Um olhar sobre a História 2020

Uma página ligada ao ensino da história universal

23/09/2022

Paulo Dias de Novais, fundador de São Paulo de Luanda

Paulo Dias de Novais nasceu por volta de 1510, filho de António Dias de Novais e de sua mulher Joana Fernandes, sendo neto paterno do navegador Bartolomeu Dias, que dobrou o cabo da Boa Esperança.
A 20 de Dezembro de 1559, Dias de Novais receberia instruções da Coroa para integrar uma Embaixada de Portugal a Angola em 1560, em conjunto com religiosos da Companhia de Jesus, com o intuito de contactar o lendário Angola Quiluanje (título dos reis ambundos do Reino do Dongo) Quiassamba.
Paulo Dias de Novais acabaria por ser detido, tendo sido libertado em 1565 ou 1566, sob a condição de ir a Portugal procurar apoio para Quiassamba na sua guerra com cabou por ficar detido, sendo libertado em 1565 ou 1566, com o auxílio "de uma princesa filha daquele rei" sob a promessa de ir a Portugal arranjar socorro militar contra a campanha iniciada por Quiloango-Quiacongo, rival de Quiassamba.
Novais seria nomeado por D. Sebastião em 1571 “Governador e Capitão-Mor, conquistador e povoador do Reino de Sebaste na Conquista da Etiópia ou Guiné Inferior", tendo partido de Lisboa em 23 de outubro de 1574 e desembarcado na Ilha das Cabras (atual Ilha de Luanda) a 11 de Fevereiro de 1575.
Nesta ilha, Novais recebeu uma embaixada do rei Quiassamba em junho de 1576, recebendo a permissão deste para se instalar no continente, tendo então fundado a povoação de São Paulo de Luanda.
Pelos termos da Carta de Doação enviada pelo Rei, Novais deveria expandir o território para Norte até às margens do rio Dande, para o Sul, e para o interior ao longo do curso do rio Cuanza, devendo ainda construir uma igreja, fortalezas e de doar sesmarias para assentamento dos colonos.
Fundaria ainda a vila de Nossa Senhora da Vitória de Massangano, em 1583, onde viria a falecer, a 9 de maio de 1579, sendo aí sepultado.

Miguel Louro

// Já quase 800 pessoas assinaram a nossa petição pela devolução da nacionalidade aos soldados guineenses que lutaram por Portugal. Na Guiné, temos outras 5000 assinaturas. E não vamos parar. Porque está em causa a honra de Portugal. Porque está em causa a dignidade, e muitas vezes as vidas, de homens que juraram fidelidade à nossa bandeira, que a cumpriram e que agora não podem ser deixados para trás. Link nos comentários.

22/08/2022

607 anos da Conquista de Ceuta

A conquista que daria início a toda a expansão marítima portuguesa, a Conquista de Ceuta, ocorreu há exatos 606 anos, a 21 de agosto de 1415.

Várias razões sustentam a decisão de D. João I de conquistar Ceuta: economicamente, Portugal enfrentava uma série de dificuldades financeiras, carecendo de produtos como trigo, ouro, prata e especiarias, permitindo a conquista de Ceuta que Portugal não só se apropriasse de uma zona fértil, favorável à produção de cereais, como também significaria para o Reino o controle sobre uma cidade à qual afluíam produtos orientais vindos da Índia pelas rotas caravaneiras e sobre a entrada e saída dos navios vindos do Atlântico para o Mediterrâneo e vice-versa, impedindo assim o ataque de piratas oriundos da cidade muçulmana à costa algarvia; socialmente, agradaria às três ordens, já que o Clero poderia expandir a Fé cristã em terras muçulmanas, a Nobreza conseguiria obter novas terras, títulos e fontes de rendimento e a Burguesia ganharia novos produtos e mercados; politicamente, Portugal evidenciar-se-ia no quadro das Monarquias ibéricas como a que mais a sul expandira a Fé cristã e ganharia prestígio a nível europeu pela audácia de tal conquista.

