Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP

Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP

IAM,IP

08/08/2024
Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 08/07/2024

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 04 de Julho de 2024 em Maputo, o II Comité de Pilotagem para harmonização dos objectivos do Projecto de Apoio a Cadeia de Valor do Caju e da Macadamia em Moçambique (ACAMOZ) Fase II, num encontro presidido pelo, Ilídio Bande Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP.

Na sua intervenção, o Director Geral do IAM, IP, Ilídio Bande, referiu que este encontro é pertinente uma vez que constitui uma oportunidade de juntar dos actores envolvidos no projecto com vista a harmonizar os objectivos que o projecto se propõe a alcançar.

Referiu ainda que, a II fase deste projecto visa contribuir para a melhoria da competitividade das cadeias de valor da castanha de caju e da macadâmia em Moçambique, bem como Promover a adaptadação dos modelos de produção das amêndoas às mudanças climáticas; Promover a integração da macadâmia nos sistemas agroflorestais de café; Contribuir para a melhoria da segurança alimentar dos produtores e Contribuir para o aumento da quantidade e da qualidade das amêndoas.

Esta reunião envolveu representantes de produtores da zambézia, quadros do MADER, MEF, Directores dos Servicos Distritais de Actividades Económicas (SDAE’s) de Gilé, Gurué e Pebane bem como o IAM,IP com seu implementador do projecto NITIDAE. Importa referir que, a II fase do Projecto vai decorrer num período de 4 anos e desta vez num valor de 4 milhões de Euros em relação a I Fase que estava orçado num valor de 2 milhões de Euros, financiado pela Agencia francesa (AFD).

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 02/07/2024

O Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, Ilídio Bande realizou nos dias 27-28 de Junho, uma visita de monitoria de actividades de preparação da campanha 24/25 de modo a inteirar-se das acções desenvolvidas pela delegação de modo a garantir aumento da produção de amêndoas.

Trata-se de uma visita que enquadra-se no âmbito da monitoria dos programas promovidos pela Delegação do IAM, IP de Maputo para alavancar o crescimento do Subsector de amêndoas. A visita tinha como pontos de agenda: Inteira-se do funcionamento da Delegação, avaliar a evolução dos programas de fomento de caju; inteira-se do nível de processamento do caju e acompanhar a evolução da produção e exportação da macadâmia para RSA,bem como perceber as barreiras aduaneiras para outros mercados.

O director Geral do IAM,IP, Ilídio Bande, visitou a indústria processadora Susnhine sediada na Mozal onde inteirou-se de todas etapas de processamento da amêndoa e da produção da manteiga de castanha de caju, bem como os procedimentos observado para exportação e visitou a Cajumar uma processadora secundária da castanha de caju localizada na Santa Isabel.

Igualmente, escalou o Distrito de Matutuine para visitar o Sr. Samuel Muzila produtor de Macadâmia que possui um campo com 2500 plantas de macadâmia e recentemente adquiriu 3500 mudas de macadâmia para o transplante e visitou o viveiro designado Edem Reforestation sediada em Namaacha concretamente em Changalane que fez a produção de mais de 16000 mudas para a distribuição nas comunidades de modo a incentivar o plantio de cajueiros para a geração da renda familiar.

O director Geral mostrou-se satisfeito com o desempenho dos produtores da macadâmia em matutuine pelo engajamento na ampliação das área de produção e apelou apostar também na cultura de caju.

Outrossim,visitou os campos de plantação de macadâmia com mais de 500 hectares pertencente a empresa da bananalândia sediada em Boane onde interagiu com o director Geral da empresa Peter Andreas Gouws onde revelou a sua preocupação sobre o acesso directo ao mercado chinese e indiano para exportação da macadâmia. Em resposta desta preocupação, o Director Geral do IAM,IP, explicou aos gestores da Bananalândia, que há um exercício em curso para que os produtores da macadâmia brevemente tenham acesso directo aos mercados desejados.

26/06/2024

https://www.instagram.com/incajug/
Siga Instagram do IAM, IP

www.instagram.com

20/02/2024

Decorreu nesta Quinta-feira,dia 15 de Fevereiro, na delegação do Instituto de Amêndoas de Moçambique na Zambézia, a reunião de harmonização do Projecto ACAMOZ para fase II

Trata- se de um encontro que tinha, como agenda apresentar a proposta técnica de implementação do projecto, assim como apresentação dos objectivos, da abordagem, metodologia e o plano de trabalho de NITIDAE para a implementação do projecto ACAMOZ “2 ” em parceria com o IAM.IP.

