Kulima Ntwanano
Ntwanano e um projecto da ONG Moçambicana, KULIMA, vocacionado a promoção social da criança em s Membro da Rede da Criança, Linha Fala Criança e do FEDESMO
Projecto de adopção a distancia com padrinhos italianos e franceses. Tem desenvolvido outras actividades ligadas a energia sustentável, de prevenção e mitigação do HIV/SIDA.
Comité de Gestão de Recursos Naturais CGRN
No âmbito da implementação pela Kulima do projecto Empowering Communities (EC), o qual tem 4 pilares que são Recursos naturais, Boas práticas de cozinhas (Criação de comunidades livres do fumo negro através de fogões fixos com chaminés e uso de fogões moveis, Criação de grupos de poupanças e créditos, e uso de energia fora da rede.
A base do Projecto consiste no fomento de Fogões melhorados fixos que são construídos nas famílias pelos activistas capacitados e treinados para o efeito. Na restauração e protecção das áreas da floresta do Mangal no distrito de Boane e na educação financeira através da criação dos Grupos de poupança e crédito. A Kulima não tem encontrado uma entidade de base comunitária local vocacionada a salvaguarda dos recursos naturais localmente existentes, protecção do meio ambiente e ou afins que funciona como interlocutor valido da comunidade para com outras entidades incluindo o governo.
Face a situação encontrada, a Kulima em coordenação com a Vereação de Salubridade, Cemitério, Jardins e Transporte do Município da Matola Rio tomaram a iniciativa de criar CGRN nas zonas onde se encontra a operar para que estes possam servir de salvaguarda das actividades e legado que a Kulima proporcionou durante a vigência das suas acções.
Para o efeito, foram contactadas estruturas de Mevanine- Matola rio, que prontamente se dispuseram voluntariamente a embarcar neste processo de estabelecimento de um CGRN, tendo sido realizados dois encontros preparatórios para estabelecimento do mesmo.
Importa salientar que, por se tratar de um assunto novo para os convidados a esta primeira sessão constitutiva do CGRN que teve lugar a 28 de Agosto na sala de reuniões do Município da Matola Rio, a tónica do discurso, cingiu-se fundamentalmente na explicação do que se tratava o CGRN, suas possíveis atribuições e competências, missão e benefícios envolvidos para a comunidade em geral. Neste encontro constatou-se que há necessidade de se convocar mais elementos representativos do município de Matola rio para integrar a esta iniciativa, tendo em conta o âmbito que este comité deve abranger.
No âmbito do Programa Tofi, ( together for inclusion) a Kulima em coordenação com a Acamo organizou um workshop sobre a sustentabilidade dos grupos de Poupança e Crédito que juntou os comitês dos grupos de poupança, mutuários, governo local , os Serviços Distritais de Gênero e Criança, lideranças locais dos Distritos KaMpfumu. KaMaxakeni e Marracuene. O evento decorreu na Escola Primária 25 de Setembro.
Jovens da província de Maputo e KULIMA apostam na preservação do ecossistema
Centenas de jovens estão a levar a cabo trabalhos, com vista a preservação do ecossistema, de entre várias acções destaca-se o plantio do mangal, na zona costeira da província de Maputo.
Trata-se de uma iniciativa do governo provincial em parceria com a Organização Não Governamental, KULIMA, inserida nas celebrações da semana da juventude, cujo lema é "Juventude no Caminho Digital Rumo Ao Desenvolvimento Sustentável".
O director provincial da Juventude, Emprego e Desportos, Joaquim Mundlovo, disse durante o momento do plantio de cerca de 1000 mudas, na Matola-Rio, fornecidas pela KULIMA, que a juventude está comprometida em questões ambientais.
Aponta como desafio a preservação do mangal, visto que existem muitas famílias que têm como fonte de subsistência a colecta de camarão, caranguejo, entre várias espécies que se alimentam e se reproduzem através daquela planta.
"Estamos a intensificar o plantio nestas comunidade, porque entendemos que são de entre vários que foram devastados. O mangal é um dos patrimónios naturais que temos no país, por isso precisamos de valoriza-lo. Estamos a alertar a comunidade para preservar a planta, por forma a combater a erosão que está a destruir algumas paisagens costeiras", referiu.
Mundlovo disse ainda que foram identificados quatro pontos críticos no distrito de Boane que actualmente estão a beneficiar de repovoamento da planta.
