Opus Economia

Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Opus Economia, Ensino superior, Luanda.

07/05/2023

ISAÍAS SAMAKUVA: O PAÍS ESTÁ DEGRADADO PODE PROVOCAR TURBULÊNCIA INESPERADAS

O ex-presidente da UNITA Isaías Samakuva, alerta, que a situação socioeconómica de Angola se tem degradado dia pós dia numa “velocidade assustadora”, defendendo medidas “mais ativas e dinâmicas” das autoridades, sob pena de se viver “turbulências indesejáveis”.

“É interessante, se de um lado a conjuntura internacional em si é difícil, do outro lado a situação económica e social do nosso país tem-se degradado em uma velocidade que é assustadora e estou preocupado com esta situação”, respondeu à Lusa o ex-presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição).

Isaías Samakuva, que foi o orador da primeira edição do espaço “Reencontro com a História”, promovido em Luanda pelo Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), defendeu medidas mais ativas e mais dinâmicas das autoridades governativas para inverter a situação do país.

Para Samakuva, os dirigentes do país “têm noção” da degradante condição socioeconómica dos angolanos, “vê-se que estão a tentar fazer alguma coisa”, que, no seu entender, “não é suficiente”.

“Há que tomar medidas mais ativas, mais dinâmicas, há que envolver muito mais gente que é para as pessoas sentirem que há esperança do amanhã melhor”, apontou.

“Porque se continuarmos como estamos, corremos o risco de depois viver uma fase de descontentamento que leva a turbulências indesejáveis neste momento”, advertiu.
Isaías Samakuva, que liderou a UNITA durante 16 anos, após a morte de Jonas Savimbi em 2002, falou durante hora e meia do seu percurso académico, militar, diplomático e político neste encontro, para uma plateia recheada por estudantes e alguns deputados dos “maninhos”.

Adalberto Costa Júnior, atual presidente da UNITA e cabeça-de-lista do partido nas eleições gerais de agosto de 2022, em que o MPLA, no poder desde 1975, foi declarado vencedor e a UNITA conquistou 90 assentos no parlamento, quase o dobro das eleições anteriores.

Falando pela primeira vez sobre os resultados das eleições de 2022, Samakuva referiu que traduzem o “descontentamento” do povo que “quer mudança ante ao falhanço” das políticas do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola).

“Portanto, há claramente vontade e desejo de mudar, as pessoas estão cansadas, os cidadãos estão cansados, já não aguentam mais, portanto se de facto as coisas não mudam não há dúvidas de que a UNITA, mesmo com fraudes, na próxima eleição pode ganhar”, atirou.

Questionado se a UNITA, partido que dirigiu entre 2003 e 2019, está preparada para ser poder em Angola, Isaías Samakuva referiu que “precisa apenas de oportunidade”, criticando a presença do MPLA no poder em quase meio século, período em que a situação do país “só está a piorar”.

“Portanto, o que é mais lógico é perguntarmos se o MPLA está apto para governar, é a pergunta mais lógica, até diria que seria um dever patriótico do MPLA dizer que ainda vamos dar oportunidade a outros e vamos ver. É preciso darmos esta oportunidade”, defendeu.

Sobre a sua relação com Adalberto Costa Júnior, seu sucessor no cargo, Samakuva, agora com 76 anos, desmentiu a existência de qualquer problema e garantiu que é ótima.

“Nós temos uma relação que sempre tivemos, não é de hoje a nossa relação, tive sempre o companheiro Adalberto junto de mim, ainda anteontem tivemos uma longa conversa, partilhamos ideias sobre o partido, sobre o país, sobre o nosso futuro, portanto não há problemas entre nós”.

Desvalorizou ainda a alegada pretensão da atual direção da UNITA em “ofuscar” a sua imagem no interior da agremiação partidária, considerando que na sociedade angolana “se fala muito e muitas vezes sem bases”.

“Esta é a opinião dos outros, a minha ainda ninguém ouviu, a minha opinião não é aqui onde vou emitir, porque pode-se oferecer a várias interpretações, mas os que falam podem falar, é preciso termos bases e fundamentos para fazer alguma afirmação”, atirou.

Samakuva, diplomata de carreira, sobretudo na era Jonas Savimbi, saudou igualmente a iniciativa do MEA: “É bom que os jovens académicos se encontrem e reflitam sobre a história do país e sobre outros aspetos”.

“Então, em vez de estarmos em volta dos copos é bom perder alguns minutos em atividades como estas, portanto eu fico satisfeito de ver que há iniciativas desta”, concluiu.
O político da UNITA foi ainda homenageado, na ocasião, com cânticos e um diploma de honra, pelo seu contributo pela “pacificação do país”, como disse o presidente do MEA, Francisco Teixeira.

Central de notícias nova era 🇦🇴

06/12/2022

A abordagem do Economista Antero Fonseca.

Photos from Rádio Cultura Angola's post 06/12/2022

Opus Economia na RCA

Quer que o seu universidade seja a primeira Universidade em Luanda?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Categoria

Website

Endereço

Luanda

Outra Ensino superior em Luanda (mostrar todos)
Dario pó Dario pó
Golf1
Luanda

sou dansarino de afro raz

Pinto milex Pinto milex
Luanda

Yuri Best Yuri Best
Luanda

Temos tudo que precisas

Explicação Vector Explicação Vector
Estamos Localizados No Município De Viana Bairro Capalanga Rua Da Pavel. . .
Luanda

Muita qualidade de ensino,tanto primário,e secundário.Formador rigoroso e com muita determinação no processo de ensino.

Instituto Politécnico  Ndômbwa Instituto Politécnico Ndômbwa
Bandeira, Bairro-Mundia �
Luanda

Skina Skina
Calobringo
Luanda

Sobre tudo de bom

Acadêmia Kuilu-AK Acadêmia Kuilu-AK
Comandante Ivadi
Luanda

Academia Saber+ Academia Saber+
Luanda

Academia Saber+, saber nunca é demais.

Silvestre fernando Silvestre fernando
Uíge
Luanda

Acorrente DA Paixão Acorrente DA Paixão
Luanda, Y

Espandir o segredo ou a paixão abitada Nos nossos corações •

Les amis de l'esprit avec le frère Rossy Les amis de l'esprit avec le frère Rossy
+244946102662 WhatsApp
Luanda, 1244

LE SAINT ESPRIT NOTRE PRIORITÉ