CCBF Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt am Main

Você também é fã do Brasil? Junte-se a nós para estar em dia com os acontecimentos culturais do Brasil! // Bist du auch ein Brasilien-Fan?

Mach mit, um über das kulturelle Geschehen in Brasilien auf dem Laufenden zu sein! Nossa comunidade virtual em Frankfurt é um ponto de encontro para distribuição de informações pertinentes entre amigos da cultura brasileira. Nossa meta é proporcionar a divulgação da cultura do Brasil a pessoas com interesses afins que vivem nessa região, brasileiros ou não, além de informar sobre temas de interess

Photos from Eduardo Kobra's post 22/11/2023
05/10/2023

Maravilhoso!

Gilsons in Berlin | Nov. 19, 2023 @ Festsaal Kreuzberg — BOSSA FM 03/10/2023

Gilsons in Berlin | Nov. 19, 2023 @ Festsaal Kreuzberg — BOSSA FM Buy tickets for the first concert of Gilsons in Berlin.Sunday, November 19 2023. Festsaal Kreuzberg

24/09/2023

Já na regressiva para ver a maravilhosa no na próxima quinta-feira!

01/09/2023

Mestre absoluto, grandioso, gigante, que há décadas oferece ao mundo a beleza eterna de suas canções com seus parceiros e parceira geniais. HOJE O DIA É DELE: Meu amado FRANCIS HIME. Que a vida siga sorrindo de volta pra você, como você sorri pra ela. Receba meu beijo amoroso e feliz por celebrar sua vida, com saúde em ritmo acelerado de criação. Que Deus lhe proteja! PARABÉNS, FRANCISCO!🎂🎂🎂👏👏👏👏👏❤️❤️❤️🌹🌹🎶🎶🎶🎶🎹🎹🎹

25/08/2023

Por trás da letra: Drão - Gilberto Gil

O apelido foi dado por Maria Bethânia. Drão vem do aumentativo de Sandra, a terceira mulher de Gilberto Gil. Ao virar título de um dos maiores sucessos do compositor, o apelido incomum sempre foi confundido com a palavra "grão". Sandra Gadelha desfaz o mal-entendido e se assume como inspiração dos versos densos, compostos em 1981, em plena separação do casal. Gil diz que foi bem difícil escrever a letra, uma poesia profunda e sutil do amor e do desamor. "Como é que eu vou passar tanta coisa numa canção só?", questiona-se Gil no livro "Gilberto Gil-Todas as Letras" (Cia. das Letras).

Gilberto Gil escreveu a música em 1981, poucos dias depois da separação. A letra é uma parábola sobre o amor, que não morre – e sim, se transforma. Assim como o trigo, ele nasce, vive e renasce de outra forma. Há referências à cama de tatame onde o casal costumava dormir (“cama de tatame pela vida afora”) e aos três filhos frutos do relacionamento deles (“os meninos são todos sãos”).

O curioso é que o próprio Gil era um dos poucos da roda de amigos que não chamava a mulher de Drão. Ele e Caetano a chamavam de “Drinha”.

Veja a história completa no link dos comentários 👇

10/07/2023

MARCOS VALLE | Frankfurt, ZOOM
23.08.23 | Tickets: https://bit.ly/3NlPl0n

08/07/2023

Gente, esse aqui é im-per-dí-vel!!!!!! Dia 23.08 Marcos Valle na Zoom, Frankfurt!!!!

25/06/2023

„Foi de uma parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes que nasceu o clássico da Bossa Nova “Wave” — em português, onda —, em 1967.
Para além da paisagem da praia, a cadência da música também aproveita esse efeito da onda, fazendo sucessivas investidas em um ritmo constante.
O movimento do mar também serve como analogia ao sentimento amoroso, que chega sem pedir licença e é marcado por esse “vai e volta” de aproximações e afastamentos.
Assim como a “onda que se ergueu no mar”, quando o amor chega, não dá pra saber se ele veio a partir do sopro do vento — ou de que forma vai se quebrar ao chegar à costa.
Em vez de tentar decifrar de onde o sentimento veio e pra onde ele vai, então, é melhor agradecer o milagre e “se deixar surpreender enquanto a noite — ou o dia — vem nos envolver”.
Pra finalizar, sabemos que não somos pares, mas qual a graça de não ter ninguém pra compartilhar a vida? Pra quem já teve um amor ou um amigo, é realmente “impossível ser feliz sozinho”.“

09/06/2023

IMPERDíVEL !!! BIA - Beleza, Integração e Autoestima JUNINO !!! 18.06.2023 das 13 às 17h.

Vai ser bom demais, sô! "Alavancô" pro BIA-IMBRADIVA JUNINO!