Por sua vez, o técnico da KULIMA, Flávio Saraiva afirmou que não basta intensificar o plantio das mudas, há necessidade de reforçar a educação das comunidades, sobretudo as que residem ao longo da costa marítima, sobre a importância da presença da planta naqueles locais.
"Durante estas festividades da semana da juventude temos disponíveis 2000 mudas, sendo que 1000 estão a ser plantadas no município da Matola Rio, e igual número no distrito de Boane", explicou.
*Magazine Ntwanano.
8/08/2024
*Dia Internacional Para a Conservação do Ecossistema do Mangal*
Para comemorar o dia a Kulima levou a cabo hoje 26 de Julho , uma jornada de plantio de mangal e uma campanha de sensibilização para a proteção deste ecossistema.
As actividades tiveram lugar em Campoane Aldeia no distrito de Boane e contaram com a presença dos alunos da escola Secundária Filipe Nhusi e da comunidade de Campoane Aldeia.
Está actividade contribui para divulgar o conhecimento sobre a importância dos Mangais e procurar soluções sustentáveis para a sua gestão e conservação.
*Magazine Ntwanano*
Um obrigado especial aos meus novos maiores fãs! 💎 Ana Armando
Deixa um comentário para lhes desejar as boas-vindas à tua comunidade.
A convite do Ministério do Género, Criança e Acção Social , a Kulima participa de 11 a 12 de Julho numa exposição alusiva a IV Conferência Nacional Sobre a Proteção Social sob o lema " *Investir na Proteção Social é Investir no Capital Humano"* que decorre no Centro de Conferências Joaquim Chissano.
VISITA DE TRABALHO DA NNV E PARCEIROS
Teve lugar a 21/06/2024, no distrito de Boane, uma visita de trabalho da NNV e parceiros enquadrada no encontro programático denominado “Annual EC meeting 2024” que teve lugar na cidade da Beira de 17 a 19 do mês em curso.
A delegação visitante, composta pela NNV (Organização norueguesa e parceiro financeiro), JVE-organização Togolesa, ADEL-Sofala, LIVANINGO (Organizações parceiras no âmbito do EC) e Representante da Embaixada da Noruega em Moçambique, tinha como objectivos monitorar as actividades da Kulima no âmbito da implementação do EC com destaque para a protecção e restauração do Mangal e aferir o nível de coordenação que a Kulima tem levado a cabo com demais intervenientes locais (Governo, organizações de base comunitária e outras autoridades locais).
Os trabalhos começaram com a visita ao Mangal em processo de restauração e protecção na baixa do bairro de Campoane, onde foi visto o nível de execução das actividades de restauração e protecção do Mangal.
Seguidamente a delegação deslocou-se ao círculo do Bairro onde uma moldura humana composta por vários intervenientes encontrava-se concentrada esperando pela visita para um encontro de auscultação sobre a coordenação existente entre a Kulima e os referidos intervenientes.
A recepção calorosa que coroou a chegada da delegação no local do encontro previamente organizado, mostrou sem dúvidas a alegria e o comprometimento dos intervenientes a causa do encontro.
Para iniciar o encontro, a coordenadora do Grupo de poupança e crédito, fez uma oração abençoando o decurso do encontro na presença do divino.
Em seguida, sob chancela do secretário do bairro local, procedeu-se as apresentações dos presentes, desde os membros da delegação visitante até aos convidados e as respectivas entidades que representam.
Passada a palavra a NNV que para começar, procurou saber dos presentes “ como funcionava a coordenação dos intervenientes (stakeholders) aqui em Campoane ”. No que cada interveniente falou do seu papel:
POLICIA (Departamento de Assuntos Ambientais)
- A Policia trabalha na área de protecção e consciencialização ambiental.
Actividades:
- A polícia tem como suas actividades a sensibilização das comunidades sobre assuntos ambientais, prevenção e repressão de crimes ambientais e levar a justiça os prevaricadores ambientais.
EDUCAÇÃO (Representada por duas escolas locais ao seu mais alto nível de direcção)
Actividades:
- Para além de participarem com os alunos nas actividades da Kulima sempre que podem, a escola tem realizado vários trabalhos ligados ao meio ambiente sob orientação curricular do Sistema Nacional de Educação, onde para a disseminação da informação de utilidade comunitária, conta-se com as crianças como veículos validos.