Para efeito, a reunião foi dirigida pelo Delegado provincial,do Instituto de Amêndoas de Moçambique, Sifa Antônio que na ocasião, instou a unidade implementadora do projecto a continuar com os trabalhos de modo a garantir a produção de qualidade.

Tomaram parte da reunião, Chefes dos Departamentos da delegação,técnicos IAM.IP MAPUTO, e representantes do projecto ACAMOZ.

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 15/02/2024

O Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP as de Moçambique, realiza nos dias 14 a 16 de Fevereiro, na Província de Maputo, distrito de Matutuíne a reunião de harmonização de procedimentos administrativos, dirigida pelo Excelentíssimo Rui Mapatse, Inspector-geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Sob o lema” Por uma Gestão Transparente e Racional da Coisa Pública no Sector de Amêndoas”.

No discurso de abertura, o Inspector do MADER, Rui Mapatse, sublinhou que, o Subsector de amêndoas em Moçambique constitui uma componente vital para o desenvolvimento socioeconómico do país, pois, garante sustento de mais de um milhão de famílias rurais e tem um potencial para assegurar emprego para milhares de trabalhadores na indústria de caju e macadâmia.

Por seu turno, Ilídio Bande, Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, disse que este encontro insere-se no âmbito das reformas institucional e constitui uma oportunidade para troca de experiencia entre os técnicos de modo a melhor cada vez mais a prestação de serviços.

Para efeito, o Director geral, desejou aos formandos um debate franco de modo a permitir que os objectivos traçados para esta reunião sejam alcançados.

06/02/2024

Quadros de IAM,IP participam da Conferência Mundial do Caju em Cambodja
IAM SEDE 6 segundos ago

A conferência Mundial do caju, decorreu em Cambodja nos dias 01-03 de Janeiro, cujo
objectivo principal é reunir os intervenientes da cadeia de valor do caju, constituindo uma
plataforma para o estabelecimento de parcerias, promoção de oportunidades de negócios,
divulgação de tecnologias inovadoras e das novas tenências do Mercado Mundial do Caju.

Nesta Conferência, a equipe de técnicos a participar no evento é liderado pelo Ilídio Bande,
Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, que tem como agenda acertar alguns
detalhes sobre o processo de adesão de Moçambique neste organismo internacional.

Este evento decorre anualmente e é organizado pela World Cashew Conference (WCC), que
igualmente organiza a feira de exposição internacional de equipamentos e tecnologia de
transformação na indústria do caju.

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 18/12/2023

Paralelamente foi realizada um encontro de reflexão sobre as actividades de caju, com objectivo de discutir os problemas que afectam a produção do caju. O evento, foi orientado pelo Sr. Delegado Provincial do IAM, Gaza, tendo participado representantes do BCI, Instituto Agrários, Empresas (Super boa Farma, Sunshine, Agro fértil e Utaju), produtores, técnicos das Delegações do IAM, IP ( Gaza, Inhambane e Maputo), Produtores e presidentes das associações, num total de 36 Participantes.

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 18/12/2023

A Província de Gaza realizou no Sábado dia 16/12/2023, a 7ª Edição do Festival do Caju no Posto Administrativo de Macuacua, Distrito de Mandlakazi.
O evento tinha como objetivo promover interação entre os diferentes actores da cadeia de valor do Caju bem como criar oportunidades para a comercialização de produtos e subprodutos do caju.
A cerimónia foi orientada pela sua Excia Margarida Mapandzene, Governadora da Província de Gaza e contou com a participação de membros do governo da Província, Distrito e Técnicos das Delegações de Inhambane e Maputo.
Dentre várias actividades realizadas destaca-se a feira de exposição de produtos e subprodutos de caju.
Participaram no evento mais de 1000 participantes dos quais pouco mais de 50 são expositores.
As imagens abaixo testemunham os momentos marcantes do evento

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 13/11/2023

A Delegação do IAM, IP de Sofala, realizou igualmente réplicas de treinamento no âmbito de SMCCC, nos distritos de Buzi e Chibabava, dias 9 e 10 de Novembro de 2023 respectivamente que contaram com a participação de produtores, processadores, provedores e comerciantes.

03/11/2023

Actividade: Reunião de Harmonização de Procedimentos sobre Monitoria da comercialização da castanha de caju, Campanha 2023/2024

Os temas apresentados:
Balanço da 1-Comercialização da castanha de caju 2022/2023;

2 - Decreto 78/2018 de 6 de Dezembro, Regulamento para Fomento Produção Comercialização, Processamento, Exportação do Caju;

3 - Diploma Ministerial 36/2021 de 28 de Maio taxa de prestação de serviços prestados pelo IAM;

4 - Decreto 36/2013 de 02 de Agosto Licenciamento de Actividade Comercial;

5 - Sistema de monitoria da Comercialização da castanha de caju;

6 - Mecanismo socialização multi sectorial;

A reunião teve lugar na sala de reuniões do INSS, cidade de Quelimane.

