Bape Produções Associado
Domingo Infantil
ZN NOTICIAS REPETIÇAO
Felecidades ão casal
Regista conosco os seus momentos.
Facebook: Studio Guilima
Whatsapp: +258 840165931
Studio Guilim@
COMEMORA-SE HOJE O DIA DAS FORÇAS ARMADAS DE DEFESA DE MOÇAMBIQUE
Comemora-se no dia 25 de Setembro, feriado nacional, o dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Reza a História de Moçambique que foi nesta data, no ano de 1964, que guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), encabeçados por Alberto Chipande, assaltaram o Posto Administrativo do Chai, Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, iniciando a Luta Armada de Libertação Nacional.
“O polícia veio e estacionou à porta da casa do chefe de posto, sentado numa cadeira. Era branco. Eu aproximei-me do polícia para o atacar. O meu tiro era o sinal para os outros camaradas atacarem. O ataque teve lugar às 21 horas. Quando ouviu os tiros, o chefe de posto abriu a porta e saiu – foi morto por um tiro. Para além dele seis outros portugueses foram mortos no primeiro ataque. A explicação dada pelas autoridades portuguesas foi “morte por acidente”. Retirámos. No dia seguinte fomos perseguidos por algumas tropas – mas nesse momento já estávamos longe e não nos encontraram.”
Alberto Chipande, que conduziu uma dúzia de homens, descreveu assim no seu relatório a ocorrência naquela noite de 25 de Setembro de 1964.
O Chai, o lugar escolhido pela Frelimo para desencadear a luta armada de libertação nacional, era uma pequena localidade do interior de Cabo Delgado que pertencia administrativamente a Macomia. Uma dúzia de construções povoava aquele lugar: a casa do chefe do posto, uma secretaria anexa, a casa do gerente da Companhia Algodoeira do Sagal, dois estabelecimentos comerciais, um pequeno hospital, a cadeia, as casernas dos soldados e as residências dos polícias brancos e dos sipaios negros.
No dia seguinte, o Comité Central da Frelimo, baseado em Dar-es-Salam, capital da Tanzânia, lançou a palavra de ordem histórica de desencadeamento da insurreição armada do povo moçambicano contra o colonialismo português.
“Em Vosso nome a Frelimo proclama hoje, solenemente, a insurreição geral armada do povo moçambicano contra o colonialismo português, para a conquista total e completa de Moçambique. O nosso combate não cessará senão com a liquidação total e completa do colonialismo português.”
Depois foi o que se sabe: a guerra de libertação nacional durou dez anos, até Setembro de 1974, com a entrada em vigor dos chamados “Acordos de Lusaca, que previam a independência do país para o dia 25 de Junho de 1975, data em que se completaria mais um aniversário da fundação da Frelimo.
No dia do início da luta armada, o líder da Frelimo, Eduardo Chivambo Mondlane, encontrava-se num périplo europeu, em busca de apoios. Tempos mais tarde, escreveria que o 25 de Setembro de 1964 “pode vir a tornar-se uma das datas mais importantes não só da história de Moçambique mas da história do continente africano.”
: Studio Guilima
: Osvaldo
: Esperança
Contacte-nos 840165931
: studio Guilima
: Osvaldo
: Esperança
Contacte-nos 840165931
Fotógrafia requere criatividade
: Osvaldo Guilima
& Celso
para qualquer evento.
: 840165931
Obrigado pela confiança
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Vídeos (mostrar todos)
Categoria
Entre em contato com o museu
Website
Endereço
Cidade Da Matola
Maputo
2019
Avenida Karl Marx 1834
Maputo
KarlMarx1834 was born in Maputo within the friendship and the professional collaboration between Tina Lorizzo, Goncalo Mabunda and Mauro Pinto.
Avenida Mártires Da Machava, 133, Rés Do Chão E 1o Andar/direito
Maputo
Acesso à informação e ao conhecimento
Campus Principal Da UEM, Edificio Da Reitoria, Avenida Julius Nyerere, 3453
Maputo
A colecção de arte está sob gestão da DCultura da UEM. E os seus objectivos é a criação de um
INFULENE
Maputo, 1101
BEM VINDO A MUNDO VERTUAL.ONDE VOCÊ VAI SE ESQUECER DE QUALQUER SEJA OS PROBLEMAS �
Maputo
This page is dedicated in Art , creativity that comes from the mind to the world. Wallpaper , Quot
Minkadjuine
Maputo
Designer fashion, Visual arts, Designer homes, everything in my veins