- Enalteceram o trabalho que a Kulima tem vindo a fazer na área ambiental e especial a sua intervenção na área do mangal.
GRUPO DE POUPANÇA E CREDITO
Adélia Nhaca (Presidente da Mesa do Grupo de Poupança e crédito e membro da OMM)
- Agradeceu a Kulima por contribuir no desenvolvimento da Mulher aqui no bairro através da promoção da poupança. Na verdade esta a se registar mudanças visíveis no seio das mulheres do bairro.
Seguidamente, uma das participantes do encontro, questionou a Kulima se teria outros Projectos para elas, no que teve prontamente a seguinte resposta:
A Nível do distrito de Boane, a Kulima esta a implementar outras actividades em outros bairros. Tais como empoderamento da Mulher na área de corte e costura como fonte de renda nos bairros de Mahubo 25, Picoco e Marcone. Porem, para Campoane, a Kulima esta a operar apenas no Mangal, GPCR e promoção de fogões melhorados.
GOVERNO
Os visitantes quiseram saber a opinião do Governo em relação a esta iniciativa de restauração e protecção do mangal.
SDPI (representando o governo de Boane)
- O Governo do distrito de Boane, vê esta iniciativa como de elevada importância pelo facto da mesma convergir nos objectivos do milénio, esta é uma contribuição para o alcance da meta mundial, visando a mitigação das mudanças climáticas que se mostram reais. A restauração do mangal ira permitir reavermos algumas espécies marinhas que com tempo vão desaparecendo.
- O governo acarinha estas iniciativas e apropria-se destes projectos como seus…
Por fim, o representante do Município da Matola-rio, falou da colaboração existente com a Kulima bem como das acções que tem levado a cabo como Município.
Por sua vez a Kulima exortou os presentes na necessidade de constituírem um comité de Gestão dos recursos naturais ou uma associação comunitária de base com objectivos de promoção do meio ambiente no seu todo e com protecção do mangal e suas áreas.
Esta exortação, surge no âmbito de reconhecimento das comunidades locais como guardiões das áreas protegidas por lei e pela existência da percentagem financeira que o governo paga as comunidades como resultado dos rendimentos que a área protegida produz ao longo do tempo.
Fonte: *Magazine Ntwanano
Matola-rio em campanha de plantio do Mangal
A Kulima em coordenação com município da Matola-Rio estão a levar a cabo o trabalho de sensibilização nas comunidades sobre a protecção das áreas protegidas, com destaque para a costa marinha daquele ponto da província de Maputo, com vista a combater a erosão e destruição do ecossistema. Para o efeito, estão a desenvolver a sementeira do mangal no bairro de Mevanine, entre vários povoados da edilidade.
A informação foi tornada pública hoje pelo vereador de Salubridade, Cemitério, Jardins e Transportes do município da Matola-rio, Issufo Ismael, durante a cerimónia de celebração do dia mundial do ambiente, comemorado sob o lema " *Acelerar a restauração da terra, resiliência a seca e o processo da desertificação".* que culminou com o plantio de 1000 sementes do mangal.
"Identificamos as zonas onde houve maior destruição do mangal para a produção de combustível ou edificação de casas. Estamos preocupados com o problema de meio ambiente. Trabalhamos com as autoridades comunitárias, a Polícia e a KULIMA no sentido de fazer o reflorestamento", disse Issufo Ismael.
Por sua vez, Camilo Sitoe, da KULIMA, organização-não governamental que advoga pelo meio ambiente, referiu que a campanha de sementeira do mangal arrancou em princípios deste ano e está a trazer resultados, visto que existem alguns pontos que é visível o crescimento da planta que protege o meio ambiente e é habitat que permite a reprodução de algumas espécies marinhas.
O director da Escola Primária Completa da Matola-rio, Abudo Mulima, defende que o processo de plantação do mangal deve ser permanente, por forma que as áreas devastadas sejam reflorestadas rapidamente.
Para comemorar o dia do ambiente diversas actividades pró ambientais (palestras, plantio / restauração do mangal, exposição e venda de produtos pró ambientais e uma marcha nas artérias do bairro Mevanine foram levadas a cabo como forma de consciencializar as comunidades. Estás actividades decorreram também em Campoane Aldeia e contou com a presença do presidente do município da Matola Rio, do Chefe da Localidade de Gueguegue, da policia de protecção, alunos das escolas EP da Matola-Rio, Secundária Filipe Jacinto Nhusi, departamento da polícia de protecção dos recursos e meio ambiente e das comunidades de Mevanine e Campoane.
