Khau Tv
Empresas De Mídia nas proximidades
112
69
Maputo-Matola C700
851414070
Maputo
Khongolote
Infulene-B
Maputo
Maracuene, Maputo
江西省南昌市青山湖区高新五路999号梁万综合楼5栋2单元2楼209室, Nanchang
Khongolte
Matola Santos
Notícias, entretenimento e mais.
Exportação de gás natural sobe 30% em três meses💵
A exportação de gás natural por Moçambique ascendeu a 443 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano, um aumento de praticamente 30% face ao mesmo período de 2023.
De acordo com dados de um relatório do Banco de Moçambique, as receitas dessas exportações contrastam com 340,9 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2023.
"O aumento nas receitas do gás natural resulta do acréscimo do volume exportado associado ao início da exploração e exportação do gás da área 4 da bacia do Rovuma, apesar do preço médio no mercado internacional ter registado uma queda em 43,5%", lê-se no do documento do banco central, que detalha as exportações moçambicanas.
Moçambique tem as terceiras maiores reservas de gás natural em África, estimadas em 180 milhões de pés cúbicos e conta atualmente com três projetos de desenvolvimento aprovados para exploração das reservas de gás natural da bacia do Rovuma, classificadas entre as maiores do mundo, ao largo da costa de Cabo Delgado.
Fonte: Lusa
Crédito: Dw
Última Hora: O conselho constitucional acaba de fazer o Sorteio de candidaturas ao cargo de PR:
1. Lutero Simango;
2. Daniel Chapo;
3. Venâncio Mondlane; e
4. Ossufo Momade
CDU nega ter impugnado candidatura da CAD
Tendo em conta a circulação, desde ontem, 19 de Junho, de um documento de impugnação da candidatura da Coligação Aliança Democrática (CAD) por parte do Congresso dos Democratas Unidos (CDU), Dossiers & Factos entrou em contacto com o CDU para obter mais informações sobre o assunto. A secretaria desta formação política afirmou que o partido se desvinculou da CAD desde 2018, declarando: "É um impostor que quer prejudicar o nosso partido".
A secretária do presidente do CDU acrescentou ainda: "Ficamos surpresos quando recebemos a informação sobre esse documento".
Créditos: Jornal Dossiers e factos
Última Hora: Terroristas Tentam Entrar Disfarçados Na Sede do posto Administrativo De Mbau
A tentativa ocorreu na noite desta quarta-feira (19.06.2024) E as Forças De Defesa Do ruanda activaram linhas Operativas Para Repelir Eventual Ataque terrorista,no Posto Administrativo Que Dista 80 KM DA Sede Distrital De Mocímboa Da Praia. informações dão queconta que alguns terroristas conseguiram Movimentar-se na sede de MBAU.
Créditos: Brito Simango
ILIMITADOS DE VOLTA?!!
A noite de hoje está sendo marcada por um festival de comunicados das 3 operadoras de telefonia móvel do país.
O objetivo é o mesmo, atualização dos serviços com vista a satisfação dos clientes e por via disso os serviços destas operadoras estão interrompidos das 23h00 às 5h00.
Será o ilimitado de volta?
Daniel Chapo é accionista de 6 empresas e 3 delas não pagam impostos: revela uma investigação do Centro de integridade pública.
Daniel Chapo é accionista de seis empresas que actuam nos
sectores de construção civil, educação, imobiliária, cultura,
consultoria jurídica e comércio. A primeira empresa, Dalú
Consultoria, Serviços e Informática, Limitada, foi registada
em 2006, um ano após iniciar as funções de conservador em
Nacala-Porto.
fiscais e contribuições para a segurança social dessas
empresas, constatou-se que parte das empresas não declara
impostos. Outras só emitem guias em branco e as poucas que
declaram não efectuam pagamentos regulares.
Das seis empresas de que o Chapo é accionista, apenas três contribuem para o INSS, nomeadamente a Sociedade Gestora do Instituto Superior de Ciências e Gestão (SOGINSCIG), Mussiro clean, Limitada e JDF, Limitada. As três pagaram cerca de 1,6 milhão de meticais de contribuições ao INSS no período entre Janeiro de 2014 e Abril de 2024.
