INFOR TV MOZ
Empresas De Publicidade E Marketing nas proximidades
Avenida Gago Coutinho N704 Proximo A Paragem
Avenida Emília Daússe
Avenida Maguiguana Com Rua
A Inforclassificados, é um jornal na versão tabloide e online.
CONSULTÓRIO DA MENTE REPETIÇÃO 09.11.2024
CURIOSIDADES 08.11.2024
MOSAICO DE IDEIAS REPETIÇÃO 08.11.2024
AEMO PROPÕE ENCONTRO URGRNTE ENTRE OS CANDIDATOS MAIS VOTADOS
A Associação dos Escritores Moçambicanos lamenta a escalada de violência pós-eleições em todo o território nacional, com perdas de vidas de cidadãos. Por isso, através de um comunicado apresentam algumas propostas para parar a violência que tem caracterizado os últimos dias.
Através de um comunicado, enviado ao Jornal O País, A Associação dos Escritores Moçambicanos lamenta o clima de violência, que “tem vindo a ceifar vidas humanas”, envolvendo cidadãos que protestam contra os resultados eleitorais, anunciados pela Comissão Nacional de Eleições e agentes das Forças da Lei e Ordem, nomeadamente da Polícia.
” A violência, venha ela de cidadãos civis, venha ela de agentes da Lei e Ordem, constitui um mecanismo errado para abordar desavenças na sociedade, pois ela apenas serve para aumentar sentimentos de ódio e vingança”, lê-se no comunicado.
Por acompanhar a larga escalada de violência, segundo o documento, os escritores moçambicanos decidiram vir a público para contribuir com propostas tendentes a solucionar o presente conflito e para a criação de um Moçambique de Paz, Concórdia, Reconciliação e Unidade, mas não sem antes apresentar as suas causas.
“O presente conflito pós-eleições tem as suas raízes, dentre outras causas, no sistema político moçambicano, onde os poderes dos diferentes órgãos do Estado acham-se confundidos e não se têm mostrado independentes, criando relações de promiscuidade e de ingerência nefastas uns sobre os outros”. Aliado ao facto de existir uma camada social, sobretudo jovem, penalizada pelas consequências da má gestão da coisa pública, sobretudo a Corrupção e consequente elevado e insuportável custo de vida. E ainda com o funcionamento dos órgãos eleitorais, cuja conduta tem sido apontada como fonte constante de suspeições dos cidadãos, que não acreditam na sua independência e credibilidade. Os órgãos eleitorais são percebidos como partes importantes, fontes de criação e manutenção destes conflitos, entre vários outros factores.
Os escritores propõem a realização de um encontro urgente, entre os dois candidatos presidenciais mais votados, nomeadamente Daniel Francisco Chapo e Venâncio António Bila Mondlane, com uma agenda de três pontos: acordar em terminar com o actual clima de instabilidade e violência, para evitar mais perda de vidas humanas e destruição de infraestruturas, com o compromisso sério e verdadeiro de que, no encontro, se devem fazer cedências mútuas e jamais pautar pela arrogância ou posições radicais; Iniciar o Processo negocial para a criação de uma plataforma de entendimento que inclua a constituição de um Governo de inclusão efectiva, com vista a abrir portas para um processo de reforma profunda do Estado, envolvendo e beneficiando toda a Sociedade, sem exclusão, com particular realce para a camada jovem que é a mais numerosa e indiscutivelmente a mais penalizada pelas diferenças sociais; e a constituição de um Comité de Sábios, para desenhar a arquitectura do diálogo entre os dois candidatos presidenciais mais votados, fazer a moderação dos encontros entre ambos e comunicar ao povo sobre o seu progresso.
MOÇAMBICANOS NA DIASPORA MARCHAM EM REPÚDIO A VIOLÊNCIA
Cidadãos moçambicanos, residentes em Angola, Portugal, Alemanha, África do Sul e Brasil, também saíram à rua para marchar, na manhã desta sexta-feira, em repúdio à situação que se vive no país e à justiça eleitoral.
As manifestações e marchas que acontecem em Moçambique desde o dia 21 de Outubro passado, tem réplicas em vários cantos do mundo. Esta sexta-feira, parte da comunidade Moçambicana residente em Portugal saiu à rua, empunhado mensagens de repúdio ao cenário de caos instalado no país e pela justiça eleitoral.
Na África do Sul, a comunidade moçambicana, composta por jovens e adultos empunhados de bandeira nacional, marchou até ao consulado moçambicano. “Parem de oprimir moçambicanos, povo no poder”.