*_Magazine Ntwanano_*
Mulheres a morrer enquanto cozinham? “Chega”
Mulheres a morrer enquanto cozinham? “Chega” Mulheres a morrer enquanto cozinham? “Chega”Zap.aeioumaio 29, 2024Leia o original Há africanas que falecem “por tentarem cozinhar uma refeição decente”. As fontes de energia estão a matar 300 mil mulheres. O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, afirmou...
*Lars Ekman, visita projecto EC II em Boane*
No âmbito do Projecto Empowering Community II, financiado pela NNV, Lars Ekman em representação do Norad/governo noruegues realizou uma visita de monitoria em Mahubo 25 e Canpoane Aldeia, onde inteirou-se do desenvolvimento das actividades implementadas nestas duas localidades na componente fogões melhorados e restauração do Mangal. Nesta visita Ekman interagiu com os activistas de campo e com os beneficiários dos fogões e participou de algumas actividades práticas no terreno. Durante a visita Lars Ekman disse que esta sendo feito um bom trabalho e gostou da satisfação dos usuários dos fogões. Afirmando por sua vez que o mais importante é quando os beneficiários apreciam e usam os fogões.
No âmbito da acção de angariação de fundos para apoio aos 12 bolseiros moçambicanos apadrinhados pela Association Ntwanano France na parceria que tem com a Kulima Ntwanano, organizaram ontem num cabaret um lindo e criativo evento que foi muito concorrido. Bem hajam esses corações cheios de amor e bondade!!! A todos eles a nossa GRATIDÃO.
Dia Mundial da Água.
A Kulima participou na Localidade de Gueguegue no povoado Filipe Samuel Magaia no Município de Boane numa exposição alusiva ao dia Mundial da Água.
Em 2024, a data tem como foco o tema “Água para a Prosperidade e a Paz”,
O objetivo do Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de Março é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e a contaminação.
Exposição alusiva ao 5º aniversário do Fundo de Acesso Sustentável às Energias Renováveis - FASER. Realizada hoje no Radisson Blu Hotel.
Boane produz mudas de Mangal
Decorre o processo de produção de mudas do mangal para serem plantadas em alguns pontos do distrito de Boane, província de Maputo. Numa primeira fase estão a ser reproduzidas cerca de mil mudas. Em simultâneo está em curso a campanha de recolha das sementes. A iniciativa é levada a cabo desde o último mês de Dezembro, com objectivo de reflorestar as áreas que foram devastadas por alguns cidadãos para a edificação de residências, por um lado, por outro para a produção de lenha.
Essas actividades são financiadas pela Naturverforbundet através do projecto Empowering communities, para a componente mangal.
O chefe do Departamento de Gestão do Meio Ambiente, no distrito de Boane, Daniel Quintão, disse hoje que a medida vai ajudar na execução das iniciativas do governo, no âmbito do processo de combate as mudanças climáticas.
Quintão deu estas declarações durante o lançamento a terra de 300 sementes do mangal, no povoado de Campoane, distrito de Boane, inserido nas celebrações do dia Africano do Meio ambiente assinalado no último domingo.
"Precisamos de recuperar as áreas onde o mangal foi destruído, pois esta planta vai ajudar-nos a fazer face o problema de erosão e controlar o nível de água do mar", afirmou.
Por sua vez, Flávio Saraiva, técnico de programa da KULIMA, promotor da iniciativa, disse que as mudas poderão ser plantadas a partir do mês de Junho. O projecto decorre em simultâneo nas províncias de Maputo e Inhambane.
" Enquanto aguardamos pelas mudas estamos, igualmente, a lançar a terra as sementes do mangal em duas comunidades do distrito de Boane, numa área de cinco hectares", explicou.
Está actividade contou ainda com uma exposição de fogões melhorados e lanternas solares.
https://youtu.be/pk3KfUeppX4?si=85kquDfPwC8k_CsG
Repovoamento do mangal em Inhambane: Kulima aplica cerca de 2 milhões de MT para o combate a erosão
No âmbito do Projecto Empoderando as comunidades, a Kulima através da Delegação de Inhambane assinou memorandos de entendimento com ICS e CPJ para seu engajamento nas actividades do Mangal.