Quanto aos impostos fiscais, são igualmente 03 (três) as
que apresentam bases tributáveis. Duas declaram apenas
o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e outra está
registada no regime de Imposto Simplificado para Pequenos
Contribuintes (ISPC).
Veja as informações fiscais resumidas na tabela abaixo
Fonte: CIP
Fique atento, convide amigos para seguirem a página porque estamos de volta para lhe servir com notícias frescas 🙏
Como será a Nova série de notas e moedas?
Rogério Zandamela disse que a revisão visa adequar as notas e moedas do Metical às novas tendências de design, segurança e outros elementos, num contexto especial em que se lança as comemorações do 50.º aniversário do Banco do Banco de Moçambique e 45.º do Metical.
A temática das novas notas e moedas do Metical conserva a tradição de enaltecimento e preservação dos valores culturais, históricos e faunísticos nacionais, bem como as respectivas denominações e substractos.
Esta nova série mantém, igualmente, a composição de seis denominações de notas bancárias, bem como os respectivos substractos, ou seja, as denominações de 1000; 500 e 200 meticais em substracto de papel e as denominações de 100; 50 e 20 meticais em substracto de polímero.
Relativamente às moedas, reduziu-se o número de denominações das actuais nove para sete, mantendo-se as de 10; 5; 2 e 1 meticais, bem como as de 50; 10 e 1 centavos, tendo sido retiradas as denominações de 20 e 5 centavos.
Portanto, não é verdade que voltaremos às notas usadas antes de 2006.
Partilhe para que todo mundo fique esclarecido
Última hora: Sucessão na Frelimo
Pressão para manutenção da lista da Comissão Política e Roque Silva
Matola (Canalmoz)- Quando faltam poucos minutos para a retoma da reunião do Comité Central para apresentação de outras propostas de candidatura que se vão juntar a Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo para posterior votação, há uma nova confusão que está instalada.
É que o grupo que detém o controlo da Comissão Política não quer que o comitê central apresente mais nomes porque entendem que o Comitê Central já esgotou a sua prerrogativa ao ter mandatado a Comissão Política a apresentar as propostas e as propostas já foram apresentadas.
O grupo de Nyusi entende que agora é só para votar entre os três pré candidatos apresentados. Essa indicação está gerar controvérsia, uma vez que do outro lado os que exigiram a inclusão de outros nomes entendem que o Comitê Central é soberano para aprovar, modificar ou rejeitar a proposta da Comissão Política. E isso decorre dos estatutos.
Mas essa confusão que agora se criou é para evitar que sejam apresentados outros candidatos com muito mais capital político em relação a Roque Silva, que o verdadeiro candidato do grupo que detém o poder.
É quase que seguro que do Comitê Central irão sair nomes como os de Basílio Monteiro, antigo ministro do Interior, Aires Ali, ex primeiro ministro, e Antônio Hama Thai antigo ministro dos Combatentes e muito provavelmente, José Pacheco.
Entre estes quatro, Basílio Monteiro e Aires Aly são os que mais se estão a movimentar para desafiar Roque Silva e Nyusi, com tônica dominante para Basílio Monteiro que tem uma poderosa máquina a sua trás. Mas Basílio Monteiro tem também um problema de desinteligências na ala Zambeziana. É que Damião José que também é Zambeziano, mas politicamente fraco já está na lista.
Créditos: Canalmoz
Movimentação de grupos terroristas cria medo em Macomia
A população do distrito de Macomia, no centro da província moçambicana de Cabo Delgado, denunciou esta segunda-feira a alegada movimentação de grupos terroristas nas zonas de produção agrícola local, criando medo.
Fontes da comunidade do norte de Moçambique disseram à Lusa que um grupo de aproximadamente 30 insurgentes foi visto ao início da tarde de sábado nas matas de Nambini, uma zona de produção agrícola.
“Passaram pelas matas de Nambini, eram muitos terroristas, em direção a Quissanga”, disse à Lusa uma fonte da comunidade local, a partir da sede distrital de Macomia.