A reunião foi moderada pelo Sr. Director Provincial de Indústria e Comércio da Zambézia;

Estavam presentes:

Delegado Provincial do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP-ZAMBÉZIA ;

Delegada da Inspeção Nacional de Actividades Económicas da Zambézia, Tribunal fiscal, chefe da divisão da Direção Provincial de Autoridade Tributária de ZAMBÉZIA, chefe das Operações das Alfândegas, chefe de Sessões da Polícia da Repúblicade Moçambique, Director Executivo do Balcão do Atendimento Único, 2 Técnicos Serviços Provincial de Atividades Económicas, técnicos do Instituto de Amêndoas de Moçambique.IP ZAMBÉZIA e um representante Sede Maputo, afecto no Departamento de Comercialização Agro Indústria.

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 03/11/2023

IAM,IP DE NAMPULA CAPACITA TÉCNICOS EM MATÉRIA DE MONITORIA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU*

O Instituto de Amêndoas de Moçambique-Delegação de Nampula, realizou no dia 27 Outubro, uma reciclagem em matéria de monitoria de comercialização da castanha de caju, que contou com a presença de 39 participantes, entre representante do IAM, IP Sede, representante do SDAE, Técnicos da Delegação, supervisores distritais e extensionistas.

O evento decorreu no Posto administrativo de Anchilo, Distrito de Meconta, e tinha como objectivo dotar os participantes de conhecimento sobre os principais instrumentos, a serem usados durante o processo de monitoria da castanha de caju, ao nível da Província de Nampula.

Durante o encontro foram apresentados e discutidos temas como Execução financeira, ponto de situação dos recursos humanos, balanço do maneio integrado do cajueiro, balanço da campanha de comercialização 22/23, sistema de monitoria e igualmente out turn da castanha de caju. A reciclagem adotou uma metodologia participativa caracterizada por palestras, debates e sessões práticas.

Falando em representação da Directora Distrital das Actividades Económicas, o senhor Afonso Jamal, chefe da Repartição de licenciamento, demonstrou a sua satisfação pela escolha do distrito de Meconta para acolher o evento, e desejou boas vindas aos participantes ao Distrito.

Já, o Delegado do IAM, IP na Província de Nampula, Júlio Langa, no seu discurso, destacou as principais acções que foram desenvolvidas pelo sector do caju ao longo da presente campanha e reconheceu os esforços empreendidos pelos técnicos, em prol do desenvolvimento da cadeia de valor do caju.

Por sua vez, a Chefe do Departamento de comercialização, no IAM-SEDE Enga. Lúcia António, sublinhou que a realização do treinamento sobre o sistema de Monitoria da Comercialização visa dotar os actores de Caju de conhecimentos sobre princípios e normas de comercialização com o intuito de assegurar a recolha e sistematização de dados fiáveis ao longo da cadeia de valor do caju

A signatária ressalvou que são esperados como resultados, a realização de réplicas aos produtores e comerciantes iniciais, a mobilização de actores para um maior engajamento no processo de comercialização, garantir a venda de castanha de qualidade e redução de assimetrias de preços, promover os procedimentos pós colheita e a venda colectiva da castanha de caju.

A terminar manifestou a sua satisfação e apreço aos treinandos para que o alcance dos objectivos do treinamento que decorreu num ambiente de franca abertura e cordialidade.

Recorde-se que, na presente campanha a Província de Nampula, tem como plano de comercializar cerca de 82400 Toneladas de castanha de caju

Photos from Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP's post 02/11/2023

INSTITUTO DE AMÊNDOAS DE MOÇAMBIQUE, IP-ZAMBÉZIA

Decorre hoje um treinamento sobre cooperativismo a nível da província, a qual espera-se que seja replicada ao nível dos distritos para demais extensionistas bem como os produtores.

- Estão presentes o Exmo. Sr. Delegado provincial, Chefes do DIA e DDPA, Técnicos do DDPA e DPMA, Supervisores dos distritos, incluindo o Técnico do SDAE de Ile.

Quer que o seu negócio seja a primeira Sociedade Sem Fins Lucrativos em Maputo?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Vídeos (mostrar todos)

Endereço


Rua Gavea N33, Cruzamento Entre 25 De Setembro E Karl Marx
Maputo

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 15:30
Terça-feira 07:30 - 15:30
Quarta-feira 07:30 - 15:30
Quinta-feira 07:30 - 15:30
Sexta-feira 07:30 - 15:30