Secretaria de Estado do Desporto
Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Secretaria de Estado do Desporto, Organização governamental, Avenida 10 de Novembro Nº74, Maputo.
A SED é o órgão central do Aparelho do Estado que, de acordo com princípios, objectivos e tarefas definidas pelo Governo dirige, planifica, implementa, coordena, controla e desenvolve as Políticas e Programas no âmbito do Desporto.
# DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ MANUEL CONSTANTINO, PRESIDENTE DO COP
Foi com enorme tristeza que tivemos conhecimento, no dia 11 de Agosto do corrente, da morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal um dos grandes pensadores do Desporto em Portugal, um homem com profundo conhecimento da atividade desportiva e do dirigismo.
O desporto português chora a morte de um dos seus maiores pensadores e defensores, por quem tinha a maior estima pessoal e institucional. Uma vida dedicada a Portugal, um exemplo inspirador para todos os atletas, treinadores e dirigentes, mas, acima de tudo, para o desenvolvimento dos laços de cooperação entre as instituições do desporto em Moçambique.
José Manuel Constantino foi, por excelência, uma das individualidades do COP que contribuiu para o desenvolvimento de excelentes relacções de cooperação com a Secretaria de Estado do Desporto e, foi através do COM, que ajudou a desenvolver e manter viva a filosofia do olimpismo entre estas duas instituições.
José Manuel Constantino era presidente do COP desde 2013, depois de ter presidido ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação de Desporto de Portugal, tendo uma forte relação com Moçambique através da Secretaria de Estado do Desporto e do Comité Olímpico de Moçambique.
À família, amigos e ao Comité Olímpico de Portugal, a Secretaria de Estado do Desporto, endereça as mais sinceras e sentidas condolências, enaltecendo os contributos, reflexões e legado de José Manuel Constantino para o desenvolvimento do desporto entre os nossos países.
# A SUA ALMA DESCANSE EM PAZ
Um obrigado especial aos meus novos seguidores! Que entusiasmo poder contar convosco! Victor Da Raquias, Gson Wrx Alone
# NA # # EDIÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS – PARIS 2024
O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes participa na cerimonia oficial de abertura da # # Edição dos Jogos Olímpicos de Paris a ter lugar no dia 26 de Julho corrente.
O na sequência, Carlos Gilberto Mendes, participou na manhã de hoje, dia 24 de Julho, na reunião da UNESCO, onde é um dos convidados oficiais do evento. Paralelamente, o de Estado do Desporto, vai participar da reunião dos Ministros da Commonwealth, a ter lugar esta quinta-feira, dia 25 de Julho corrente.
Durante a sua estadia em Paris, o SED irá visitar a Vila Olímpica dos Jogos e acompanhar a última etapa da preparação dos atletas moçambicanos bem como, monitorar todo o processo que irá culminar com a participação dos atletas moçambicanos nos Jogos Olímpicos.
Recordar que este evento vai decorrer de 26 de Julho a 11 de Agosto de 2024 e Moçambique participa com sete atletas de cinco modalidades nomeadamente, Atletismo-Steven Sabino, Boxe-Alcinda dos Santos e Tiago Muxanga, Judo- Jacira Ferreira, Natação-Denise Donnely e Mattew Lowrence, Vela- Deyse Nhaquile e acompanhados pelos respectivos treinadores.
# CONSELHO COORDENADOR DA SECRETARIA DE ESTADO DO DESPORTO
Sob o lema “Desporto, Investimento e Desenvolvimento”, teve inicio ontem, dia 04 de Julho de 2024, no Mazu Hóteis e Resorts, na Localidade da Ponta do Ouro, Distrito de Matutuine, Província de Maputo, a primeira Sessão do V Conselho Coordenador da Secretaria de Estado do Desporto (SED).
A cerimónia de abertura foi dirigida por Carlos Gilberto Mendes, Secretário de Estado do Desporto e contou com a presença de Manuel Tule, Governador da Província de Maputo, Florência Nuvunga, Secretária Permanente do Distrito de Matutuine em representação do Administrador do Distrito, membros de pleno direito, convidados permanentes, Membros do Governo Provincial, Distrital e quadros da Secretaria de Estado do Desporto.