Na Alemanha, um grupo de Moçambicanos e Angolanos foram vistos nas ruas a marchar pacificamente por Moçambique. Inclusão social e justiça eleitoral são algumas das mensagens que acompanhavam a passeata.
A América do Sul, Brasil em concreto, também replicou a manifestação pós-eleitoral em Moçambique, uma comunhão entre moçambicanos e brasileiros.
SIBINDY DIZ QUE VENÂNCIO MONDLANE DEVE PARAR COM MANIFESTAÇÕES
O presidente do Partido Independente de Moçambique (PIMO), aconselha ao candidato presidencial Venâncio Mondlane a parar com as manifestações, uma vez que tem vindo a criar enormes prejuízos na sociedade.
Segundo a Rádio Moçambique (RM), Yaqub Sibindy, falando esta quarta-feira, em Maputo, disse ser prematuro recorrer às manifestações uma vez que os resultados finais das eleições gerais ainda não foram divulgados.
Yaqub Sibindy sublinhou que Venâncio Mondlane deve procurar dialogar com outros actores políticos, tendo em vista a solução de qualquer divergência ligada ao processo eleitoral.
KAMALA HARRIS RECONHECE DERROTA NAS PRESIDÊNCIAIS NORTE-AMERICANAS
A candidata presidencial democrata, Kamala Harris, num discurso proferido em Washington, prometeu uma “transferência pacífica de poder”, mas assegurou também que nunca desistirá da “luta pelos ideais” no âmago dos Estados Unidos.
“A luta pela liberdade, por oportunidades, pela justiça e pela dignidade de todas as pessoas. Uma luta pelos ideais que estão no âmago da nossa nação. Nunca irei desistir da luta por um futuro onde os americanos podem perseguir os seus sonhos e ambições. Onde as mulheres tenham a liberdade de tomar decisões sobre os seus próprios corpos”, afirmou num discurso na Universidade de Howard, em Washington, segundo se lê no Expresso.
“Nunca desistiremos da luta para proteger as nossas escolas e as nossas ruas da violência das armas, nunca desistiremos da luta pela nossa democracia, pelo Estado de direito e pela ideia sagrada de que cada um de nós, independentemente de quem somos ou de onde começámos, tem direitos e liberdades fundamentais. Estes devem ser respeitados e defendidos”, realçou Harris, citada pelo Expresso.
Para Harris, tudo isto exige “trabalho árduo”, mas pelo país, “vale sempre a pena”, defendeu. “Por vezes, a luta demora mais tempo. Isso não significa que não venhamos a ganhar. A parte mais importante é nunca desistir. Nunca desistam”, reforçou, dirigindo-se especificamente aos mais jovens. “Não desesperem”, foi o apelo geral. “Não é altura para desalento. É altura para nos organizarmos, mobilizarmos e permanecermos empenhados em nome da liberdade, da justiça e do futuro que podemos construir juntos.”
O Atlético de Madrid, de Reinildo Mandava, derrotou, nesta quarta feira no Estádio Parque dos Príncipes, em França, o PSG
Atlético de Madrid, de Reinildo Mandava, derrotou, nesta quarta-feira, no Estádio Parque dos Príncipes, em França, o PSG.
Num jogo a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões europeus de futebol, fase regular da competição, a equipa espanhol comandada por Diogo Simione venceu por 2-1.
Os parisienses, após uma vitória, uma derrota e um empate, estavam numa situação complicada com quatro pontos.
No início do jogo, o PSG entrou melhor e até conseguiu abrir o marcador com um tento apontado pelo médio francês Warren Zaïre-Emery.
Apesar da superioridade em termos de posse de bola, os parisienses acabaram por sofrer um golo rapidamente. Quatro minutos após o primeiro tento do encontro, o argentino Nahuel Molina, defesa do Atlético de Madrid, empatou o encontro com um golo de pé esquerdo.
No intervalo, as duas equipas estavam empatadas a uma bola no Parque dos Príncipes.
Na segunda parte, o Paris Saint-Germain continuou a dominar perante uma equipa madrilena que recuava com o passar dos minutos.
Os parisienses, que estavam mais perto do segundo, acabaram por sofrer um contra-ataque ao cair do pano com uma jogada levada a cabo pelo francês Antoine Griezmann, que ofereceu o golo ao avançado argentino Ángel Correa.
Aos 90+3 minutos de jogo, e em cima do apito final, os ‘Colchoneros’, que contaram com a exibição equilibrada de Reinildo Mandava, arrecadaram o triunfo e os três pontos nesta Liga dos Campeões.
Com esta vitória, o Atlético de Madrid ocupa o 23° lugar com seis pontos, enquanto o Paris Saint-Germain está na 25ª posição com quatro pontos.
