Tudo por amor a Enfermagem

Educacional

30/08/2023

Curiosidades sobre o Coração.
1• Comentário

24/08/2023

Cuidados com a higiene íntima
1•comentário

17/08/2023

Você sabia que o Intestino é considerado o segundo cérebro do corpo?👇👇👇

13/08/2023

Curiosidades sobre o Hormônio responsável por regular o sono e o ciclo circadiano 👇👇👇

11/08/2023

Diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal
👇👇👇👇

Send a message to learn more

11/08/2023

O que é a Hemodiálise e como é feita
1• Comentário

09/08/2023

Quais são os primeiros socorros para desmaio?
Nos comentários

09/08/2023

O Que Provoca o Desmaio?
1• comentário

19/07/2023

Você sabia que os primeiros choros dos bebês não têm lágrimas?
1• comentário

23/05/2023

Não é só os pacientes nós os Enfermeiro também temos medo da Dipirona 🤧🥺😔

12/05/2023

A enfermagem é arte e ciência cujo objetivo é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico.Florence Nightingale, é mundialmente conhecida como precursora da profissão.

Feliz dia mundial dos Enfermeiros❤ Nossos guerreiros

04/04/2023

🗣Curiosidade 🗣

Por que uma emoção forte pode provocar um infarto?

Quando uma pessoa sofre uma emoção forte as glândulas adrenais (localizadas na parte superior dos rins) liberam adrenalina.

Ela entra na corrente sanguínea e no coração provocando aumento dos batimento cardíacos, com isso mais sangue é bombeado para os músculos. A adrenalina estimula, ainda, uma contração dos vasos sanguíneos, que serve para “empurrar” o sangue e melhorar a irrigação em centros vitais como o cérebro.

O aumento da intensidade do trabalho cardíaco e o estreitamento dos vasos podem ocasionar um infarto (morte de tecidos por falta de oxigenação), se já houver alguma artéria coronariana (as que levam sangue para o coração) semi-obstruída.

O coração é um músculo que, como qualquer outro, precisa de oxigênio.

Quando seu trabalho aumenta, cresce também a necessidade desse gás vital.

Outra possibilidade é que a contração de uma artéria que já tenha certo entupimento resulte em um bloqueio total, também causando o infarto

02/04/2023

O que é Artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danif**a outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidade ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor , inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danif**ar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Causas

A artrose pode ser primária ou secundária.

A artrose primária ocorre principalmente devido ao uso excessivo de uma articulação, mas também pelo envelhecimento natural do indivíduo. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Com o passar dos anos, o fluído que existe entre as articulações (líquido sinovial) se degenera, bem como a cartilagem que recobre esse líquido, chamada de membrana sinovial. O uso repetitivo das articulações ao longo dos anos causa danos à cartilagem, que leva a dor nas articulações e inchaço. Em casos avançados, há uma perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas nas articulações. Isso provoca o atrito direto entre os ossos, causando dor e limitação da mobilidade articular.

Já a artrose secundária é uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha. Problemas que podem levar a artrose secundária incluem obesidade, trauma repetido ou cirurgia das estruturas articulares, articulações anormais no nascimento (anomalias congênitas), gota, artrite reumatoide, diabetes e outros distúrbios hormonais.

02/04/2023

Boa noite, Amantes de Enfermagem ❤️

15/03/2022

O que é Alucinação?

A alucinação é a percepção de algo que não existe objetivamente, é uma impressão subjetiva de que algo é real sem estímulo externo.

Tipos

Tudo que os cinco sentidos (audição, visão, tato, olfato e gustação) captampode ser alucinado, sendo as mais frequentes as auditivas e visuais.

Alucinações auditivas: as mais comuns são vozes, e também conversas entre duas ou mais pessoas, muitas vezes comentando atos do paciente, eventualmente injuriando ou comunicando informações fantásticas. Em geral o paciente interpreta essas vozes com vindo do além, de demônios, de Deus ou de inimigos.

Alucinações visuais: podem ser de formato inespecífico, como raios, vultos, sombras, ou com formato bem delineado, como pessoas, animais, anjos, bruxas, demônios.