O evento foi antecedido de demonstração cultural e desportiva pelos alunos da Escola Básica da Ponta do Ouro e Associação Lwandi Surf.
Carlos Gilberto Mendes, Secretário de Estado do Desporto, no seu discurso de abertura por ocasião do V Conselho Coordenador, iniciou por endereçar saudações ao Governador da Província de Maputo, à Secretária Permanente do Distrito de Matuitine e aos demais participantes cuja presença no acto transmite, de modo inequívoco, a hospitalidade e solidariedade próprias da população do Distrito de Matutuine.
Num outro desenvolvimento, Mendes disse ser com enorme satisfação que se dirigia aos presentes, para dar início aos trabalhos do V Conselho Coordenador da SED que coincide com o enceramento do ciclo de Governação 2020-2024.
Saudou igualmente, aos representantes do movimento associativo desportivo, extensiva à todos os agentes desportivos - atletas, treinadores, dirigentes, empresários desportivos e outros que directa ou indirectamente têm se dedicado ao desenvolvimento do desporto no nosso país.
E, estendeu as saudações aos parceiros nacionais e estrangeiros, por acreditarem no desporto e nos atletas, facto que têm colaborado para a concretização do Programa Quinquenal do Governo, esperando que as relações com o sector do desporto se mantenham vivas, cresçam e em conjunto se dinamize o desporto.
E, a finalizar, desejou as boas-vindas aos Directores Provinciais, à todos Membros do Conselho Coordenador e aos demais convidados, augurando um grande contributo nos debates deste órgão.
do "PLAY TRUE DAY" (DIA DO JOGO VERDADEIRO), através da realização de diversas actividades desportivas.
19 de Abril, no Estádio Nacional do Zimpeto, pelas 08H00.
True Day
# para do Xadrez moçambicano
# para Moçambique
Moçambique conquista o segundo lugar no All African Games 2024, realizado em Ghana. Trata-se de um evento multi-desportivo, realizado de 4 em 4 anos, cujo o objetivo é unir os melhores de África dos seus respectivos desportos, fortalecendo assim o laço entre os africanos.
O penta campeão nacional de Moçambique, Donaldo Paiva é o homem que destacou o país na categoria de Xadrez, conquistando o segundo lugar com 4.5 pontos de 6. Não foi nada fácil conquistar um feito tão histórico, pois além de conquistar um empate contra o número de África Amin Bassen: derrotou 3 Mestres Internacionais, dos respectivos países: Angola, Argélia e Zâmbia.
Texto gentilmente cedido pelo jornal Esférico
AFRICANOS
# de Abertura da 13 Edição dos Jogos Africanos Acra 2023
Realizou-se dia 8 de Março, no Estádio Legon Complex, pelas 16:00 horas locais e dezoito horas em Moçambique, a abertura oficial do início das competições deste grande evento desportivo africano.
A cerimônia oficial de abertura desta décima terceira edição dos Jogos Africanos que foram orientadas pelo presidente da República do Gana Nana Akufo-Addo que contou com representantes do desporto africano onde, pelo nosso país contou com a presença de Carlos Gilberto Mendes, Secretário de Estado do Desporto.
O presidente da República do Gana garantiu uma estadia segura e agradável a todos os participantes, tendo encorajado para que deliciem a cultura local, culinária e da beleza da nação ganense, como forma de vivenciar o sonho africano.
O Secretário de Estado do Desporto de Moçambique, Carlos Gilberto Mendes, exortou a delegação moçambicana para a observância do espírito de fair play, coesão e união durante o período da realização dos jogos.
O governante moçambicano pediu ainda, aos atletas, perseverança e foco tendo expressado grande expectativa para os atletas de natação, Ténis e Atletismo que lutam por alcançar os mínimos necessários para a sua participação nos Jogos Olímpicos a decorrer este ano de 26 de Julho a 11 de Agosto em Paris.
A internacional moçambicana de boxe, Alcinda dos Santos, foi a porta-bandeira de Moçambique no desfile desta edição dos Jogos Africanos e já assegurou a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris que referiu ser com imensa satisfação e orgulho em representar o seu país como porta-bandeira nesta edição dos Jogos Africanos.