A mesma fonte referiu que a passagem dos rebeldes a quase 30 quilómetros da sede distrital de Macomia precipitou a fuga de alguns camponeses: “Há pessoas que fugiram de lá de Nambini, porque apesar de não terem matado alguém, todo o cuidado quando se fala de terroristas é pouco”.
Outra fonte disse não ser a primeira vez que os terroristas passam pelas matas de Nambini a caminho de Quissanga, facto que tem criado alarido entre os produtores.
“Sempre usam aquela via em direção a Quissanga, não estamos à vontade”, lamentou a fonte a partir de Macomia.
Os populares acrescentam que, caso a situação prevaleça, pode contribuir para a fome das comunidades, uma vez que Nambini é uma das zonas de Macomia que agrega parte significativa de camponeses locais e não só.
Créditos: Agência lusa
FADM aperfeiçoam técnicas de combate ao terrorismo com treino operacional
As Forças de Reacção Rápida (QRF) das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) estão agora mais preparadas para enfrentar o terrorismo que assola a província de Cabo Delgado e proteger o bem-estar da população local.
Esta preparação aprimorada é resultado do 5º ciclo de treino das QRF levado a cabo pelas FADM e a Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ) concluído esta quinta-feira, 28 de Março, no distrito de Maganja da Costa, província da Zambézia.
Sob a orientação da EUTM-MOZ, as QRF demonstraram um elevado nível de prontidão e eficácia durante o exercício denominado "Aringa 2024", que precedeu o encerramento do ciclo.
Uma dos principais momentos da cerimônia foi a demonstração das habilidades adquiridas pelas QRF durante o treino, que demonstraram eficácia para acções de combate em terra, no mar e no ar, o que reforçou a confiança do Sector de Defesa na capacidade das FADM de responder eficazmente às ameaças terroristas.
A cerimônia de encerramento é presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume.
25.08.2023.ÚLTIMA HORA: ABATIDO IBIN OMAR O COORDENADOR PRINCIPAL DOS ATAQUES TERRORISTAS, EM CABO DELGADO.FOI MORTO EM COMBATE NO DIA 22.08.2023 EM QUITERAJO,NO DISTRITO DE MACOMI,EM CABO DELGADO. SÃO IMAGENS DE IBIN OMAR POSTO FORA DE COMBATE NA OPERAÇÃO MILITAR DESENCADEADA PELAS FADM,FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA DO RUANDA E SAMIM.
Créditos: Brito Simango
Eunice Andrade é cabeça-de-lista do partido Nova Democracia na cidade de Maputo.
Ela irá concorrer contra dois fortes candidatos nomeadamente, Venâncio Mondlane e Razaque Manhique
Juiz nega liberdade provisória a Manuel Chang
O primeiro acto processual de Manuel Chang após pisar solo americano na madrugada de quarta-feira foi um pedido de liberdade provisória sob caução. Mas a investida foi logo recusada pelo juiz Nicholas G. Garaufis, do Eastern Court District de Nova Iorque, localizada em Brooklyn, um dos cinco bairros (distritos) da cidade.
De acordo com a Reuters, Chang havia proposto pagar de caução 1 milhão de UDS.
Garaufis negou o pedido de liberdade provisória de Chang, concordando com os procuradores da acusação, segundo os quais havia um risco de fuga, nomeadamente que ele poderia escapar das acusações entrando na missão moçambicana da ONU em Manhattan.
"As evidências sobre a sua culpa são fortes", disse Garaufis.
Manuel Chang também se declarou inocente das acusações criminais dos Estados Unidos pelo seu suposto envolvimento no calote dos 2 bilhões de USD. As acusações são três: conspiração para cometer fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro.
Ao se declarar não culpado, Chang fecha as portas à perspectiva de entrar para uma negociação penal, através da delação premiada.
Recusada que foi a sua liberdade provisória, a defesa do antigo Ministro das Finanças, comandada por Adam Ford, da firma Ford O’Brien LLP, voltará as agora as atenções para uma questão prévia que ainda precisa de ser sanada: a anulação do processo sob a alegação de que a Chang foi negada a possibilidade de um julgamento rápido, designadamente por causa dos quase 5 anos que ele permaneceu em prisão preventiva na África do Sul.