Eventualmente as alucinações podem formar uma cena completa, como por exemplo, um carro parar na frente da casa do paciente e uma pessoa f**ar olhando pela janela.

As alucinações as alucinações tem grande variação individual, e estão vinculadas ao “caldo cultural” do paciente. Ninguém alucina com algo que não faça parte de sua experiência cultural.

Causas

Existem alucinações que acontecem em doenças psiquiátricas (como a Esquizofrenia) e existe alucinações que acontecem em doenças orgânicas, como, por exemplo, na abstinência ao álcool, a outras dr**as psicoativas, ou em distúrbios do metabolismo.

Entre as principais causas de alucinações estão:

Transtornos psiquiátricos, como Esquizofrenia e Depressão psicóticaDoenças graves, AIDS, deficiência renal e Tumores no cérebroEpilepsiaDelírioDemênciaFebreNarcolepsiaProblemas sensoriais, como surdez ou cegueiraEstar sob efeito de dr**as, ou estar em abstinência de dr**as como álcool, co***na, crack, maconha, he***na, L*D, anfetaminas, cloridrato de cetamina, entre outras.

15/08/2021

O que é Colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:

LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento

HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Tipos

Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.

A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).

Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de Placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.
Sintomas de Colesterol

O Colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tematerosclerose e Obesidade,

07/08/2021

Chegamos nos 1000 seguidores 😍❤️

07/08/2021

O que é Clamídia?

Clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum em todo o mundo. Essa DST muitas vezes é silenciosa e pode afetar tanto homens quando mulheres, não tem tratamento difícil. Mas, se não receber a devida atenção, pode desencadear problemas mais graves de saúde.

Causas

Clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Ela pode ser transmitida via contato sexual a**l, oral ou vaginal e pode também ser congênita, ou seja, pode ser passada de mãe para filho durante a gravidez.

Fatores de risco

Manter relações se***is desprotegidas é o principal fator de risco para contaminação por clamídia. Independentemente do número de parceiros que uma pessoa venha a ter, o fator determinante para a transmissão dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é a ausência de pr********vo durante o ato sexual.
Sintomas de Clamídia

Os estágios iniciais da clamídia não costumam manifestar sintomas. Quando eles ocorrem, isso acontece geralmente de uma a três semanas após a exposição à bactéria causadora da doença. Mesmo quando os sintomas se manifestam, eles são fracos e passageiros. Confira os principais sinais de contaminação por clamídia:

Ardência ao urinar

Dor abdominal

Corrimento vaginal

Corrimento peniano

Penetração dolorosa durante o ato sexual, no caso de mulheres

Sangramento intermenstrual e após a relação sexual

Dor nos testículos

Dor ou secreção retal

Sintomas de doença inflamatória pélvica.

Complicações possíveis

Clamídia não tratada pode levar a problemas mais sérios de saúde, como:

Outras doenças sexualmente transmissíveis

Doença inflamatória pélvica

Epididimite

Inflamação na próstata

Contaminação de um recém-nascido, em caso de doença congênita

Infertilidade

Artrite reativa.

Prevenção

A única maneira 100% garantida de n contrair clamídia é n mantendo relações se***is. Mas o uso de pr********vos durante o ato sexual já é um método preventivo bastante ef**az.

03/08/2021

O que é Tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Causas

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Transmissão da tuberculose

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou Tossir, pequenas Gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, Tabagismo, Alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Sintomas

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformandose, na maioria das vezes, em uma Tosse com pus ou sangue

cansaço excessivo

Febre baixa geralmente à tarde

Sudorese noturna

falta de apetite

Palidez

emagrecimento acentuado

Rouquidão

fraqueza

prostração.

Os casos graves de tuberculose apresentam:

dificuldade na respiração

eliminação de grande quantidade de sangue

colapso do pulmão

acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Prevenção

Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a Vacina BCG.

02/08/2021

O que é Cardiomiopatia?

A Cardiomiopatia é uma condição em que o músculo cardíaco torna-se inflamado e ampliado. Por estar ampliado, o músculo cardíaco é esticado e torna-se fraco. Isso signif**a que ele não consegue bombear sangue tão rápido como deveria. Se o músculo cardíaco torna-se muito fraco, há riso de Insuficiência cardíaca.