# -MINISTRO RECEBE DELEGAÇÃO AOS XIII JOGOS AFRICANOS - ACRA 2024
O Primeiro-ministro Adriano Maleiane, recebeu na tarde de ontem, 04 de Março, no seu Gabinete de trabalho, a delegação moçambicana que vai participar nos XIII Jogos Africanos de Acra a decorrer de 8 a 23 de Março de 2024.
O encontro com a delegação aos jogos tinha por finalidade a apresentação oficial de cumprimentos de despedida em nome do Governo.
Na sua intervenção, o Primeiro Ministro, saudou os atletas selecionados a representarem condignamente o país neste evento tendo realçado o papel das federações na criação de condições logísticas para os atletas.
Aos treinadores sublinhou a importância que estes tiveram na preparação dos atleta por forma a atingir a melhor performance para a obtenção de melhores resultado que ambicionamos registar e vencer.
Aos atletas, reiterou a necessidade de participarem com fair play, respeito pelos adversários e que urbanidade e cordialidade estejam sempre presentes e em Acra – Gana elevarem a fasquia das 5 medalhas obtidas nos Jogos Africanos de Rabat.
Referir que a delegação de Moçambique será representado no evento com uma delegação de 58 integrantes dos quais 33 atletas das modalidades de Atletismo, Boxe, Judo, Natação, Taekwondo, Voleibol de Praia, Xadrez e Ténis, 7 Treinadores, 7 Coordenadores, 5 Médicos 1 Chefe de Missão, 1 Administrativo e 1 Tesoureiro.
# E EXXONMOBIL ASSINAM ACORDO DE PARCERIA
# recebem apoio da ExxonMobil para o CAN
O Secretario de Estado do Desporto, Carlos Gibeto Mendes, testemunhou ontem, segunda-feira, a assinatura de um acordo entre a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), representado pelo Presidente da FMF, Feizal Sidat, e pelo Director-Geral da EMML, Arne Gibbs que estabelece os termos e condições de contribuição para o apoio à participação da Selecção Nacional AA - “Mambas”, na 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, a ter lugar na Costa do Marfim, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024.
A contribuição da EMML, será utilizada para a aquisição de passagens aéreas cobrindo as deslocações dos “Mambas” de Maputo para Joanesburgo e, posteriormente, para Abidjan bem como no percurso inverso. Nos termos da parceria, a EMML terá contrapartidas ao nível da visibilidade com a sua marca associada à selecção nacional durante o período de um ano.
Sob a bênção da Secretaria de Estado do Desporto, as partes expressaram optimismo e satisfação em colaborar neste projecto significativo para Moçambique.
Na sua intervenção, o Presidente da FMF agradeceu pelo apoio e garantiu estar em altura de oferecer um nível distinto de exposição ao parceiro. Mais ainda, louvou o envolvimento da Secretaria de Estado do Desporto ressaltando o seu papel relevante na constante busca de apoios para a área.
Por seu turno, o Director-Geral da ExxonMobil, Arne Gibbs, destacou a grande expectativa em torno da campanha do CAN ressaltando que os “Mambas” são um orgulho nacional e têm capacidade para vencer. Para o dirigente, mais do que um contributo financeiro, o importante para a sua empresa é fazer parte da história e assegurar um apoio fundamental à selecção na luta pela glória.
O evento teve lugar no anfiteatro da Secretaria de Estado do Desporto e contou com a presença do seleccionador Chiquinho Conde e dos jogadores Dominguês e Clésio Baúque, em representação dos Mambas.
#136 anos da Cidade de Maputo
# , ginástica e Dança
O Secretario de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, aliou-se à família do triatlo nas actividades pela passagem do centésimo trigésimo sexto ano da Cidade de Maputo que não quis passar o dia em branco e pela quinta vez numa competição que foi dividida por provas completas de triatlo, que é a natação em aguas abertas, seguida pelo ciclismo que, terminada a pedalada vai-se a corrida pedestre.
Durante duas horas, a marginal da Cidade de Maputo esteve colorida por este movimento que a cada ano vai crescendo com a entrada de novos praticantes.
Para os praticantes do triatlo, a actividade realizada na sexta-feira, 10 de novembro, Dia da Cidade de Maputo tem um significado muito grande, porque tornou ainda mais notável a vontade que os citadinos da cidade de Maputo têm para a prática do desporto.