A Kulima, Conselho Provincial de Juventude e ICS delegação de Inhambane assinaram hoje em Inhambane um memorando de entendimento no âmbito da divulgação de conhecimentos e boas práticas relacionadas com o Apoio as Finanças Rurais; Segurança Alimentar e Nutricional; Água e Saneamento; Promoção Social dos Direito Humanos; Educação e Saúde Comunitária.
Um dos objectivos deste memorando assinado é enquadrar os jovens a cultivar atitudes e boas práticas positivas em relação a conservação do meio ambiente, participação conjunta em projectos de desenvolvimento comunitário na urbe no quadro das linhas/eixos definidas por cada instituição : Organização conjunta de seminários, congressos ou outros eventos científicos- culturais;
Neste âmbito a Kulima poderá: Caso haja uma janela de oportunidade enquadrar os jovens nos programas como colaboradores, voluntários, ou activistas nos programas actuais da Kulima, tais como de, recolha de sementes, repovoamento, proteção e preservação das areas devastadas de mangais, e na promoção da utilização de energias limpas e renováveis fogões poupa lenha, a carvão e a energia solar. Promover comportamentos, atitudes e práticas ecológicas no seio das comunidades para os mesmos replicarem nas suas e outras comunidades.
A KULIMA poderá dar uma capacitação de como produzir fogões melhorados fixos com chaminé, assim como fogões móveis (poupa lenha e carvão) aos jovens, criando desse modo oportunidades para criação de auto emprego dos mesmos.
O Conselho Provincial de Juventude irá: fazer o engajamento dos jovens nos programas da Kulima, em particular nos programas actuais como a recolha de sementes, repovoamento das áreas devastadas de mangal nas comunidades do distrito de Inhambane. Apoiar na criação de auto emprego aos jovens; Apoiar na busca de parceiros ou criação de links com o governo, ou parceiros privados.
Por seu turno o Instituto de Comunicação Social irá: disponibilizar espaços para divulgação de materiais publicitários de imagem institucional da KULIMA; Apoiar na divulgação dos projectos levados a cabo pela KULIMA, assim como na promoção e divulgação de informação de boas praticas, caso de repovoamento, proteção e preservação da área de mangal no distrito de Inhambane. Assim como ajudar na promoção dos fogões melhorados moveis (poupa lenha e carvão) e fogões fixos com chaminé para uma comunidade livre da fumaça.
*Consórcio TOFI reúne-se em Nampula num encontro de avalição participativa.*
Realiza- se de 08 a 09 de Fevereiro de 2024, na cidade de Nampula, no New Hotel. O encontro prevê reunir 27 delegados provenientes das diferentes províncias onde o TOFI actua.
*Objetivos*
- Criar uma interação de todos os elementos do consorcio;
- Avaliar a execução do programa TOFI em 2023;
-Coordenar a planificação comum dos grupos temáticos para 2023,e apresentar ao consórcio;
- Identificar desafios e possíveis melhorias para 2024.
O Programa Juntos pela inclusão (TOFI) em Moçambique é composto por 6 organizações unidas em um consorcio, nomeadamente ACAMO, FAMOD, Save the children, Kulima, Livaningo e ADEL-Sofala estes são representados pelas seguintes instituições norueguesas: NABP, Naturvernforbundet, Redd Barna and FFO.
Em Moçambique, o programa TOFI implementa as suas actividades em três áreas temáticas nomeadamente: Educação inclusiva (IE), Direitos humanos e Advocacia (HRA) e Empoderamento Econômico (EE).
Geograficamente o TOFI está a ser implementado nas seguintes provincias: Maputo, Gaza, Sofala, Manica e Nampula.
Neste momento já passam tres anos desde o lançamento do TOFI em 2020. Durante
este período estabeleceu-se procedimentos de coordenação e uma cooperação
coordenada entre todos os parceiros do consorcio.
Para melhor coordenação e planificação do consorcio TOFI, tem se feito em todos os
anos uma avaliação participativa de todo o consorcio moçambicano e norueguês.
NOS DISTRITOS DE BOANE E INHAMBANE
120 hectares serão repovoados de mangal
Cerca de 120 hectares distribuídos em sete comunidades dos distritos de Boane e Inhambane vão beneficiar do plantio do mangal até próximo ano, 2025. A iniciativa que está em curso desde ano passado é levada a cabo pela Kulima e visa recuperar as áreas devastadas pela acção do Homem para a construção de habitações, assim como encontrar formas para o combate dos problemas do meio ambiente.