A maioria das pessoas apenas é ligeiramente afetada pela Cardiomiopatia e pode levar uma vida relativamente normal. No entanto, as pessoas que têm Insuficiência cardíaca grave podem precisar de um transplante de coração.

Tipos

Cardiomiopatia hipertróf**a: ocorre se as células musculares do coração se ampliam e deixam as paredes do órgão mais grossas. Este espessamento pode bloquear o Fluxo de sangue para fora do ventrículo

Cardiomiopatia restritiva: neste tipo de Cardiomiopatia, o coração torna-se duro e rígido porque um tecido anormal, tal como o tecido da cicatriz, substitui o músculo cardíaco normal. Como resultado, o coração é incapaz de bombear adequadamente e o Fluxo sanguíneo para o coração é reduzido

Miocardiopatia dilatada: a Miocardiopatia dilatada ocorre quando o coração não bombeia sangue de forma tão eficiente quanto um coração saudável. A dilatação do órgão faz com que o músculo cardíaco se enfraqueça

Cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito: um tipo raro de Cardiomiopatia que ocorre quando o tecido muscular em uma parte do coração é substituído por tecido cicatrizado. Este processo perturba sinais elétricos do coração e causa Arritmia.

Causas

Muitas vezes, a causa de Cardiomiopatia é desconhecida. Em algumas pessoas, no entanto, é possível identif**ar algumas causas:

Pressão arterial alta de longo prazo

Problemas nas válvulas cardíacas

Danos nos tecidos do coração de um Infarto anterior

Aumento da frequência cardíaca crônica

Distúrbios metabólicos, como Obesidade, Distúrbios da tireoide ou Diabetes

Deficiências nutricionais de vitaminas ou minerais essenciais

Gravidez

Beber muito álcool

01/08/2021

Qual destes não é um composto orgânico?

A- Proteínas
B- Lípidos
C- Água
D- Carboidratos

01/08/2021

O que é Anemia hemolíTica?

Sinônimos: Anemia - hemolíTica

Anemia é a condição na qual o organismo não possui glóbulos vermelhos em quantidade suficiente. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por fornecer oxigênio para os tecidos do corpo.

Em pessoas saudáveis, os glóbulos vermelhos duram por cerca de 120 dias antes de serem descartados pelo organismo. Na Anemia hemolítica, os glóbulos vermelhos no sangue são destruídos antes do tempo normal, sem dar tempo de serem repostos pela medula óssea.

Causas

A Anemia hemolítica ocorre quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.

A Anemia hemolítica também tem sua forma autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico identif**a erroneamente seus próprios glóbulos vermelhos como corpos estranhos, desenvolvendo anticorpos que atacam as hemácias, destruindo-as muito prematuramente.

O organismo também pode destruir os glóbulos vermelhos devido a certos defeitos genéticos que fazem com que os glóbulos vermelhos assumam formas anormais (como a Anemia de células falciformes e Anemia hemolítica devido à deficiência de G6PD).

Outras possíveis causas são:

Coágulos em pequenos vasos sanguíneos

Transfusão de sangue de um doador com um tipo sanguíneo que não corresponde ao seu.

29/07/2021

O que é Choque séptico?

O choque séptico é uma condição grave que ocorre em decorrência da Sepse e traz risco de vida. Ocorre quando um agente infeccioso, como bactérias, vírus ou fungo, entra na corrente sanguínea de uma pessoa. Essa infecção afeta todo o sistema imunológico, desencadeando uma reação em cadeia que pode provocar uma inflamação descontrolada no organismo. Esta resposta de todo o organismo à infecção produz mudanças de temperatura, da pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração.

Causas

Choque séptico é geralmente causado por infecção bacteriana. Qualquer tipo de bactéria pode causar choque séptico. Fungos e vírus também podem causar essa condição, embora infecções virais sejam extremamente raras. As toxinas liberadas pelos agentes invasores podem causar danos nos tecidos e resultar em pressão arterial baixa e função reduzida dos órgãos. Alguns pesquisadores acreditam que os coágulos sanguíneos em pequenas artérias interrompem o Fluxo sanguíneo e causam a redução da função dos órgãos.

