
🌹LOVE 🌙 YOU🌹
🌹🌙🌙🌹🌙🌙🌹
🌙🌹🌹🌙🌹🌹🌙
🌙🌙🌙🌙🌙🌙🌙

☀💡☀💡☀💡☀💡☀💡☀💡☀💡☀💡☀💡
🌴🍃🌺🌺🍃🌴

Quer que o seu negócio seja a primeira Empresa De Alimentos E Bebidas em Luanda?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Categoria

Telefone

Website

Endereço


Vila Nova
Luanda