E para terminar em beleza a quinta edição do Triatlo das Acácias houve actividades de ginástica, dança e premiação dos que se destacaram na competição.
# dirige encerramento do curso de Arbitragem
O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, dirigiu nesta quinta-feira, 09 de Novembro, a cerimónia de encerramento do Curso Internacional de Arbitragem de Poomsae (Formas) e Kyorugi (Combate) - Internacional Referee Course.
No curso participaram 46 formandos oriundos de
Angola, Arábia Saudita, Bangladesh, Estados Unidos da América, Eswatini, Etiópia, Irão, Malásia, Marrocos e Moçambique que esteve presente com 10 formandos, 8 dos quais para Combates (Kyorugi) e 2 para Formas (Poomsae).
Esta é a primeira vez que a região acolhe um curso desta magintude e foi uma honra para o país receber mestres coreanos da modalidade e formadores mundiais.
De salientar que, na tarde desta quarta-feira, o Secretário de Estado do Desporto recebeu em audiência a Federação Moçambicana Taekwondo e os mestres coreanos.
# da Beira campeão nacional sete anos depois
# Ferroviário da Beira pela conquista do 2.º título de campeão de Moçambique
Em meu nome pessoal e na qualidade de Secretário de Estado do Desporto, quero felicitar-vos pela conquista da Liga Moçambicana de futebol -2023. Conquistar o título de campeão nacional é um grande feito e revela especial perseverança, determinação e
capacidade.
Os meus parabéns vão para o presidente, equipa técnica, jogadores e adeptos pelo título de campeão nacional de futebol. Este foi um campeonato tão atípico mas bastante agradável de se seguir porque o campeão só foi decidido na última jornada em que para além da equipa campeã mais duas equipas estavam com as mesmas possibilidades de conquistar o titulo.
Não podemos esquecer que a nível das despromoções só foram definidos nesta jornada portanto, um campeonato cheio de incertezas até a ponta final.
Para o Ferroviário da Beira, esta conquista é a recompensa pelo excelente trabalho que todos vocês desenvolveram ao longo da época 2023 pelo que, agora é aproveitar para festejar junto das vossas famílias que também passaram muito tempo sem vós devido as longas viagens, tempo de treinos, jogos o que vos afastou desse convívio.
# e Chiquinho Conde nomeados pela CAF
Os Mambas e o respectivo Seleccionador, Chiquinho Conde, figuram entre os nomeados para categoria de Melhor Selecção e Melhor Seleccionador do Ano de 2023, numa iniciativa da Confederação Africana de Futebol.
Os Mambas e o treinador Chiquinho Conde constam das respectivas listas com dez nomeados cada uma, como fruto dos resultados obtidos na campanha do combinado nacional que chegou aos quartas-de-final do CHAN da Argélia, em 2022, e à qualificação para o CAN Costa do Marfim, em 2023.
Na mesma lista que Chiquinho Conde figuram os treinadores Abdelhak Benchikha (do USM Alger da Argélia), Marcel Köller (Al Ahly FC do Egipto), Juan Micha Obiang (Guiné Equatorial), Tom Saintfiet (Gâmbia), Baciro Candé (Guiné Bissau), Amir Abdou (Mauritânia), Walid Regragui (Marrocos), Aliou Cissé (Senegal) e Pape Thiaw (Senegal - CHAN).
Já os Mambas ao Prémio numa lista que conta Cabo Verde, Gâmbia, Guiné Bissau, Guibé Equatorial, Mauritânia, Marrocos, Namibia, Senegal e Tanzânia.
O prémio de Melhor Treinador do Ano e a Melhor Selecção do Ano será entregue em 11 de Dezembro, em Marrakesh, capital do Marrocos.
# -DAMA DA REPÚBLICA RECEBE MEDALHADAS NA TAÇA COSAFA
A Primeira-Dama da República de Moçambique, Isaura Ferrão Nyusi, recebeu, ontem, em audiência, no Museu da Presidência, a selecção nacional sénior feminina de futebol que conquistou recentemente a medalha de bronze na Taça COSAFA.