Dia 18 de junho, das 13 às 17h na KiTa Curumim, Wildungerstraße 7-9, 60487 Frankfurt am Main

E pra esquentar o esqueleto, quadrilha às 15h.

Kinderprogramm no parquinho das 15h às 16h30.

Até lá! 💕☀️🌻🐞🎇✨️🎈🎉🎊🎏🎭🎨..
BIA - Beleza, Integração e Autoestima - é um projeto da IMBRADIVA e.V. www.imbradiva.org

09/06/2023

Pop Up Store do Chapeu de Sol no Curumim com apoio e parceria da Imbradiva!

Eu não perderia se fosse você!

07/06/2023

Pra quem ama festa junina!!

Photos from CCBF Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt am Main's post 07/06/2023

Dica de filme imperdível no dia 08.06.2023 no canal NDR da Alemanha!! “O Anjo de Hamburgo”!

28/04/2023

07.05.2023 ab 11 Uhr - Tag der Bornheimer Vereine
Fußgängerzone Bornheim Mitte

Wir werden in unserem Stand leckere brasilianische Fingerfood, Kuchen, Paella sowie Caipirinha, Guaraná und Sangria verkaufen und unsere Projekte vorstellen.

13:30 Uhr Capoeira Angola mit Thiago, und viel mehr!

28/04/2023

*Chico Buarque ensinou o quê?*

„Quando recebi no telemóvel o alerta "Chico Buarque ganha o Prémio Camões" senti-me no direito de comemorar uma vitória: "ganhei eu, caramba, ganhei eu!".

Fui ler a notícia. Os seis membros do júri explicavam a razão desta atribuição do galardão literário pela "contribuição para a formação cultural de diferentes gerações em todos os países onde se fala a língua portuguesa".

E o que é que este português, de 55 anos, que escreve estas linhas, aprendeu com Chico Buarque?

Aos cinco anos de idade o meu corpo saltitava sempre que no rádio grande do meu pai soava "A Banda", a música que, quando passava, diz o verso final do refrão, ia "cantando coisas de amor". Chico Buarque impulsionou-me a dança.

Aos 10 anos de idade percebi como um indivíduo sozinho nada pode contra o cerco violento da indiferença. Bastou-me ouvir a história circular do operário de "Construção", que "morreu na contramão atrapalhando o sábado". Chico Buarque ensinou-me a identificar a injustiça social.

Aos 11 anos de idade percebi a inutilidade da divindade quando o coro masculino MPB4 repetia, em Partido Alto, "Diz que Deus dará/ Não vou duvidar, ô nega/E se Deus não dá?/Como é que vai ficar, ô nega?". Chico Buarque deu-me razões para ser ateu.

Aos 12 anos de idade intui, com os versos de Fado Tropical, como a brutalidade da colonização sangrou a pele dos povos e como as cicatrizes prevalecentes demoram séculos a fechar: "E o rio Amazonas/Que corre Trás-os-montes/E numa pororoca/Desagua no Tejo/Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal/Ainda vai tornar-se um Império Colonial". Chico Buarque ofereceu-me uma identidade, um medo e uma esperança na Lusofonia.“

Aos 13 anos de idade percebi, pela letra do pseudónimo Julinho da Adelaide (um autor inventado, usado para ludibriar a censura da ditadura brasileira, que até falsas entrevistas deu aos jornais...), que confiar na polícia pode ser perigoso, como constata Acorda Amor: "Tem gente já no vão de escada/Fazendo confusão, que aflição/São os homens/E eu aqui parado de pijama/Eu não gosto de passar vexame/Chame, chame, chame, chame o ladrão, chame o ladrão". Com Chico Buarque descobri que, às vezes, está tudo certo se se ficar do lado errado.

Aos 14 anos de idade conspirei o sentido da canção O Que Será (À Flor da Pele): "Será, que será?/O que não tem decência nem nunca terá/O que não tem censura nem nunca terá/O que não faz sentido..." Chico Buarque revelou-me o secreto significado da palavra "liberdade".

Aos 15 anos de idade compreendi, ao ouvir Mulheres de Atenas, que a minha mãe, a minha irmã e a minha namorada viviam num mundo pior do que o meu: "Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas/Geram pro seus maridos os novos filhos de Atenas/Elas não têm gosto ou vontade/Nem defeito nem qualidade/Têm medo apenas". Chico Buarque justificou-me o feminismo.

Aos 16 anos de idade espantei-me com o atrevimento de O Meu Amor. "Eu sou sua menina, viu?/E ele é o meu rapaz/Meu corpo é testemunha/Do bem que ele me faz". Chico Buarque fez-me entender como o s**o pode, ou não, fazer um par com a palavra afeto.