O organismo também produz uma forte resposta inflamatória às toxinas. Essa inflamação pode contribuir para que ocorram danos nos órgãos.

Fatores de risco

Os fatores de risco para choque séptico incluem:

Idade: tanto pessoas muito jovens quanto pessoas muito idosas são mais propensas a ter choque séptico

Diabetes

Doenças do sistema geniturinário, sistema biliário e no sistema intestinal

Doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como a AIDS

Cateteres de longa permanência (aqueles que permanecem no lugar por longos períodos de tempo, especialmente linhas intravenosas, cateteres urinários e stents de plástico e metal usados para drenagem)

Leucemia

Uso prolongado de antibióticos

Linfoma

Infecção recente

Cirurgia ou procedimento médico recente

Uso recente de medicamentos esteroides.

Sintomas de Choque séptico

O choque séptico pode afetar qualquer parte do organismo, incluindo coração, cérebro, rins, fígado.

29/07/2021

A página voltará no activo ❤️
Boa tarde seguidores 😚

09/02/2021

Embolia:
Obstrução súbita de um vaso, geralmente de uma artéria, por migração de um corpo estranho (êmbolo).

Embolização:
Formação de uma embolia

Embolectomia:
Ablação cirúrgica de um êmbolo num vaso.

20/01/2021

O que é Herpes labial?
Sinônimos: herpes de boca, Herpes simples

O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus da Herpes simples. A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas pequenas e doloridas.

Causas
O herpes labial é causada pelo vírus do Herpes simples do tipo 1 (HSV-1) na maioria dos casos, mas o vírus do Herpes simples tipo 2 (HSV-2) que é o principal causador do Herpes ge***al, também pode provocar herpes labial.

A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas na boca, porém a característica principal do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo variado.

A maior parte da população apresenta anticorpos contra o vírus e dificilmente apresentam sintomas clínicos. Em algumas pessoas, o vírus volta à ativa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local.

Os vírus do herpes são contagiosos. A disseminação pode ocorrer por meio de contato íntimo ou por meio do compartilhamento de objetos, como lâminas, toalhas, louças e outros itens que estejam infectados, desde que a pessoa seja suscetível ou tenha predisposição à doença. Ocasionalmente, durante o ato sexual, o contato oral-ge***al pode espalhar o herpes para os órgãos genitais (e vice-versa).

Fatores de risco
Manter contato íntimo e compartilhar objetos com uma pessoa que tenha herpes labial é o principal fator de risco para a doença, já que ela é altamente contagiosa e geralmente não manifesta sinais de ocorrência no início da infecção.

Sintomas
Sintomas de Herpes labial
O principal sintoma do herpes labial é, também, sua principal característica: o surgimento de bolhas pequenas, avermelhadas e doloridas ao redor da boca.

O primeiro episódio pode ser leve ou grave e geralmente ocorre em crianças entre um e cinco anos de idade. Os primeiros sintomas aparecem nas primeiras duas semanas e duram até alguns dias após o contato com o vírus.

Dor de garganta e Febre de até cinco dias podem ocorrer antes do aparecimento das bolhas, bem como alguns gânglios no pescoço. Sintomas como coceira, queimação, maior sensibilidade ou formigamento ao redor podem ocorrer cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões, que costumam aparecer logo em seguida na gengiva, na boca, na garganta ou no rosto. A pessoa também poderá sentir dor para engolir.

Os episódios posteriores de herpes labial costumam ser mais brandos e os sintomas menos intensos. Exposição ao sol, menstruação, Estresse e outros podem desencadear uma crise de herpes labial.

Uma erupção geralmente envolve:

Lesões na pele ou erupções nos lábios, na boca e na gengiva
Bolhas em uma área elevada, vermelha, dolorida
Bolhas que se formam, se rompem e liberam Fluido
Crostas amarelas que se soltam para revelar uma pele rosa em cicatrização
Várias bolhas pequenas que se unem para formar uma bolha maior.
Tratamento de Herpes labial
Se não exigirem tratamento, os sintomas geralmente desaparecem entre uma e duas semanas. Medicamentos antivirais tomados por via oral podem ajudar os sintomas a desaparecerem mais rapidamente e aliviar a dor.