No seu discurso de ocasião, a primeira dama começou por saudar as estrelas do futebol feminino e a todos que partilharam consigo a distinta oportunidade de expressar o quão se sentem honrados e orgulhosos, com o desempenho das nossas brilhantes atletas, que têm a nobre missão de elevar a bandeira de Moçambique, através do desporto.
"Quero em nome das mulheres moçambicanas e em meu próprio nome, felicitar a Delegação Feminina de Futebol, a Equipa Técnica e a Federação Moçambicana de Futebol, pelo empenho demostrado no decurso do torneio da COSAFA, garantindo a conquista do terceiro lugar neste campeonato", disse Isaura Nyusi
"O Desporto é uma plataforma mundial de união entre os povos e de promoção da convivência e integração social por excelência, sem qualquer distinção. O Futebol, em especial, é um dos maiores exemplos desta União”, acrscentou a primeira dama.
Ainda de acordo com Isaura Nyusi, a participação da Selecção feminina de futebol no Torneio da COSAFA, veio enaltecer ainda mais a imagem do desporto moçambicano internacionalmente e contribuiu para o apetrechamento do medalheiro nacional.
“Permitam-me felicitar em primeiro lugar as maiores protagonistas deste resultado – As nossas meninas, ao Selecionador Nacional e sua equipa técnica, à Federação Moçambicana de Futebol e a todos que contribuíram directa ou indirectamente para a participação nesta grande prova. Vocês honraram a nossa Pátria Amada!", salientou Isaura Nyusi.
A Primeira-Dama exortou ainda para que continuem a trabalhar arduamente, com vista ao alcance de melhores resultados, inspirando as raparigas que desejam ingressar no Futebol Feminino.
"Estamos convosco, contem sempre com o apoio do meu Gabinete nesta árdua missão”, apelou Isaura Nyusi.
No final e em jeito de agradecimento, as atletas ofereceram á Primeira Dama uma camisete assinada por todas elas.
Depois destas palavras seguiu-se um lanche de ocasião servido pela Primeira-Dama e posteriormente a delegação foi convidada para uma visita guiada pelo curador, a conhecer parte da história retratada no Museu da Presidência e no final foi feita a fotografia de ocasião da Primeira-Dama com a selecção feminina e outra com os convidados presentes na recepção .
# PANGUANA DOS SANTOS APURADA PARA J.O. PARIS 2024
A Secretaria de Estado do Desporto saúda a Atleta Alcinda Panguana dos Santos pelo brioso
desempenho em Dakar que resultou no apuramento para os Jogos Olímpicos a decorrer no
próximo ano em Paris.
A qualificação conseguida depois de vencer as meias-finais da prova de apuramento que decorre
em Dakar, Senegal, merece todo o reconhecimento pelo seu esforço e dedicação e pelo seu
comprometimento e perseverança que, como sempre, fazem a diferença.
O que faz de alguém um vencedor não é apenas o cruzar da meta, mas também o caminho
percorrido até à vitória e, no boxe não se trata apenas da preparação fisica, saber atacar, defender,
esquivar ou movimentar no boxe é muito mais que isso. Por isso, cabe a cada um de nós entender
a essência.
Nada na sua vida acontece por acaso e a conquista de mais esta vitória é a prova da força e
determinação no que é importante por isso, a sua vida é feita de eventos marcantes e este é mais
um que irá ficar na memória por anos e anos!
A Secretaria de Estado do Desporto agradece pelos feitos de Alcinda Panguana dos Santos por ter
escrito, mais uma vez, o nome do nosso pais além-fronteiras e pela dedicação e compromisso que
tem para elevar o nome desta bela pátria amada.
# QUALIFICADOS AO CAN-2023
3 - 2 Benin
A selecção nacional de futebol, Mambas, carimbou a presença no CAN-2023 a ter lugar na costa do Marfim com uma soberba vitória sobre alo Benim por 3-2 o que encerraram um período de 13 anos em que Moçambique não participava na maior festa do futebol africano. Houve festa rija no final do jogo, com o Presidente da República, Filipe Nyusi, a marcar pela primeira vez presença num jogo dos Mambas descer ao relvado e felicitar os jogadores.