Aos 17 anos comovi-me com Geni, a pr******ta que salva a cidade mas que a cidade despreza: "Joga pedra na Geni!/Joga b***a na Geni!/Ela é feita pra apanhar!/Ela é boa de cuspir!/Ela dá pra qualquer um/Maldita Geni!". Chico Buarque confrontou-me com a dignidade dos indignos.

Aos 18 anos de idade a história de O Malandro exemplificou-me como é sempre o mexilhão que se lixa: um tipo que foge de um tasco sem pagar a cachaça que bebeu provoca uma crise mundial. Mas, no final das crises, há sempre um bode expiatório: "O garçom vê/Um malandro/Sai gritando/Pega ladrão/E o malandro/Autuado/É julgado e condenado culpado/Pela situação". Chico Buarque antecipou-me a globalização e fez de mim um comunista.

Aqueles anos foram os tempos do meu caminho até à chegada à idade adulta, uma época anterior aos romances que Chico Buarque escreveu e que completam, com a verdadeira poesia de muitas das suas canções, um currículo mais do que suficiente para a atribuição do mais importante prémio literário em Língua Portuguesa.

Aqueles anos foram os tempos que moldaram o meu carácter.

Aqueles foram os tempos que moldaram o carácter de tantos outros e de tantas outras que, como eu, cresceram a ouvir estas canções mas que entenderam nelas tantas coisas que eu não entendi, que compreenderam nelas tantas coisas que eu não percebi, que tiraram conclusões destes textos muito diferentes das que eu tirei.

Mas, tenho a certeza, apesar de pensarem e sentirem de maneiras tão diferentes da minha, ontem, milhões de vós, ao saberem da notícia do Prémio Camões atribuído a Chico Buarque, tiveram o mesmo impulso que eu e comemoram: "ganhei eu, caramba, ganhei eu!".“

Pedro Tadeu
22 Maio 2019 — 08:44

https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/pedro-tadeu/chico-buarque-ensinou-o-que-10926786.html

Brasileira vende pastéis na janela de casa e faz sucesso em Berlim 22/04/2023

Brasileira vende pasteis na janela de casa e faz sucesso em Berlim

Brasileira vende pastéis na janela de casa e faz sucesso em Berlim Caminhar pelas ruas de Berlim em um domingo de primavera, ainda invernal, e encontrar uma janela aberta não é tarefa das mais fáceis. E se de uma destas janelas vier aquele cheiro hipnotizante do nosso famoso pastel de feira?O momento se complet

Photos from CCBF Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt am Main's post 21/04/2023

Tupi no nosso dia-a-dia!

17/04/2023

Quando ela está no palco, é como se acendesse fogos de artifício brilhantes entre o jazz, o samba e a bossa nova, e então não resta dúvida: esta mulher dá o tom mesmo quando balança silenciosa e alheia ao ritmo.

Juliana da Silva - uma garantia para uma fantástica noite ao vivo.

21.4. Juliana da Silva
Porta: 19.30 | Início: 20.30

Local: Ono2 - WAlTER-KOLB-STR 16 60504 Frankfurt
https://ono2.de/

16/04/2023

Na sexta-feira, 21.04.2023, às 19:30 no
Bett+Couch Kultur
(Konzerte Am Neckar)
Kriegstr., 25
Handschusheim (Heidelberg)

Esperamos vê-lo lá também:-))

11/04/2023

with .repost
・・・
Die brasilianische Hasen haben es nicht ganz verstanden mit den Eiern 🧐 #❤️

11/04/2023

with .repost
・・・
Domingo 23.04 ab 15:00
Reservas ( ingresso e mesa ) :
Mai Oliveira

Finalmente a Feijoada da Sônia está de volta. Atendendo a pedidos, o tempero ancestral da nossa matriarca irá retornar e aquecer os corações de todos os brasileiros e simpatizantes da nossa cultura. Além disso, teremos salgadinhos, pastel, açaí, área para as crianças e muito mais. A animação ficará por conta da Banda Aba Brasil, Augustinho Tom, DJ Crell Beats e DJ Pituca BigMix. Será no dia 23 de Abril para homenagear São Jorge e abrir caminhos de prosperidade e bênçãos para todos nós.

03/04/2023

Programa musical para a Páscoa!

03/04/2023

Programa para a Páscoa!

Photos from Eduardo Suplicy's post 31/01/2023
31/01/2023

Em Frankfurt, em reunião organizada pela , na histórica Villa de Metzler, mais de 100 pessoas compareceram para um entusiástico debate sobre a Democracia e a Renda Básica Universal. Fiquei feliz de receber o apoio do Cônsul Geral do Brasil em Frankfurt, Alexandre Vidal Porto ( ), que vem realizando inúmeras iniciativas culturais de apoio aos escritores brasileiros. Nós tivemos uma interação, em 2005, quando ele trabalhava na embaixada do Brasil em Washington DC e eu, participei, na época senador, como scholar do Woodrow Wilson Internacional Center.