O Secretário Permanente do distrito de Boane, António Cossa, frisou hoje durante a cerimónia de plantio das primeiras 200 sementes do mangal, numa das praias da Matola rio, em comemoração do dia mundial de terras húmidas, que o governo daquele ponto da província de Maputo tem um desafio de conter a edificação de infra-estruturas habitacionais nas zonas húmidas.
Na ocasião, louvou a iniciativa de plantio do mangal e pediu para que seja replicada noutras comunidades do distrito.
Reconhecendo os esforços do país como respostas aos impactos sobre as actividades nas zonas húmidas mas também da existência de iniciativas individuais e colectivas de gestão das mesmas com vista a proporcionar às cidades e aos seus habitantes múltiplos benefícios económicos, sociais e culturais que apoiam o bem-estar humano, as celebrações do Dia Internacional das Terras Húmidas no país serão orientadas pelo lema “Zonas Húmidas e Bem-estar Humano”.
Por sua vez, a Delegada da Kulima na Cidade de Maputo, Anathalie Musabyemarya, garantiu que a sua instituição vai replicá-la, uma vez que nos últimos tempos tem havido solicitações, tanto na província de Maputo, assim como no distrito de Inhambane.
"Uma das zonas que não estava abrangida é o posto administrativo da Matola rio, as autoridades do distrito de Boane sugeriram-nos para fazer o plantio. A Kulima tem ainda o plano de construção de um viveiro para a reprodução das sementes. Estas sementes passaremos a usar entre os meses de Maio e Outubro”.
O Ntwanano é um jardim infantil inovador, moderno que dispõe de novas instalações totalmente equipadas com vista a garantir um ambiente educativo ideal para o bem-estar e desenvolvimento das crianças.
Venha visitar-nos e ficará surpreendido com a vasta gama e diversidade de equipamentos e material didático que o jardim infantil oferece para proporcionar o melhor em termos de qualidade e excelência para o seu filho.
Estamos abertos para inscrições para o ano lectivo de 2024.
Visite as nossas instalações localizadas no Bairro da Maxaquene "C" Q. 39 Casa 699 Maputo
Cel: 827469300/871244056
A Kulima efectuou a entrega nesta quarta feira, em Pontiane na localidade de Gueguegue, vila autárquica de Boane a entrega de 91 fogões melhorados (poupa lenha móvel e M'baula) a igual número de famílias.
Este gesto visa amparar aquelas famílias que enfrentaram a perda de fogões melhorados poupa lenha fixos com chaminé que tinham nas suas residências devido as cheias registadas nos meses de Janeiro e Fevereiro do presente ano.
Camilo Sitoe, técnico da Kulima que acompanhou e auxiliou na distribuição de fogões ressaltou a importância desta iniciativa. " Está acção demonstra o nosso comprometimento em apoiar as comunidades em situação de vulnerabilidade social, proporcionando esperança e reconstrução para essas famílias que acabaram perdendo os fogões fixos com chaminé".
Estas famílias uma vez que estão em zonas propensas as inundações, optou-se pela distribuição de fogões móveis de fácil manejo e transporte.
A parceria entre as organizações apoiadas pela Naturvernforbundet (organização Norueguesa Amigos do ambiente) tem vindo ao longo dos anos a gerar frutos palpáveis no que concerne ao desenvolvimento institucional das organizações em questão.
São dentre evidências desse desenvolvimento, o Know- How, experiência e outras boas práticas institucionais, que partilhadas no âmbito dessa parceria, tem ajudado em grande medida no desenvolvimento institucional das organizações envolvidas e no melhoramento dos produtos produzidos dentro desta parceria.
É no âmbito dessa parceria que recentemente a JVE – Togo em colaboração com a Kulima –
Moçambique (Responsável do oucome 2), beneficiou-se de um treinamento na produção de fogões melhorados “M’baula” num processo que incluiu a instalação de uma unidade de produção.
Este treinamento, decorreu de 23 de Outubro a 24 de Novembro e contou com a participação de 9 elementos entre eles colaboradores da organização e outros por esta organização identificados.