Há pouco mais de duas semanas, o juizado Garaufis aceitou o pedido da defesa para a realização de uma conferência judicial para confrontar os argumentos da defesa, essencialmente fundados na Sexta Emenda da Constituição Americana, cujo teor já foi escalpelizado nestas páginas.
A conferência ainda não tem data marcada mas certamente que estará ao virar da esquina.
Presidente dos profissionais de Saúde ameaçado de morte
O presidente da Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM), Anselmo Muchave, que lidera uma agremiação composta por enfermeiros, técnicos de laboratório, motoristas e demais profissionais do sector da saúde, diz ter sido ameaçado de morte na tarde desta quinta-feira, 22. A denúncia vem do próprio visado, que, desde o princípio do corrente mês, está a liderar uma reivindicação por melhores condições de trabalho no sistema de saúde.
Através de uma ligação telefónica, feita a uma pessoa próxima dele, Muchave diz ter sido ameaçado por estar a liderar o grupo que protesta, junto do governo, concretamente Ministério da Saúde, em busca de melhores condições no sector.
Mas, ainda assim, sublinha, as ameaças não vão conseguir intimidar o grupo ou fazê-lo recuar.
Num dos relatos das mensagens que foi transmitida àquele presidente, conforme explicado ao jornal, refere que se o mesmo não recuar nas reivindicações que está a levar a cabo, acabaria como o finado activista social e Director do FONGA (Fórum das ONG de Gaza) Anastácio Matavel, assassinado brutalmente em Outubro de 2019, na província de Gaza, por agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), por ter estado, na altura, a liderar a formação de activistas para monitorarem as eleições daquele ano.
No entanto, o visado diz que não foi possível identificar quem terá proferido as ameaças, mas prometeu participar o caso à polícia.
Mas, o preocupante, explicou, é que esta não é a primeira vez que casos do género são relatados. Outros funcionários, “do Hospital Geral José Macamo (Cidade de Maputo), Santa Isabel, (província de Maputo), Centro de Saúde Urbano da Ponta Gêa (na província de Sofala), também foram ameaçados por terem aderido à greve”, indicou.
As ameaças que o grupo tem vindo a sofrer são feitas de diversas formas. Um dos métodos denunciados no Centro de Saúde Urbano da Ponta Gêa incidiu em romper o estágio dos estudantes, que não se fizeram presente naquela unidade hospitalar nos dias em que foi realizada a greve, 1 a 4 de Junho corrente. No entanto, os estagiários nos centros de saúde devem ser acompanhados por um profissional e não podem realizar nenhum actividade sem esta condição, explicou uma de nossas fontes.
Em Matutuíne, província de Maputo, são denunciados casos de profissionais que foram afastados de algumas actividades como a recente fase de vacinação contra a pólio.
Isto ocorre depois de, na última sexta-feira, 16, os profissionais de saúde terem anunciado a retoma da greve, que estava suspensa por 15 dias, para esta segunda-feira, 19, depois de as negociações com o governo terem falhado. No entanto, durante o final de semana, os dois lados em divergências voltaram a reunir-se e acordaram uma extensão do período de suspensão da reivindicação válido por 60 dias.
EN1 Já em reabilitação
Já há 18 quilómetros reabilitados na extensão de 2600 quilómetros que compõem a Estrada Nacional Número Um.
Já há muito degradada, a Estrada Nacional Número Um tem causado muitos danos aos utentes. E sobre a esperada reabilitação, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos, Carlos Mesquita, indicou que já há troços que foram intervencionados. “Já temos cerca de 17 a 18 quilómetros neste momento asfaltados. Em relação à outra parte, junto do projecto do Banco Mundial, estamos numa fase dinâmica de desenvolvimento para a contratação do empreiteiro”, avançou o governante.
Neste momento, segundo Carlos Mesquita, estão disponíveis 850 milhões de dólares do Banco Mundial que deverão ser desembolsados em três fases para a reabilitação da EN1. Mesquita explica ainda que decorrem estudos de actualização dos projectos elaborados.