O Estádio Nacional do Zimpeto rebentou pelas costuras com a onda vermelha a corresponder ao apelo para inundar o recinto e puxar pela selecção nacional que estava a viver um período de seca sem marcar presença na fina flor num Campeonato Africano das Nações.
Esta foi uma história de superação onde a vontade de vencer esteve sempre presente embora, o empate fosse suficiente, a selecção não foi na onda e jogou a bem jogar, para convencer o adversário brindando o publico presente com um hino de como de deve bem jogar para superar todas as adversidade que iam surgindo p[elo caminho.
Os Mambas alcançaram a proeza maravilhosa de ser coroada como uma das 24 melhores selecções africanas. Estará, por isso, presente no CAN2023.
Está será a quinta presença de Moçambique num CAN e vai ocorrer depois de 13 anos sem participar neste evento, visto que a última vez foi em 2010 em Angola com uma qualificação que deve muito a Chiquinho Conde, a cada um dos atletas, ao público que lotou por completo o ENZ, a federação e em suma, aos moçambicanos.
Uma ultima palavra de apreço vai também para Faizal Sidat, Presidente Federação Moçambicana de Futebol que tem sofrido críticas, pelos eventuais maus desempenhos da nossa selecção mas, neste momento de glória, devemos ter humildade suficiente para lhe desejar os Parabéns pelo apuramento ao CAN. Ele bem merece!
Ao governo representado pela Secretaria de Estado do Desporto, mais concretamente o FPD, fizeram o seu papel, que não foi fácil, para oferecer à selecção nacional (equipa de todos nós) as melhores condições logísticas, de treinamento e moralização para que esta campanha fosse coroado pela presença no CAN - Costa do Marfim 2023.
# NA COMISSÃO DAS SELECÇÕES JOVENS DA FIBA MUNDO
Clarisse Machanguana passa a integrar a Comissão das Selecções Jovens da FIBA-Mundo. A antiga internacional moçambicana e única a jogar na WNBA- a Liga norte americana de basquetebol feminino tem se destacado nos últimos tempos integrando clinics de formação e inspiração de jovens raparigas para a prática do basquetebol, ao nível da Basketball África League e FIBA-África.
A indicação de Clarisse Machanguana aconteceu na reunião da Direcção Central da FIBA-Mundo que decorre em Manila, Filipinas uma das sedes do Campeonato do Mundo sénior masculino, cuja final vai opor as selecções da Sérvia e da Alemanha.
A Secretaria de Estado do Desporto felicita Clarisse Machanguana por esta nomeação e deseja votos de muitos sucessos nesta missão que constitui um enorme orgulho para a família do Desporto nacional e uma honra para o nosso belo País.
# MANAVE ELEITO VICE-PRESIDENTE DA FIBA - MUNDO
Depois de em Junho deste ano ter sido reeleito Presidente da FIBA-Africa, Eng. Anibal Manave foi, agora, eleito Vice-presidente da FIBA-Mundo para o quadriénio 2023-2027, na reunião da Direcção Central da FIBA-Mundo que decorre em Manila, Filipinas.
Uma eleição que é o corolário de uma carreira brilhante em prol da bola ao cesto. Assim, o país passa, pela primeira vez, a ter um dirigente no órgão máximo do basquetebol mundial.
A Secretaria de Estado do Desporto felicita o Eng. Anibal Manave por esta grande conquista e deseja votos de muitos sucessos nesta tão prestigiante missão que constitui um enorme orgulho para a família do Desporto nacional e uma honra para o nosso belo País.
# DA PARTICIPAÇÃO NA FACIM - 2023
sonho à realidade lá estivemos
Pela primeira vez o desporto moçambicano esteve exposto na FACIM, através de um stand montado pela Secretaria de Estado do Desporto (SED), onde tivemos a oportunidade de expor as potencialidades do sector, através da mostra de algumas Federações Desportivas que, convidadas, anuíram positivamente em associar-se ao evento.
Para o stand do desporto, o ponto mais alto foi a visita guiada pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, do Presidente da República, Filipe Jacinto Nhussy que, detalhadamente, foi vendo o que cada federação tinha exposto para brindar os visitantes durante os sete dias da semana que rumariam por aquele espaço.