ACTIVIDADES REALIZADAS
Para a execução das actividades de treinamento do pessoal da JVE, teve um
programa previamente concebido no âmbito dos contactos para o efeito, o qual foi rectificado junto da equipa envolvida no treinamento de modo a adequa-lo as condições preparadas no terreno. Contudo, o
mesmo não foi seguido na letra devido a várias dificuldades encontradas.
TEORIA DE FOGOES MELHORADOS (Abordagem teórica do processo de produção de fogões melhorados) Dado que a JVE pretendia Instalar uma unidade de produção de fogões melhorados e pelo sinal, a primeira sob a sua administração e gestão, foi prevista uma sessão de treinamento teórico, a qual
dedicou-se no seguinte:
Infrastruturas de uma unidade de produção de fogões e sua utilidade na Produção;
(Estufa, Alpendre, Forno de queima, Tanques e Armazém)
Equipamento de uma unidade de produção e suas funções;
(Roda de oleiro, linha, cilindro, etc.)
Material de uma unidade de produção e sua aplicação;
(Martelos, Alicates, tesouras, etc.)
Matéria-prima necessária numa unidade de produção de fogões melhorados;
(Chapa, Arrame, Barro, Cimento, etc.)
CONSTRUCAO DO FORNO DE QUEIMA
A construção do forno de queima constituiu a primeira actividade de treinamento pratico, com duração de cinco dias de execução, consistiu na construção de forno com capacidade para queimar mais de
400 unidades de pratos de fogões duma vez, contou com envolvimento de todos participantes, onde para além de construção, aprenderam como esta infrastrutura é concebida e construída.
OLARIA
A olaria neste treinamento foi uma das áreas mais complexas, dura e sobretudo longa na sua administração, dada a natureza da área e das exigências pessoais na assimilação de habilidades.
Complexidade
Caracterizada por varias actividades a serem realizadas ao mesmo tempo, como:
Analise do barro quanto a: Natureza, qualidade, tratamento necessário, condições ambientais suportadas, etc.
Dureza
Caracterizada pelo uso excessivo de força física e meios localmente existentes ou inventados para auxiliar na execução de tarefas, tais como:
Tratamento do barro: Destorroar o barro, Amassar o barro, Ceifar, etc.
Longo
Caracterizada pelo tempo que as sessões de treinamento duraram em virtude de:
Treinar oleiros primários: despertar talento, habilidades técnicas e domínio de uso de roda, tendo em conta a componente artesanal que a área impõe.
Como resultado de todo esse trabalho, os treinandos ficaram habilitados a:
Identificar o barro de boa qualidade;
Tratamento que o barro precisa ter ao longo de toda cadeia de produção;
Produção de pratos cerâmicos obedecendo o padrão necessário;
Tempos e formas de secagem em estufa;
Procedimentos e formas de arrumação no armazém e no forno de Queima.
LATOARIA
Com a entrega mais acentuada dos participantes na aprendizagem de fábrico da estrutura metálica do fogão melhorado Mbaula, as sessões de treinamento nesta área foram mais dinâmicas e cheias de euforia
em querer aprender.
Por esse motivo, a administração de conteúdos e a execução das actividades nesta área, ficou mais facilitada, o que permitiu a produção de 28 estruturas metálicas em 5 dias de aprendizagem.
QUEIMA DE PRATOS CERÂMICOS
A queima dos pratos cerâmicos produzidas no âmbito de treinamento na ordem de 73 unidades, foi realizada em um pequeno forno improvisado para o efeito, como alternativa ao forno maior, dada a quantidade de pratos disponíveis.
Esta queima, para além de obtenção de pratos queimados para o embutimento em estruturas metálicas já concebidos, teve também a componente finalização de teste de qualidade do barro.
EMBUTIMENTO DE FOGOES
A última etapa do treinamento, teve lugar no último dia do treinamento. O tema do dia foi o
embutimento, onde os participantes apreenderam as três formas de embutimento, bem como a finalização ou acabamento do fogão.
Neste exercício, foram embutidos 28 fogões que serviram de amostra ou resultado final do objecto de treinamento.
RESULTADOS
Os resultados alcançados no âmbito desta troca de experiencia entre a Kulima e JVE
– Togo
consistia na instalação de uma unidade de produção de fogões melhorados, foi positivo,
tendo em conta os pressupostos propostos pela JVE nos TDR da presente cooperação.