Assim sendo, no dia 25 de julho de 1415, partiriam de Lisboa 212 embarcações, nomeadamente 59 galés, 33 naus e 120 navios de pequeno porte rumo à praça africana. Na expedição estavam envolvidos mais de vinte mil soldados, contando-se entre os presentes nomes da alta Nobreza portuguesa, tais como os príncipes Duarte (futuro Rei), os infantes D. Pedro e D. Henrique e Nuno Álvares Pereira.

A expedição alcançaria Ceuta a 21 de agosto, desembarcando sem encontrar qualquer resistência por parte dos mouros, que se apressaram a tentar fechar as portas da cidade. Os portugueses, no entanto, agiram com rapidez, impedindo o estabelecimento de defesas adequadas e tornando impossível a defesa de Ceuta.

Na manhã de 22 de agosto, a cidade estava em mãos portuguesas. João Vasques de Almada, apoiante e conselheiro de longa data de D. João I, hastearia pela primeira vez a bandeira de Ceuta, idêntica à bandeira de Lisboa, mas com o brasão de armas do Reino de Portugal ao centro, símbolo que perdura até aos dias de hoje.

A conquista de Ceuta terá sido conseguida com apenas uma baixa do lado português - Vasco Fernandes de Ataíde, governador da casa do Infante D. Henrique – que pereceu, morto por uma grande pedra que, lançada das muralhas da cidade, o atingiria na cabeça.

A Coroa portuguesa deixaria ficar 2700 homens em Ceuta, sob o comando de D. Pedro de Meneses, que se tornaria o primeiro Governador da praça africana.

Apesar de dois ataques por parte dos árabes com o intuito de retomar Ceuta, em 1418 e 1419, os portugueses conseguiriam defender a soberania nacional sobre a cidade africana.

Apesar do fracasso económico que se revelaria a tomada de Ceuta, esta iniciativa deu início a um dos maiores empreendimentos alguma vez desenvolvidos na História da Humanidade, a epopeia dos Descobrimentos portugueses.