As feridas de herpes costumam reaparecer. Os medicamentos antivirais funcionam melhor se forem tomados quando o vírus estiver começando a voltar, ou seja, antes do aparecimento das feridas. Se o vírus voltar com frequência, o médico poderá recomendar ainda que você tome os medicamentos constantemente.

Pomadas antivirais tópicas podem ser usadas, mas devem ser aplicadas a cada duas hora. Elas são caras e podem reduzir o tempo da erupção entre algumas horas a até um dia, em casos leves de herpes.

Faça compressas com loções antissépticas não agressivas se necessário, tendo o cuidado de não retirar as crostas pois pode haver sangramento e retardar a cicatrização.

Convivendo/ Prognóstico
Faça compressas com loções antissépticas não agressivas se necessário, tendo o cuidado de não retirar as crostas pois pode haver sangramento e retardar a cicatrização.

As dicas para evitar futuras erupções incluem aplicar filtro solar ou protetor labial com óxido de zinco quando estiver em áreas abertas. Um hidratante labial para evitar que os lábios fiquem muito secos também pode ser útil.

Complicações possíveis
Se não for tratada, o herpes labial pode levar a problemas como:

Recorrência do herpes labial
Disseminação do herpes para outras áreas da pele como os olhos
Infecções bacterianas secundárias na pele
Infecção generalizada, deve ser rapidamente diagnosticada pelo médico morte em indivíduos com imunossupressão, incluindo indivíduos com Dermatite atópica, Câncer ou infectados pelo HIV
Cegueira.
Prevenção
Prevenção
Evite contato direto com feridas de herpes. Minimize o risco de disseminação indireta lavando bem itens, como toalhas e talheres, antes de reutilizá-los. De preferência, não compartilhe itens com uma pessoa infectada, principalmente quando ela tiver lesões de herpes. Evite desencadeadores (principalmente exposição ao sol) se tiver tendência ao herpes labial.

Evite fazer s**o oral quando estiver com lesões de herpes na boca ou perto da boca e evite receber s**o oral de alguém que tenha lesões de Herpes ge***al ou oral. Os pr********vos podem ajudar a reduzir, mas não eliminar totalmente, o risco de pegar herpes no s**o ge***al ou oral com uma pessoa infectada.

Atenção: Os vírus do Herpes Oral ou ge***al podem às vezes ser transmitidos mesmo quando a pessoa não apresenta lesões ativas.

10/12/2020

Cirurgia de catarata
A Catarata é um processo de opacif**ação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da Catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento ef**az para a Catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A Catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.

A cirurgia de Catarata utiliza um laser e facoemulsif**ação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a Catarata.

Indicações
Todo paciente com Catarata possui indicação para fazer a cirurgia de Catarata.

Exames necessários para realizar a cirurgia
Os candidatos à cirurgia de Catarata devem ser avaliados por um oftalmologista, que irá realizar uma série de exames oftalmológicos como acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, topografia da córnea, ultrassonografia do globo ocular e um exame para cálculo da lente intraocular a ser implantada.

Também será solicitada uma avaliação cardiológica e exames de sangue.

Tipos de anestesia
A cirurgia de Catarata na maioria dos casos é feita apenas com colírios e uma sedação leve, exceto se o paciente tiver alguma contraindicação de saúde que necessite outro tipo de anestesia.

Como é realizada
A técnica atual é a cirurgia combinada com laser e facoemulsif**ação. O laser faz as incisões e ruptura da Catarata e a facoemulsif**ação faz a remoção da Catarata.

São feitas incisões menores de 3,5mm com um laser nos olhos. É inserida através dessa ruptura uma espécie de cânula no globo ocular, ligada a um equipamento ultra-sônico que aspira dilui a Catarata.

Em seguida, é implantada uma lente intraocular através da incisão. Esta lente varia de pessoa a pessoa, pois além do grau existem lentes monofocais e multifocais. Quem decidirá qual a melhor lente será o medico juntamente com o paciente.