São dentre outros resultados positivos alcançados os seguintes:
Forno de queima com capacidade de carregar +400 unidades de peças cerâmicas do fogão construído;
Concepção, fabrico e instalação do equipamento básico (Roda de Olaria, Polia de trabalho, Tubo, linha, etc.) da unidade de produção de fogões melhorados, providenciado
Equipe de produtores da JVE treinada e capacitada em:
Construção e manutenção de forno de queima;
Produção de pratos cerâmicos e todo processo subsequente;
Produção de estruturas metálicas de fogões Mbaula;
Processo de queima de pratos cerâmicos;
Embutimento de fogões e acabamentos;
Gestão de estufa e análise de qualidade do barro;
Padronização de fogões.
DIFICULDADES
O Processo de treinamento todo, foi sempre coroado de vários desafios ou dificuldades, que até certa medida, interferiram significativamente no cumprimento do cronograma pre-estabelecido das
actividades.
São dentre outras dificuldades as seguintes:
Indisponibilidade pontual do material no mercado local, ou com as especificações técnicas desejadas;
A comunicação (língua), entre o instrutor e os instruendos;
O uso de técnicas artesanais de vincos por falta de Feira (Maquina de vinco de chapa);
DESAFIOS
Prevaleceram como desafios para a equipe de produtores da JVE bem como da própria unidade de produção, os seguintes:
Aquisição de uma fieira (Maquina de fazer vincos), para ajudar na padronização, aprimoramento de qualidade e incremento da produção e produtividade;
Identificação do barro com qualidade acentuada;
Identificação do fornecedor de matéria-prima de qualidade e com as especificações técnicas
exigidas;
Melhoramento de performance individual de cada participante na actividade onde este estiver inserido.
Melhorarem a organização e gestão da unidade de produção de fogões melhorados.
RECOMENDACOES
Para efeitos de melhorar ainda mais o desempenho desta unidade de produção que a JVE inicia agora, recomenda-se a direcção da JVE o seguinte:
1. Garantir que a unidade de produção de fogões esteja operacional nos próximos 3 meses pós treinamento, para poder melhorar a performance dos recém- treinados;
2. Procurar adquirir a fieira o mais rápido possível;
3. Orientar o pessoal treinado em função da área onde cada um tem mais inclinação
técnica.
4. Identificar fornecedor de matéria-prima de qualidade e com especificações técnicas
recomendadas.
CONCLUSAO
De uma forma geral, e, com os feitos alcançados neste exercício de treinamento que surge no âmbito da parceria entre as duas instituições KULIMA-JVE, é de considerar positivo para o relançamento das
relações entre as duas instituições, bem como para o desenvolvimento institucional destes.
A Kulima estará sempre a disposição dos parceiros no âmbito da parceria com NNV para tais treinamento ou mesmo de forma individual.
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Vídeos (mostrar todos)
Categoria
Entre em contato com o negócio
Telefone
Website
Endereço
Bairro Polana Caniço "A" Q 37, Casa N° 478, Rua José Carlos Lobo/3. 613
Maputo
Horário de Funcionamento
Segunda-feira | 09:00 - 17:00 |
Maputo
SERVIÇO DE GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS: DAR COMIDA AOS FAMINTOS; DAR AO SEDENTO O QUE BEBER; HOSPEDAR ESTRAMGEIROS; DAR DE VESTIR AOS PELADOS; VISITAR OS DOENTES E PRESOS; VISITAR ...
EN6
Maputo
A AACOV é uma organização sem fins lucrativos sediada na vila de Gondola, tendo como campo de actuação o distrito de Gondola.
Faculdade De Veterinária UEM, Avenida De Mocambique
Maputo, 1101
Maputo, 1100
We bless the hungers by providing them free food baskets and meals.
Cidade De Maputo
Maputo, 1100
What greater way to express the love of Christ to our brothers than minister to them beyond just wor
Maputo, 1100
THIS IS A NON DENOMINATIONAL CHANNEL CREATED TO WATCH GODLY PROGRAMS THAT WILL HELP US DO WELL IN THIS LIFE.
Bairro 25 De Junho B, Rua Da Mesquita
Maputo
Nosso Amanhã é uma organização com fins Caritativos, de Beneficência e Educativos.
Avenida Kwame Nkrumah, 417
Maputo, 1000
Facilitar o Acesso a Bicicletas melhorando o acesso à educação, saúde, àgua, agricultura e emprego.