Miguel Louro

21/08/2022
08/08/2022

Serpa Pinto, explorador do continente africano

Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto nasceu em Tendais, no concelho de Cinfães, no dia 20 de abril de 1846, filho de José da Rocha Miranda de Figueiredo e de sua mulher Carlota Cacilda de Serpa Pinto.
Serpa Pinto ingressaria no Colégio Militar com dez anos, tendo-se tornado aos dezassete Comandante do Batalhão do Aluno.
Serpa Pinto viajaria para África em 1869, numa expedição ao rio Zambeze, integrado numa coluna militar que tinha por objetivo enfrentar as milícias do Bonga, que haviam atacado as tropas portuguesas. Nesta viagem, Serpa Pinto realizaria uma função técnica, avaliando a rede hidrográfica e a topografia local, um excelso trabalho de reconhecimento da região.
A 11 de maio de 1877, Serpa Pinto seria nomeado para participar numa expedição científica à África Central, na companhia dos oficiais da Marinha Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, com o objetivo expresso de “comporem e dirigirem a expedição que há-de explorar, no interesse da ciência e da civilização, os territórios compreendidos entre as províncias de Angola e Moçambique, e estudar as relações entre as bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze”.
A comitiva partiria de Benguela em novembro, tendo-se, no entanto, separado em Bié. Capelo e Ivens seguiriam para norte enquanto Serpa Pinto continuaria para leste, mudando gradualmente o seu rumo para sul. Serpa Pinto atravessaria o rio Cuando em junho de 1878, alcançando Lealui em agosto. Daí, seguiria a sua viagem ao longo do Zambeze até às Cataratas Vitória, tendo posteriormente virado para sul, alcançando Pretória a 12 de fevereiro de 1879.
Em 1881, a Royal Geographical Society conceder-lhe-ia a Medalha do Fundador "pela sua viagem pela África”. Neste mesmo ano, Serpa Pinto publicaria a sua obra de dois volumes “Como eu atravessei a África”, traduzida no mesmo ano para inglês, francês e alemão.
Em 1884, Serpa Pinto seria nomeado Cônsul-Geral para o Zanzibar, com a missão de explorar a região entre o Lago Niasa e a costa do Zambeze ao Rio Rovuma. Em 1885, Serpa Pinto empreenderia uma expedição com o Tenente Augusto Cardoso, tendo, no entanto, adoecido gravemente e sido transportado para a costa, onde acabaria por recuperar.
Uma nova expedição liderada por Serpa Pinto subiria o vale do Condado, tendo contactado com vários chefes locais da região onde hoje se situa o Malawi. As suas expedições seriam também um relevante contributo para a ciência, ao registarem o espaço geográfico, com destaque para os rios, designadamente o Zambeze, que liga Angola a Moçambique, pela recolha de informações dos vários povos, da flora e fauna que encontrava, e pelos apontamentos e registos detalhados, com ilustrações, sobre tudo o que ia observando.
Serpa Pinto retornaria a Portugal, tendo sido Ajudante de Campo dos Reis D. Luís e D. Carlos. Seria ainda nomeado Governador-geral de Cabo Verde a 20 de janeiro de 1894, exercendo o cargo até 1898.
Serpa Pinto viria a falecer a 28 de dezembro de 1900, aos 54 anos, em sua casa, na Rua da Glória, em Lisboa, tendo o seu funeral tido honras de Estado. Seria sepultado no jazigo da família, no Cemitério dos Prazeres.
Os seus serviços à Pátria seriam largamente reconhecidos após a sua morte. Em sua memória, seriam batizadas com o seu nome diversas ruas pelo país, bem como uma cidade em Angola (hoje Menongue), sede da província do Cuando-Cubango. Durante as comemorações do 125.º aniversário da fundação da Sociedade de Geografia de Lisboa, seriam emitidos dois selos com um retrato de Serpa Pinto em lugar de destaque. Em Cinfães, seria inaugurado em 2000 o Museu Serpa Pinto, em frente a uma praceta que ostenta um busto em sua honra.
O N/T Serpa Pinto, batizado em 1914 em sua homenagem, foi o navio de passageiros que, durante a Segunda Guerra Mundial, mais viagens transatlânticas realizou entre Lisboa, Nova Iorque e o Rio de Janeiro, transportando refugiados da guerra, nomeadamente judeus em fuga do nazismo. Adquiriria assim grande fama, ficando conhecido como o “Navio Herói”.

Miguel Louro

18/07/2022

O Dia Internacional Nelson Mandela, nesta segunda-feira, celebra a sua inestimável contribuição para a luta pela democracia e a promoção de uma cultura de paz.

Neste e em todos os outros dias, você pode também agir e inspirar mudanças.

12/04/2022

12 de abril é o Dia Internacional do Voo Espacial Humano 👨‍🚀👩‍🚀🚀.
Neste dia, há 61 anos, ocorreu o primeiro voo espacial humano – um evento histórico que abriu caminho para a exploração espacial em benefício de toda a humanidade.

Saiba mais sobre o Dia do Voo Espacial Humano: https://www.un.org/en/observances/human-spaceflight-day

Photos from Um olhar sobre a História 2020's post 22/03/2022

Dia da libertação da África Austral (23 de Março).

23 de Março. Dia da libertação da África Austral.

A Batalha de Cuíto Cuanavale, foi o maior confronto militar da Guerra Civil Angolana, ocorrido entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988. O local da batalha foi o sul de Angola, na região do Cuíto Cuanavale, província de Cuando-Cubango, onde se confrontaram os exércitos de Angola (FAPLA) e Cuba (FAR) contra a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) e o exército sul-africano. Foi a batalha mais prolongada que teve lugar no continente africano desde a Segunda Guerra Mundial.

Seguindo uma série de tentativas frustradas de dominar a região em 1986, oito brigadas da FAPLA realizaram uma ofensiva, conhecida como “Operação Saludando Octubre” em agosto de 1987 contra as bases da UNITA em Jamba e Mavinga, contando com apoio de armas e tanques T-62 soviéticos, bem como unidades motorizadas cubanas. A África do Sul, que fazia fronteira com Angola por meio do território em disputa da atual Namíbia, estava determinada em prevenir que a FAPLA ganhasse controle da região e permitisse que a Organização do Povo do Sudoeste Africano atuasse no local, o que colocaria o regime do Apartheid em cheque.