“Então, é preciso fazer estudos, temos estudos, temos que os actualizar porque, ao longo deste período que a estrada se foi danificando e particularmente agora que saímos da época chuvosa, houve danos adicionais e isso requer uma apreciação mais profunda.”
O governante espera que, até ao fim do presente quinquénio, uma boa parte da estrada seja reabilitada e transitável.
Maria Dhlakama: a guerrilheira que nasceu em plena guerra dos 16 anos
Tímida e desconfiada, Maria Dhlakama conversou com o SAVANA, tendo referido que é mãe de seis filhos e que se juntou ao pai na Serra de Gorongosa em 2012, quando eclodiu a tensão política-militar na região centro do país.
Explicou que se juntou ao pai, porque acreditava que as causas que reivindicava eram justas.
Contou que nasceu nas matas em plena guerra dos 16 anos. Aos sete anos, no meio do conflito, saiu do mato e foi viver com familiares na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica e a mãe manteve-se na guerrilha até a assinatura do Acordo Geral da Paz em 1992.
Sublinha que estava com saudades de voltar para casa, na cidade de Chimoio, onde vai cuidar dos filhos, esperando pela pensão.
Créditos: Jornal savana
Profissionais de Saúde anunciam retoma da greve
A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) anunciou, na tarde desta sexta-feira, 16, a retoma da greve, anteriormente suspensa, depois de as negociações com o governo terem falhado ao longo dos dias que se esperava que fossem alcançados consensos. A retoma da greve, na próxima segunda-feira, foi anunciada através de uma nota enviada à nossa Redacção.
A greve havia sido suspensa por 15 dias, quatro dias depois do seu início a 01 de Junho.
A informação que, mais uma vez, vai mexer com o sistema nacional de Saúde, sobretudo com os utentes, já foi comunicada ao Ministro da Saúde, Armindo Tiago, através do seu respectivo gabinete de trabalho.
Os profissionais de saúde, que se mostram desapontados com o governo, dizem estar frustrados com a falta de resultados das negociações, com a comissão representativa do respectivo ministério que tutela o sector.
Ademais, apontam que pelo facto de o diálogo ter iniciado entre os dias 3 e 4, do corrente mês, era expectável que já houvessem consensos em algumas matérias, o que não se está a verificar.
Por isso, os responsáveis por fazer as unidades hospitalares funcionarem sentem que a morosidade nas negociações só demostra falta de vontade do Executivo para resolver a situação.
“Do que [se] pode concluir em relação à postura do MISAU face às nossas reivindicações é [que existe] uma manobra para entreter a nossa classe com falácias, [demonstração] de falta de vontade de ver a greve terminada”, diz a nota que o SAVANA teve acesso.
É neste sentido que a organização anuncia a retoma do protesto que objectiva lutar pelas melhores condições de trabalho e enquadramento salarial.
Os profissionais de saúde sublinham que a continuidade da greve vai ocorrer nos mesmos moldes iniciais. A greve que havia sido prevista para decorrer até o dia 25 será, portanto, prorrogada por mais 20 dias.
Recorde-se que durante os quatro dias que os funcionários entraram em greve, vários utentes ficaram impedidos de serem atendidos, tendo, inclusive, alguns, recebido alta hospital, mesmo quando o seu estado clínico exigia o inverso.
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Vídeos (mostrar todos)
Categoria
Telefone
Endereço
N1
Matola
1200
Matola
258BPM surge no Dia 15 de Dezembro de 2019, criado pelo Roberto Hilário Cristóvão Colombo "B3CKSON DJ", com o objectivo de publicar/noticiar tudo sobre os DJ's Moçambicanos, de for...
Tchumene-II
Matola, 1112
É um site de noticias, onde abordamos noticias nacionais e internacionais, com o objetivo de informar o público alvo, a informação verdadeira a tempo real, mas um produto do Group ...
Cidade De Maputo
Matola
Platina TV MOZ é um canal que nos deixa informado com notícias frescas nacionais e internacionais.