Mo stand da SED estave patente uma mosta das federações das diversas modalidades desportivas e nos espaços contíguos ao stand, estave patente outra mosta de equídeos, o Centro de Medicina Desportiva do Zimpeto, do INADE, FPD (instituições tuteladas pela SED) e do Comité Olímpico de Moçambique.
No inicio da ideia de participar nesta aventura os mais cépticos chamaram-nos de loucos e lunáticos, mas no final uma recomendação ficou para nós que, doravante, esta passará a ser uma das forma de apresentação pública das nossas realizações bem como os resultados desportivos conquistados na época em alusão.
Confira as imagens dos momentos mais marcantes do evento. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras!
# REÚNE EM CONSELHO COORDENADOR
Sob o LEMA: “Desporto, Investimento e Desenvolvimento” , decorre desde ontem, 27 de Julho de 2023 e terá a duração de dois dias (27 e 28) do mês em curso, na cidade da Beira, Província de Sofala, o IV Conselho Coordenador da Secretaria de Estado do Desporto.
A sessão de abertura foi dirigida pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, e contou com a presença de Zeferino Daino História, Director Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto de Sofala (DPJEDS) em representação de Lourenço Ferreira Bulha, Governador da Província de Sofala, Eduardo Faria Macário, Director do Gabinete da Secretária de Estado na Província, em representação de Stella da Graça Novo Pinto Zeca, Secretária de Estado na Província de Sofala e Alberto Mutoroma, Administrador do Distrito da Beira.
No seu discurso de abertura, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, desejou boas-vindas aos Directores Provinciais, a todos Membros do Conselho Coordenador e aos demais convidados, aos quais se esperava um grande contributo nos debates a acontecer ao longo dos dois dias úteis, dedicados ao IV Conselho Coordenador do sector.
Carlos Gilberto Mendes, endereçou palavras de apreço para os representantes do movimento associativo desportivo que são os principais parceiros, cuja presença no evento irá agregar valor às discussões e dar respostas que se esperam sobre o grau de implementação das políticas do Governo na área do Desporto.
Mendes, saudou igualmente à todos os agentes desportivos, desde os atletas, treinadores, dirigentes, empresários desportivos e outros nos bastidores que tudo têm feito em prol do desenvolvimento do desporto no nosso país;
De igual modo, estendeu saudações para os parceiros nacionais, internacionais e estrangeiros, que acreditando no desporto e nos atletas moçambicanos têm colaborado para a concretização do Programa Quinquenal do Governo, reafirmando deste modo a esperança que as relações continuem sendo óptimas e que se firmem, ampliem e consolidem em proveito do fortalecimento do nosso mosaico desportivo e do crescimento dos atletas.
Destacou também a aprovação pelo Governo, para o sector do Desporto, a concessão de parte das receitas provenientes do Imposto do Consumo Específico.
Disse ainda que este gesto marcará uma nova etapa no nosso Desporto, demonstrando o compromisso do Governo, de tudo fazer com vista a criar condições financeiras favoráveis para o alcance de resultados de excelência.
Carlos Gilberto Mendes alientou ainda, a pretensão de resgatar os clubes históricos, investir no Desporto escolar, apoiar com maior vigor as selecções nacionais, criar e incentivar a indústria desportiva, apoiar e revigorar a imprensa desportiva, reabilitar os campos comunitários, distribuir material desportivo, incentivar iniciativas desportivas de impacto e reabilitar infraestruturas que permitam a conquista do Olimpo.
A terminar, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mandes, convidou aos presentes a participarem activamente nos trabalhos, e aproveitarem ao máximo durante os dois dias de estadia na Cidade da Beira para desenhar o desporto que queremos no futuro, e nesse espírito procurar produzir resultados que impactem o Desporto Nacional, declarando deste modo aberto o IV Conselho Coordenador da SED.
25.06.2023
da Independência Nacional
Manter-se livre e independente neste país é um ato de resistência civilizacional estrangeira, fora das guerras, ódio na melhor concepção de tal independência, construir um país livre onde todos gozam da mesma legitimidade, ser e estar livre num país democraticamente aceitável é estar bem com o povo, sustentar uma posição sem escolhas e privilégios, a data da independência de um país é um passo simbólico importante, a construção da dignidade nacional é uma tarefa permanente e de todos nós, "pedra a pedra construindo um novo dia", nós possuímos identidade histórica e desafios como um povo, Moçambique celebra hoje o dia da independência, é um país laico e soberano.