Imprensa internacional se rende a Pelé; veja as capas 30/12/2022

Morre Pelé: Imprensa internacional se rende ao Rei.

Imprensa internacional se rende a Pelé; veja as capas A morte de Pelé contou com grande repercussão na imprensa internacional, que espalhou fotos do Rei do Futebol em suas capas.Pelé morreu na tarde de hoje, em São Paulo, em decorrência de um câncer de cólonO velório do tricampeão mun

Morre o ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos 21/12/2022

Morre o ator Pedro Paulo Rangel aos 74 anos.

Morre o ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos Morreu na madrugada desta quarta-feira, às 5h40, o ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos. Ele estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar de um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A info

Erasmo Carlos, um dos maiores nomes do rock nacional, morre aos 81 anos 22/11/2022

E o efeito dominó continua 😢
Erasmo Carlos morre aos 81 anos.

Erasmo Carlos, um dos maiores nomes do rock nacional, morre aos 81 anos O cantor Erasmo Carlos morreu hoje aos 81 anos. A informação foi confirmada pela gravadora Som Livre, mas a causa da morte ainda não foi divulgada."A música popular brasileira para sempre terá em Erasmo Carlos um herói imortal. Suas passagens pe

Wollen Sie Ihr Service zum Top-Kunst & Unterhaltung in Frankfurt machen?
Klicken Sie hier, um Ihren Gesponserten Eintrag zu erhalten.

Our Story

O Centro Cultural Brasileiro em Frankfurt (CCBF) é formado por um grupo de amigos da cultura brasileira.

Dentro da comunidade de Frankfurt e região adjacente são promovidos dentro da comunidade eventos culturais, festas, atividades educativas e de recreação, para adultos e crianças.

Com pauta sempre positiva, o CCBF tem como única ambição disseminar informação cultural sobre o Brasil na Alemanha, bem como divulgar eventos relacionados à cultura brasileira realizados na região do Reno-Meno (Rhein-Main).

Kategorie

Adresse


Frankfurt

Andere Kulturzentrum in Frankfurt (alles anzeigen)
ATELIERFRANKFURT e.V. ATELIERFRANKFURT e.V.
Schwedlerstraße 1/5
Frankfurt, 60314

Wir füllen den Frankfurter Osten mit Leben und zeitgenössischer Kunst auf 11.000 Quadratmetern – mit

The Ignorant The Ignorant
Frankfurt

Trying to heal my ignorance. Personal cultural initiative. I will suggest books and give various h

Verein der Griechen aus Pontos in Frankfurt a. M. Verein der Griechen aus Pontos in Frankfurt a. M.
Adalbertstraße 23
Frankfurt, 60486

Today's information Today's information
Frankfurt

ثقافي

Maja Wolff Maja Wolff
Krautgartenweg 1
Frankfurt, 60439

Kandidatin Oberbürgermeisterin Frankfurt

Animato - Verein zur Förderung der Alten Musik e.V. Animato - Verein zur Förderung der Alten Musik e.V.
Frankfurt

Herzlich willkommen auf unserer Homepage!

CasAzul CasAzul
Im Staffel 107
Frankfurt, 60389

Casa Azul Der Galerieraum ist ein Ausstellungs- und Begegnungsort Projektstandort 2. Abá e.V.

NIO House Frankfurt NIO House Frankfurt
Große Eschenheimer Str. 16
Frankfurt, 60313

Ein offener, einladender Raum für unsere User und die Community.

Kunst- und Musikwerkstatt Praunheim Kunst- und Musikwerkstatt Praunheim
Alt-Praunheim 2
Frankfurt, 60488

Veranstalter für Kunst- und Musikworkshops und Events in und um Praunheim. In Kooperation mit Basis

Dussehra Mela 2022 Dussehra Mela 2022
Am Römerhof 13
Frankfurt, 60486

Germany and Frankfurt's first ever Grand Dussehra Mela, organized in an Indian style mela in a large ground with Ravan Dahan, Ramleela, Garba, Food and Shopping stalls, Kids fun ac...

SOWA magazyn europejski SOWA magazyn europejski
Postfach 800626 65906 Frankfurt
Frankfurt, POSTFACH80062665906FRANKFURT

OSWIATA Postfach 800626 65906 Frankfurt

Linfluenceuse Ebene  LareineElisabeth Linfluenceuse Ebene LareineElisabeth
Frankfurt Am Main, Hessen
Frankfurt, 60311