Ambos os lados do conflito reivindicaram vitória, e até hoje as narrativas e memórias sobre a batalha são objeto de debate. Não obstante, o evento tornou-se o ponto de viragem decisivo na guerra que se arrastava há longos anos, incentivando um acordo entre Sul Africanos e Cubanos para a retirada de tropas e a assinatura dos Acordos de Nova Iorque, que deram origem à implementação da resolução 435/78 do Conselho de Segurança da ONU, levando à independência da Namíbia e ao fim do regime de segregação racial, que vigorava na África do Sul.
Fonte: embaixadaangolanaalemanha. Acesso: 22.3.22.

13/02/2022

13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio, o meio de comunicação mais usado no mundo.
Para marcar a data este ano, celebramos a capacidade do rádio de ampliar os horizontes, construir sociedades mais harmoniosas e unir e empoderar as pessoas. UNESCO Confira: https://bit.ly/3uvNSNb

12/02/2022

Apesar de ser uma violação dos direitos humanos, dezenas de milhares de meninos e meninas são forçados a participar de conflitos armados. A pandemia da piorou ainda mais a situação.

12 de fevereiro é o Dia Internacional Contra o Uso de Crianças-Soldado. https://peacekeeping.un.org/en/child-protection

Photos from Um olhar sobre a História 2020's post 01/02/2022

02 de Fevereiro| Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Photos from Um olhar sobre a História 2020's post 22/01/2022

Domingo Sangrento 1905.

31/10/2021

O tema para o Dia Mundial das Cidades 2021, "Adaptando Cidades para Resiliência Climática, reflete o fato/facto de que a mudança climática terá um grande impacto sobre os habitantes de cidades. Como resultado, centenas de milhões de pessoas sofrerão por causa de enchentes, aumento do nível do mar, tempestades e períodos prolongados de temperaturas extremas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres afirmou que "quando as comunidades urbanas estão envolvidas nas políticas e tomadas de decisão e empoderadas por recursos financeiros, os resultados são mais inclusivos e duradouros. bit.ly/2Z8iqaf

Jinga de Angola: a história da rainha guerreira que lutou contra a colonização – Parte I 29/10/2021

Jinga de Angola: a história da rainha guerreira que lutou contra a colonização – Parte I Por: Renato Drummond Tapioca Neto Uma das soberanas mais famosas da História da África, Jinga de Angola (ou Nzinga, como seu nome também costuma ser escrito), ficou lembrada por seus feitos extraor…

22/10/2021

Feliz Dia Internacional da Mulher Rural! Vamos agradecer às mulheres rurais em todo o mundo e mostrar o nosso apoio a essas heroínas esquecidas de comunidades resilientes e guardiãs dos recursos naturais.

Nesta data, destacamos o papel essencial que a e meninas desempenham nos sistemas globais de alimentação! Saiba mais: unwo.men/xZH550GpAM5

16/09/2021

Nossa sobrevivência depende da camada de ozônio/ozono

Nesta quinta-feira, Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio/Ozono, a agência da ONU para o Meio Ambiente UN Environment Programme, explica porquê ela é tão importante e como nós podemos agir agora para ajudar a protegê-la: bit.ly/2XlTtqC

15/09/2021

Venha conhecer as quedas do rio Muembeje!

Quedas do Rio Muembeje Geoderben 28/08/2021

Quedas do Rio Muembeje Geoderben Conheça as famosas Quedas do rio Muembeje, localizadas na províncica do Kwanza Norte, em Angola.

Photos from Um olhar sobre a História 2020's post 27/08/2021

Quedas do rio Muembeje.

23/08/2021

23 de Agosto| Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.
O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição celebra-se a 23 de Agosto, em alusão à sublevação de escravos ocorrida nesse dia em 1791, em Santo Domingo, actualmente Haiti e República Dominicana, que resultou na revolução haitiana desempenhando um papel crucial na abolição do comércio transatlântico de escravos.

Esta data foi posteriormente adoptada pelo Conselho Executivo da UNESCO na sua 29ª sessão, através da Resolução 29 C/40 e é celebrada desde 1998.