Recorde-se que o novo formato da Liga dos Campeões europeus tem como principais características o facto de cada clube disputar oito encontros frente a oito adversários diferentes e de haver apenas um único grupo composto por 36 equipas.
No fim das oito jornadas, as primeiras oito equipas apuram-se para os oitavos-de-final, enquanto os clubes entre o nono e o vigésimo quarto lugares seguem para um play-off. Por fim, as equipas entre o vigésimo quinto e o trigésimo sexto lugares são definitivamente eliminadas.
Reinildo Mandava iniciou o jogo no banco de suplentes, tendo entrado aos 60 minutos. Nessa fase de jogo, o internacional moçambicano ajudou o clube da capital espanhola a marcar um golo e a preservar o resultado final de 2-1, com o derradeiro golo marcado aos 90+3, por Correa.
Maputo é uma cidade às moscas, mas na periferia a vida segue a meio gás
Maputo é neste momento uma cidade desértica, há poucas pessoas na rua e os transportes públicos não estão a circular. As instituiçoes públicas estão fortemente protegidas pela polícia. Nos bairros periféricos, os carros blindados da Polícia circulam, tal como a população que vai fazendo os seus protestos ainda de forma tímida. Hojé é o dia da grande manifestação final da terceira fase de protestos convocados pelo candidadto presidencial Venâncio Mondlane e o partido que o apoia, o PODEMOS.
CHISSANO EXORTA MOÇAMBICANOS A ABSTEREM-SE DE ACTOS DE VIOLÊNCIA
"Em tempos de turbulência, lembre-se de que a força e a resiliência nascem da adversidade. Cada desafio é uma oportunidade para crescer e se fortalecer. Mantenha a esperança e a determinação, pois dias melhores virão."
A internet das três operadoras de telefonia móvel está operacional novamente após longas horas inativa para todo território nacional.
AGENTE DA POLÍCIAS MORTO A PEDRADAS NA MATOLA
ORDEM DOS ADVOGADOS TEME "BANHO DE SANGUE" NESTA QUINTA -FEIRA
A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) prevê uma escalada de violência na manifestação convocada para amanhã pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
De acordo com o bastonário da OAM, Carlos Martins, os níveis de violência policial exacerbada e desproporcional observados nas últimas manifestações apontam para um possível cenário de confrontos nesta quinta-feira. A Ordem dos Advogados constatou cerca de 2.700 detenções arbitrárias em todo o país durante os protestos recentes.
Carlos Martins ressaltou que o diálogo é a única via para solucionar a crise atual.
RESTRIÇÕES NO FORNECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE E PROVÍNCIA DE MAPUTO
POPULAÇÃO DESTRÓI ESTATUA DE NYUSI EM BOANE.
A população removeu a estatura do Presidente da República, Filipe Nyusi, na Escola Secundária Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi, localizada em Campoane, no distrito municipal de Boane, na província de Maputo
ISRAEL: NETANYAHU DIMITE O MINISTRO DA DEFESA
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, demitiu ontem o ministro da Defesa, Yoav Gallant, com quem as relações se tornaram tensas durante a guerra em Gaza. Nomeou para o substituir o atual chefe da diplomacia, Israël Katz.
"Em plena guerra, a confiança é mais que nunca necessária entre o primeiro-ministro e o seu ministro da Defesa", mas "nos últimos meses, essa confiança foi corroída", afirmou Netanyahu numa carta dirigida a Gallant.
Netanyahu e Gallant vinham se desentendendo frequentemente por causa da ofensiva militar de retaliação de Israel contra o Hamas, na sequência do ataque mortal do grupo islamista palestiniano a Israel, em 7 de outubro do ano passado. Gallant apelou recentemente a um cessar-fogo e a um acordo de libertação de reféns em Gaza.
O ministro demitido reagiu, na rede social X (antigo Twitter), assegurando que "a segurança de Israel tem sido e continuará a ser a missão" da sua vida.
Entretanto, Gideon Saar foi nomeado para substituir Katz como ministro dos Negócios Estrangeiros.
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Vídeos (mostrar todos)
Categoria
Entre em contato com o negócio
Telefone
Website
Endereço
Esquina Entre Rua Da Resistência E Avenida Agostinho Neto
Maputo
1100
Avenida Acordos De Lusaka
Maputo, 1103
Venda de material informático e assistência técnica.
Maputo
Agência Criativa, focada em criar soluções digitais para prover valor e criar engajamentos estratégicos para moldar a interação entre um negócio e a sua audiência, através de soluç...