Esteja comprometido com o país, deve prevalecer independente, livre, soberano, unido e forte!
, investimento e desenvolvimento
Nacional do Desporto
Sob Lema: “Desporto, Investimento e Desenvolvimento” a Secretaria de Estado do Desporto (SED) realizou esta quarta-feira, 14 de Junho, a 10ª Gala Nacional do Desporto, um evento que visa distinguir os agentes desportivos que mais se destacaram ao longo do ano 2022.
O evento que juntou a nata do desporto moçambicano no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, contou com a participação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e distinguiu os atletas nas diversas categorias tais como, atletas do ano, revelação, olímpico e paralímpico, o treinador do ano, bem como os prémios prestígio, massificação e formação, federações/participação olímpica, família no desporto, infraestrutura desportiva, carreira, parceiro, tendo igualmente assinalado as Menções Honrosas a todos aqueles que “se notabilizaram no alcance de altas performances desportivas no panorama desportivo nacional e internacional".
A gala caracterizou-se por um misto de muita emoção, luz, alegria e sobretudo de muito glamour, em que se pode destacar a modalidade de boxe que foi a que mais distinções recebeu na Gala Nacional do Desporto-2022.
Ao todo foram cinco os prémios arrebatados pelo boxe, nomeadamente, as distinções de Atleta do Ano 2022, em femininos e masculinos, por Alcinda Panguana e Tiago Muchanga, respectivamente, Atleta Mais Popular do Ano por Rady Gramane, Treinador do Ano por Lucas Sinoia e Equipa do Ano de 2022 pela selecção nacional de boxe em seniores masculinos.
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Vídeos (mostrar todos)
Categoria
Website
Endereço
Avenida 10 De Novembro Nº74
Maputo
2080
Horário de Funcionamento
Segunda-feira | 09:00 - 17:00 |
Terça-feira | 09:00 - 17:00 |
Quarta-feira | 09:00 - 17:00 |
Quinta-feira | 09:00 - 17:00 |
Sexta-feira | 09:00 - 17:00 |
CoWork5, Avenida Da Marginal, 3487
Maputo
O +Emprego é um projeto da União Europeia delegado na Cooperação Portuguesa, Camões IP.
Rua Marquês De Pombal
Maputo, NRº285
Bem-vindo/a à página oficial do MIMAIP MZ no Facebook O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas é o órgão central de Estado. MIMAIP dirige e assegura a execução de políticas...
Avenida 24 De Julho N⁰ 3549, 6⁰ Andar
Maputo, 2551
O INSS é uma instituição gestora de Sistema de Segurança Social em Moçambique, que tem como objectivo garantir a subsistência dos trabalhadores nas situações de falta ou diminuiçã...
Endereço: Rua Aurélio Manave, Nº: 383 Maputo –
Maputo
O Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP) é responsável pela Pesquisa, Estudo e Difusão
Maputo
Cuenta Oficial de la Embajada de Cuba en Mozambique. Conta oficial da Embaixada de Cuba em Moçambique
Avenida 25 De Setembro, 1502
Maputo, 1101
A Autoridade Reguladora da Concorrência, é uma entidade administrativa independente, cuja principa
Provincia De Maputo
Maputo
PROMOVER E DIVULGAR DIREITOS E ACÇÕES, PARA COMBATE AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, CRIANÇA, PESSOA IDOSA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA E OUTROS GRUPOS VULNERÁVEIS.
Rua De Imprensa 162, 3⁰ Andar
Maputo
A DNAAS é responsável pelo abastecimento de água potável e saneamento à população e assegura a implementação de programas de abastecimento de água e saneamento, visando alcançar se...
Avenida Eduardo Mondlane
Maputo, 1008
O Ministério da Saúde (MISAU) é responsável pela aplicação da politica de saúde no domínio privado, público e comunitário em todo o território de Moçambique.
Avenida 24 De Julho
Maputo, 1104
Assegurar a defesa militar contra quaisquer ameaças interna ou agressões externas