O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, pretende inscrever a tragédia do tráfico de escravos na memória colectiva de todos os povos.

06/08/2021

"Neste dia, há 76 anos, uma única arma nuclear trouxe sofrimento inimaginável às pessoas desta cidade (Hiroshima), matando dezenas de milhares de pessoas instantaneamente, dezenas de milhares em suas consequências e muitos mais nos anos seguintes."

O secretário-geral da ONU, António Guterres afirmou que está profundamente preocupado com a falta de progresso para atingir o objetivo de um mundo livre de armas nucleares.

Chefe da ONU disse que os países que possuem armas nucleares estão a modernizar seus arsenais nos últimos anos, gerando uma nova corrida armamentista.

27/07/2021

26 de julho é o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema Manguezal.
Você sabia que os manguezais conseguem absorver mais CO2 da atmosfera do que as florestas?
O Programa da ONU para o Meio Ambiente UN Environment Programme alerta que essas áreas estão desaparecendo rapidamente.
No sudeste da Ásia, 80% dos manguezais não existem mais. bit.ly/3y6qPaG

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho 25/07/2021

Capitã de 25 de Abril de 1974

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho

22/07/2021

Roma antiga

ROMA ANTIGA

A cidade de Roma nasceu em uma pequena vila e se tornou um dos maiores impérios da antiguidade. Roma está localizada na península italiana, no centro do Mar Mediterrâneo europeu, e é o centro da vida política e econômica da região. O estabelecimento de Roma está envolto em lendas. Segundo o poeta Virgílio, em sua obra "Enéias", os romanos são descendentes do herói troiano Enéias, que fugiu para a Itália depois que os gregos destruíram Tróia por volta de 1400 aC. Diz a lenda que os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéias, foram lançados no Tibre pelo usurpador Amúlio. Amamentados por lobos e depois criados por fazendeiros, os irmãos voltaram para destronar Amulius. Em 753 aC, os irmãos Rômulo e Remo receberam a missão de estabelecer Roma. Após discordarem, Rômulo assassina Remo, e se tornaram o primeiro rei de Roma.

Na verdade, Roma foi formada pela fusão de sete pequenas aldeias de pastores latinos e sabinos nas margens do Tibre. Depois de ser conquistada pelos etruscos, tornou-se uma verdadeira cidade-estado. Na monarquia de Roma, a sociedade consiste basicamente em três classes sociais: Nobreza, uma classe dominante composta de nobres e latifundiários; Plebe, composta de mercadores, artesãos, fazendeiros e pequenos proprietários; Os clientes que dependem da nobreza e das pessoas comuns para viver são os prestadores de serviços.

Na monarquia romana, o rei exercia funções administrativas, judiciais e religiosas. É assistido pelo Conselho Curiata, que é composto por chefes de família de 30 pessoas. Suas funções mudaram ao longo dos séculos, mas eles são responsáveis ​​por redigir leis, métodos jurídicos e aprovar a eleição do rei. Em alguns períodos, o Parlamento Curiata tinha poderes maiores do que o Senado. O Senado, composto por nobres, aconselha o rei e tem o poder de vetar as leis propostas pelo rei. A lenda conta os eventos dos sete reinados naquela época. Durante o governo dos últimos três etruscos, o poder político da nobreza declinou. A proximidade do rei com os plebeus desagradava aos nobres. Em 509 aC, o último rei etrusco foi deposto e um golpe político marcou o fim da monarquia.

A criação da República significa a afirmação do Senado, que é a instituição de maior poder político entre os romanos. O poder administrativo pertence aos magistrados e é ocupado pelos nobres. A República Romana é caracterizada pela luta de classes entre a nobreza e o povo comum. Os nobres trabalharam duro para salvaguardar seus privilégios, defender seus interesses políticos e econômicos e manter os civis sob seu domínio. Entre 449 e 287 aC, civis organizaram cinco levantes, levando a várias conquistas: o Fórum Civil, o Método das XII tábuas, a Lei de Licinias e a Lei de Canuleia. Por meio dessas medidas, as duas classes são realmente iguais. A primeira fase da conquista romana foi marcada pelo domínio de toda a Península Ibérica a partir do século IV aC. A segunda etapa foi o início da guerra romana contra Cartago, chamada de Guerra Púnica (264-146 aC). Em 146 aC, Cartago foi completamente destruída. Em pouco mais de cem anos, toda a bacia do Mediterrâneo pertencia a Roma.