Em todo o procedimento o paciente f**a deitado e é utilizado um microscópio para a visualização da cirurgia.Após a cirurgia de Catarata, o olho operado terá um curativo que pode ser feito com gaze, tampão de acrílico ou óculos escuros, dependendo da técnica utilizada. Serão receitados colírios por um período.

Por ser feito com uma técnica segura, a cirurgia de Catarata pode ser realizada centros especializados, não necessitando de internação. O paciente tem alta logo após o procedimento, podendo voltar para sua casa.

Tanto o procedimento, sua técnica e as lentes intraoculares são de amplo conhecimento dos oftalmologistas aptos a realizar a cirurgia de Catarata.

Qual médico realiza a cirurgia
Tanto o procedimento, sua técnica e as lentes intraoculares são de amplo conhecimento dos oftalmologistas aptos a realizar a cirurgia de Catarata.

Tempo de duração do procedimento
O tempo da cirurgia de Catarata varia de pessoa a pessoa, mas em geral dura em média 20 minutos.

Cuidados após a cirurgia
Após a cirurgia de Catarata, o paciente retorna para casa e tem a indicação de permanecer sentado em local confortável. Normalmente a visão retorna ao normal em poucas horas, e o paciente volta a suas atividades normais após poucos dias, não podendo praticar atividades de impacto ou que tenham risco de impacto, como esportes, exercícios físicos ou dirigir. Além disso, outros cuidados devem ser tomados com os olhos, como:

Não esfregar
Não coçar
Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório
Não realizar esforço físico.
Riscos da cirurgia de Catarata
A maioria das cirurgias de Catarata ocorre sem complicações. No entanto, elas podem acontecer.

Nos dias seguintes a cirurgia, pode acontecer:

Sangramento
Olho machucado ou roxo
Vazamento pela incisão
Infecção ou endoftalmite
Inflamação
Glaucoma
Astigmatismo pronunciado
Descolamento de retina
Laceração da cápsula posterior
Deslocamento da lente intraocular.
Meses após a realização da cirurgia de Catarata, pode ocorrer:

Edema macular Cistoide
Catarata secundária.
Custos da cirurgia de Catarata
Alguns Planos de Saúde cobrem a realização da cirurgia de Catarata. Verifique se esse é o seu caso. Os preços variam conforme a cidade e procedimentos que são realizados.

Regulamentação
A cirurgia de Catarata é um procedimento aprovado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Anvisa.

10/12/2020

O que é Bruxismo?
Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono.

Causas
Os médicos ainda não entendem completamente as causas que levam ao Bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:

Sensações de Ansiedade, Estresse, Raiva, frustração ou tensão
Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão)
Outros problemas do sono, como a Apneia do sono
Resposta à Dor de ouvido ou Dor de dente (principalmente em crianças)
Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca
Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos
Complicação de uma doença, tal como a Doença de Huntington ou doença de Parkinson
Fatores de risco
Alguns fatores aumentam o risco de Bruxismo. Confira:

Estresse
O aumento da Ansiedade ou do Estresse, bem como sensações de Raiva e frustração, podem levar ao ranger dos dentes.

Idade
Bruxismo é comum em crianças e geralmente desaparece durante a adolescência.

Tipo de personalidade
Ter um tipo de personalidade agressiva, competitiva ou hiperativa pode aumentar o risco de Bruxismo.

Substâncias estimulantes
A nicotina do cigarro, álcool, cafeína e dr**as também podem aumentar o risco de Bruxismo.

Sintomas
Sintomas de Bruxismo
Os sinais e sintomas de Bruxismo costumam incluir:

Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado
Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos
Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente
Aumento da sensibilidade dentária
Mandíbula ou dor na face
Dor na mandíbula
Dor que se sente como se fosse uma Dor de ouvido - mas que na verdade é resultado de Bruxismo
Dor de cabeça
Recuos de língua
Outros sintomas mais graves incluem:

Transtornos alimentares
Ansiedade, Irritabilidade, Estresse e tensão
Depressão
Sensação de calor ou frio nos dentes
Insônia
Diagnóstico e Exames
Buscando ajuda médica
Consulte um médico se:

Seus dentes estão desgastados, danif**ados ou sensíveis
Você apresenta dor na mandíbula, na face ou nos ouvidos
Outras pessoas reclamam que você faz ruídos enquanto dorme
Sua mandíbula não abre e fecha completamente
Você perceber que seu filho, por exemplo, está rangendo ou apertando os próprios dentes, ou se ele apresenta, ainda, outros sinais ou sintomas de Bruxismo.
Na consulta médica
Entre as especialidades que podem diagnosticar Bruxismo estão:

Clínica médica
Odontologia
Psiquiatria
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Quando os sintomas começaram?
Qual a intensidade dos seus sintomas?
Os sintomas são frequentes ou ocasionais?
Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?
Diagnóstico de Bruxismo
Um exame pode descartar outros transtornos que possam estar por trás da dor na mandíbula ou Dor de ouvido, incluindo:

Distúrbios dentários
Distúrbios do ouvido, como infecções
Problemas com a articulação temporomandibular (ATM)
O diagnóstico de Bruxismo costuma ser feito por meio da observação clínica pelo dentista.

Tratamento e Cuidados
Tratamento de Bruxismo
Os principais objetivos do tratamento são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.

Uma placa pode ajudar a reduzir o travamento. Existem muitos tipos diferentes delas, sendo que algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo não funcionar, outro poderá servir. Converse com um dentista sobre a melhor placa para seu caso.

Convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
Para ajudar a aliviar a dor, existem muitas etapas de cuidados que podem ser realizados em casa. Por exemplo:

Aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula
Evitar comer alimentos mais duros, como nozes, balas e carne
Beber muita água todos os dias
Dormir bastante
Aprender exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações de cada lado da cabeça
Relaxar o rosto e músculos da mandíbula durante o dia. O objetivo é fazer do relaxamento facial um hábito
Tentar reduzir seu Estresse diário e aprender técnicas de relaxamento
Complicações possíveis
Na maioria dos casos, o Bruxismo não causa complicações graves, mas o problema pode eventualmente levar a outra:

Danif**ar definitivamente os dentes
Dor de cabeça tensional
Dor na face
Distúrbios que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizado em frente às orelhas
Expectativas
O Bruxismo não é um transtorno perigoso. No entanto, pode causar dano permanente aos dentes e dor desconfortável na mandíbula, dores de cabeça ou Dor de ouvido. Por essa razão, é importante procurar um dentista e buscar, em conjunto a ele, a melhor forma de tratamento.

Prevenção
Prevenção
Reduzir o Estresse e gerenciar a Ansiedade podem reduzir o Bruxismo em pessoas propensas à condição. Outras possíveis causas de Bruxismo nem sempre podem ser prevenidas.

Quer que o seu universidade seja a primeira Universidade em Luanda?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Categoria

Telefone

Website

Endereço


Luanda
AGRIOPEROÇADA
Outra Ensino superior em Luanda (mostrar todos)
Dario pó Dario pó
Golf1
Luanda

sou dansarino de afro raz

Nosso Deus Nosso Deus
Jamaica
Luanda

Meus irmaos- Deus pra É para lhe a adorar .

Instituto Politécnico  Ndômbwa Instituto Politécnico Ndômbwa
Bandeira, Bairro-Mundia �
Luanda

Skina Skina
Calobringo
Luanda

Sobre tudo de bom

Acadêmia Kuilu-AK Acadêmia Kuilu-AK
Comandante Ivadi
Luanda

Academia Saber+ Academia Saber+
Luanda

Academia Saber+, saber nunca é demais.

Acorrente DA Paixão Acorrente DA Paixão
Luanda, Y

Espandir o segredo ou a paixão abitada Nos nossos corações •

Les amis de l'esprit avec le frère Rossy Les amis de l'esprit avec le frère Rossy
+244946102662 WhatsApp
Luanda, 1244

LE SAINT ESPRIT NOTRE PRIORITÉ

Cursos gratís Cursos gratís
Dos Boss
Luanda, 4444

O melhores cursos

Corona virus nao existe Corona virus nao existe
Luanda

Vamos promover está página

Dieu tv les avoir de l'avenir Dieu tv les avoir de l'avenir
Rua Do Congo
Luanda

Le secret de l'amour