Na República Romana, a escravidão era a base de toda a produção, e o número de escravos excedia o número de homens livres. A violência contra escravos desencadeou dezenas de revoltas. Uma das principais revoltas de escravos foi das forças rebeldes lideradas por Spartacus entre 73 e 71 aC, que ameaçavam o poder romano. Para equilibrar o poder político, em 60 aC, o Senado nomeou três líderes políticos para o consulado, Pompeu, Crasso e César, que formaram os primeiros Três Grandes. Após a morte de Júlio César, formou-se o segundo Grande Três, constituído por Marco Aurélio, Otávio Augusto e Lépido. As lutas pelo poder são frequentes. Otávio recebeu o título de príncipe (primeiro cidadão) do Senado, que foi a primeira etapa do império disfarçado de república.

O imperador Otaviano Augusto (27 aC a 14 aC) reorganizou a sociedade romana. Expandiu a distribuição de pão e trigo e entretenimento público - a política de pão e circo. Depois de Augusto, várias dinastias apareceram. Os principais imperadores são: A partir de 235, o império foi governado pelo soldado imperador, cujo principal objetivo era resistir à invasão. Do ponto de vista político, o século III é caracterizado pelo retorno da anarquia militar. Em apenas meio século (235 a 284), havia 26 imperadores em Roma, dos quais 24 foram assassinados. O imperador Teodósio morreu em 395 DC, e o Império Romano foi dividido por seus filhos Hornorius e Arcadius. Honorius adquiriu o Império Romano Ocidental, a capital Roma, e Arcadius adquiriu o Império Romano Oriental, a capital Constantinopla.

Em 476, o Império Romano do Ocidente desintegrou-se e o imperador Rômulo Augusto foi deposto. O ano de 476 é considerado pelos historiadores o marco divisório da Antiguidade para a Idade Média.

Da poderosa Roma, restou apenas o Império Romano do Oriente, que se manteria até 1453.

12/07/2021

A XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai decorrer a 17 de julho de 2021, em Luanda, Angola, sob o lema “Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável”.

Saiba mais em 👉https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9188&M=NewsV2&PID=10872

Quer que o seu universidade seja a primeira Universidade em Luanda?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Categoria

Endereço

Direita
Luanda

Outra Ensino superior em Luanda (mostrar todos)
Dario pó Dario pó
Golf1
Luanda

sou dansarino de afro raz

Instituto Politécnico  Ndômbwa Instituto Politécnico Ndômbwa
Bandeira, Bairro-Mundia �
Luanda

Skina Skina
Calobringo
Luanda

Sobre tudo de bom

Acadêmia Kuilu-AK Acadêmia Kuilu-AK
Comandante Ivadi
Luanda

Academia Saber+ Academia Saber+
Luanda

Academia Saber+, saber nunca é demais.

Acorrente DA Paixão Acorrente DA Paixão
Luanda, Y

Espandir o segredo ou a paixão abitada Nos nossos corações •

Les amis de l'esprit avec le frère Rossy Les amis de l'esprit avec le frère Rossy
+244946102662 WhatsApp
Luanda, 1244

LE SAINT ESPRIT NOTRE PRIORITÉ

Cursos gratís Cursos gratís
Dos Boss
Luanda, 4444

O melhores cursos

Corona virus nao existe Corona virus nao existe
Luanda

Vamos promover está página

Dieu tv les avoir de l'avenir Dieu tv les avoir de l'avenir
Rua Do Congo
Luanda

Le secret de l'amour

Sociedade Académica Cosmo-SAC Sociedade Académica Cosmo-SAC
Hospital Militar
Luanda

Sociedade Académica Cosmo, ensino de aulas práticas de qualidade